Personalidade X atitude X som
+8
Yngway
_leorocha
Cayo Castro
Mago Mr. Bass
wellrod
Aionius
Lapetina
Fernando Zadá
12 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Personalidade X atitude X som
Já que temos vários tópicos falando de som, equipos e foco gostaria de saber o que o povo pensa sobre personalidade e como ela influência no resultado de tocar. O quanto sua atitude no dia-a-dia como pessoa se reflete no seu som?
Pra mim a influência é crucial e ... bom deixa o povo comentar que vamos debatendo.
Pra mim a influência é crucial e ... bom deixa o povo comentar que vamos debatendo.
Re: Personalidade X atitude X som
acho relativo zadá,
ja vi gente que é bem calma e introvertida no dia a dia, e no palco chamar a responsa e roubar a cena!
acho que o estado de espirito no dia conta mais!
quando se está em paz e alegre o som fica muito melhor do que quando se está tensionado, chateado ou etc...
Ps: Otimo topico zadá!
ja vi gente que é bem calma e introvertida no dia a dia, e no palco chamar a responsa e roubar a cena!
quando se está em paz e alegre o som fica muito melhor do que quando se está tensionado, chateado ou etc...
Ps: Otimo topico zadá!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Pra mim é inevitável, uma vez que a musica deve ser uma expressão de nossos sentimentos. Não só nossas atitudes, mas também nossa vida emocional, espiritual, familiar, social e profissional com toda certeza irão influenciar e muito na resultado da musica tocada. Se você não estiver bem em alguma dessas áreas com certeza isso irá refletir na sua musica, pelo menos é assim comigo, mas as vezes acontece algo diferente:
Quando estou mal muitas vezes a musica me faz sentir melhor e me ajuda a enfrentar minhas dificuldades.
Não sei é bem essa a proposta do tópico, mas foi o que entendi.
Quando estou mal muitas vezes a musica me faz sentir melhor e me ajuda a enfrentar minhas dificuldades.
Não sei é bem essa a proposta do tópico, mas foi o que entendi.
A meta que persigo é colocar a minha persnalidade na "pouca" música que faço... saca? da pessoa ouvir 2 notinhas e saber que já é você... acho que estão intimamente relacionados... não só com o som mas em tudo que você faz... dirigir, trabalhar, andar, falar... e na música o processo, de alguns, pode ser mais lento... e talvez a pessoa possa até passar uma vida inteira sem ter essa necessidade... ou nem sequer saber que isso seria possível...
saca? o lance do Kenny G... não vou entrar no mérito se ele é bom ou não... mas pensemos: poderia um saxofone como outro qualquer... mas basta ele tocar uma simples frase que já dá pra identificar...
Coltrane... e por aí vai...
acho esse um dos acontecimentos mais maravilhosos da música... quando você passa a tomar as rédeas da música na sua vida, quando você, de certa forma, tem um domínio de onde quer chegar com ela... do que você quer falar, se expressar através dela...
saca? o lance do Kenny G... não vou entrar no mérito se ele é bom ou não... mas pensemos: poderia um saxofone como outro qualquer... mas basta ele tocar uma simples frase que já dá pra identificar...
Coltrane... e por aí vai...
acho esse um dos acontecimentos mais maravilhosos da música... quando você passa a tomar as rédeas da música na sua vida, quando você, de certa forma, tem um domínio de onde quer chegar com ela... do que você quer falar, se expressar através dela...
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
Influencia bastante, o instrumento e o instrumentista devem estar em perfeita sintonia e ser um só! para quem estiver ouvindo se sentir bem e saber que aquele som está sendo conduzido de forma legítima e honesta.
Agora no meu caso em particular, eu posso estar P$%# da vida, cansado, triste, ou com qualquer outro tipo de sentimento negativo, mas quando soa a primeira nota tudo isso cai por terra, eu não tenho essa de estar triste e meu som ficar triste também, etc.
Agora no meu caso em particular, eu posso estar P$%# da vida, cansado, triste, ou com qualquer outro tipo de sentimento negativo, mas quando soa a primeira nota tudo isso cai por terra, eu não tenho essa de estar triste e meu som ficar triste também, etc.
Yamaha Club #007
Clube da Voila Marques #036
Mago Mr. Bass- Membro
^eu geralmente sou assim tb
MASSSSS
as vezes rolam umas tretas na banda antes/durante o ensaio
quando acontece, fica aquele clima tenso, que da pra cortar a tensão no ambiente com uma faca!
e o som sai quadrado!
MASSSSS
quando acontece, fica aquele clima tenso, que da pra cortar a tensão no ambiente com uma faca!
e o som sai quadrado!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
é... com música eu perco até a fome... mas depois que desligo tudo ela vem com tudo... heheh
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
a fome eu perco, mas ganho em sede
tomar uma brejinha enquanto toca é fantastico.
=D
tomar uma brejinha enquanto toca é fantastico.
=D
Lapetina- Membro
^na verdade isso quase sempre é o que acontece comigo, mas as vezes quando não estou bem a musica que não me agrada e provavelmente não agrada as outras pessoas e no meu caso que sou musico cristão, Deus também não deve se agradar, mas esta é uma outra questão.
A musica tem um poder de nos transportar para um universo onde parece que o mal não existe, isso acontece comigo em 99,8% dos casos.
Mas essa questão que o Well abordou é muito legal. Poder colocar a sua "marca" na musica, onde quando você algumas poucas notas e os ouvintes já sacarem que é você quem esta tocando e simplesmente fantástico! Porém é algo que muita gente não dá a minima importância, infelizmente. Nessa questão acho que não só o "jeito de tocar", mas até seu timbre contribuirá para se alcançar esse objetivo.
A musica tem um poder de nos transportar para um universo onde parece que o mal não existe, isso acontece comigo em 99,8% dos casos.
Mas essa questão que o Well abordou é muito legal. Poder colocar a sua "marca" na musica, onde quando você algumas poucas notas e os ouvintes já sacarem que é você quem esta tocando e simplesmente fantástico! Porém é algo que muita gente não dá a minima importância, infelizmente. Nessa questão acho que não só o "jeito de tocar", mas até seu timbre contribuirá para se alcançar esse objetivo.
pois é... a fórmula pra atingir essa meta eu num sei até hoje...
Como o Lapetina disse, depende do estado de espírito no dia ou na hora, pelo menos comigo é assim... já fiz duas GIGs no mesmo dia que a vibe foi completamente diferente...
Eu geralmente vo ficando mais sério as coisas não estão fluindo como o esperado...!
OBS: A miscelânia ta tendo tópicos "top de linha" hein... agora ta dando gosto...
Eu geralmente vo ficando mais sério as coisas não estão fluindo como o esperado...!
OBS: A miscelânia ta tendo tópicos "top de linha" hein... agora ta dando gosto...
A maioria citou o lance de personalidade quando esta tocando mas acho engraçado e interessante que pra algumas pessoas há uma verdadeira transformação na hora de tocar onde ela nem parece o sujeito calado ou mais solto e quando começa a tocar muda tudo. Há muita gente assim e eu mesmo procuro sempre deixar os problemas fora do palco e curtir o momento pois com certeza não é lá de cima que vou resolve-los.
O que acho mais curioso é que quando você toca com uma pessoa algum tempo começa a perceber como som dela é levado pela forma como ela pensa mais do que pelo momento. Percebo isso sobretudo quando há improvisos e o som é mais solto. Também influi muito em como a pessoa se porta nas gigs e no relacionamento com o restante do grupo.
Não há como não associar o som solto do Tiago do Espirito Santo por exemplo com a forma relaxada dele se comunicar e conversar. Mesma coisa percebi vendo o Serginho Carvalho conversando pós som no Madeleine. O cara é de uma finesse e sensibilidade que tem tudo a ver com o som dele. Quantas vezes não vimos alguém enjoado pacas e achamos o som enjoado justamente por causa da postura do sujeito???
O que acho mais curioso é que quando você toca com uma pessoa algum tempo começa a perceber como som dela é levado pela forma como ela pensa mais do que pelo momento. Percebo isso sobretudo quando há improvisos e o som é mais solto. Também influi muito em como a pessoa se porta nas gigs e no relacionamento com o restante do grupo.
Não há como não associar o som solto do Tiago do Espirito Santo por exemplo com a forma relaxada dele se comunicar e conversar. Mesma coisa percebi vendo o Serginho Carvalho conversando pós som no Madeleine. O cara é de uma finesse e sensibilidade que tem tudo a ver com o som dele. Quantas vezes não vimos alguém enjoado pacas e achamos o som enjoado justamente por causa da postura do sujeito???
Cayo Castro escreveu:Como o Lapetina disse, depende do estado de espírito no dia ou na hora, pelo menos comigo é assim... já fiz duas GIGs no mesmo dia que a vibe foi completamente diferente...
Cayo já fiz 3 num dia cada um com um clima diferente principalmente por ser com pessoas diferentes, uma na verdade era solo.
E também tenho tendencia a ficar mais sério se a coisa tá estranha.
Engraçado que é unanimidade entre quem me conhece que toco baixo mais relax e com semblante mais risonho do que guitarra que ainda é meu instrumento principal, ou o que me expresso com mais naturalidade, POR ENQUANTO!!!!
Quando vocês falaram sobre botar a personalidade na música eu lembrei de meu avô.
Lembro que uma vez eu tava na casa de meu pai e achava que meu avô tava viajando. Ouvi um violão sendo tocado na igreja que fica em frente a casa e tive certeza que era ele tocando. E era mesmo! Eu era bem novinho na época...
Acho isso incrível! Tocar violão como ele toca, acho que não tem ninguém no mundo. Isso por que ele consegue botar a personalidade dele na música.
Lembro que uma vez eu tava na casa de meu pai e achava que meu avô tava viajando. Ouvi um violão sendo tocado na igreja que fica em frente a casa e tive certeza que era ele tocando. E era mesmo! Eu era bem novinho na época...
Acho isso incrível! Tocar violão como ele toca, acho que não tem ninguém no mundo. Isso por que ele consegue botar a personalidade dele na música.
Diz o ditado que os olhos são o espelho da alma. Acho que todo instrumentista um dia percebe que a música também é.
Eu procuro ao máximo deixar os problemas pra lá e mandar ver nas musicas, infelizmente as vezes não consigo fazer isso, mas só as vezes.
Eu tenho meu jeito de tocar e sei que é diferente dos outros, assim como os outros são diferentes de mim. Não sei as pessoas identificam meu som só de ouvi-lo, pois nunca perguntei e nem nunca me disse nada, até porque na igreja isso não rola tanto, mas de toda forma procuro sempre dar o meu melhor e por meus sentimentos nas musicas.
Eu procuro ao máximo deixar os problemas pra lá e mandar ver nas musicas, infelizmente as vezes não consigo fazer isso, mas só as vezes.
Eu tenho meu jeito de tocar e sei que é diferente dos outros, assim como os outros são diferentes de mim. Não sei as pessoas identificam meu som só de ouvi-lo, pois nunca perguntei e nem nunca me disse nada, até porque na igreja isso não rola tanto, mas de toda forma procuro sempre dar o meu melhor e por meus sentimentos nas musicas.
Mais alguém aqui acha que as pessoas mais introspectivas tendem a levar um som mais introspectivo????
sei não Zadá,
eu acho que varia muito!
acho que existe uma personalidade musical de cada pessoa, que muitas vezes coincide de casar com a personalidade "normal" da pessoa.
eu sou no dia-a-dia bem brincalhao mas geralmente toco mais sério, me divirto, mas fico mais contido.
e conheço pessoas exatamente o oposto!
eu acho que varia muito!
acho que existe uma personalidade musical de cada pessoa, que muitas vezes coincide de casar com a personalidade "normal" da pessoa.
eu sou no dia-a-dia bem brincalhao mas geralmente toco mais sério, me divirto, mas fico mais contido.
e conheço pessoas exatamente o oposto!
Lapetina- Membro
Fernando Zadá escreveu:Mais alguém aqui acha que as pessoas mais introspectivas tendem a levar um som mais introspectivo????
Acho que a música, sendo uma linguagem universal, até pode agir como uma terapia para tornar as pessoas mais extrovertidas, mais comunicativas e inseridas num meio social... tiro por base eu mesmo... era SUPER ULTRA TOTALMENTE tímido!!! e tenho certeza que foi a música quem me modificou!!!
Eu sou assim....
Mais alguém aqui acha que as pessoas mais introspectivas tendem a levar um som mais introspectivo????
Eu sou a antítese disso... Inclusive meus alunos ficam absolutamente surpresos ao saberem, que eu tenho uma banda de rock e mais ainda ao me verem tocando!!!
Eu sou assim....
Eu sou a antítese disso... Inclusive meus alunos ficam absolutamente surpresos ao saberem, que eu tenho uma banda de rock e mais ainda ao me verem tocando!!!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Diz o ditado que os olhos são o espelho da alma. Acho que todo instrumentista um dia percebe que a música também é.
Concordo plenamente!
Concordo plenamente!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
VEjo a personalidade como uma reflexo do que somos. E ponto. ISso vai, de uma frma ou outra se refletir na maneira que falamos, cagamos e ... tocamos.
A questão é a habilidade de cada um de colocar em linhas, letras, e sons suas opiniões e emoçoes.
Isso vai desde a forma de atacar e abafar as cordas, até sua postura no palco!
A questão é a habilidade de cada um de colocar em linhas, letras, e sons suas opiniões e emoçoes.
Isso vai desde a forma de atacar e abafar as cordas, até sua postura no palco!
Yngway escreveu:Diz o ditado que os olhos são o espelho da alma. Acho que todo instrumentista um dia percebe que a música também é.
Caraca.. curti o que ce falou Yngway...
Fernando Zadá escreveu:Mais alguém aqui acha que as pessoas mais introspectivas tendem a levar um som mais introspectivo????
Eu acho que acontece mas tbm pode não acontecer...
Tbm toco guitarra,Zadá
Mas comigo acontece o contrário... sou mais solto no baixo...mais pra cima...
Enquanto na guitarra, é como minha alma pendesse pra melodias mais serenas, sei lá...
Essas coisas nunca se dá pra explicar sem ser um pouco piegas...
Um exemplo famoso dessa bipolaridade musical é o John Frusciante...
Quem teve a oportunidade de ver o trabalho solo dele fica em dúvida se é o mesmo John que tocava no Red Hot Chilli Peppers
Lapetina escreveu:
Na questão pessoal, concordo totalmente com sua opinião. Acredito que, pelo menos pra mim, meu estado de espírito conte mais do que minha personalidade em si. Quando estou na paz, sem preocupações externas e tranquilo e focado no meu som, ele sempre sai muito melhor do que quando existem preocupações externas que infelizmente não consigo separar e acabam me afetando diretamente enquanto to tocando.
Lapetina escreveu:
e o som sai quadrado!
E concordo também aqui. Quando estão todos numa boa, o som flui de maneira muito mais natural do que quando rolou algum stress entre a galera...
filipinhow- Membro
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos