Menor Melódica
5 participantes
Página 1 de 1
Menor Melódica
Ae galera, tenho uma dúvida, mais prática que teorica.
A escala Menor Melódica, sobe de um jeito e desce de outro, certo?
Ficaria:
subindo
1ªJ, 2ªM, 3ªm, 4ªJ, 5ªJ, 6ªM, 7ªM, 8ªJ
descendo:
8ªJ, 7ªm, 6ªm, 5ªJ, 4ªJ, 3ªm, 2ªM, 1ªJ
mas onde eu uso a melódica? não consigo me imaginar usando ela encima de algum acorde, pois não muda as notas do acorde.
A escala Menor Melódica, sobe de um jeito e desce de outro, certo?
Ficaria:
subindo
1ªJ, 2ªM, 3ªm, 4ªJ, 5ªJ, 6ªM, 7ªM, 8ªJ
descendo:
8ªJ, 7ªm, 6ªm, 5ªJ, 4ªJ, 3ªm, 2ªM, 1ªJ
mas onde eu uso a melódica? não consigo me imaginar usando ela encima de algum acorde, pois não muda as notas do acorde.
Última edição por malka_aff em Sex Jun 10, 2011 1:41 pm, editado 2 vez(es)
____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Menor Melódica
Bom, esse conceito de que volta diferente é mais ligado a música erudita...
Segundo eles, a escala menor melódica é a escala menor que ascendente tem 6 e 7 maiores, mas descendente é a menor "normal". Eles chamam a escala que sobe e desce com 6 e 7 maiores de "bachiana".
Tente tocar qualquer coisa de barroco que esteja em menor que fica bem clara essa sonoridade.
Segundo eles, a escala menor melódica é a escala menor que ascendente tem 6 e 7 maiores, mas descendente é a menor "normal". Eles chamam a escala que sobe e desce com 6 e 7 maiores de "bachiana".
Tente tocar qualquer coisa de barroco que esteja em menor que fica bem clara essa sonoridade.
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Menor Melódica
ela nao desce na maior natural?
EDIT: Eu me confundi mesmo, já arrumei no primeiro post.
Continuando. A Bachiana é a menor melódico descendendo do mesmo jeito que ascendeu.
Eu queria saber onde eu uso a melódica ascendendo de um jeito e descendendo de outro.
EDIT: Eu me confundi mesmo, já arrumei no primeiro post.
Continuando. A Bachiana é a menor melódico descendendo do mesmo jeito que ascendeu.
Eu queria saber onde eu uso a melódica ascendendo de um jeito e descendendo de outro.
____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Menor Melódica
Edite mais uma vez, na volta a sexta tb é menor.
Procura um PDF de um livro chamado "77 Baroque bass lines". No repertório popular não lembro de nada agora.
Procura um PDF de um livro chamado "77 Baroque bass lines". No repertório popular não lembro de nada agora.
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Menor Melódica
vou pesquisar, pode deixar =D
____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Menor Melódica
fma escreveu:Edite mais uma vez, na volta a sexta tb é menor.
Procura um PDF de um livro chamado "77 Baroque bass lines". No repertório popular não lembro de nada agora.
Eu tenho esse livro, é sensacional. Me ajudou muito a compreender as linhas barrocas.
Re: Menor Melódica
malka_aff escreveu:
Eu queria saber onde eu uso a melódica ascendendo de um jeito e descendendo de outro.
Não. Quando for improvisar usando a Melódica ou qq um de seus modos, só se leva em conta a forma ascendente. (ou seja, sobe e desce igual).
malka_aff escreveu:
mas onde eu uso a melódica? não consigo me imaginar usando ela encima de algum acorde, pois não muda as notas do acorde.
Sãi inúmeros... Alguns exemplos: F7(#11), Cm7+, B7(#5 #9), Ebmaj7(#5), Am9(b5) e vários outros. Nesses aí, vc poderia usar a Cm Melódica em todos.
Em contextos mais simples, sua utilidade mais comum é sobre o IVm6:
C | C7 | F | Fm6 || no Fm6, seria usada a escala de Fa menor melodica.
Convidado- Convidado
Re: Menor Melódica
mas dae eu uso ela só na forma ascendente né?
é justamente isso que eu queria saber, onde usaria ela na sua forma ascendente e descendente.
é justamente isso que eu queria saber, onde usaria ela na sua forma ascendente e descendente.
____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Menor Melódica
Como eu disse antes, qdo pensar em melodica, são só as notas da ascendente, seja subindo ou descendo.
Veja bem, são as notas da forma ascendente, em qq ordem.
Veja bem, são as notas da forma ascendente, em qq ordem.
Convidado- Convidado
Re: Menor Melódica
tá
então nem vou me preocupar em treina-la ascendente e descendente, somente ascendente.
Agora mudando de assunto.
No meu curso, o meu professor de prática é jazzista, dae ele me disse o seguinte.
"A escala menor é a harmonica. A escala menor natural que falam por ae, na verdade é a maior a partir do 6º grau. Ela não é menor de verdade."
Já o meu professor de teoria, que é do erudito, me falou que não, que o sexto grau da maior, é a escala menor sim! e que as outras escalas menores derivam da menor natural.
E ae? alguem sabe a verdade?
então nem vou me preocupar em treina-la ascendente e descendente, somente ascendente.
Agora mudando de assunto.
No meu curso, o meu professor de prática é jazzista, dae ele me disse o seguinte.
"A escala menor é a harmonica. A escala menor natural que falam por ae, na verdade é a maior a partir do 6º grau. Ela não é menor de verdade."
Já o meu professor de teoria, que é do erudito, me falou que não, que o sexto grau da maior, é a escala menor sim! e que as outras escalas menores derivam da menor natural.
E ae? alguem sabe a verdade?
____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Menor Melódica
Os dois estão certos e os dois estão errados.
As duas tem seu uso e são muito comuns.
Se vc estiver tocando choro, por exemplo, eu entenderia que "a escala menor" é a harmonica... Em outros estilos isso seria diferente e por aí vai.
As duas tem seu uso e são muito comuns.
Se vc estiver tocando choro, por exemplo, eu entenderia que "a escala menor" é a harmonica... Em outros estilos isso seria diferente e por aí vai.
Convidado- Convidado
Re: Menor Melódica
Confuso o mundo menor, né? rsrs
Músicas em menor normalmente tem acorde das três escalas. Não encane muito em separá-las.
Funciona mais ou menos assim esse problema de definição entre os dois professores: música TONAL pressupõe que você tenha função de dominante no V grau e função de tônica no I grau. Nos acordes da escala menor "natural", você não tem acorde dominante no V grau, mas nas outras escalas menores, sim. Então para que uma música esteja num TOM menor, você está lidando em algum momento com acordes derivados da melódica ou harmônica.
Mas também existe música MODAL, ai você eventualmente vai encontrar coisas em eólio ou menor "natural".
Músicas em menor normalmente tem acorde das três escalas. Não encane muito em separá-las.
Funciona mais ou menos assim esse problema de definição entre os dois professores: música TONAL pressupõe que você tenha função de dominante no V grau e função de tônica no I grau. Nos acordes da escala menor "natural", você não tem acorde dominante no V grau, mas nas outras escalas menores, sim. Então para que uma música esteja num TOM menor, você está lidando em algum momento com acordes derivados da melódica ou harmônica.
Mas também existe música MODAL, ai você eventualmente vai encontrar coisas em eólio ou menor "natural".
fma- Membro
- Mensagens : 440
Localização : São Paulo
Re: Menor Melódica
hm, saquei agora, valeu fma \o
____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
Re: Menor Melódica
Só uma pequena contribuição para a excelente explicação do fma...
As escalas Maior e Menor Natural vieram dos modos gregos, e já existiam há muito tempo antes da formação dos Acordes e Sistema Tonal. Quando as pessoas começaram a se deparar com essa situação que o fma falou acima, de não ter acorde dominante (V7) na tonalidade menor, surgiu a escala Menor Harmônica, que através do aumento de meio-tom no sétimo grau, resolveu a questão de gerar um dominante no acorde sobre o grau V da escala (campo harmônico menor Harmônico).
Porém, essa alteração gerou um grande intervalo entre sexto e sétimo graus da Harmônica, difícil, por exemplo, para cantar. Foi aí que surgiu a Melódica, aumentando meio-tom na sexta, em relação à menor Harmônica.
Agora, subir uma escala de um jeito e voltar de outro, foi piração do Bach mesmo... eu tava lá, ví tudo isso aí... kkkk
abs,
As escalas Maior e Menor Natural vieram dos modos gregos, e já existiam há muito tempo antes da formação dos Acordes e Sistema Tonal. Quando as pessoas começaram a se deparar com essa situação que o fma falou acima, de não ter acorde dominante (V7) na tonalidade menor, surgiu a escala Menor Harmônica, que através do aumento de meio-tom no sétimo grau, resolveu a questão de gerar um dominante no acorde sobre o grau V da escala (campo harmônico menor Harmônico).
Porém, essa alteração gerou um grande intervalo entre sexto e sétimo graus da Harmônica, difícil, por exemplo, para cantar. Foi aí que surgiu a Melódica, aumentando meio-tom na sexta, em relação à menor Harmônica.
Agora, subir uma escala de um jeito e voltar de outro, foi piração do Bach mesmo... eu tava lá, ví tudo isso aí... kkkk
abs,
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Menor Melódica
joabi escreveu:Só uma pequena contribuição para a excelente explicação do fma...
As escalas Maior e Menor Natural vieram dos modos gregos, e já existiam há muito tempo antes da formação dos Acordes e Sistema Tonal. Quando as pessoas começaram a se deparar com essa situação que o fma falou acima, de não ter acorde dominante (V7) na tonalidade menor, surgiu a escala Menor Harmônica, que através do aumento de meio-tom no sétimo grau, resolveu a questão de gerar um dominante no acorde sobre o grau V da escala (campo harmônico menor Harmônico).
Porém, essa alteração gerou um grande intervalo entre sexto e sétimo graus da Harmônica, difícil, por exemplo, para cantar. Foi aí que surgiu a Melódica, aumentando meio-tom na sexta, em relação à menor Harmônica.
Agora, subir uma escala de um jeito e voltar de outro, foi piração do Bach mesmo... eu tava lá, ví tudo isso aí... kkkk
abs,
Foi assim que surgiu a m. Melódica, mas desde o começo ela subia de um jeito e voltava de outro, e ao contrario do que você disse o Bach simplificou a coisa, e a Melódica subia e voltava do mesmo jeito, daí o nome escala "Bachiana".
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Menor Melódica
Valeu pela correção, Rdg.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Tópicos semelhantes
» Deixe sua improvisação mais melódica
» JAZZigo - Parte 4
» Relativa menor
» Campo Harmônico Menor Melódico
» O Menor Baixo do Mundo
» JAZZigo - Parte 4
» Relativa menor
» Campo Harmônico Menor Melódico
» O Menor Baixo do Mundo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos