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Pesquisa defende que a madeira não influencia o timbre das guitarras.

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Mensagem por Jr. Primata Sáb Jun 25, 2011 5:33 pm

Recebi em meu email, enviado por um aluno de guitarra elétrica da EMUFRN. Acho que pode resultar numa boa discussão.

"Essa matéria se destina mais para guitarrista.

Tem um trecho que um dos professores (muito bem conceituado por sinal) fez uma pesquisa e comprovou cientificamente que a madeira de forma alguma influencia na qualidade e tonalidade do timbre e sim os captadores.

Ele fez 9 guitarras idênticas, captação, cordas, braço, ferragens e ainda um dispositivo que garantiria a mesma intensidade na ação da palheta ao tocar as cordas. A única coisa diferente nas guitarras era a madeira.

Resultado: descobriu que em hipótese alguma a madeira influência na qualidade e tonalidade do som obtido no instrumento."

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=pUIDnm3pHBg [/youtube]

Abraço a todos

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Mensagem por fheliojr Sáb Jun 25, 2011 6:50 pm

^ah, jah tem um topico, aki, com uma longa discussao sobre esta pesquisa.

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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 25, 2011 6:54 pm

sério? Não vi!!
Mas acredito piamente nisso tenho uma strato Shelter leve que nem uma pluma que tem um som maravilhoso. É a próxima da fila pra receber uns upgrades de caps e tarraxas!
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Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 6:59 pm

Fernando Zadá escreveu: sério? Não vi!!
Mas acredito piamente nisso tenho uma strato Shelter leve que nem uma pluma que tem um som maravilhoso. É a próxima da fila pra receber uns upgrades de caps e tarraxas!

A Shelter faz guitarra fanned????

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Mensagem por fheliojr Sáb Jun 25, 2011 7:06 pm


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Mensagem por Jr. Primata Sáb Jun 25, 2011 10:56 pm

Ups!!!! Perdoem nossa falha. Pesquisei com vários títulos antes de postar. Lerei as opiniões no outro tópico. Esse tema me parece bem fértil para bons debates.

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Mensagem por fheliojr Sáb Jun 25, 2011 11:12 pm

^q eh isso, eh q o titulo daquele topico nao condiz com a discusso principal dele. up

realmente, este tema eh bem controverso.

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Mensagem por andrepbbass Sáb Jun 25, 2011 11:15 pm

Isso poderia se aplicar ao contrabaixo? sim ou não? e porque?

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Mensagem por s.martyn Dom Jun 26, 2011 11:50 am

Pessoal, é provavel que muitos digam que eu estou tendo essa posição pq sou luthier e estou defendendo a questão da madeira influenciar no timbre, mas vou falar assim msm.

primeiramente, com quais aparelhos foram aferidos essese resultados?
esse programa que mostra no video creio não ser o suficiente para aferir todos as variações timbristicas do instrumento.

Recentemente fiz um captador split coil e coloquei num baixo menphis apenas para testar o captador, pois não tinha nenhum outro baixo aqui com captação jazz bass para testar, coloquei o captador no baixo e achei estranho pois realmente não ficou bom, logo em seguida veio aqui em minha oficina um cliente com um fender geddy lee para fazer a blindagem, e pedi a ele pra colocar o captador no baixo dele, ja que ele se queixava de ruidos no baixo, eu disse a ele que esse não possuia ruido algum, bom troquei o captador e ao contrario do afirmam na pesquisa da UFPR o som mudou da agua para o vinho, o som ficou muito mais encorpado, muito mais definido, e simplesmente pra mim ficou claro que há diferenças enormes entre madeiras diferentes.
resumindo eu acho que programa nenhum é capaz de substituir o ouvido para indentificar diferenças sonoras em um instrumento.

outro fato é, toquem em instrumentos desligados, (toquem mais de um, o ideal é uma loja), é muito provavel que identifiquem instrumentos melhores do que outros apenas tocando-os desligados, após os testes desligados pluguem os instrumentos e vejam se não deu certo.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 26, 2011 12:50 pm

s.martyn escreveu:Pessoal, é provavel que muitos digam que eu estou tendo essa posição pq sou luthier e estou defendendo a questão da madeira influenciar no timbre, mas vou falar assim msm.

primeiramente, com quais aparelhos foram aferidos essese resultados?
esse programa que mostra no video creio não ser o suficiente para aferir todos as variações timbristicas do instrumento.

Recentemente fiz um captador split coil e coloquei num baixo menphis apenas para testar o captador, pois não tinha nenhum outro baixo aqui com captação jazz bass para testar, coloquei o captador no baixo e achei estranho pois realmente não ficou bom, logo em seguida veio aqui em minha oficina um cliente com um fender geddy lee para fazer a blindagem, e pedi a ele pra colocar o captador no baixo dele, ja que ele se queixava de ruidos no baixo, eu disse a ele que esse não possuia ruido algum, bom troquei o captador e ao contrario do afirmam na pesquisa da UFPR o som mudou da agua para o vinho, o som ficou muito mais encorpado, muito mais definido, e simplesmente pra mim ficou claro que há diferenças enormes entre madeiras diferentes.
resumindo eu acho que programa nenhum é capaz de substituir o ouvido para indentificar diferenças sonoras em um instrumento.

outro fato é, toquem em instrumentos desligados, (toquem mais de um, o ideal é uma loja), é muito provavel que identifiquem instrumentos melhores do que outros apenas tocando-os desligados, após os testes desligados pluguem os instrumentos e vejam se não deu certo.
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Mensagem por joabi Dom Jun 26, 2011 1:01 pm


Antes de fazer testes com instrumentos o cara deveria fazer testes de audição... só pode ser surdo pra afirmar um negócio desses...

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Mensagem por dibass Dom Jun 26, 2011 1:04 pm

concordo com vc Samuel
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Mensagem por CG Dom Jun 26, 2011 2:27 pm

No outro tópico tem as bases científicas que o cara adotou para o teste.
Eu acho que com baixos a coisa funciona diferente, o baixo depende sim da qualidade da madeira, a não ser se você use captadores EMG.

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Mensagem por s.martyn Dom Jun 26, 2011 2:44 pm

Obrigado Bertola, nós que trabalhamos na area sabemos muito bem que essa pesquisa se mostra deficitária ao afirmar uma coisa dessas.

CG não é diferente para baixos e guitarras ambos são instrumentos de corda tensionada e tocada da msm forma, ainda que a guitarra seja tocada com palheta, mas isso não muda o fato de que são instrumentos similares.

com relação a captação EMG, outro mito diferentes madeiras dão diferntes timbres quando se usa esses captadores, a difernça é que esses captadores vem com um timbre um pouco carregado devido ao préamp integrado, ja coloquei o EMG DC em varios baixos que fiz e ja os toquei um ao lado do outro e posso afirmar que tem diferenças.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 26, 2011 3:14 pm

o baixo depende sim da qualidade da madeira
E porque uma guitarra não?
Cara, eu não utilizo na fabricação de meus (poucos) instrumentos técnicas muito sofisticadas de colagens e "sandwich", utilizo apenas blocos de madeira inteira (às vezes coladas), e posso te garantir que, ao colocar um capt numa guitarra, ela tem um som, colocando outros, outro som. Mesmo que hajam diferenciações sutís, elas existem. O mesmo ocorre com a madeira do corpo.
Eu lí inteira e detalhadamente o tópico sobre isso, e várias questões me chamaram à atenção; a principal delas, a questão do ouvido humano.
Não é à toa que as pesquisas de luthiers no mundo todo apontam para a necessidade do uso da madeira na confecção de instrumentos musicais, mesmo "eletrificados". Ademais, o único material que ví (ouví) soar bem, fora a madeira, foi a fibra de carbono, material notóriamente caro e de difícil trabalhabilidade.
Na verdade não existe ainda substituto para a madeira, e isso aponta para uma política de preservação ambiental séria e reflorestamento cuidadoso, coisas que as empresas não querem fazer, nem o(s) governo(s) incentiva.
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Mensagem por Aldo MF Qui Jun 30, 2011 12:08 am

Considero que a madeira, tipo de corte, umidade, pintura/acabamento, forma de fixar o captador, etc, influenciam, e muito, no timbre final de um instrumento com captação.

Acho muito interessante a página da Ken Smith sobre "tone x wood", clicando no índice das madeiras tem a indicação das características sonoras, sempre considerando-se a captação da Ken Smith.

http://www.kensmithbasses.com/woodpages/woodpagecontents.html
WALNUT - Tone Produced on Smith Basses: Articulate High End w/ Clear Lows

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Mensagem por fheliojr Qui Jun 30, 2011 12:54 am


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Mensagem por Galdino Qui Jun 30, 2011 12:55 am

s.martyn escreveu:outro fato é, toquem em instrumentos desligados, (toquem mais de um, o ideal é uma loja), é muito provavel que identifiquem instrumentos melhores do que outros apenas tocando-os desligados, após os testes desligados pluguem os instrumentos e vejam se não deu certo.
não é regra mas é provavel que aconteça isso.

Não sei porque mais eu já fiz isso, tanto é que eu sempre antes de ficar pegando vários para testar ou ir com um modelo específico. Eu pego um baixo na mão, toco umas 2 ou 3 coisinhas e se me agradar a pegada e o som desplugado eu levo para uma outra etapa... a de testes plugados. ( eu nem comprava os baixos Laughing, mas nessa loja tinha liberdade de pegar desplugado testar, depois pedir para plugar e testar de novo )

Sempre ficava imaginando depois como seria o som daqueles baixos plugados, geralmente aqueles que tinham um som mais "aberto" desplugados e com mais sustain mantinham aquelas características depois de plugados!

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Mensagem por Galdino Qui Jun 30, 2011 1:08 am

^ Ops, saiu duplicado!
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Mensagem por drews Qui Jun 30, 2011 7:09 am

Só uma coisa: ressonância existe sim. Tipos diferentes de materiais tendem a entrar em resonância em freqüências diferentes, reforçando os harmônicos naquele campo do espectro. Isso influencia o timbre. acabou a discussão.
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Mensagem por Paulo Penna Qui Jun 30, 2011 5:24 pm

o melhor é a máquina que o cara montou pra dar a paletada!!!
este teste me pareceu algo parecido com os testes de pesquisas do fim do fantático...
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Mensagem por Huderson Dom Out 19, 2014 4:07 pm

Se o professor usasse um analisador de espectro para verificar os dados coletados, daria pra considerar.
É praticamente impossível detectar variações iguais ou menores que 0,5db, apenas "olhando" o scope.
Esse 0,5db (de um harmônico induzido pela madeira, no caso) é responsável por uma distorção de pelo menos 5% da senoide fundamental (timbre completamente clean).
Se você usar qualquer tipo de efeito, mesmo um simples controle de tonalidade, acentuaria (ou atenuaria) essa "frequência extra", que a madeira forneceu ao timbre.
Essa diferença fica gritante com pouco drive, ou outros métodos de boost em faixas de frequência específicas.

Há um problema no "método científico" aplicado na análise dos dados coletados.
Ele poderia disponibilizar em WAV. as gravações coletadas nos testes para análise de terceiros.

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Mensagem por ifernandes Dom Out 19, 2014 7:23 pm

Talvez seja puro preconceito, mas ao meu ver/ouvir, guitarras soam praticamente idênticas, ainda mais com o uso de alguns efeitos. Não acredito que seja igual mesmo, mas a diferença deve ser tão mínima, que meu ouvido não deve perceber. As únicas guitarras que sinto diferença em questão de timbre e com o som limpo, é uma les paul. Não sei pq, mas sempre identifico uma les paul..
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Mensagem por cK Dom Out 19, 2014 9:13 pm

s.martyn escreveu:[...]coloquei num baixo menphis apenas para testar o captador, pois não tinha nenhum outro baixo aqui com captação jazz bass para testar, coloquei o captador no baixo e achei estranho pois realmente não ficou bom, logo em seguida veio aqui em minha oficina um cliente com um fender geddy lee para fazer a blindagem, e pedi a ele pra colocar o captador no baixo dele, ja que ele se queixava de ruidos no baixo, eu disse a ele que esse não possuia ruido algum, bom troquei o captador e ao contrario do afirmam na pesquisa da UFPR o som mudou da agua para o vinho, o som ficou muito mais encorpado, muito mais definido, e simplesmente pra mim ficou claro que há diferenças enormes entre madeiras diferentes.[...]

Nesse caso não é só a madeira que é diferente...
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