vale a pena desfretar o baixolão??
+7
Tarcísio Caetano
wolfman
José Carlos
Guilé
Lapetina
jgs
NANDOEMIRA
11 participantes
Página 1 de 1
vale a pena desfretar o baixolão??
galera tenho um strimberg BA 450 (modelo novo) estou pensando em dar para o samuel desfreta-lo pra mim,na minha cabeça eu acho que terei um contrabaixo fretles e um acustico em um só, oque vcs acham???
NANDOEMIRA- Membro
Re: vale a pena desfretar o baixolão??
NANDOEMIRA escreveu:na minha cabeça eu acho que terei um contrabaixo fretles e um acustico em um só
o baixolão fretless fica com sonoridade mais próxima ao do elétrico fretless, e é isso. não pense que vc vai ter som de baixo acústico (vertical) porque não vai.
nao nao, quando mencionei "acustico" quis dizer baixolão, eu continuo com um baixolão (que nao deixa de ser acustico) e um fretles
NANDOEMIRA- Membro
^não,
MAS
se pegar um baixolão fretless e por cordas de nilon ai vai tirar um timbre bem legal e um pouco mais puxado para o acustico.
MAS
se pegar um baixolão fretless e por cordas de nilon ai vai tirar um timbre bem legal e um pouco mais puxado para o acustico.
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
pow uma boa, lapetina, essa dica ai com certeza vou usarLapetina escreveu:^não,
MAS
NANDOEMIRA- Membro
José Carlos- Membro
Guilé escreveu:Espia só...
https://www.contrabaixobr.com/t12814-baixolao-vale-a-pena-desfretar?highlight=desfretando+baixol%E3o
com certeza guilé, aquele topico la me acrescentou muito em relação a minha opnião...
NANDOEMIRA- Membro
Lapetina escreveu:se pegar um baixolão fretless e por cordas de nilon
aquelas la bella?
hmm
http://www.talkbass.com/forum/f16/using-flats-abg-249239/
http://www.talkbass.com/forum/f16/using-flats-abg-249239/
será que nao tem nenhum video de algum baixolão fretless com cordas de nylon e a espuma na ponte como esta neste blog ?
http://captainbasement.blogspot.com/search/label/Baixol%C3%A3o
http://captainbasement.blogspot.com/search/label/Baixol%C3%A3o
NANDOEMIRA- Membro
^manda uma MP pro claudio Rocha aqui do forum
ve se ele não consegue fazer um review ou postar um som
ve se ele não consegue fazer um review ou postar um som
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
isso que eu ia falar, eu tive a ligeira impressao que o baixista que fez esse video posta no forum aqui... o lapetina já identificou... acho que em vez de MP seria mais interessante o claudio rocha postar algo por aqui, já que ele virou assunto
^Claudião é o cara!
e esse blog dele é bem interessante
deveria ficar no favoritos da galera!
ele deve estar meio ausente do forum por causa das gravações do Idolos.
mas se não me engano acabou e ele deve aparecer por aqui mais.
e esse blog dele é bem interessante
deveria ficar no favoritos da galera!
ele deve estar meio ausente do forum por causa das gravações do Idolos.
mas se não me engano acabou e ele deve aparecer por aqui mais.
Lapetina- Membro
ele é o baixista do idolos?
intaum aquele baixolão preto do blog é o que ele tocou, né?
legal, ficou muito legal o timbre mesmo
intaum aquele baixolão preto do blog é o que ele tocou, né?
legal, ficou muito legal o timbre mesmo
NANDOEMIRA- Membro
^sim, ele é o baixista do idolos.
não vi, vou procurar.
não vi, vou procurar.
Lapetina- Membro
Eu fiz no meu e gostei... coloquei trastes de novo porque enjoei...
Lapetina escreveu:^sim, ele é o baixista do idolos.
não vi, vou procurar.
no blog mesmo tem o audio do baixolão dele fretles com cordas lisas e espuma na ponte, ficou muito parecido com o upright
NANDOEMIRA- Membro
nando, vc toca seu baixolão mais plugado ou desplugado?
Uma fonte de informações sobre este assunto:
https://www.contrabaixobr.com/t12814-baixolao-vale-a-pena-desfretar
Edit: O Guilé já "lascou" este link lá em cima...desculpem, não vi...
https://www.contrabaixobr.com/t12814-baixolao-vale-a-pena-desfretar
Edit: O Guilé já "lascou" este link lá em cima...desculpem, não vi...
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
jgs escreveu:nando, vc toca seu baixolão mais plugado ou desplugado?
plugado cara,pq? muda alguma coisa??
NANDOEMIRA- Membro
se for usar corda flat de baixo eletrico em baixolao, muda um pouquinho pra tocar desplugado, nao sai no mesmo volume que com corda de bronze, por ex. mas se vc vai tocar plugado quase que o tempo todo isso deixa de ser um problema!
atha, saquei jgs, pretendo toca-lo sempre plugado, a nao ser em casa de bobeira, sacou?
NANDOEMIRA- Membro
quando esqueço de levar o baixo para a aula eu toco em um baixolão fretless e acho o som LINDO
Gospel Club #86 | Clube dos baixistas amantes de UFC #09 | Contrabaixo BR FC #11 | Jazz Bass Clube #20[i]
Luizão- Membro
NANDOEMIRA escreveu:atha, saquei jgs, pretendo toca-lo sempre plugado, a nao ser em casa de bobeira, sacou?
saquei
é que minha situação é o oposto da sua... heheh... eu toco BEM mais o baixolão desplugado, diria 90% do tempo que toco ele é desplugado
Desculpa o sumiço… esses últimos tempos foram complicados, mas vamos lá…jgs escreveu:isso que eu ia falar, eu tive a ligeira impressao que o baixista que fez esse video posta no forum aqui... o lapetina já identificou... acho que em vez de MP seria mais interessante o claudio rocha postar algo por aqui, já que ele virou assunto
Já faz uns anos que tirei os trastes do baixolão, e coloquei cordas flat ou nylon, gosto do timbre que fica, é parecido com o upright. Apesar do video que vou postar estar com cordas flat, atualmente ele está com LaBella de nylon. Se sua idéia é ter um timbre com essa característica, acho muito válida a alteração.
Abraço!
Claudião
Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
e awe claudio blz? cara minha intençao nao era nao, mais depois que entrei em seu blog fique com grande espectativa de fazer no meu tmbn, quanto custa + ou - esssas cordas labella???
NANDOEMIRA- Membro
se forem as que eu to pensando, toma um link com preço
http://cgi.ebay.com/BELLA-BLACK-NYLON-TAPE-WOUND-BASS-STRINGS-760N-/110677110154?pt=Guitar_Accessories&hash=item19c4dead8a#ht_734wt_907
http://cgi.ebay.com/BELLA-BLACK-NYLON-TAPE-WOUND-BASS-STRINGS-760N-/110677110154?pt=Guitar_Accessories&hash=item19c4dead8a#ht_734wt_907
nossa até que nao é caro nao, o encordoamento fretles aqui na minha cidade é uns 150,00
NANDOEMIRA- Membro
encordoamento lá fora costuma ser mais barato mesmo... mas nao tenha pressa pq demora tipo 1 mes pra chegar....
Gostaria de aproveitar esse tópico para tirar algumas dúvidas à respeito dessa "alternativa" à um Upright usando um Baixolão. Vendo alguns vídeos e ideias em outros tópicos fiquei muito interessado. Primeiramente qual baixolão seria uma boa opção? Até agora o único que já é fretless (Na faixa de preço de R$700 - R$1200) que eu vi foi esse http://www.playmusicinstrumentos.com.br/ProdutoId-5268/Cordas/Baixolao/Baixolao-Giannini-4-Cordas-Fretless-GWSBXA-FL-NS.html, será que é uma boa? Ou compensa mais tentar achar um Ibanez ou um Crafter e desfretar depois? Outra dúvida, é que eu gostaria de usar ele não plugado, com essa configuração já postada de cordas Nylon e talvez a espuminha, o volume ficaria muito baixo? Obrigado
Bass005- Membro
Esse Giannini tem um belo timbre! A captação é surpreendente se tratando de um instrumento dessa faixa de preço. É bem construído, bem acabado. Só as bolinhas em cima da escala que mereciam mais atenção. O sistema da ponte não foi feito pra cordas baixas, se baixar muito perde a pressão e acaba causando um ruído que não é captado mas tocando desplugado incomoda. No feedback é obrigatório no palco, do contrario tem bastante ressonância. Em termos de som, com referência ao timbre do vídeo do Claudio usando as mesmas cordas, o Giannini tem menos sustain e um grave mais escuro.
Nenhum baixolão que eu tenha tocado tem muito volume acústico, fretless tem menos, com espuminha menos ainda. Você se ouve tranquilamente, mas se juntar um violão, por exemplo, não vai acompanhar.
Tenho chegado à um timbre muito próximo do rabecão usando cordas lisas e de nylon, equalização cuidadosa e falantes de 12 ou 15. Quem tem tocado comigo concorda. É muito válido pra quem não quer encarar o estudo do acústico.
Nenhum baixolão que eu tenha tocado tem muito volume acústico, fretless tem menos, com espuminha menos ainda. Você se ouve tranquilamente, mas se juntar um violão, por exemplo, não vai acompanhar.
Tenho chegado à um timbre muito próximo do rabecão usando cordas lisas e de nylon, equalização cuidadosa e falantes de 12 ou 15. Quem tem tocado comigo concorda. É muito válido pra quem não quer encarar o estudo do acústico.
Bruno Alcântara- Membro
Muito obrigado pelas informações Bruno, assim que for possível então vou procurar uma loja para testar o Baixo.
Bass005- Membro