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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 1:11 am

A pergunta diz tudo.

Não consigo entender isso.
Por que alguém paga mais por algo que parece detonado?

Há outras coisas, além de instrumentos musicais (assumo que, se gostam de contrabaixo detonado, devem gostar também de guitarras, violões...), em que se valoriza esse tipo de aspecto?

Não é preconceito, é curiosidade mesmo.
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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por Yngway Sex Ago 12, 2011 1:14 am

Gosto é que nem.... timbre. Cada um tem o seu.

Calça rasgada foi moda durante um tempão também. Há quem diga que era mais bonito assim.

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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 1:16 am

Yngway escreveu:Calça rasgada foi moda durante um tempão também. Há quem diga que era mais bonito assim.

Tão óbvio que não me dei conta.
Roupas, é claro! Smile
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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por Pagode Alto Astral Sex Ago 12, 2011 1:16 am

Cada um curte uma coisa.Eu por ex adoro o número 26....por sinal acho que ele tá em aberto lá no sorteio. Vou pega-lo. Fui !
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Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 1:18 am

Pagode Alto Astral escreveu:Cada um curte uma coisa.Eu por ex adoro o número 26....por sinal acho que ele tá em aberto lá no sorteio. Vou pega-lo. Fui !

?
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Mensagem por Pagode Alto Astral Sex Ago 12, 2011 1:20 am

Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Pegadinha_do_malandro
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Mensagem por RFFanBR Sex Ago 12, 2011 1:20 am

Eu prefiro lustrado e bem passado.

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Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 1:23 am

Mais um big ? pro pagodeiro feliz.
Eheheh
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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 1:31 am

RFFanBR escreveu:Eu prefiro lustrado e bem passado.

Pois é...
Acho que um instrumento detonado por ter história é uma coisa.
Agora, detonado "de fábrica"...realmente não faz sentido pra mim. Não vejo ninguém querendo carro amassado, moto enferrujada etc.
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Mensagem por allexcosta Sex Ago 12, 2011 8:51 am

ferabreu escreveu:Não consigo entender isso.
Por que alguém paga mais por algo que parece detonado?

Algumas pessoas tem preferência por instrumentos "relic'd", mas não uma veneração.

Custa mais caro porque dá mais trabalho pra fazer e leva mais tempo.

Instrumentos gastos pelo tempo tem características únicas de tocabilidade e estética. O braço deliza mais, a borda da escala é arredondada, o local de colocar o ante-braço direito é bastante confortável e além disso não há preocupação em o baixo sofrer um arranhão ou outro.

A estética lembra instrumentos antigos e surrados e isso tem um certo "appeal" pra algumas pessoas.

Você já tocou em um instrumento "relic'd"?" É bastante diferente.

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Mensagem por Lionbass Sex Ago 12, 2011 9:10 am

Eu sou um dos que gosta de relic, acho bonito, não venero eles a ponto de comprar um baixo só porque é relic, mais acho o estilo bastante legal, mais é gosto mesmo.. tanto que minha casa os móveis são todos antigos e boa parte possui patina (joga no google se não souber), ou seja é gosto.

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Mensagem por Claudio Jardim Sex Ago 12, 2011 9:22 am

O cara quer mostrar que tocou muitos e muitos anos no instrumento.
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Mensagem por Gomba Sex Ago 12, 2011 9:30 am

allexcosta escreveu:Instrumentos gastos pelo tempo tem características únicas de tocabilidade e estética. O braço deliza mais, a borda da escala é arredondada, o local de colocar o ante-braço direito é bastante confortável e além disso não há preocupação em o baixo sofrer um arranhão ou outro.

Mas isso acontece com relics feitos em 'laboratorio'?
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Mensagem por WALLY Sex Ago 12, 2011 9:40 am

Não vejo assim.... De maneira nenhuma...!!!
É como perguntar: "Porquê alguém gosta de instrumento vermelho, se existe um preto.? Ou porquê o cara gosta do instrumento azul, se existe um vermelho.!?" É uma questão unica e exclusivamente de GOSTO... E isso é simplesmente indiscutível.!!
Com certeza, existe a cara que GOSTA de um instrumento RELIC por achar bonito... E existe também pessoas do meu caso. Sou um Fãzaralhaço de BLUES, e tenho na parede do meu escritório uma fender Stratocaster Relic do Stevie Ray Vaughan, pessoal, a GUITARRA É LINDA, e não tem quem não entre em meu escritório e faça um comentário sobre ela... Mesmo estando ao lado da Fender do Buddy Guy (preta de bolinhas brancas) e da Lucille do B.B.KING... E relic chama muito atenção.!!
Então, eu apoio 100% quem quer ter uma relic.!!! Bom, eu não uso a minha do SRV para tocar, mas usaria numa boa, pois é LINDA..!!!


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Mensagem por allexcosta Sex Ago 12, 2011 9:41 am

Gomba escreveu:Mas isso acontece com relics feitos em 'laboratorio'?

Sem dúvida. A técnica de "relic'ing" foi desenvolvida pra dar uma tocabilidade similar a instrumentos realmente velhos e surrados. Não é simplesmente pegar um baixo e sair chutando pelo chão. Próxima vez que você for a uma loja toque em um MIM e um RoadWorn e conte pra gente o que achou.

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Mensagem por Guilé Sex Ago 12, 2011 9:46 am

ferabreu escreveu:A pergunta diz tudo.

Não consigo entender isso.
Por que alguém paga mais por algo que parece detonado?

Há outras coisas, além de instrumentos musicais (assumo que, se gostam de contrabaixo detonado, devem gostar também de guitarras, violões...), em que se valoriza esse tipo de aspecto?

Não é preconceito, é curiosidade mesmo.

Eu particularmente gosto pq o instrumento chama menos atenção dos bandidos...ng vai se arriscar pra roubar um Fender 75 todo arranhado e enferrujado....é isso !


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Mensagem por Gomba Sex Ago 12, 2011 9:51 am

allexcosta escreveu:
Gomba escreveu:Mas isso acontece com relics feitos em 'laboratorio'?

Sem dúvida. A técnica de "relic'ing" foi desenvolvida pra dar uma tocabilidade similar a instrumentos realmente velhos e surrados. Não é simplesmente pegar um baixo e sair chutando pelo chão. Próxima vez que você for a uma loja toque em um MIM e um RoadWorn e conte pra gente o que achou.

Fiquei realmente curioso agora.
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Mensagem por DenisLM Sex Ago 12, 2011 11:57 am

adoro calças rasgadas.
instrumento relicado "de fábrica" eu acho algo meio sem sal...

já o precision do sting por exemplo eu acho legal, pois é uma coisa que acompanha o cara desde da idade da pedra...
Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Sting1

mas nada supera umas tosquices que aparecem por aqui as vezes...
aquelas lixadas no corpo do instrumento totalmente sem noção... aff
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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por nukebass Sex Ago 12, 2011 12:50 pm

Antes que perguntem, nunca toquei em instrumentos relicados naturalmente ou artificialmente, porém, duvido que faça uma diferença significativa na tocabilidade... claro que deve ter uma sensação diferente no braço, mas deve ser sutil, e nada mais que isso... um teste cego provavelmente confirmaria que a grande maioria não notaria diferença.

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Mensagem por NESCAU Sex Ago 12, 2011 1:57 pm

Em alguns instrumentos eu particularmente acho bonito o relic, não é algo que eu teria, mas se aparecer um instrumento assim que seja do meu interesse, não me importo se for "relicado". Claro que tem muita diferença entre relic, que até onde eu sei é aquela aparência de instrumento usado, com muita estrada; de instrumento detonado...
Em tempo, essa moda não está só nos instrumentos. Vejam só esse Camaro "no estado"
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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por CG Sex Ago 12, 2011 2:04 pm

NESCAU escreveu:
Em tempo, essa moda não está só nos instrumentos. Vejam só esse Camaro "no estado"

Eu não devia ter trocado de carro, ele estava bem relicado...

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Mensagem por GusVCD Sex Ago 12, 2011 2:07 pm

Eu curto coisa antiga, com acabamento zuado mas 100% funcional... um instrumento relicado se encaixa bem nisso... ser de fábrica ou histórico não faz diferença... q adianta eu comprar um instrumento relicado com o tempo, se a história dele é um mistério pra mim? Não estava lá em cada arranhão...

Fora q tem tbm questão custo... um Fender Road Worn é BEM mais barato q o baixo q ele imita, americado e com mais de 30 anos...

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Mensagem por malka_aff Sex Ago 12, 2011 2:36 pm

Essa história de Relic e pegada é bem estranho, eu tenho um giannini de 80 e nao sei quando. e a parte de tras do braço é todo cheio de desgaste, e isso dá uma firmeza na pegada ao mesmo tempo que fica mais "rápido"

Já o meu sting ray novinho (tbm giannini) tem o braço novinho em folha e a mão trava nele, to tomando coragem pra lixa o braço pra ver como fica!

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Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 4:45 pm

nukebass escreveu:Antes que perguntem, nunca toquei em instrumentos relicados naturalmente ou artificialmente, porém, duvido que faça uma diferença significativa na tocabilidade... claro que deve ter uma sensação diferente no braço, mas deve ser sutil, e nada mais que isso... um teste cego provavelmente confirmaria que a grande maioria não notaria diferença.

Taí o ponto central da questão.

Sempre achei que o "acabamento relic" fosse apenas um ACABAMENTO.
Acabamento é só aparência. O que muda o som do instrumento "antigo" são mudanças na madeira, não? O envelhecimento REAL da madeira pode ser reproduzido em instrumentos "velhos de fábrica"? Como é possível fazer isso de forma rápida o suficiente para tornar a produção viável?
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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 12, 2011 4:46 pm

malka_aff escreveu:Essa história de Relic e pegada é bem estranho, eu tenho um giannini de 80 e nao sei quando. e a parte de tras do braço é todo cheio de desgaste, e isso dá uma firmeza na pegada ao mesmo tempo que fica mais "rápido"

Também acho...

Algumas pessoas não sentem diferença na pegada e não gostam do visual relic, pra essas pessoas existem centenas de baixos novos cheirando a tinta no mercado. Outras pessoas sentem uma certa diferença no jeito que um baixo relic se comporta e gostam dessa diferença, além de curtirem o visual. Pra essas pessoas existem alguns modelos relic interessantes. O problema que vejo é "eu acho feio então não presta" ou "eu não sinto diferença então não importa". Isso é intrasigência...

A propósito, algumas lutherias custom oferecem a opção "distressed", que tem os arredondamentos do relic e algum trabalho no acabamento do braço, mas sem aparência de velho. Opção interessante.

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Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 4:52 pm

Gosto dos modelos Road Worn da Fender...
Aquele catálogo deles é bonito pra caramba.

Não pagaria mais por isso, mas não deixaria de comprar um se o preço estivesse abaixo do normal... :-)

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Mensagem por malka_aff Sex Ago 12, 2011 4:55 pm

Vo tenta listar assim de cabeça diferenças que eu noto no meu baixo que foi relicado naturalmente pelo meu tio (antigo dono dele)

A parte de tras do braço dá mais firmeza na pegada.

A escala tem as bordas levemente arredondadas, o que parece machucar menos a mão.

O Nut de osso também parece meio arredondado as bordas, então quando se dá um salto lá das ultimas casas ali pras primeiras, não machuca a mão.

Parecem detalhes que podem ser ignorados, mas é muito grande na prática essas diferenças.

No corpo, admito que não noto diferença além da aparência, mas acredito que um corpo novinho em folha não combina com um braço relicado.

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Mensagem por ferabreu Sex Ago 12, 2011 5:03 pm

Tá, mas aí é um baixo antigo de verdade...

Eu estou falando de "acabamento relic". Instrumento novo com aparência de velho.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 12, 2011 5:04 pm

É apenas mais uma moda e nada mais....
As fábricas sempre tentam inventar mais uma para "alavancar" as vendas... O capitalismo é assim mesmo....
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Mensagem por malka_aff Sex Ago 12, 2011 5:05 pm

a idéia do relic é deixar o baixo como se fosse velho de verdade. Um bom relic deixa não só a aparência, mas também a pegada do baixo igual a um baixo "velho de verdade"

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Mensagem por nukebass Sex Ago 12, 2011 5:05 pm

Pra mim tanto faz, novo ou velho... cheirando a tinta ou cheirando a mofo... se o quesito é tocabilidade, na minha humilde mortalidade, NÃO vejo diferença, então, para MIM, não importa mesmo... agora, se o cara tem esse nível de detalhe, então para ele talvez tenha sim diferença... porém, teste-cego é o que separa os que sentem diferença dos que não sentem.

Mas é apenas o que EU acho... apenas.

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Mensagem por malka_aff Sex Ago 12, 2011 5:10 pm

essa tal tocabilidade é estranha mesma

Meu caso
Sting ray: Pesado que é um horror, braço igual a uma tora, envernizadinho brilhosin cherosin. Sem neckdiving (ou um neck diving mínimo, mas ele fica parado pendurado)

Tocabilidade 7

Jazz Bass: Braço com verniz lixado, fretless, cordas 0.045 afinadas dois tom abaixo, sem Neck Diving (nenhum mesmo)
Tocabilidade 7

Precision Bass: Velho, braço todo gasto, partes completamente sem verniz nenhum. Corpo oco, Tarraxas enormes, Super hiper mega ultra neck diving.

tocabilidade: 9!

E tem gente que acha que o neck diving é o maior problema de todos.

mas, como muita gente fala por ae:

Timbre, tocabilidade e gosto são que nem cotovelos!

cada um tem o seu Smile

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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Ago 12, 2011 5:14 pm

Eu sempre prefiro instrumentos novos e brilhantes. Deixo os meus assim. Mas o charme de um instrumento bem usado e cheio de marcas do tempo é inegável.
Por isso sempre prefiro ou instrumento vintage ou instrumento novo, mas relic eu acho um pouco de "falsidade".
Mas isso não seria determinante na compra ou não de um instrumento, se eu o achasse bom... Compraria sendo relic ou não.

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Mensagem por allexcosta Sex Ago 12, 2011 5:48 pm

Ao longo dos anos músicos e fabricantes de instrumentos se perguntavam porque alguns instrumentistas famosos e ricos sempre apareciam com suas guitarras e baixos surrados.

Por que será que Sting pediu a um contra-regra sair nas ruas de NY procurando o baixo mais velho e surrado que ele pudesse encontrar, quando ainda nem existia a moda relic?

Por que Marcus Miller insistia em tocar com seu Fender 77 (cheio de dead note como ele mesmo diz) sendo que ele tem um monte de Fodera, Sadowsky e outros Fenders em casa?

Por que o Wooten até hoje usa o primeiro Fodera todo acabado, sendo que ele tem vários?

A Fender e outras empresas começaram a perguntar a seus endorsees e amigos o que os levava a preferir instrumentos mais velhos e surrados. A maioria deles não sabia responder ou simplesmente dizia "é o mojo".

Luthiers experientes passaram a tentar decifrar o que os músicos chamavam de "mojo" e se deram conta que era a combinação de vários fatores, desde o peso total até pequenas imperfeições que alguns desses instrumentos poderiam ter.

Todos sabemos que o baixo do Geddy Lee é fora de padrão, foi feito "meio" errado na época. O Geddy Lee usou Steinberger, Wal e terminou voltando pra seu Fender 1973. Quem sabe não foi o braço mais fino que o fez se apaixonar por esse instrumento?

E ainda tem o fator psicológico. Quando você sabe que o instrumento já é todo acabado manuseia ele de qualquer jeito e pode se concentrar mais na música. Pelo menos acho que é assim pra algumas pessoas.

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Mensagem por Paulo Tunis Sex Ago 12, 2011 6:13 pm

allexcosta escreveu:Ao longo dos anos músicos e fabricantes de instrumentos se perguntavam porque alguns instrumentistas famosos e ricos sempre apareciam com suas guitarras e baixos surrados.

Por que será que Sting pediu a um contra-regra sair nas ruas de NY procurando o baixo mais velho e surrado que ele pudesse encontrar, quando ainda nem existia a moda relic?

Por que Marcus Miller insistia em tocar com seu Fender 77 (cheio de dead note como ele mesmo diz) sendo que ele tem um monte de Fodera, Sadowsky e outros Fenders em casa?

Por que o Wooten até hoje usa o primeiro Fodera todo acabado, sendo que ele tem vários?

A Fender e outras empresas começaram a perguntar a seus endorsees e amigos o que os levava a preferir instrumentos mais velhos e surrados. A maioria deles não sabia responder ou simplesmente dizia "é o mojo".

Luthiers experientes passaram a tentar decifrar o que os músicos chamavam de "mojo" e se deram conta que era a combinação de vários fatores, desde o peso total até pequenas imperfeições que alguns desses instrumentos poderiam ter.

Todos sabemos que o baixo do Geddy Lee é fora de padrão, foi feito "meio" errado na época. O Geddy Lee usou Steinberger, Wal e terminou voltando pra seu Fender 1973. Quem sabe não foi o braço mais fino que o fez se apaixonar por esse instrumento?

E ainda tem o fator psicológico. Quando você sabe que o instrumento já é todo acabado manuseia ele de qualquer jeito e pode se concentrar mais na música. Pelo menos acho que é assim pra algumas pessoas.


cheers cheers cheers cheers cheers



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Mensagem por Vlad Sex Ago 12, 2011 6:18 pm

Eu já me pergunto pq alguém prefere um instrumento novinho em folha, brilhando?

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Mensagem por nukebass Sex Ago 12, 2011 6:24 pm

Bom... o porquê desses músicos citados estarem com seus instrumentos antigos, é porque (creio eu) depois de muita busca, acharam-se em seus respectivos instrumentos e não querem outro... simples. Aí o tempo vai passando, e o instrumento envelhecendo. À medida que você passa mais tempo com um instrumento, mais acostumado você vai ficando, e essa "curva de compatibilidade" vai ficando mais alta. Esse instrumento do Wooten foi novo na mão dele um dia...

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Mensagem por siodoni Sex Ago 12, 2011 7:13 pm

^Olha eu tenho 4 baixos nenhum é top de linha, porém quando pego meu primeiro baixo parece que nascemos um para o outro.
Ele já tá meio surrado o braço tem umas manchas de lodo, o corpo tem um monte de defeitos, mas não adianta nenhum outro baixo que tenho ou já toquei tem a mesma "pegabilidade", não sei o porque disso, mas realmente instrumentos mais "velhos" são mais fáceis de manusear.
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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Ago 12, 2011 7:56 pm

Também gosto muito mais do meu Giannini 1976 que dos outros baixos que tenho... Tanto do som quanto da vibe (ou mojo)!

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Mensagem por Pierrot Sex Ago 12, 2011 8:38 pm

Eu gosto de visual relic, mas não sei se tinha coragem de fazer isso no meu baixo. E olha que nem tenho um baixo excelente pra ter medo assim.
Quanto a questão de se ter preferência, é uma coisa muito pessoal. É como gostar de certa cor ou tipo de comida, é inexplicável.

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Mensagem por NESCAU Sex Ago 12, 2011 10:12 pm

allexcosta escreveu:Ao longo dos anos músicos e fabricantes de instrumentos se perguntavam porque alguns instrumentistas famosos e ricos sempre apareciam com suas guitarras e baixos surrados.

Por que será que Sting pediu a um contra-regra sair nas ruas de NY procurando o baixo mais velho e surrado que ele pudesse encontrar, quando ainda nem existia a moda relic?

Por que Marcus Miller insistia em tocar com seu Fender 77 (cheio de dead note como ele mesmo diz) sendo que ele tem um monte de Fodera, Sadowsky e outros Fenders em casa?

Por que o Wooten até hoje usa o primeiro Fodera todo acabado, sendo que ele tem vários?

A Fender e outras empresas começaram a perguntar a seus endorsees e amigos o que os levava a preferir instrumentos mais velhos e surrados. A maioria deles não sabia responder ou simplesmente dizia "é o mojo".

Luthiers experientes passaram a tentar decifrar o que os músicos chamavam de "mojo" e se deram conta que era a combinação de vários fatores, desde o peso total até pequenas imperfeições que alguns desses instrumentos poderiam ter.

Todos sabemos que o baixo do Geddy Lee é fora de padrão, foi feito "meio" errado na época. O Geddy Lee usou Steinberger, Wal e terminou voltando pra seu Fender 1973. Quem sabe não foi o braço mais fino que o fez se apaixonar por esse instrumento?

E ainda tem o fator psicológico. Quando você sabe que o instrumento já é todo acabado manuseia ele de qualquer jeito e pode se concentrar mais na música. Pelo menos acho que é assim pra algumas pessoas.

Concordo plenamente. O meu Cort b5 que o diga. Ele já está tao riscado que nem dou mais bola pra essas coisas com ele, já com o Spector, até a fivela do cinto eu coloco pro lado pra não arranhar. Aliás, o cort b5 relic fica bem bonito viu. Smile
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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Ago 13, 2011 12:15 am

siodoni escreveu:^Olha eu tenho 4 baixos nenhum é top de linha, porém quando pego meu primeiro baixo parece que nascemos um para o outro.
Ele já tá meio surrado o braço tem umas manchas de lodo, o corpo tem um monte de defeitos, mas não adianta nenhum outro baixo que tenho ou já toquei tem a mesma "pegabilidade", não sei o porque disso, mas realmente instrumentos mais "velhos" são mais fáceis de manusear.


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Mensagem por siodoni Sáb Ago 13, 2011 12:19 am

^Seriam aquelas manchas escurecidas que aparecem no braço.
Não sei o nome correto pra esse fenomeno.
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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Ago 13, 2011 12:24 am

^^
Ok. Provavelmente ocasionadas pelo suor ao longo do tempo.
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Mensagem por ferabreu Sáb Ago 13, 2011 12:27 am

(...)e a galera segue falando de instrumentos ENVELHECIDOS DE VERDADE, que, é claro, terão um diferencial REAL se comparados com um instrumento NOVO com ACABAMENTO de antigo.

Pergunto, mais uma vez: qual a vantagem de se comprar um instrumento que PARECE envelhecido?

Pelo que li até agora, só posso concluir que é só estética mesmo, certo? Até agora, não li um argumento técnico que justifique as supostas vantagens práticas em um instrumento "relic"... Very Happy

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Mensagem por Pagode Alto Astral Sáb Ago 13, 2011 12:32 am

ferabreu escreveu: Até agora, não li um argumento técnico que justifique as supostas vantagens práticas em um instrumento "relic"... Very Happy

Teve vários. Leia tudo de novo.
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Mensagem por ferabreu Sáb Ago 13, 2011 12:36 am

É, tem razão.

Estou muito apegado a possíveis melhoras no SOM. Mas, pelo que vejo, o acabamento envelhecido apenas melhora o conforto para tocar o instrumento.

Estética e conforto, com som de novo.
OK, dúvida sanada. Gracias.

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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por Cantão Sáb Ago 13, 2011 12:41 am

Vamos ilustrar o tópico.

Palavras e imagens postadas pelo Allex em outro tópico sobre o assunto.
allexcosta escreveu:
cvmoretti escreveu:esse sim é vintage! hahaha

Allex, vc sabe se esse baixo é assim msm por causa do tempo ou é no mesmo esquema de um custom shop?

Esse que eu postei é um baixo novo feito pela Nash Guitars, especialista em instrumentos relic'ed...

http://www.nashguitars.com/index.html
O cara em questão é esse aqui...
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Mensagem por ferabreu Sáb Ago 13, 2011 12:47 am

Exato.

Puutz, que tristeza essa ponte toda enferrujada...e os parafusos...

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Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"? Empty Re: Pergunta: por que essa veneração por "acabamento relic"?

Mensagem por Cantão Sáb Ago 13, 2011 12:51 am

Acho esse visual muito bacana...mas concordo que não é todo mundo que curte... up

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