Epiphone Jack Casady Bass
+11
erikcmw
MarcosTudisco
Aldo MF
Zubrycky
plinio
Cantão
siodoni
Ricardo
Edu Fettermann
José Carlos
renatogaragerock
15 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Epiphone Jack Casady Bass
Após um longo tempo no topo da minha lista de GASes, finalmente tive a chance de adquirir um Epiphone Jack Casady Bass.
É um modelo de assinatura do baixista do Jefferson Airplane e Hot Tuna, baseado em um Gibson Les Paul 1973, mas com um captador que foi desenvolvido por 2 anos pela própria Epiphone e o músico. Também contornaram algumas falhas de engenharia do Les Paul 1973.
É um instrumento de escala longa, com um verniz bordeux escuro por quase todo o corpo, exceto na dianteira, onde há uma pintura goldtop. A ponte não fica apoiada no corpo, e o bloco central do instrumento é sólido, com as laterais acústicas.
Minha primeira impressão é que o baixo é uma espécie de "Precision from hell", ainda que o design seja bem diferente do Precision. A posição do captador e a resposta do potenciômetro talvez sejam os principais fatores que tragam características do Precision. No entanto, há um fundo grave bem típico dos semi-acústicos, tipo de instrumento que há muito tempo já sou entusiasta. O captador impressiona bem. É 100% silencioso, apesar de fortíssimo. O baixo conta com um circuito tipo varitone, capaz de mudar a impedância do captador. Em 50K o timbre é bem fiel às características acústicas do instrumento e é a regulagem mais sensível à intensidade do toque, e é a que tem mais brilho. Em 250K o som é mais opaco e mais gordo, lembrando o Precision envenenado que comentei. Em 500K o timbre fica bem opaco e obeso, mais forte ainda que o sinal de um Telecaster. Para as válvulas aguentarem sem distorção é legal abaixar um pouco o volume e o tom.
O adquiri na Calle Talcahuano, que é uma espécie de Teodoro Sampaio de Buenos Aires (e o preço compensou o da compra na própria Teodoro Sampaio, onde tem na Gang Music, e só por encomenda). A seguir estão algumas despretensiosas gravações. Os arquivos estão em .wav e na esquerda está o timbre simulando um Fender Bassman 59 (Bass Pod) sem alteração na regulagem (a idéia era mostrar como cada impedância vai deixando o drive mais sujo) e com tone e volume do baixo no máximo (ou tone no 8, para 500k). Na direita está o som gravado pela D.I. do Pod (se quiserem ouvir os timbres separados é só baixar e dar uma brincada no Sound Forge ou afins - é uma boa para ouvir o som limpo do baixo).
É isso!
Renato
50K
<a href="http://www.4shared.com/audio/qAx8E_2S/50k.html" target=_blank>50k.wav</a>
250K
<a href="http://www.4shared.com/audio/vT7ewe56/250k.html" target=_blank>250k.wav</a>
500K
<a href="http://www.4shared.com/audio/KX5KYhXX/500k.html" target=_blank>500k.wav</a>
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Re: Epiphone Jack Casady Bass
Curti principalmente o estilo do baixo, parabéns Renato!!
José Carlos- Membro
Parabéns Renato! Esse é um da minha longa lista gasosa também!
Você achou ele a pronta entrega em Buenos Aires?
Abraços.
Abraços.
Foi difícil, mas tinha. Tem uma loja que ainda tinha um preto, conforme eu próprio conferi, e há uma loja que não fui, fora do eixo das lojas de instrumento (Casa Libertella) que tinha um preto e um dourado. Eles reservam mediante sinal, mas transferir dinheiro para lá é uma das coisas mais complicadas que já vi na vida (no fim, um amigo de lá acabou me dando uma boa ajuda). Mas indo lá acho que consegue tranqüilo.
Ricardo escreveu:Parabéns Renato! Esse é um da minha longa lista gasosa também!
Abraços.
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Lindo instrumento!
Timbre maravilhoso!
Visual impecável!
Só tenho isso a dizer...
Timbre maravilhoso!
Visual impecável!
Só tenho isso a dizer...
renatogaragerock escreveu:Foi difícil, mas tinha. Tem uma loja que ainda tinha um preto, conforme eu próprio conferi, e há uma loja que não fui, fora do eixo das lojas de instrumento (Casa Libertella) que tinha um preto e um dourado. Eles reservam mediante sinal, mas transferir dinheiro para lá é uma das coisas mais complicadas que já vi na vida (no fim, um amigo de lá acabou me dando uma boa ajuda). Mas indo lá acho que consegue tranqüilo.Ricardo escreveu:Parabéns Renato! Esse é um da minha longa lista gasosa também!
Abraços.
Valeu! Vou lá por outubro dar uma passeada por lá...
Rapaz, que baixo lindo...e que timbre !!!...
Cantão- Moderador
Precisando do "caminho das pedras" é só dar um toque!
Ricardo escreveu:renatogaragerock escreveu:Foi difícil, mas tinha. Tem uma loja que ainda tinha um preto, conforme eu próprio conferi, e há uma loja que não fui, fora do eixo das lojas de instrumento (Casa Libertella) que tinha um preto e um dourado. Eles reservam mediante sinal, mas transferir dinheiro para lá é uma das coisas mais complicadas que já vi na vida (no fim, um amigo de lá acabou me dando uma boa ajuda). Mas indo lá acho que consegue tranqüilo.Ricardo escreveu:Parabéns Renato! Esse é um da minha longa lista gasosa também!
Abraços.
Valeu! Vou lá por outubro dar uma passeada por lá...
renatogaragerock- Membro
Case.
Oi Renato, tenho um JC igual ao seu, e estou procurando um case pra ele, vc tem alguma sugestão?
Olá Plínio,
Talvez a solução seja mesmo um case custom. Estou com exatamente o mesmo problema (tenho usado um bag bem acolchoado, no qual veio o meu Rivoli).
Talvez a solução seja mesmo um case custom. Estou com exatamente o mesmo problema (tenho usado um bag bem acolchoado, no qual veio o meu Rivoli).
renatogaragerock- Membro
AMS: https://www.facebook.com/AMSCUSTOMCASES?fref=ts
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=535399459806572&set=a.182945428385312.46412.100000095686377&type=1&theater
AMS: https://www.facebook.com/AMSCUSTOMCASES?fref=ts
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=535399459806572&set=a.182945428385312.46412.100000095686377&type=1&theater
Aldo MF- Membro
Que timbre maravilhoso!!
Curto muito o Jack Casady mas nunca tinha visto este baixo... Ainda produzem??
Edit:
Pra quem não conhece, um vídeo dele tocando...
https://www.youtube.com/watch?v=cJ0onxQIY_w
Curto muito o Jack Casady mas nunca tinha visto este baixo... Ainda produzem??
Edit:
Pra quem não conhece, um vídeo dele tocando...
https://www.youtube.com/watch?v=cJ0onxQIY_w
MarcosTudisco- Membro
Sim, o baixo ainda é fabricado, e inclusive tem agora uma nova cor (silverburst).
A Guild também relançou um modelo que ele usava antes do seu Les Paul (que virou o "Jack Casady Bass").
De instrumentos que ele usava acho que apenas o Rickenbacker 4005 que não fabrica mais.
Gosto bastante do jeito de tocar dele, e é legal que ele usa o da Epiphone sem qualquer modificação (exceto um na cor branca), ao contrário de alguns "signature models" que não correspondem ao modelo que o músico realmente usa.
A Guild também relançou um modelo que ele usava antes do seu Les Paul (que virou o "Jack Casady Bass").
De instrumentos que ele usava acho que apenas o Rickenbacker 4005 que não fabrica mais.
Gosto bastante do jeito de tocar dele, e é legal que ele usa o da Epiphone sem qualquer modificação (exceto um na cor branca), ao contrário de alguns "signature models" que não correspondem ao modelo que o músico realmente usa.
renatogaragerock- Membro
Isso é algo que é realmente digno de nota.renatogaragerock escreveu:Gosto bastante do jeito de tocar dele, e é legal que ele usa o da Epiphone sem qualquer modificação (exceto um na cor branca), ao contrário de alguns "signature models" que não correspondem ao modelo que o músico realmente usa.
wooow! um preto desses ta na minha lista de sonhos de consumo!!! uma hora chego lá!
erikcmw- Membro
Eu sou louco por este baixo!
Me tira um dúvida, slap nele é legal? soa bem? é confortável?
Não tem nenhum video na net de alguem sentando a mão no slap neste bass.
Me tira um dúvida, slap nele é legal? soa bem? é confortável?
Não tem nenhum video na net de alguem sentando a mão no slap neste bass.
Ele é bem confortável. Braço finíssimo. Mas acho que slap não é muito a praia do instrumento, mas ainda assim rola.
renatogaragerock- Membro
Renato,
Acabo de comprar um Jack Casady e seu review foi bem honesto.
Gostaria de agradecê-lo.
Só por curiosidade: estou numa baita dúvida entre colocar flats ou deixar as rounds.
Você já utilizou as duas? Tem alguma consideração a fazer?
Um abraço.
Acabo de comprar um Jack Casady e seu review foi bem honesto.
Gostaria de agradecê-lo.
Só por curiosidade: estou numa baita dúvida entre colocar flats ou deixar as rounds.
Você já utilizou as duas? Tem alguma consideração a fazer?
Um abraço.
Darlon Pitta- Membro
Outro review deste instrumento.