Comparação entre preamps de estúdio
+5
Daniel
LuCaSbass
allexcosta
AdrianoBSB
joabi
9 participantes
Página 1 de 1
Comparação entre preamps de estúdio
Desde quando comecei a freqüentar o Fórum, em dezembro do ano passado, uma das idéias que eu estava louco para botar em prática era a de fazer uma comparação entre preamplificadores.
Tenho um estúdio comercial e posso dizer que tenho a felicidade de trabalhar diariamente com alguns dos prés mais requisitados e elogiados, no entanto, nunca tive a oportunidade de fazer um comparativo desses prés usando o baixo. Chegou a hora...
No fim de semana passado consegui gravar algumas coisas para postar aqui. Não é nenhum teste de laboratório, somente uma idéia de como cada preamp soa, usando o mesmo instrumento e configuração de gravação. Apesar disso, tentei ser bem fiel na execução, e fazer tudo numa única sessão, para não perder o foco. Deixei cada pré ajustado previamente e saí tocando um take em cada um deles, tentando manter uma uniformidade na execução. Fiz uma linha simples, mas que passasse por cada corda do baixo.
Os prés usados foram os seguintes:
Neve 1073
Manley VoxBox
API 512c
API 3124+
Avedis MA5
Millennia STT-1 Origin
SSL Alpha VHD
Recomendo o uso de um bom fone de ouvidos ou de boas caixas; numa caixa multimídia comum talvez a diferenças nem sejam tão percebidas, mas, definitivamente, apesar de sutis, elas existem!
O setup usado para gravar foi:
Baixo Fender Marcus Miller 4c - 1993
Cordas Elixir .045
Cabo Reference Audio com conectores Switchcraft
Interface Apogee AD16X
Pro Tools HD em 96kHz/24 bits (convertido para mp3 256 kbps para pôr no SoundCloud)
Todos os áudios estão flat (sem equalização, sem compressão, sem efeitos). Eventuais diferenças de volume são devido à maneira que o preamp gerencia os transientes e/ou o próprio timbre do preamp.
Não tenho a intenção de dizer qual é melhor ou pior, já que são todos top de linha e, para cada aplicação um vai se comportar melhor que outro, além, é claro, do gosto de cada pessoa.
Mas tenho meus prediletos... digam quais são os seus.
<object height="225" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F828008"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="225" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F828008" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object>
abs,
Tenho um estúdio comercial e posso dizer que tenho a felicidade de trabalhar diariamente com alguns dos prés mais requisitados e elogiados, no entanto, nunca tive a oportunidade de fazer um comparativo desses prés usando o baixo. Chegou a hora...
No fim de semana passado consegui gravar algumas coisas para postar aqui. Não é nenhum teste de laboratório, somente uma idéia de como cada preamp soa, usando o mesmo instrumento e configuração de gravação. Apesar disso, tentei ser bem fiel na execução, e fazer tudo numa única sessão, para não perder o foco. Deixei cada pré ajustado previamente e saí tocando um take em cada um deles, tentando manter uma uniformidade na execução. Fiz uma linha simples, mas que passasse por cada corda do baixo.
Os prés usados foram os seguintes:
Neve 1073
Manley VoxBox
API 512c
API 3124+
Avedis MA5
Millennia STT-1 Origin
SSL Alpha VHD
Recomendo o uso de um bom fone de ouvidos ou de boas caixas; numa caixa multimídia comum talvez a diferenças nem sejam tão percebidas, mas, definitivamente, apesar de sutis, elas existem!
O setup usado para gravar foi:
Baixo Fender Marcus Miller 4c - 1993
Cordas Elixir .045
Cabo Reference Audio com conectores Switchcraft
Interface Apogee AD16X
Pro Tools HD em 96kHz/24 bits (convertido para mp3 256 kbps para pôr no SoundCloud)
Todos os áudios estão flat (sem equalização, sem compressão, sem efeitos). Eventuais diferenças de volume são devido à maneira que o preamp gerencia os transientes e/ou o próprio timbre do preamp.
Não tenho a intenção de dizer qual é melhor ou pior, já que são todos top de linha e, para cada aplicação um vai se comportar melhor que outro, além, é claro, do gosto de cada pessoa.
Mas tenho meus prediletos... digam quais são os seus.
<object height="225" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F828008"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="225" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F828008" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object>
abs,
joabi- Eterno Colaborador
Re: Comparação entre preamps de estúdio
Gostei muito do Milenia STT.
Mas qualquer um desses na hora de gravar faz uma grande diferença.
Mas qualquer um desses na hora de gravar faz uma grande diferença.
Caramba, só coisa de primeira...
Não ouvi ainda, mas sou doido pelo som dos NEVE...
Também curti muito o Millennia!
Depois posta umas fotos do seu estúdio ai, deve ser maneiro! Um dos meus sonhos é ter um...
Ab!
Depois posta umas fotos do seu estúdio ai, deve ser maneiro! Um dos meus sonhos é ter um...
Ab!
Gostei mais do Millennia e do SSL. Os outros achei com o som muito estalado pro meu gosto de timbre (nada que uma regulagem não resolva tb, mas falo pelo som flat). Lógico que a comparação entre coisa TOP é difícil e sempre tende ao gosto pessoal, pq qualidade todos têm de sobra.
Parabéns pelos prés.
Parabéns pelos prés.
Daniel- Membro
allexcosta escreveu:Caramba, só coisa de primeira...
Allex, também sou louco pelo som dos Neve, porém, para essa gravação, com esse baixo e comigo tocando (hehehe), não seria minha primeira opção. Mas é indiscutivelmente um preamp que já entrou para a história do áudio. Não existe nada que passado por esse pré possa ser chamado de ruim, IMO.
Você já conhecia o Avedis? Ele é feito com os mesmos transformadores de entrada e saída dos Neve (Carnhill/St Ives no input e Jensen no output), mas tem uma concepção sonora diferente. Em algumas situações, gravando bumbo, por exemplo, é praticamente impossível distinguir os dois.
LuCaSbass escreveu:Também curti muito o Millennia!
Ab!
Lucas e AdrianoBSB,
O STT-1, junto com o Manley, é o pré mais versátil de todos esses aí. Também gosto muito do som dele. Só para vocês terem uma idéia, ele é um Recording Channel, que contém preamp, EQ, Compressor e De-esser no mesmo produto. Para cada um desses componentes você tem a opção de válvula OU transistor, podendo combinar à vontade entre eles. Para esta gravação utilizei o pré transistorizado, com EQ e compressor desligados. Essa configuração é muito característica desse pré, que é muito utilizado na Europa e EUA para captação de orquestras, devido à fidelidade e excelente resposta aos transientes.
Daniel escreveu:Gostei mais do Millennia e do SSL. Os outros achei com o som muito estalado pro meu gosto de timbre (nada que uma regulagem não resolva tb, mas falo pelo som flat). Lógico que a comparação entre coisa TOP é difícil e sempre tende ao gosto pessoal, pq qualidade todos têm de sobra.
Parabéns pelos prés.
Daniel,
O timbre estalado certamente tem a ver com o Fender Marcus Miller e até com meu jeito de tocar. Outra coisa é que o MP3 também prejudicou um pouco... tentei manter na taxa de 256 kbps, mas nem sei como o SoundCloud manipula isso.
Eu curti mais o primeiro...
API 512c...
API 512c...
joabi escreveu:Allex, também sou louco pelo som dos Neve, porém, para essa gravação, com esse baixo e comigo tocando (hehehe), não seria minha primeira opção. Mas é indiscutivelmente um preamp que já entrou para a história do áudio. Não existe nada que passado por esse pré possa ser chamado de ruim, IMO.
Você já conhecia o Avedis? Ele é feito com os mesmos transformadores de entrada e saída dos Neve (Carnhill/St Ives no input e Jensen no output), mas tem uma concepção sonora diferente. Em algumas situações, gravando bumbo, por exemplo, é praticamente impossível distinguir os dois.
Pois é, varia bastante em relação ao baixo, ao músico, etc...
Já usei o Millenia e não tive os mesmos resultados que já tive com um Neve 8801.
Só conheço o Avedis de "ouvir falar".
Allex,
O 8801 deve ser du baralho, nunca tive a oportunidade de experimentar. Por curiosidade, qual foi o que mais curtiu desses que gravei?
Seguem algumas fotos dos preamps:
Neve 1073
API 512c
API 3124+
Manley VoxBox
Avedis MA5
Millennia STT-1 Origin
SSL XLogic Alpha VHD
O 8801 deve ser du baralho, nunca tive a oportunidade de experimentar. Por curiosidade, qual foi o que mais curtiu desses que gravei?
Seguem algumas fotos dos preamps:
Neve 1073
API 512c
API 3124+
Manley VoxBox
Avedis MA5
Millennia STT-1 Origin
SSL XLogic Alpha VHD
Joabi voce ainda tem o link para este review no SoundCloud?
SILVIAO- Membro
Sim!
https://soundcloud.com/josebichoff/sets/preamps
Esse review é bem antigo e parece que a conversão do SoundCloud não tá soando muito bem. Espero que te ajude mesmo assim.
API & NEVE
elson.arcos- Membro
Essa eu tinha passado batido, valeu por desenterrar Silvio
afonsodecampos- Membro
Show de bola Joabi.
Afonso foi o Bruce que desenterrou em um outro topico listando varios reviews excelentes.Abraço.
Afonso foi o Bruce que desenterrou em um outro topico listando varios reviews excelentes.Abraço.
SILVIAO- Membro