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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Abr 17, 2009 11:37 am

Fuçando a Internet achei o texto abaixo:

"Isso é coisa de amador".
Essa frase foi usada alguns dias atrás, para designar uma situação de total desleixo e incompetência.
Isso me fez pensar em como os termos "profissional" e "amador" têm uma forte carga simbólica, sendo usados de uma maneira para a qual não foram designados.
O profissional vive da música e o amador não, faz por amor, como a própria palavra diz.
Isso não tem nada a ver com qualidade. Já vi muitos músicos amadores tocando muito melhor do que músicos profissionais, que muitas vezes tocam com displicência, querendo somente o dinheiro.
A excelência deve ser sempre uma meta a ser alcançada, independentemente de se viver ou não da música. Muitos profissionais precisam resgatar o amor que tinham pelo seu trabalho e voltar ao começo, com o mesmo vigor.
Por isso, me considero um profissional da música, mas com um espírito amador.

Não vou citar a fonte pois o autor não sabe que eu o citei nesse fórum.

Mas o que vocês acham desse assunto?

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Mensagem por Fá Mendonça Sex Abr 17, 2009 11:41 am

Achei o texto muito bom!

Realmente as pessoas dizem que o Amador é aquele que não tem o conhecimento igual a de um profissional... Já é padrão da sociedade isso.

Acredito que os sentidos conotativos às palavras nós damos de acordo com nossas preferências! Smile

Quanto ao autor do texto, deve ser um cara bacana! Wink

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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Abr 17, 2009 11:45 am

Agora sou eu:

Uma vez em uma passagem de som de um grande show com 5 bandas, após minha banda (a primeira) fazer a passagem ouvi do vocalista da segunda banda: "Nossa, temos que fazer bonito pois aqui o pessoal é profissional".

Uma frase, ao meu ver equivocada. Como eu conhecia o pessoal das 5 bandas, sabia que ninguém lá vivia de música. Por isso ninguém era profissional.

Mas a frase era sobre técnica e qualidade (em resumo, competência) e não sobre como a pessoa ganhava a vida.

Ou seja, para mim, amador tem muito mais condição de fazer na música um trabalho mais digno que um profissional.

Os melhores instrumentos estão com amadores. As melhores técnicas, muitas vezes estão com amadores, que tem mais tempo para estudar. E as melhores produção também (afinal, amador é louco e muitas vezes põe dinheiro no Hobby dele...)

Será que só eu penso assim?

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Mensagem por Fá Mendonça Sex Abr 17, 2009 11:56 am

Será que só eu penso assim?

Com certeza não!

Eu penso da mesma forma!

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Mensagem por Claudio Jardim Sex Abr 17, 2009 12:04 pm

Maurício, penso que isso é coisa do Português, algumas palavras vão com o tempo adquirindo outros significados, além dos originais.

Teoricamente, "profissional" é aquele cara que "ganha dinheiro com o que faz", mas com o passar do tempo outros valores foram agregados à definição de profissional, passando a significar um cara organizado, sério, que respeita horários, que não sai da linha, etc.

Se tem uma coisa que não tolero é músico que não respeita horários, ensaio as 22hs não é 22h e 10min, entente? Mas tem quem chegue atrasado, que apareça sem equipamento 100% funcionando, e pior, que chegue bêbado ou drogado pra ensaiar. Essas coisas acabam ganhando o apelido de "coisa de amador", e muitos artistas mandam você embora por causa de um atraso bobo.

Veja o significado de "medíocre", é "médio", "mediano". Mas no entanto, se alguém te chama de "baixista medíocre", vc fica ofendido. Isso é porque a palavra "medíocre", acabou ganhando um significado mais pesado, mais ofensivo.

Coisas da nossa linguagem.

Eu já fui convidado pra tocar com alguns artistas porque tenho fama de "profissional", mas no entanto, teoricamente sou exatamente o oposto de profissional na essência da palavra, pois não toco por dinheiro mais, apenas por amor. A minha fama de "profissional" vem da maneira como me porto, não atraso em hipótese alguma, chego sempre com todo o equipo necessário e funcionando 100%, com todas as músicas em cima, e me porto com a seriedade necessária que o trabalho pede. Mesmo tocando por amor, entendo que música muitas vezes é business, e se faço parte disso, tenho que ser "profissional".

É uma ótima discussão.
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Mensagem por Claudio Rocha Sex Abr 17, 2009 12:07 pm

Maurício_Expressão escreveu:Não vou citar a fonte pois o autor não sabe que eu o citei nesse fórum.
Oi Maurício!
Acho que o autor sabe sim... rsrsrsrsrsr
Abraço!
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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Abr 17, 2009 12:21 pm

Cruco: Hehehehe.

Gente fina esse autor !!!

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Mensagem por Ivanov_br Sex Abr 17, 2009 12:30 pm

Um tempo atrás fiz um freela pra uma dupla aqui em Porto Alegre. O produtor respondeu o seguinte qdo eu disse que era um amador:

Quanto tempo vc toca?
Quantos shows já fez
Cara, vc sabe tocar tudo o que eu pedi, da forma que pedi e ainda melhorou o som. Vc não precisa saber teoria musical, ter feito faculdade de música, e muitas vezes não ler pauta. Pra mim vc é um profissional não só pela qualidade do que faz quanto a tua postura.

Tomei como elogio.
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Mensagem por Fá Mendonça Sex Abr 17, 2009 1:27 pm

É um bom exemplo da palavra profissional significando atestado de qualidade, Ivan.

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Mensagem por Glauco Sex Abr 17, 2009 1:30 pm

Concordo com o post inicial. Acho q tem muito amador que tem juito amis condicoes de se aprimorar no instrumento e ter equipos ate melhores q profissionais, incluindo nos profissionais o pessoal q toca na noite, bares, churrascaria, shopping center etc etc...Na verdade o musico estritamente profissional da musica esta uma coisa dificil de se ver. Tenhoi amizade e conheco bastante gente das bandas aqui de Sampa, e vejo q a maioria tem outras fontes de renda, mas gostariam q ter so na musica seu ganha pao...mas eh dificil..nao rola.

E isso nao eh so na musica nao, vou contar rapido aqui

Eu sou colecionador de armas e atirador esportivo, participei de muitos campeonatos de tiro, sempre me classificando bem. Me lembro q eu treinava mais ou menos 600 disparos por semana, atirar eh uma coisa natural para mim. agora qdo eu via os policiais militares atirando...dava medo, eles nao treinam, o estado nao paga a municao necessaria para o seu treino, e eles nao tem a condicao de pagar pela municao q eh bem caro. entao os alvos desses profissionais eram lamentaveis....assim como de muitos segurancas de empresas q fazem seguranca de condominios, lojas etc.....fora as armas q nos temos q eles nem acesso tem....acho q o caso, eh muito parecido com o caso da musica.

*so um add...as armas q temos sao todas registradas no exercito e policia federal, somos contra a proibicao de comercio de armas, mas a favor de um rigido controle e criterio na venda.
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Mensagem por korg Sex Abr 17, 2009 4:04 pm

além de tudo que já comentaram e concordo 10000%:

1) o amador tem a "vantagem" de poder errar, visto não ser tão cobrado (indiretamente falando) do que um "profissional" que, bem ou mal, "teoricamente" todos acham que já nasce sabendo . Essa liberdade acho que ajuda no processo como um todo;

2) o contato que tive com os "profissionais" me frustraram bastante, são pessoas que já chegam perguntando quanto vai ser o cachê e quando é a gig, pq não precisam ensaiar , l-i-t-e-r-a-l-m-e-n-t-e ligam o phod@*$)-se só querem sentar, cumprir agenda e receber. Cadê a paixão? cadê todo amor que nos faz estudar, praticar, etc?! sei la, acho que a necessidade $, aliado a dificuldades do mercado, etc, acabam marginalizando o cara.
Por favor pessoal, retirem ai algumas exceções ou os que já venceram na mídia.

3) Juntando isso tudo ai, acho que o amador tem a possibilidade (já que não depende daquilo) de escolher o que e quando tocar.... o problema é que a arte depende dessas tranquilidades, não?! até que ponto o cara sentar ali so pra cumprir agenda e receber, é arte?!?

é aquela velha história do médico riquíssimo, super requisitado, agenda lotada, mas que separa um dia na semana só pra atender comunidade carente, lá em caixa prego, que nem infra de esgoto tem direito na cidade. E o cara faz por amor ! E conheço vários!!!!
Infelizmente, não vejo muito isso na música, salvo entre os amadores.

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Mensagem por Glauco Sex Abr 17, 2009 4:14 pm

Boa korg...se ser profissional eh perder o TESAO....o bom eh ser amador...tocando bem ou nao tao bem..mas tocando 100% c prazer. Fora q sendo amador vc so precisa tocar o que realmente curte .
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Mensagem por Claudio Rocha Sex Abr 17, 2009 4:49 pm

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar...
Posso dizer que a maioria dos trabalhos que tenho feito me têm sido muito prazerosos.
Obviamente, existem situações que não são as ideais, mas seria meio radical dizer que tudo é ruim ou tudo é bom.
Como em qualquer trabalho, existem bons e maus profissionais: aquele que já chegam querendo o cachê ou que ligam o f***-se, como foi postado. Mas também existem profissionais extremamente competentes, humanos e bem humorados, que fazem trabalhos complicados serem mais leves e divertidos. Tenho o privilégio de poder trabalhar com muitos desses. Os maus profissionais, geralmente são deixados em 2º plano, conhecidos como gente com "vibe" ruim.
Muitos já perderam o amor pela música e o instrumento, mas ainda existe muita gente que é apaixonado pelo que faz, posso garantir.
Abraço!
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Mensagem por Claudio Sex Abr 17, 2009 5:48 pm

Prefiro sim continuar ser músico amador, tocar por tesão, por gostar de fazer música... tocar pra chegar no final da noite de distribuir meu cachê pro pessoal das bandas que toco que vivem exclusivamente de música.

Prefiro continuar sendo músico amador pra poder curtir aquele lance de juntar o pessoal em volta de uma mesa e comer uma pizza depois daquela GIG bem cansativa.

Prefiro continuar sendo músico amador pra que depois da GIG, eu mesmo possa limpar cuidadosamente cada peça do meu Set antes de levar toda a tralha novamente pro carro.

Vou ficar por aqui, poderia escrever um livro de razões pra continuar sendo músico amador. Mas... uma coisa é certa: da forma com que conduzo a minha vida, eu jamais conseguiria viver como músico profissional, e se um dia isso vier a acontecer, certamente a depressão virá junto... prefiro sim, continuar sendo amador, com muito orgulho e convicção!

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Mensagem por Daniel Sex Abr 17, 2009 5:58 pm

Essa é a melhor discussão dos últimos dias.

Nós mesmos ouvimos a palavra AMADOR e entendemos o significado pejorativo dela, mas sabemos perfeitamente o seu real significado.

Cabe a nós mudarmos o conceito (ou pré-conceito) formado.

Amadores, avante!!

PS: Visitei o blog do Claudião. Material de excelente qualidade. Parabéns. Já está nos favoritos.

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Mensagem por Claudio Rocha Sex Abr 17, 2009 6:43 pm

ClaudioBass escreveu:Prefiro sim continuar ser músico amador, tocar por tesão, por gostar de fazer música... tocar pra chegar no final da noite de distribuir meu cachê pro pessoal das bandas que toco que vivem exclusivamente de música.

Prefiro continuar sendo músico amador pra poder curtir aquele lance de juntar o pessoal em volta de uma mesa e comer uma pizza depois daquela GIG bem cansativa.

Prefiro continuar sendo músico amador pra que depois da GIG, eu mesmo possa limpar cuidadosamente cada peça do meu Set antes de levar toda a tralha novamente pro carro.

Vou ficar por aqui, poderia escrever um livro de razões pra continuar sendo músico amador. Mas... uma coisa é certa: da forma com que conduzo a minha vida, eu jamais conseguiria viver como músico profissional, e se um dia isso vier a acontecer, certamente a depressão virá junto... prefiro sim, continuar sendo amador, com muito orgulho e convicção!
Fala Xará!
Cara, respeito e acho louvável o seu posicionamento, mas parece, pelo que você terminou de escrever, que os músicos profissionais não têm nenhum prazer no que fazem, ou não se divertem depois de tocar, ou são de alguma maneira desleixados com o equipamento deixando-o ao cuidados de algum roadie relapso.
Sem querer entrar em contendas, porque acredito que você pode pensar o que quiser a respeito desse assunto, só queria entender as suas colocações.
Abraço!

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Mensagem por Claudio Rocha Sex Abr 17, 2009 6:46 pm

danielreo escreveu:Essa é a melhor discussão dos últimos dias.

Nós mesmos ouvimos a palavra AMADOR e entendemos o significado pejorativo dela, mas sabemos perfeitamente o seu real significado.

Cabe a nós mudarmos o conceito (ou pré-conceito) formado.

Amadores, avante!!

PS: Visitei o blog do Claudião. Material de excelente qualidade. Parabéns. Já está nos favoritos.
Valeu pela visita, Daniel!

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Mensagem por Claudio Sáb Abr 18, 2009 1:04 am

Claudio Rocha escreveu:
Fala Xará!
Cara, respeito e acho louvável o seu posicionamento, mas parece, pelo que você terminou de escrever, que os músicos profissionais não têm nenhum prazer no que fazem, ou não se divertem depois de tocar, ou são de alguma maneira desleixados com o equipamento deixando-o ao cuidados de algum roadie relapso.
Sem querer entrar em contendas, porque acredito que você pode pensar o que quiser a respeito desse assunto, só queria entender as suas colocações.
Abraço!

Fala Xará...

Sim, é provável que a forma com que eu escrevi tenha dado margem a essa interpretação, mas não é por aí não... Eu já tive o prazer de trabalhar com música no meio de profissionais. Passei mais de um ano direto tocando duas vezes por semana com as Cantoras do Rádio, Ataulfo Alves Jr. e fixo na banda da Emilinha Borba. Transitei num meio de músicos, empresários, produtores, roadies, técnicos de som, engenheiros, muita gente dessa área... e pude observar bem o comportamento da maioria deles. É claro que não posso generalizar, mas percebi que muitos deles estavam ali fazendo aquele trabalho de uma forma completamente mecânica, alguns até de saco cheio de estarem ali. Trabalhei com músicos que chegavam em cima da hora pra tocar, sem nenhum cuidado ou preparo com seus equipamentos, largavam tudo nas mãos dos Roadies, pessoas que mal te diziam um "oi" ou "tchau", gente com cara de amargurada, tipo "Só estou aqui porque tenho que pagar minhas contas".

Nesse projeto, tive a chance de tocar com figuras como Robertinho Silva, Maestro Mirabor, Don Chacal, Pepetti e outros... esses caras eram os mais tranquilos, os mais amigos, eram aqueles que davam atenção, que contavam piadas, que deixavam o ambiente descontraído... fiquei impressionado quando vi o Robertinho Silva dispensando o Roadie pra que ele mesmo pudesse desmontar, limpar e guardar a bateria.

Conheci muita gente boa nesse meio, mas também vi muita sacanagem, muito nêgo que batia nos peitos pra dizer que era Maestro, e chegava na hora H não sabia ler uma pauta, e ainda complicava a vida no nosso pianista junto a produção do evento, "profissioinais" tentando puxar tapete de "amadores", por simplesmente não considerar justo que um amador ganhe o mesmo cachê de um profissional... convivi com muito nêgo dando Piti em camarim por causa de dinheiro e por se achar com status de profissional. Todo mês a banda sofria modificações por conta e conveniência dos produtores, só fomos conseguir manter o mesmo grupo com quase 6 meses de shows!

É claro, volto a dizer que não dá pra generalizar, mas você Claudião, que é profissional da área, sabe bem que isso que eu falei não é ficção, que rolam até coisas bem piores... e por essa razão, é que eu decidi não renovar meu contrato com essa produtora, preferi procurar outros rumos, e voltar a ser amador... eu enchi o saco sim, mas não da música, não do prazer de tocar, mas sim das pessoas que encontrei pelo caminho.... e, a final de contas, eu era só mais um siples mortal tentando fazer meu trabalho, não ia fazer falta, além do mais tinha um monte de baixistas "profissionais", que tentaram durante 1 ano inteiro tomar o meu lugar no projeto e não conseguiram... e eu continuava sendo um simples mortal, fichinha barata perto deles!

Nada me tira o prazer de tocar, de saber que eu mesmo sou meu próprio produtor, de poder não ter que me preocupar com cachê de shows. Pra mim é muit complicado saber que sou um cara correto, mas que no Backstage tem um monte de urubús querendo me queimar a troco do meu lugar na gig... Eu sempre gostei de chegar por competência, e não por ser amigo de fulanos!

Sem medo de exageirar, ou de parecer maluco, te digo o seguinte. Duas situações:

1 - Tocar num Maracanã lotado, uma mega-produção numa gig de 2 horas, recebendo uma tabela da Ordem por cada período de 45 minutos. Montagem, desmontagem, Roadie, camarim regado e tudo mais a disposição;

2 - Tocar num barzinho pra 50 pessoas, numa gig de mais de 4 horas, com couvert artístico de 5 Reais, eu tendo que carregar tudo, montar e desmontar, sozinho, e no final da noite ainda ter que pagar a conta que consumi no bar;

Honestamente Xará, hoje, eu prefiro a segunda opção... e fico na torcida para que profissionais sérios como você, Ney Neto, Primata e outros que frequentam o Fórum , possam navegar em águas tranquilas!

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Mensagem por Rodolfo Katatau Sáb Abr 18, 2009 2:24 am

PessoALL, essa discursão é muito válida mesmo, pelo menos para mim. Estou com uma inclinação bastante considerável à ser músico, e vendo esses "depoimentos" de pessoas profissionais, dos q já foram profissionais, de amadores(q ainda é o meu caso), tenho certeza q o q mais precisamos é sermos felizes naquilo q escolhemos para a nossa carreira(músico ou não). Situações legais e as vezes tristes acontecem em qualquer ramo profissional, mas eu acho q a musica mexe mais com a gente, acho q mexe com o nosso sentimento, com a nossa alma. Por isso q tenho essa grande dúvida na minha cabeça: Ser músico profissional ou não? Essa resposta, com certeza, vou descobrir com a estrada. Mas enquanto isso vou levando a faculdade adiante...

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Mensagem por Galdino Sáb Abr 18, 2009 2:39 am

ClaudioBass escreveu:
Nada me tira o prazer de tocar, de saber que eu mesmo sou meu próprio produtor, de poder não ter que me preocupar com cachê de shows. Pra mim é muit complicado saber que sou um cara correto, mas que no Backstage tem um monte de urubús querendo me queimar a troco do meu lugar na gig... Eu sempre gostei de chegar por competência, e não por ser amigo de fulanos!

Eu pretendo se deus permitir prestar musica no fim do ano; a graças a deus a gente aqui de casa tem uma estabilidade legal que permite eu fazer musica pelo prazer que ela me dá, ou seja tentar ser "profissional" com alma "amadora"... tentar ser profissional mais sem se encanar com cachê, ou ter aquilo que pode ou não dar certo como o ganha pão principal; ou seja se for pra mim dar aulas ou tocar em botecos por aí vai ser porque eu sinto tesão mesmo e não por "obrigação" apesar de levar a parada com seriedade!

É aquela coisa, geralmente quem é amador faz porque gosta mesmo sem nenhuma pretensão se vai ou não dar certo e não tem a obrigação que aquilo alí vai por o arroz e feijão na mesa...

Eu toco porque eu gosto, se eu não gostasse eu não tocava não fazia aula e não me preocupava... é bem mais fácil!
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Mensagem por Claudio Rocha Sáb Abr 18, 2009 8:16 am

Valeu, Claudio. Entendi o que você quis dizer.
Infelizmente, esse é um "lado negro da força" do meio mesmo. Pintou grana, começa a complicar, e quanto mais grana, mais gente quer "morder" um pouquinho e outras querem pegar a sua vaga. E não dá para esperar nada de produtores, agentes e empresários. Quanto menos ganharmos, maior é o lucro deles.
Mas também existem bons exemplos de músicos competentes e honestos, que mostram que essa situação não está perdida. Posso me considerar um privilegiado em poder conviver com alguns desses músicos, que investiram seu tempo me passando conceitos preciosos sobre ética, integridade, profissionalismo, etc.
Percebo que esses caras têm uma visão de que nem toda grana é valida quando não existe respeito, ética, caráter, etc. Parece que os caras estão perdendo quando recusam um trabalho, e a curto prazo até possa ser isso, mas estão construindo algo maior ao longo do tempo.
Alguns exemplos: nosso diretor em um trabalho foi sondado pelo escritório, querendo trocar a banda por uma mais barata. A resposta dele foi: "claro, tem que trocar mesmo, se vocês querem economizar". A produtora, feliz da vida, perguntou: "você não teria problemas em tocar com outros músicos, mais baratos?" e ele responde "não, eu iria sair também, não vou me queimar". Por causa dessa postura, contra todas as possibilidades, ainda estamos na banda.
Compreendo e sei que o que você falou é uma verdade no meio. Por isso, procuramos sempre estar junto e se possível indicar músicos que conhecemos, sabemos do caráter, profissionalismo, etc.
Apesar de viver de música, compartilho sua visão sobre dar preferência a bons trabalhos, mesmo que a grana não seja lá essas coisas. Dinheiro não paga a sensação de deitar na cama e pensar: "que m****! deveria ter ficado em casa". Já passei por isso, e procuro repetir a dose o mínimo possível, apesar de que, como profissional, às vezes tenho que aceitar. Mas pelo menos vou sabendo o que me espera e tomo as precauções necessárias, rsrsrsrsrs.
Valeu pela resposta transparente e coerente, Xará.
Abração procê!

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Mensagem por Silaum Sáb Abr 18, 2009 10:05 am

VIVA AOS AMADORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ontem mesmo sofri uma desepção fui tirar uma GIG com uns kra chegando lah
fui mostra meu novo baixo ( GB74 ) ao batera ele se diz profissional pois vive soh disso ele olha pra mim e diz dinheiro jogado fora aki onde vivemos uq vc tinha tava bom d+ neguem aki liga pra qualidade de intrumento, saindo o som da bom d+

POR ISSO VIVA A NÓS AMADORES!!!!!!!

na hr deu vontade de tacar meu baixo nele de raiva mas tive quem ficar a caldo pois iriamos tocar junto na quele momento

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Mensagem por Daniel Sáb Abr 18, 2009 10:13 am

Pergunta se tanto faz pro batera tocar numa Pearl ou numa BNB?

BNB: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93752204-bateria-bnb-completa-7pecas-com-banco-e-pratos-_JM

PEARL: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93712012-pearl-masters-custom-mrx-branca-linda-molelo-ian-paice--_JM
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Mensagem por Edão Sáb Abr 18, 2009 11:09 am

Essa discussão Amador x Profissional é interessante e tenho que deixar minha impressão também.
A música tá dentro da pessoa, se o cara tem sorte de ganhar dinheiro com isso, ora, ou ele é muito bom ou muito esforçado.
Mas o Dom nato, a musicalidade, isto independe se o cara é profissa ou amador. Então na minha impressão o cara pode ser um médico e ser bom músico e etc.
Não precisa ser músico profissa pra ser bão. Precisa ser músico. E se o cara ganha grana com isso... outra história.
A questão "profissional" acredito que se inicia pela "postura de profiisional", isso sim se espera de um músico de profissão, mas... existe gente de todo jeito e gente que fala muito e inconformada tem em quase todo lugar, sem falar de outros defeitos ou virtudes que possam se encontrar na pessoa humana.
"Estamos aí, pro que der e vier..."

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Abr 18, 2009 11:10 am

Eu ja pensei em me 'profissionalizar', porém já ouvi cada coisa que me desanimou... Continuo tocando e estudando outra coisa na faculdade, e isso me permite tocar o que eu quiser, sem ter stress e tal... Já participei de gigs com profissionais e amadores e sinceramente, preferi a gig 'amadora'...
E pior que eu conheço profissionais 'amadores' que estão numa pior... Conheço um cara que é baixista também, vive de música mas só toca rock, e rock aqui não da dinheiro... Se chamam ele pra tocar numa gig pagode, sertanejo etc ele não vai... resultado: ele so vive bem hoje pq ainda mora com o pai e com a mae(ele tem 28 anos), mas ele dá bem mais custos do que ganha alguma coisa... já tentou fazer faculdade de música e largou também... enfim, o cara quer viver tocando somente um estilo totalmente não-rentavel por aqui(o rock), mas como 'vive' disso, se diz profissional...

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Mensagem por Claudio Sáb Abr 18, 2009 3:13 pm

Claudio Rocha escreveu:
Valeu, Claudio. Entendi o que você quis dizer.
(...)
Valeu pela resposta transparente e coerente, Xará.
Abração procê!

Valeu Xará... espero que você possa encontrar mais pessoas boas do que malas no teu caminho profissional dentro da música. Quando você citou o lance de trocar os músicos da banda atual pro músicos mais baratos, me passou um filme pela cabeça, bate uma p*** angústia lembrar desse tipo de episódio!


LuCaSBass escreveu:
(...) enfim, o cara quer viver tocando somente um estilo totalmente não-rentavel por aqui(o rock), mas como 'vive' disso, se diz profissional...

A pessoa que quer viver profissionalmente de música, pagar as contas com dinheiro vindo da música, alimentar-se, enfim, tirar sustento integral, não pode escolher gênero musical, o cara tem que ser músico... conhecer arranjo, composição, dinâmica, leitura e transitar por vários estilos, sem preconceitos... senão, o cara vai estar fadado a viver de "pingados" e praguejar dizendo que não dá pra viver de música. Conheço (pessoalmente) alguns baixistas que estão na mídia (não vou citar nomes), que não curtem o estilo de música que tocam, mas são profissionais, precisam ter o leque de possibilidades aberto pra poder trabalhar de forma frequente. Fazer Jazz no Brasil é ótimo, acho fundamental o estudo do Jazz, você vê coisas maravilhosas por aí, mas aqui, Jazz é música pra músicos e não pro povo, Jazz não faz parte da cultura do brasileiro. Veja como exemplos o Ney Conceição, Nelson Faria e Kiko Freitas.... três mega-músicos, fazem um som de primiríssima linha com o Nosso Trio, mas o grande público, a massa, só os conhece quando pisam no palco tocando com João Bosco ou Leny Andrade!

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Mensagem por Ivanov_br Sáb Abr 18, 2009 3:26 pm

Gente, o foco é a carreira musical, mas ela, com todas é formada por seres humanos, que é a maior praga que existe na terra.

Sou veterinário, e o pessoal que trabalha com cavalos leva uma fama terrivel. Já ouvi histórias escabrosas de um veterinário passando a perna no outro pra pegar um cliente, seja apenas um animal ou um haras inteiro.

Não adianta. O ser humano é uma coisa podre mesmo!

Agora, acho que nós por mais amadores que sejamos, também não podemos tocar por 10 reais!!! Assim, só desvalorizamos a classe.

Aqui em Porto Alegre, tem clinica que paga 10-15 reais pra um veterinário dormir na clinica (às vezes num colchão no chão), e atender os animais internados e os que chegam durante a noite. Tem muito "profissional" que pega estes serviços, e por isso, fica difícil lutar por pagamentos melhores.

Desculpem as "meigas" palavras referentes à nossa espécie, mas quanto mais contato eu tenho com os animais, mais vejo o quanto não somos evoluídos.
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Mensagem por Glauco Sáb Abr 18, 2009 4:35 pm

Pos eh, essa discussao vai longe, pq cada um tem a sua concepcao do negocio.
Como meu ganha pao eh o consultorio odontologico, se me chamarem p fazer um som, em um bar ou algo parecido, e oferecerem uma porcentagem qualquer, ou ate mesmo uma cerveja, sei la...eu vou....Vou e levo meu amigos q vao me ver tocar, familia, e assim oresto do pessoal q toca comigo. Vou me divertir muito e ainda nao pagar nada e arriscar de receber qquer merreca...acho melhor do que ficar em casa vendo tv ou assistir alguma banda e morrer de vontade de estar ali tocando....
Ivan, tb na minha area existem os profissionais q trabalham por mixarias, mas nao me preocupam, pq os pacientes q os procuram nao sao meu alvo, mas sim..denigrem a classe, e pior, a si mesmos, qto a credibilidade..pelo menos nas camadas menos esclarecidas.


Sobre a OMB, eu estava lendo, e ja nem sei onde foi, q nao se pode negar o direito da expressao artistica a ngm, isso eh direito individual, entao se um caboclo qualquer pegar a viola e quiser mostrar um trabalho proprio, no teatro municipal, por ex, em principio ele pode. eu acho justo isso, acho q nosso pais tem muitos talentos ofuscados pelo lado financeiro, onde nao podem ter acesso a nada, educacao, no sentido mais amplo da palavra, e quem dira se filiar a alguma entidade de classe.
Tb entendo o lado dos profissionais da musica, mas q sao profissionais como outros qualquer, estao sujeitos a concorrencia, precisando como em todas as outras profissoes, buscar seu diferencial positivo para ser bem sucedido. eh realmente uma questao complexa...Acho q o musico PROFISSIONAL so deve aceitar trabalhar com um contrato ou algo q garanta o seus honorarios..e alguem deveria garantir isso.

desculpem a grafia..meu teclado esta desconfigurado e eu sou muito prego p resolver isso!
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Mensagem por Claudio Sáb Abr 18, 2009 5:07 pm

Glauco escreveu:
Acho q o musico PROFISSIONAL so deve aceitar trabalhar com um contrato ou algo q garanta o seus honorarios..e alguem deveria garantir isso.

Aqui no Brasil não dá Glauco... se você colocar pé-firme e disser que só trabalha por contrato e quer receber o que determina a tabela da Ordem por período de 45 minutos, eles (produtores) vão rir da tua cara e chamar o próximo da fila... pois essa fila é enooorme... tem muita gente por aí tocando em palcos de grandes casas noturnas do Brasil em troca de um cachê de 100 Reais... Músico no Brasil é muito mal tratado, mal remunerado... receber o valor de cachê integral como determina a Ordem dos Músicos, é coisa pra poucos... a grande maioria toca sem contrato e por aceitação de ofertas. É uma lástima, mas a OMB é inoperante nesse sentido, o músico brasileiro vem sendo esculachado há décadas e nada é feito pra mudar isso... a OMB não consegue sequer acatar uma denúncia de assédio moral, eles não sabem nem o que é isso!

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Mensagem por allexcosta Sáb Abr 18, 2009 5:10 pm

ClaudioBass escreveu:Aqui no Brasil não dá Glauco... se você colocar pé-firme e disser que só trabalha por contrato e quer receber o que determina a tabela da Ordem por período de 45 minutos, eles (produtores) vão rir da tua cara e chamar o próximo da fila... pois essa fila é enooorme...

Pelo q sei eh assim em qqer lugar do mundo...

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Mensagem por Claudio Rocha Sáb Abr 18, 2009 5:44 pm

Ivanov_br escreveu:Agora, acho que nós por mais amadores que sejamos, também não podemos tocar por 10 reais!!! Assim, só desvalorizamos a classe.
Amadores? Aqui em Sampa tem músico que vai gravar com Music Man, Warwick, Fender, leva um Bass Pod de rack, lê bem, tem timing, é versátil, e cobra 250 reais. O CD com 10 faixas (faça o cálculo).

ClaudioBass escreveu:se você colocar pé-firme e disser que só trabalha por contrato e quer receber o que determina a tabela da Ordem por período de 45 minutos, eles (produtores) vão rir da tua cara
O lance é que o mercado musical, principalmente de gravação, perdeu completamente a referência de cachê. Por exemplo: em 2002 gravei um CD de um cantor sertanejo famosão. O cachê: 2 e 1/2 tabelas. 3 anos depois, gravei com o mesmo cara. O cachê: 1 e 1/2 tabela. Fim do ano passado, gravei outro CD com o mesmo. Cachê: 60% da tabela!
E é o que o Claudio falou: você reclama, proooooxxxxxiiiiiiiimmmmmooooooooo!

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Mensagem por Osmar Oliveira Sáb Abr 18, 2009 5:59 pm

Ivanov_br escreveu:Gente, o foco é a carreira musical, mas ela, com todas é formada por seres humanos, que é a maior praga que existe na terra ... Desculpem as "meigas" palavras referentes à nossa espécie, mas quanto mais contato eu tenho com os animais, mais vejo o quanto não somos evoluídos.

Falou tudo...

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Mensagem por Vefer Sáb Abr 18, 2009 7:09 pm

Caros colegas, algumas coisas devem ser ponderadas... Acho que para podermos ter uma visão mais ampla do assunto, devemos pensar o seguinte: se fôsse-mos profissionais da música, estaríamos P. da vida com essa discussão pois são coisas totalmente inconfrontáveis. Amador é amador. Profissional é profissional. Amador > não vive da música. Profissional> faz dela o seu sustento. Imagine Cláudio, se alguém dissesse que você é amador em informática! Imagine, Maurício se alguém dissesse que você é um engenheiro amador! Se me chamassem de amador em minha profissão, eu ficaria ofendidíssimo! Agora: há profissionais e profissionais. Amo meu trabalho e o desempenho com amor e por isso sou reconhecido pois trabalho com tesão. Conheço vários profissionais com um currículo BEM melhor do que o meu, porém, extremamente infelizes, desgostosos. Tecnicamente seriam mais valiosos na sociedade, porém não o são por não amarem o que fazem e o fazem desgostosos. Agora, a música é um dom universal, e ela vem antes da técnica. Por isso um amador pode tocar e ser feliz sem viver da música. Poderia ser um profissional? Se tivesse perfil, talvez. Ser profissional da música não é só tocar bem, tem que ter perfil, saber trabalhar em equipe, disciplina, disponibilidade para viagens, desapego à família, coragem, coragem, coragem, coragem e coragem. Tenho certeza que eu seria um péssimo profissional da música, porém sou muito feliz com a profissão que escolhi e com o meu amadorismo musical. Mas eu podia ser um músico frustrado e um profissional infeliz. Vai de cada um, vai da relação de vida de cada um. Uma coisa digo a vocês: só o amor consolida. Só o amor fortalece. Só o amor constrói. Só amor acalma. O verdadeiro amor, seja ele passional, profissional o mesmo amador! Ufa!
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Mensagem por Claudio Sáb Abr 18, 2009 7:22 pm

Vefer escreveu:
(...)
sou muito feliz com a profissão que escolhi e com o meu amadorismo musical.

Essa frase é a síntese, a chave... mandou bem!

Eu passo 8 horas trabalhando como profissional de TI na empresa, naquilo que eu amo fazer, e depois trabalho mais 5 horas a noite como músico/produtor *amador* no studio, e sou feliz pacas com isso... cultivo minhas olheiras amarradão!

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Mensagem por Edão Sáb Abr 18, 2009 9:05 pm

Vefer escreveu:Caros colegas, algumas coisas devem ser ponderadas... Acho que para podermos ter uma visão mais ampla do assunto, devemos pensar o seguinte: se fôsse-mos profissionais da música, estaríamos P. da vida com essa discussão pois são coisas totalmente inconfrontáveis. Amador é amador. Profissional é profissional. Amador > não vive da música. Profissional> faz dela o seu sustento. Imagine Cláudio, se alguém dissesse que você é amador em informática! Imagine, Maurício se alguém dissesse que você é um engenheiro amador! Se me chamassem de amador em minha profissão, eu ficaria ofendidíssimo! Agora: há profissionais e profissionais. Amo meu trabalho e o desempenho com amor e por isso sou reconhecido pois trabalho com tesão. Conheço vários profissionais com um currículo BEM melhor do que o meu, porém, extremamente infelizes, desgostosos. Tecnicamente seriam mais valiosos na sociedade, porém não o são por não amarem o que fazem e o fazem desgostosos. Agora, a música é um dom universal, e ela vem antes da técnica. Por isso um amador pode tocar e ser feliz sem viver da música. Poderia ser um profissional? Se tivesse perfil, talvez. Ser profissional da música não é só tocar bem, tem que ter perfil, saber trabalhar em equipe, disciplina, disponibilidade para viagens, desapego à família, coragem, coragem, coragem, coragem e coragem. Tenho certeza que eu seria um péssimo profissional da música, porém sou muito feliz com a profissão que escolhi e com o meu amadorismo musical. Mas eu podia ser um músico frustrado e um profissional infeliz. Vai de cada um, vai da relação de vida de cada um. Uma coisa digo a vocês: só o amor consolida. Só o amor fortalece. Só o amor constrói. Só amor acalma. O verdadeiro amor, seja ele passional, profissional o mesmo amador! Ufa!
Boas palavras!

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Mensagem por Galdino Sáb Abr 18, 2009 9:06 pm

bassosmar escreveu:
Ivanov_br escreveu:Gente, o foco é a carreira musical, mas ela, com todas é formada por seres humanos, que é a maior praga que existe na terra ... Desculpem as "meigas" palavras referentes à nossa espécie, mas quanto mais contato eu tenho com os animais, mais vejo o quanto não somos evoluídos.

Falou tudo...

O problema é que quando coloca-se dinheiro á frente de qualquer coisa que seja, daí nós humanos "racionais" passamos por cima doque tiver á frente...

Existe gente querendo se dar bem em qualquer segmento passando por cima dos principios éticos, volto a repetir oque leva uma pessoa a tocar? é gostar de musica, é gostar daquele sentimento que se tem ao extrair uma nota musical... tocar baixo ou qualquer instrumento que seja não é facil não só quem realmente gosta leva a sério a ponto de querer aprender e estar em constante evolução seja ele amador ou profissional;

Oque te faz gostar de uma mulher? vários aspectos, e não apenas porque ela é "gostosa"; é o beijar e o papo da josefina que você sente aquela coisa "diferente" assim como acontece na musica

O termo profissional ao meu ver só limita quem tem como renda principal tal profissão, mais transitando entre os dois sentidos o "amador" pode ser um "profissional" se o caso for trabalho, o cumprimento de horários, e a seriedade!

Daí o sentido da frase do Cláudio no texto, "Por isso, me considero um profissional da música, mas com um espírito amador." profissional é no sentido de levar com seriedade e o espírito amador é fazer porque gosta e não
apenas porque tem de ser feito.
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Mensagem por Rafael FindanS Dom Abr 19, 2009 5:01 am

Na minha concepcção, profissional seria o que se sustenta ou leva a vida dessa maneira.
Sendo amador não quer dizer que você não toque bem ou não tenha interesse.
Eu mesmo sou amador, já que não me sustento com a música. Pretendo tentar um caminho que consiga me sustentar com a música... mas por enquanto creio que seja um amador aspirante à profissional.
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Mensagem por Maurício_Expressão Dom Abr 19, 2009 11:05 am

Vefer disse tudo.

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Mensagem por Maurício_Expressão Dom Abr 19, 2009 11:22 am

Mas depois da derrocada do CD, muita coisa veio junto. O cachê do músico veio também.

Na minha região, há 10 anos atrás ocorria um fenômeno bem interresante: Casas de shows grandes, com bandas famosas na região e cachês por volta de R$ 1.500 a R$ 2.000.

Era o início da segmentação, ou seja, rádios FMs famosas (A Band FM por exemplo não era a Band FM de São Paulo. Era a Band FM da região) entrevistando os músicos da região. A rede Globo da região não era a Globo de São Paulo (ou até era, mas as propagandas eram da região). Dai começou a ter "Bom Dia Cidade Tal" no lugar de Bom Dia São Paulo.

Hoje, todo dia tem programa regional. Além da Globo a Band é assim e a Record também já está começando a fazer isso.

Isso sem falar nas rádios já Regionais e nas TV's a cabo já regionais. É muito fácil hoje ser entrevistado por uma rádio, jornal ou TV regionais.

Essa divisão toda criou nichos específicos. Mas como a venda de CD despencou para valores mínimos, os cachês também.

A mesma banda que cobrava R$ 2.000 para tocar numa casa de show de 800 pessoas, hoje recebe R$ 800.

Pra barzinho de até 100 pessoas, o cachê chega a ser de R$ 400.

Era emocionante estar no carro e ver propaganda de um show de sua banda em algum clube ou casa grande. Hoje isso tudo mudou. Só existe esse esquema em minha região para eventos sertanejos.

MPB, Rock, Blues ou Jazz, parece que só rola em São Paulo (cidade)...

Então ser profissional agora é enfrentar uma transição muito difícil. Acho que só banda de Baile está imune até agora.

E assim como lambada teve seu tempo e agora é sertanejo, daqui a pouco será outra moda e esse povo que agora está por cima do mercado, vai estar na merd... como nós hoje estamos.

Mesmo essas bandas famosas regionais, hoje voltaram a ser amadoras devido ao cachê. E o pior é que até a qualidade piorou.

Ao contrário do que foi dito ai em cima, amador não tem direito de errar.

Se a gente ama o que faz, faz com amor. Ou seja, faz bem feito. E fica frustado quando erra. E frustação é o pior preço que se pode pagar por um erro.

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Mensagem por korg Dom Abr 19, 2009 12:04 pm

Maurício_Expressão escreveu:Ao contrário do que foi dito ai em cima, amador não tem direito de errar.

Se a gente ama o que faz, faz com amor. Ou seja, faz bem feito. E fica frustado quando erra. E frustação é o pior preço que se pode pagar por um erro.

Mas vc ta falando da cobrança de nós mesmos, do nosso perfeccionismo... mencionei que o amador pode errar em relação ao profissional, que está sendo pago pra isso e o quem contrata espera o máximo do músico, já o amador não, ta ali pra ele mesmo...


No meu trabalho, um mínimo de erro é desastroso....

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Mensagem por LuCaSbass Dom Abr 19, 2009 12:09 pm

Discordo que o amador 'que o amador pode errar em relação ao profissional'...
acho que o cara que se propoe a tocar em publico, seja profissional ou amador, pagando ou nao, tem que buscar o perfeccionismo... eu conheço muitos 'amadores' que tocam bem melhor que muitos profissionais por ai, inclusive tem mais formação do que muitos profissionais...
Como o Nico disse no workshop dele no youtube, a profissão de músico é criada subjetivamente, se você toca um instrumento você é musico... a unica coisa que pode acontecer se você não for um bom músico é falta de trabalho, vc só vai fazer mal a você mesmo, pq ninguem vai querer ter você na gig...

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Mensagem por Claudio Rocha Dom Abr 19, 2009 1:22 pm

Vefer escreveu:Vai de cada um, vai da relação de vida de cada um. Uma coisa digo a vocês: só o amor consolida. Só o amor fortalece. Só o amor constrói. Só amor acalma. O verdadeiro amor, seja ele passional, profissional o mesmo amador! Ufa!
Essa frase é, para mim, o resumo de muita coisa que estamos conversando aqui.
Conheço músicos profissionais frustrados? Sim
Conheço músicos profisionais felizes? Sim
Conheço músicos amadores felizes? Sim
Conheço músicos amadores frustrados? Sim
Isso é algo muito pessoal, o que gera a polêmica é que o que é trabalho para uns é passatempo para outros. Você provavelmente não irá ouvir sobre um músico que nas horas vagas é médico ou dentista, por exemplo. É no ramo das artes que qualquer pessoa é livre para se expressar, porque a sua competência (ou falta dela) não afetará de maneira muito graves a vida das pessoas.
Amo o que faço, mesmo que muitas vezes não esteja tocando o som que mais gosto. Mas isso é algo que me frustra? De maneira nenhuma.
Quantos de vocês, profissionais de várias áreas, muitas vezes pegam algum trabalho que não é o ideal, mas o fazem mesmo assim. Isso frustra vocês? Faz querer mudar de profissão? Acredito que não, pois a maioria escreveu que está feliz com o que escolheu, certo?
Com o músico profissional que ama o que faz é a mesma coisa. Um dos problemas é que muita gente, além do idealismo de ser músico, tem um ideal de ganhar a vida com um estilo musical específico não muito comercial, e não consegue lidar com a frustração de tocar em uma gig de pagode, por exemplo.
Mas é isso, só o amor nos faz muitas vezes encarar uma situação não ideal, e nos espenharmos 200% nela, felizes como no primeiro dia.
Abraço!

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Mensagem por Glauco Dom Abr 19, 2009 1:37 pm

Boa Vefer! E boa Claudio Rocha!

Eue stava pensando agora...eh meio dificil mesmo coclocar limites....eu acho q a musica permite q vc seja tb um profissional nela, mas nao exclusivamente dela.
Digo isso, pq conheco musicos q sao arquitetos, marketeiros, gente da area da informatica, mas q levam em paralelo um trabalho serio e remunerado de musica, composicoes proprias, registradas etc.profissional mesmo, ate como complemento de renda e renda principal, pois as suas carreiras por vezes instaveis, levam a isso.
Estou falando d eum pessoal meio espoecifico nesse caso, tocaram sexta feira em Piracicaba, no Sesc de la, cache de 4000 para a banda, nada mal ate, para um show de uma hora mais ou menos. e acredito q nao sejam a unica banda nessa situacao!
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Mensagem por Claudio Rocha Dom Abr 19, 2009 2:29 pm

korg escreveu:1) o amador tem a "vantagem" de poder errar, visto não ser tão cobrado (indiretamente falando) do que um "profissional" que, bem ou mal, "teoricamente" todos acham que já nasce sabendo . Essa liberdade acho que ajuda no processo como um todo
Tava louco para imitar o Allex: uma imagem vale mais que mil palavras...
Só para dar uma relaxada na discussão. Divirtam-se... Com vcs, Pitingo...



Última edição por ClaudioBass em Dom Abr 19, 2009 2:42 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado por ClaudioBass para corrigir o link+player do Youtube)

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Mensagem por Claudio Dom Abr 19, 2009 2:44 pm

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Mensagem por korg Dom Abr 19, 2009 3:03 pm

Ok, alguns odiaram meu ponto de vista Laughing ... só estão esquecendo de um detalhe, em nenhum momento eu disse que o amador faz feio ou erra ou sei la o que. O que tentei expor é que o fato de vc SER profissional , te expõe de tal forma (seja pro contratante, pra quem indicou, publico, etc) diferente de um amador. Amador é amador. Ponto. Independente de quem está ouvindo, a pessoa sabendo que vc amador, meio que inconsciente 'dá um desconto, claro! Não estou dizendo que amador é pior ou melhor, apenas que são encarados de formas distintas.

Esse show ai que o Claudio colocou, pois é, e ai, uma desg**** total esse show... um profissional passar um papelao desses... ?! seja culpa de quem organizou, arranjou ou convidou rsrsrs

Pro amador, seu compromisso maior é com vc mesmo do que o profissional que tem a quem responder (claro que o profissional também tem sua cobrança interior, estou falando de algo mais). Se vc se diz amador, o max que vai acontecer é o cara evitar te chamar de novo ou outros amadores, sei la ou , quem sabe, te dar outra oportunidade tempos depois "quando aprender mais" rsrs ... agora, se o cara se diz profissional, ai meu amigo... rs esse não faz gig mais, não nesse estado ou país rsrsrs

Digamos que antes do show o apresentador diz que é uma banda iniciante, etc... te garanto que o impacto (psicológico) desses erros atrozes dessa apresentação seriam bem menor de uma banda "profissional". A cobrança é muito maior!

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Mensagem por allexcosta Dom Abr 19, 2009 3:09 pm

A diferenca entre amador e profissional eh q amador nao pensa 2 vezes pra mandar alguem tomar naquele lugar. Eh soh isso... Competencia nao tem nada a ver com ser amador ou profissional...

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Mensagem por Daniel Dom Abr 19, 2009 5:04 pm

HAHAHA. esse vídeo do Claudio Rocha é muito engraçado. Corda nova em violão dá nisso!!

hehe

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Mensagem por Vefer Dom Abr 19, 2009 7:16 pm

korg escreveu:Ok, alguns odiaram meu ponto de vista Laughing ... só estão esquecendo de um detalhe, em nenhum momento eu disse que o amador faz feio ou erra ou sei la o que. O que tentei expor é que o fato de vc SER profissional , te expõe de tal forma (seja pro contratante, pra quem indicou, publico, etc) diferente de um amador. Amador é amador. Ponto. Independente de quem está ouvindo, a pessoa sabendo que vc amador, meio que inconsciente 'dá um desconto, claro! Não estou dizendo que amador é pior ou melhor, apenas que são encarados de formas distintas.

Esse show ai que o Claudio colocou, pois é, e ai, uma desg**** total esse show... um profissional passar um papelao desses... ?! seja culpa de quem organizou, arranjou ou convidou rsrsrs

Pro amador, seu compromisso maior é com vc mesmo do que o profissional que tem a quem responder (claro que o profissional também tem sua cobrança interior, estou falando de algo mais). Se vc se diz amador, o max que vai acontecer é o cara evitar te chamar de novo ou outros amadores, sei la ou , quem sabe, te dar outra oportunidade tempos depois "quando aprender mais" rsrs ... agora, se o cara se diz profissional, ai meu amigo... rs esse não faz gig mais, não nesse estado ou país rsrsrs

Digamos que antes do show o apresentador diz que é uma banda iniciante, etc... te garanto que o impacto (psicológico) desses erros atrozes dessa apresentação seriam bem menor de uma banda "profissional". A cobrança é muito maior!
Eu concordo com você. Penso que existe outro paradigma que envolve estas questões que é o seguinte. O que é fazer arte x o que é ser um instrumentista. O instrumentista tem a função de pegar uma partitura e executá-la perfeitamente. Subirá no palco e executará o combinado. No final, receberá por isso. Quanto mais perfeito ele for, mais valor terá. Agora o artista trabalha com outras variáveis. Trabalha com sua imagem, com sua expressão corporal, com sua ideologia. O público se identifica com outros fatores além da execução do instrumento. Um grande instrumentista pode ser um grande artista ou não. Agora, para a arte tudo pode e não existe o erro. Uma nota dita errada, pode soar bem. Depende do contexto, depende da interação do artista com seu público, depende se o que ele fez condiz com sua imagem. Se você não decepciona o seu público, tudo pode. Artista pode errar uma escala sim, porque o público não espera dele só a escala, entende? Se tudo estiver de acordo com o que seu público espera, pode. Agora, se ele sai de seu próprio contexto, ele erra, pois o público não espera isso dele. Quer um exemplo? O Caetano com a tal música da rata... Ele desvirtuou o que seu público esperava dele e ao meu ver soou falso. Quer outro exemplo de varada na água? A vídeo-aula do Mr. Paul na net. Soa falso, porque o valor do Mr. Paul não está na excelência do seu contrabaixo, mas sim no artista como um todo. Aula é coisa para instrumentista... Bem essa, pelo menos, é a minha visão sobre essas coisas todas. Entendo o que você quer dizer sobre a liberdade de errar do amador.
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Mensagem por Claudio Rocha Ter Abr 21, 2009 11:27 am

danielreo escreveu:HAHAHA. esse vídeo do Claudio Rocha é muito engraçado. Corda nova em violão dá nisso!!

hehe
Na verdade, o tecladista entrou 1/2 ou 1 tom acima da banda, e alguém dos backing vocals seguiu o infeliz...
Acho que cabeças rolaram "después" desse show, rsrsrsrsrs.
Abraço!

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