Encrinamento
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Encrinamento
Fala galera...
To precisando trocar a crina do meu arco (colocar crina animal). Tenho um arco alemão Roma, simples para estudo msm, feito em Ipê.
Alguém tem dicas de um serviço com bom custo-benefício em SP?
E gostaria de ouvir tb algumas dicas ou cuidados q preciso tomar nesta troca, além de sugestões se há algum de tipo se crina que vcs preferem (escura, clara... ou alguma outra diferença).
Importante saber qto costumam pagar ou qt os caras cobrando pra fazer isso tb.
Abç
Vlad
To precisando trocar a crina do meu arco (colocar crina animal). Tenho um arco alemão Roma, simples para estudo msm, feito em Ipê.
Alguém tem dicas de um serviço com bom custo-benefício em SP?
E gostaria de ouvir tb algumas dicas ou cuidados q preciso tomar nesta troca, além de sugestões se há algum de tipo se crina que vcs preferem (escura, clara... ou alguma outra diferença).
Importante saber qto costumam pagar ou qt os caras cobrando pra fazer isso tb.
Abç
Vlad
Última edição por Vlad em Qui 30 Jun 2011, 4:30 pm, editado 1 vez(es)
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Da quod iube, et iube quod vis...
Re: Encrinamento
Vlad, eu pago 150 pra trocar a crina. A melhor crina é da Mongolia, e eu gosto muito da preta. Nunca usei a mesclada, mas tenho muita vontade. A branca nao gosto muito e a marrom tem um timbre particular. Tenho um arco com a preta e um com a marrom. A preta é a que se encaixa melhor que tem melhor articulacao. Mas isso vai do arco tb..enfim...Mas um caso pra se testar todas as possibilidades.
O PG deve fazer este servico.
Grande abraco,
O PG deve fazer este servico.
Grande abraco,
raonirodrigues- Membro
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Re: Encrinamento
Escolha a cor que você achar mais bonita. Não existe menor diferença de timbre entre as cores da crina. Existe gente que diz que a preta tende a pegar mais breu, mas se esse for o caso e você preferir a branca é só você usar mais breu.
luizribeiro- Membro
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Re: Encrinamento
Luiz, concordo que seja possivel tirar um timbre parecido usando crinas diferentes. Mas, fisicamente falando a crina preta é mais porosa que as outras..Dai, o motivo dela "pegar mais breu"..De qualquer forma, as diferenças de timbre sao grandes...isso sem levar em conta a qtd de crina, o arco, o breu..etc..etc...Já usei crinas diferentes no mesmo arco, e a diferenca é bem grande..Bom, essa é a minha experiencia..
Grande abraco, Raoni
Grande abraco, Raoni
raonirodrigues- Membro
- Mensagens : 125
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Re: Encrinamento
vamos voltar ao nosso segundo grau para as aulas de biologia.
Existem genes que vão determinar a cor do cabelo e outros que vão determinar a textura, não é atoa que temos todos os tipos de cores e texturas, não necessariamente o cabelo escuro vai ser crepo nem o loiro liso. A mesma coisa acontece com o cabelo do cavalo.
Eu já tive encrinei meus arcos com cabelo de todas as cores e digo que existe diferença, mas não por conta da cor, mas sim porque nunca o luthier vai conseguir fazer um trabalho manual exatamente igual ao outro, não vai ser o mesmo cabelo do mesmo animal. E a diferença não é de timbre e sim de pegada.
Existem genes que vão determinar a cor do cabelo e outros que vão determinar a textura, não é atoa que temos todos os tipos de cores e texturas, não necessariamente o cabelo escuro vai ser crepo nem o loiro liso. A mesma coisa acontece com o cabelo do cavalo.
Eu já tive encrinei meus arcos com cabelo de todas as cores e digo que existe diferença, mas não por conta da cor, mas sim porque nunca o luthier vai conseguir fazer um trabalho manual exatamente igual ao outro, não vai ser o mesmo cabelo do mesmo animal. E a diferença não é de timbre e sim de pegada.
luizribeiro- Membro
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Re: Encrinamento
Luiz,
Agradeço, a aula de genética, mas acho que voce nao entendeu o meu ultimo post. Como eu bem disse acima, trata-se de um relato das experiências que tive tocando e das informações que colhi junto aos meus mestres, professores, amigos e luthieres. São inúmeras as variáveis, ficando assim ao gosto do músico a crina ou mesmo arco que se aproxime com mais exatidão a suas preferências. No entanto, como você bem colocou a mudança é de pegada, de articulação, fato que para mim está intimamente vinculada a questão do timbre. No entanto, a escolha do tipo de crina somente a partir do critério da beleza, soa pouco cuidadoso e simplista aos meus ouvidos.
Grande abraco,
Agradeço, a aula de genética, mas acho que voce nao entendeu o meu ultimo post. Como eu bem disse acima, trata-se de um relato das experiências que tive tocando e das informações que colhi junto aos meus mestres, professores, amigos e luthieres. São inúmeras as variáveis, ficando assim ao gosto do músico a crina ou mesmo arco que se aproxime com mais exatidão a suas preferências. No entanto, como você bem colocou a mudança é de pegada, de articulação, fato que para mim está intimamente vinculada a questão do timbre. No entanto, a escolha do tipo de crina somente a partir do critério da beleza, soa pouco cuidadoso e simplista aos meus ouvidos.
Grande abraco,
raonirodrigues- Membro
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Re: Encrinamento
Se for só pela blz eu vou ficar com um misto... tipo luzes ou reflexo...
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Da quod iube, et iube quod vis...
Re: Encrinamento
Vlad escreveu:Se for só pela blz eu vou ficar com um misto... tipo luzes ou reflexo...
Eu uso Crina Preta... mas o Luiz tem razão...a cor não influencia na textura.
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Eduardo Malta
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edumalta- Membro
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