A Proporção Áurea
+2
djmmaster
Boss2K
6 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
A Proporção Áurea
Em 1202 Leonardo de Pisa, conhecido como Fibonacci, escreveu um livro denominado Liber Abacci. Este livro continha muitos assuntos relacionados com a Aritmética e Álgebra e realizou um papel importante no desenvolvimento matemático na Europa nos séculos seguintes pois por este livro que os europeus vieram a conhecer os algarismos hindus, também denominados arábicos.
Ao descrever o crescimento de uma população de coelhos em um dos problemas do livro Fibonacci apresentava ao mundo a fórmula de uma sequência que iria colocar seu nome nos livros de história.
A sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação, na música (para afinação) e na teoria dos jogos. A representação visual da sequência pode ser relacionada com diversos aspectos da natureza em configurações biológicas, como, por exemplo, na disposição dos galhos das árvores ou das folhas em uma haste, no arranjo do cone da alcachofra, do abacaxi ou no desenrolar da samambaia.
O animador Cristóbal Vila criou o conceito e as imagens no vídeo abaixo, que tenta mostrar a correlação entre a sequência matemática e diferentes aspectos da natureza. Além de explicativa a animação ficou muito bonita.
Ao descrever o crescimento de uma população de coelhos em um dos problemas do livro Fibonacci apresentava ao mundo a fórmula de uma sequência que iria colocar seu nome nos livros de história.
A sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercados financeiros, na ciência da computação, na música (para afinação) e na teoria dos jogos. A representação visual da sequência pode ser relacionada com diversos aspectos da natureza em configurações biológicas, como, por exemplo, na disposição dos galhos das árvores ou das folhas em uma haste, no arranjo do cone da alcachofra, do abacaxi ou no desenrolar da samambaia.
O animador Cristóbal Vila criou o conceito e as imagens no vídeo abaixo, que tenta mostrar a correlação entre a sequência matemática e diferentes aspectos da natureza. Além de explicativa a animação ficou muito bonita.
Boss2K- Membro
Re: A Proporção Áurea
fiz muita analise arquitetonica na faculdade procurando "formas aureas" e é algo que ainda se usa e da muito certo
PS.: esse pato donald na matemagica lembrou muito a minha infancia, existia mais cultura na programação infantil antigamente ou é impressão minha?
PS.: esse pato donald na matemagica lembrou muito a minha infancia, existia mais cultura na programação infantil antigamente ou é impressão minha?
djmmaster- Membro
O Walt Disney usava música clássica como trilha sonora, e falava bastante sobre engenharia e ciências nos desenhos. Sim, era bem mais profundo do que os desenhos de hoje em dia.PS.: esse pato donald na matemagica lembrou muito a minha infancia, existia mais cultura na programação infantil antigamente ou é impressão minha?
Não só a Walt Disney, como qualquer outro seriado/desenho/programa/filme de 85 pra lá, quando o "mundo" visava o conhecimento, a busca pelo novo, a aventura, o prazer de "descobrir" as coisas.
Só ver hoje meia hora de Rede Globo pela manhã.. Se não é a Ana Maria tentando te matar com as culinárias dela, são os desenhos incentivando e banalizando à violência.
Só ver hoje meia hora de Rede Globo pela manhã.. Se não é a Ana Maria tentando te matar com as culinárias dela, são os desenhos incentivando e banalizando à violência.
A escala pentatonica está diretamente ligada à razão aurea... Deve ser por isso que isso aqui acontece:
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Thales_Sr escreveu:O Walt Disney usava música clássica como trilha sonora, e falava bastante sobre engenharia e ciências nos desenhos. Sim, era bem mais profundo do que os desenhos de hoje em dia.PS.: esse pato donald na matemagica lembrou muito a minha infancia, existia mais cultura na programação infantil antigamente ou é impressão minha?
Os desenhos antigos da Disney tinham mesmo um apelo ideológico...
Vide o próprio Mickey que era uma crítica ao capitalismo...
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos