Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na compra de um violão

+4
Nord
José Carlos
Andrezinho
Cayo Castro
8 participantes

Ir para baixo

Ajuda na compra de um violão Empty Ajuda na compra de um violão

Mensagem por Cayo Castro Qua Jul 27, 2011 1:06 am

Galera, to querendo comprar um violão de aço. Conheço marcas boas e tudo mais. Mas, to querendo um violão que possa ser usado elétrico mas tenha um som decente usado em acústico ( sem aquele som de metal e sem definição). O que vcs me indicam até uns 1.000 reais???
Ou é melhor comprar um acústico e colocar um captador a parte???

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na compra de um violão Empty Re: Ajuda na compra de um violão

Mensagem por Andrezinho Qua Jul 27, 2011 11:21 am

Yamahas costumam ser excelentes opções nessa faixa de preço ai...
Se eu fosse você, dava uma vasculhada nisso!
Série Compass é excelente, mas talvez um pouco acima disso!
Ovation também é uma boa...

Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagem por José Carlos Qua Jul 27, 2011 11:22 am

O vocalista da minha banda tem um Crafter acho que foi por volta de uns R$800,00 e o violão tem um som macio e incrível plugado ou desplugado. Não sei te falar o modelo, mas dá uma conferida vc encontra!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagem por Nord Qua Jul 27, 2011 11:54 am

Se quando você fala "som acústico" você quer dizer "timbre nylon", o único violão de aço que faz isso com perfeição (de todos os que já toquei) foi um takamine. Só o volume não é lá essas coisas... Não lembro o modelo, mas acredito que o cara do teatro falou algo sobre G240.
Fica a dica de você testar um Crafter e, se gostar, conversar com o vendedor sobre o preço.
Aidna sobre preço, Tagima tem timbre metálico muito bom para sons melódicos (algo que lembra música de igreja), Yamaha tem muitos violões bons que sugerem sonoridades potentes, mas deixa a desejar se for tocar estilo clássico, eu tenho 2 Giannini's e são ótimos para tocar do clássico ao rock, mas é difícil encontrar um que não precise de ajustes em lojas.
Por fim, experimenta também uns violões clássicos (ou eruditos) que são feitos para tocar em qualquer lugar, seja no banheiro, em um concerto ou em um festinha rock/pop rock. Desses indico os Made in Spain, Made in korea e tbm os Made in Brazil.

P.S.: Se tudo falhar, compra um acústico que te agradar e muda a captação. xD
Nord
Nord
Membro

Mensagem por wellrod Qua Jul 27, 2011 12:55 pm

acho que já temos um tópico sobre isso... num sei se ele já foi apagado... lembro que já meti o bedelho nesse assunto de violão... hehe

Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Mensagem por Cayo Castro Qua Jul 27, 2011 2:33 pm

^ Well, eu procurei pela palavra "violão", "compra", "compra de violão" e não veio nada....!
Meta o bedelho nesse aqui tbm... sua opinião é mais que bem-vinda...! Smile

Já ouvi falar que esse crafter's estão com um sonzão mesmo...marquei de dar uma conferida com o dono de um estúdio aqui. Ele falou que ta usando ele pra gravar...! Deve ser bom mesmo.

Se quando você fala "som acústico" você quer dizer "timbre nylon", o único violão de aço que faz isso com perfeição (de todos os que já toquei) foi um takamine. Só o volume não é lá essas coisas...

Quando falo som acústico, quero dizer com ele desplugado, amigo...!
Timbre de nylon em violão de aço??? essa nunca tinha ouvido falar... Wink

Membro

Mensagem por Lapetina Qua Jul 27, 2011 2:43 pm

^alem de não fazer muito sentido!
se quer um timbre de nylon compre um de nylon!
=D

Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagem por Cayo Castro Qua Jul 27, 2011 2:57 pm

^ Pois é... não entendi o que o cara quis dizer.... Razz

Enfim... to indo lá da uma testada no crafter...
Mais tarde colo por aqui pra dizer o que achei...

fui...

Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jul 27, 2011 3:10 pm

Acho que violão de aço, obrigatoriamente tem que ser maciço. Não compraria em hipótese alguma algo que não fosse maciço com uma boa captação.
Mas nessa faixa de preço fica complicado.
Mas se for levemente maior o investimento, tem muita coisa boa. Principalmente na faixa de R$ 1.300 a R$ 1.600.

Walden tem em São Paulo, na Teodoro, está por volta de R$ 1.500 veja que especificações legais:
http://www.waldenguitars.com/D560CE.html.

Hofma também se acha vários legais nessa faixa de preço maior.

Mas se não der mesmo para gastar mais, talvez o Hofma HMP310 que é maciço e se encontra por R$ 900 a R$ 1.000 resolva. Mas não tem aquele som todo de um Hofma mais caro ou do Walden.

Fica bem claro que Hofma e Walden e até Sigma são violões que copiam descaradamente os Martin...

Eu evitaria comprar Crafter, Yamaha e Takamine baratos de madeira laminada na faixa de R$ 1.000. Não é por que é marca famosa que tem bom som.

Mas se for dessas mesmas marcas citadas e maciço (solid Spruce, por exemplo) já vai ter som bem legal. Mas dai já cai para faixa de uns 2,5 a 3K.
Os Takamines mais caros são todos maciços e incríveis. Belos instrumentos. Crafter e Yamaha também não fazem feio.

Finalmente se estiver afim de um baita violão de verdade, tem os Martin e os Taylor (sempre solid ou maciço, por favor). Mas dai a coisa já começa nos 4,5K para cima.

Veja a história nesse fórum de um cara que queria comprar um violão de R$ 500 e acabou levando um Walden D560CE de R$ 1.500:

http://www.guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=7&t=11807

Tem fotos também do Hofma mais barato de R$ 900. Mas veja que o post é antigo e alguns valores subiram cerca de 10%. Esse Hofma hoje está por volta de R$ 1.000.

Acredito que a loja do Claudio manda por correio.

Acho que é por ai. Sempre gostei de violão e quase já comprei um Martin, mas nunca aprendi a tocá-los... Isso me dá uma frustação!

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por wellrod Qua Jul 27, 2011 3:14 pm

Cayo Castro escreveu:^ Well, eu procurei pela palavra "violão", "compra", "compra de violão" e não veio nada....!
Meta o bedelho nesse aqui tbm... sua opinião é mais que bem-vinda...! Smile

Já ouvi falar que esse crafter's estão com um sonzão mesmo...marquei de dar uma conferida com o dono de um estúdio aqui. Ele falou que ta usando ele pra gravar...! Deve ser bom mesmo.

Se quando você fala "som acústico" você quer dizer "timbre nylon", o único violão de aço que faz isso com perfeição (de todos os que já toquei) foi um takamine. Só o volume não é lá essas coisas...

Quando falo som acústico, quero dizer com ele desplugado, amigo...!
Timbre de nylon em violão de aço??? essa nunca tinha ouvido falar... Wink

Cara... eu tenho um problema com violões nylon... os que eu gosto saiu tudo de linha... meu sonho de consumo era o APX 9N ou o 10N... não lembro direito... da Yamaha... mas a última vez que estive no site, eles já estavam fora de linha... Acabei comprando na época o 5NA, que também saiu de linha... fiquei meio "sem referências"... cheguei a dar entrada num Frameworks (aquele que é MIDI que o lenine, joyce, roberto menescal usam ou usavam... aquele que tem a cabeça no lado oposto do instrumento e é vazado tipo o silent da yamaha), mas o carinha me deu um cano e perdi 200 euros... (pra variar né... qualquer semelhança é mera coincidência... mas ele apareceu e disse uma vez que meu violão tava pronto... eu é que não tava mais... já havia gasto o dinheiro... hehe)

Outra referência são os Godin Multiac... gosto muito deles... ainda mais que tem captador hexafônico que trabalha com Nylon, o que permite integração com pedais tipo da Roland GR.... para simular outros instrumentos... MIDI com nylon é uma combinação perfeita, pois fica mais legal para tocar com os dedos do que os de aço que a gente geralmente toca com palheta... e geralmente tem que ser guitarra para usar os módulos GK que só trabalham com cordas de aço...

E se tu tem bala na agulha ou estiver disposto a gastar, pode partir para os Sadowsky (violão do Gilberto Gil, Djavan, Lee Ritenour, etc...) mas esses só importando... mas eles tem uma levada e uma sonoridade mais próxima de guitarra... pelo menos os que já ouvi... tem toda a praticidade de um violão de nylon, mas com sonoridade mais de guitarra...

Tem a linha Silent da Yamaha (tem Nylon e Aço)... eles são compactos, fáceis de carregar, desmontáveis, tem 2 níveis de reverb e mais um dispositivo para tu conectar um player e tocar junto tudo dentro do instrumento através de fone de ouvido... são violões mais styles... mas não tem o mesmo feeling dos APX que possuem corpo, então a sonoridade nem se discute nesse ponto... o preço é bem em conta mesmo sendo um Yamaha...
o único fator que constatei quando comprei o meu foi a bateria... num dura mais que 2 horas... creio que seja algum defeito de fabricação... o meu APX dura quase que anos... enquanto que a bateria do Silent dura algumas horas... mas não sei se é um problema específico do lote, do modelo, ou do meu violão, ou até mesmo se esse problema já foi corrigido... mas de uma coisa eu tenho ciência... eles já sabiam do problema e enviam junto uma fonte para vc plugar no violão... aí eu adaptei um botaozinho de On/Off (onofre... heheh) pra desligar a bateria...

Tem os Takamine da vida... particularmente nunca usei... são caros, mas eu vejo sempre o pessoal usando os de aço... tem uma linha secundária deles chamada Jasmine... mas nem sei se ainda vende...

Os novos Crafter estão com um acabamento muito bonito... excelente custo benefício e ótima captação... talvez compense nesse quesito...

Tem os antigos da FOX que são muito bons... tem uma resposta de graves muito fiel... e se aproximam muito ao design dos Godin...

E agora tenho visto entrar no mercado os violões da Taylor... acabamento impecável e uma longa história aí com muitos artistas... mas o preço é absurdo... o basicão dos basicões da Taylor aqui chega a custar quase 9 mil reais...

E tem também a linha fender... se você procura um som acústico de aço, procure os folk da Fender... origem Taiwan, mas um som maravilhoso... tenho um modelo simples da Fender, sem captação ativa, mas ele desplugado o som é simplesmente magnífico... a captação dele deixa um pouco a desejar... você só tem nesse o volume e o tone... mas creio que seja mais a dificuldade desse que vos fala em conseguir achar um som legal numa mesa de som... o preço não é tão alto... há cerca de 15 anos ele me custou 700 reais... e creio que o preço não esteja muito longe disso...

Os de aço da yamaha eu num curto muito porque o corpo dos instrumentos é pequeno, então não gera um som que seja do meu gosto... fica um som meio "espremido"... baixo... comprimido... mas eles plugados ficam bem legais... a captação supre essa deficiência...

Bem... acho que é isso... e tem os de luthier... mas são caríssimos... São os que o João Bosco usa, Ana Carolina, etc... Os tais Sugiyamas, Tessarim...

Espero ter ajudado...

Edit: os Martin, como o amigo acima comentou, eu nem comentei pois são top dos top... pra mim é tipo elefante branco... hehe caríssimos (pelo menos pra um pobre que nem eu... rsrs) mas são sonho de consumo... evito até entrar no site deles pra não ficar babando aqui... rsrsr

Não tinha lido que seu interesse era os de aço... desculpe... rsrsr
Mas vai nessa onda do Crafter... excelente custo benefício...
Se tu por acaso encontrar o Fender de taiwan que te falei, experimente e veja se é o que você procura... som muito cristalino, volume, braço pequeno e folk (pra mim, se for pra aço é fundamental ser folk... não gosto dos violões de aço compactos... mas aí é gosto...) agora só num lembro se meu fender é Coreano ou de Taiwan... bah... é tudo a mesma coisa... rsrsr

Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagem por wellrod Qua Jul 27, 2011 3:59 pm

Andrezinho escreveu:Yamahas costumam ser excelentes opções nessa faixa de preço ai...
Se eu fosse você, dava uma vasculhada nisso!
Série Compass é excelente, mas talvez um pouco acima disso!
Ovation também é uma boa...

Os ovations são lindos e lendários!!! Parece que agora estão de volta e mais acessíveis!!! Mas tem um som muito característico... o pessoal da minha época costumava dizer que Ovation tem som de Ovation, não de violão... Meu primo me disse uma vez que eles foram projetados por engenheiros de aviação... meio que com o material de fibra utilizado em helicópteros... mas até onde isso é verdade eu não sei... nunca pesquisei a respeito...

wellrod
wellrod
Membro

Mensagem por Cayo Castro Qua Jul 27, 2011 5:22 pm

Bom, fui lá testar o Crafter... ele não sabia qual era o modelo.
Mas ele era bem acabado,braço fino e confortável, ele tem cutway e EQ de 4 bandas...(bass, middle, trebble e presence).

Desplugado: O som tem bastante definição mas ainda achei muito metálico. Além do volume baixo.

Plugado: O som muda drasticamente, é um bom violão. Mas ainda é muito metálico pro meu gosto.

Vo testar os Takamines e os Yamahas lá na bolívia esse final de semana. Se não gostar o jeito é esperar mais uma grana e e elevar um pouco mais o nível da procura...!

Membro

Mensagem por Daniel Qua Jul 27, 2011 5:30 pm

Maurício_Expressão escreveu:Acho que violão de aço, obrigatoriamente tem que ser maciço.

[2]

king

Membro

Mensagem por Nord Qua Jul 27, 2011 6:13 pm

kkk
Depois que li vi o rolo que deu minha resposta. Não quis dizer bem o "timbre", mas é que (lá vou eu me enrolar de novo...) a sonoridade de um 'aço' e um 'nylon' são distintos, mas toquei em um Takamine de aço com um sonzão mais aberto e 'gordo' que o som normal de aço, e esse som lembra o som de um violão de nylon.
não, não estou ficando louco
Nord
Nord
Membro

Mensagem por wellrod Qua Jul 27, 2011 6:22 pm

scratch

wellrod
wellrod
Membro

Mensagem por wellrod Qui Jul 28, 2011 1:50 pm

Acho que a informação que falei sobre o Ovation confere... fiz uma pesquisa no Wikipedia e eis o encontrado:

The first Ovation guitar was developed in 1966 by Charles Kaman (1919-2011).[2][1] Kaman, an amateur guitarist from an early age, received his bachelors degree in aeronautical engineering from the Catholic University of America in Washington DC, and then worked on helicopter design as an aerodynamacist at United. Eventually he founded his own helicopter design company, Kaman Aircraft, in 1945.
A mid-1970s Kaman Ovation 1612-4 Acoustic Electric Guitar, next to a lute.

The Kaman Corporation soon diversified, branching off into nuclear weapons testing, commercial helicopter flight, the development and testing of chemicals, and helicopter bearings production. But in the early 1960s, financial problems due to the failure of their commercial flight division forced them to consider expanding into new markets, such as entertainment and leisure. Charles Kaman, still an avid guitar player, became interested in the making of guitars.[1]

Using his background in aviation engineering, Kaman designed a rounded-bowl back, intended to improve the flow of sound through the guitar, and developed a new top bracing system. Finally, although he kept the idea of using a wood soundboard, the body and sides of the guitar were manufactured of composite. This configuration has characterized nearly all Ovation acoustic and acoustic-electric guitars down to the present day.[1]

In 1972, Ovation introduced one of the first production solid body electric guitars with active electronics, the Ovation Breadwinner. The model failed to gain widespread popularity, however, and production of the Breadwinner and the Ovation Deacon ceased in 1980. Ovation made several other solid body models up until the mid 80s. Many of these guitars have become collector's items since only a few thousand were made of each model. Since that time the company's main focus has been acoustic and acoustic-electric guitars.

Other Ovation innovations include composite tops and multiple offset sound holes on guitar tops, pioneered in the Adamas model in 1977. Kaman Music has also sold budget guitars—and even mandolins and ukuleles—based on similar design principles to the Ovation such as the Korean-built Celebrity series and the Korean or Chinese-built Applause brand.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ovation_Guitar_Company

No site da Ovation eles até criaram um slogan brincando com esse tema:

"He Looked at a helicopter and saw a guitar"

Fonte: http://www.ovationguitars.com/

E agora os violões da Ovation estão vindo com gravador e saída USB... tudo no pré amp... para você gravar pequenos trechos... acho que grava o ambiente... pois no site tá escrito que grava pequenas frases e vocais também... vi um dia esse violão pra vender na rua da carioca na Playdisco...

wellrod
wellrod
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo