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Burrocracia no Brasil

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Mensagem por allexcosta 2011-08-19, 13:09

Documento - Certidão simplificada tradicional
Local - Junta Comercial Belo Horizonte

Trâmite:

1 - Pega senha pra falar com uma moça
2 - Espera meia hora
3 - Fala com moça que precisa de certidão
4 - Moça dá papel pra pagar no Banco
5 - No "banco" cabem 2 pessoas mas a fila tem 80.
6 - Espera de 1:30h na fila
7 - Paga 11 Reais
8 - Volta pra o balcão da frente, pega outra senha
9 - Espera de 1:30h pra ser chamado.
10 - Mostra comprovante de pagamento
11 - Funcionário imprime documento e entrega

Tempo total - 4 horas

Eu tô ficando doido ou isso é totalmente irracional?

Porque não dão uma senha, eu espero um pouco, sou chamado, falo do que preciso, a mulher fala que é 11 Reais, eu pago, ela imprime e me entrega?

É impressionante. Eu costumava ir aos Consulados Chileno e Brasileiro em Miami, já que são vizinhos e eu tinha assuntos pra resolver nos dois. Um assunto que levava 5 minutos pra ser resolvido no Chileno demorava 1 mês pra ser resolvido no Brasileiro.

Que país é esse?

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Mensagem por Thales_Sr 2011-08-19, 13:11

É porque tem muito malandro, então se você pagar diretamente à moça, ela pode embolsar o dinheiro.

Sim, a gente tem burocracia demais à toa...

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Mensagem por RFFanBR 2011-08-19, 13:14

É, excesso de malandros.

E tem que dar emprego pra todo esse pessoal que faz concurso público, neh.

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Mensagem por jgs 2011-08-19, 13:19

cada país tem a "máquina" que o sustenta... essa é a brasileira.

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Mensagem por Polli 2011-08-19, 13:26

Nossa, quatro horas para uma certidão é de matar.

Só para efeito de comparação:

Renovei minha CNH pelo Poupatempo em Jundiaí a pouco mais de dois meses,fiquei exatamente duas horas lá dentro entre filas para coletar informações,pagar as taxas e fazer exame de vista.

Retirei o documento pronto no mesmo dia.

Pelas vias "normais",como no Detran por exemplo,leva em média uma semana.

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Mensagem por Pagode Alto Astral 2011-08-19, 13:27

allexcosta escreveu:
Que país é esse?


Burrocracia no Brasil Renato-russo-legiao-urbana-lagoa-formosa-1983%5B5%5D


É a p... do Brasil !
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Mensagem por Itanor 2011-08-19, 14:53

Pois é, esses dias atrás fui na Previdência Social pra começar a fazer contribuição e lá veio toda essa mesma cena.
Pegar senha, esperar 1:30h, ir pro balcão e a moça dizer que era só preencher aqui e ali e que eu mesmo poderia fazer.
Quer dizer, quando peguei a senha ela poderia ter me dito que era só aquilo pra ser feito, mas não, tive que ir pra fila.

É pra acabar...

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Mensagem por LFBruschi 2011-08-19, 15:14

Minha última experiência: Recadastramento BIOMÉTRICO Título de Eleitor.
http://tudonahora.uol.com.br/noticia/maceio/2011/08/12/151235/justica-eleitoral-pode-prorrogar-prazo-de-cadastro-biometrico

Sim, infelizmente deixei para o último dia (eu até tinha parado com isso, é pedir para sofrer). Pois bem, chegei 7:30h a fila já tinha mais de 100m, faltando ainda umas 200 pessoas para chegar dentro do estabelecimento onde já tinha mais de 500 ou mais pessoas, quando foi 11h me deram uma ficha para voltar na terça. Voltei na terça, cheguei umas 9:30h falei para o rapaz da portaria que havia recebido uma ficha na sexta-feira e não precisava enfrentar fila, o artista disse que sim precisava enfrentar a fila, avistei o polícial que estava entregando a ficha na sexta e questionei, muito educado respondeu que não era necessário enfrentar fila, cheguei na porta de vidro onde realmente fazia o cadastramento biométrico, a sargento disse que eu tinha de enfrentar a fila, voltei até o polícial e ele disse para eu entrar, entrei onde finalmente era a fila para ser atendido nos guichês e depois tirar foto e o cadastro das impressões digitais então no final receber um novo título de eleitor, cheguei me sentei onde já era a fila e a polícial que estava la fora disse para eu ficar tranquilo pois a sargento era novata e não sabia, deu mais 3 minutos e muita gente que esteve comigo na fila da sexta-feira entrou também, quando sai vi um monte de ficha no chão e pensei a quantidade de gente que tava na fila sem precisar.
cheguei quase 11:30h em casa.
Abraços
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Mensagem por Maniaky 2011-08-19, 15:15

Aqui em SP tem o poupa tempo, resovle muitas coisas e não demora tanto assim, mas mesmo assim é burocratico, tem todos os tramites citados acima.
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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 15:19

allexcosta escreveu:
Porque não dão uma senha, eu espero um pouco, sou chamado, falo do que preciso, a mulher fala que é 11 Reais, eu pago, ela imprime e me entrega?

Porque a moça é incompetente. Não deve ter o mínimo conhecimento do serviço que presta.

allexcosta escreveu:
Que país é esse?

É um país que tem muitos incompetentes no serviço público.

E a incompetência do servidor público, gera insegurança na realização de seu serviço, revertendo em burrocracia na repartição.

O que eu mais vejo é servidor público incompetente que não entende nada do que faz. Reflexo da indústria dos concursos.

Que bom que é quando você se defronta com um bom servidor público, desses de carrreira, compromissados com seu trabalho. Por esses sim dá gosto de ser atendido.


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Mensagem por allexcosta 2011-08-19, 15:32

^ O problema não estava nas pessoas, mas no sistema...

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Mensagem por GilliamGatto 2011-08-19, 15:35

Ontem fui tirar uma certidão na Justiça do Trabalho para um amigo meu que mora em outra cidade.

Chego a Vara do trabalho.
Falo para o cara que preciso de uma certidão.
Ele fala que tem que pagar a taxa no Banco do Brasil.
Questiono se pode pagar em algum estabelecimento que tem convênio (Fármacio ou Mercado).
O cara fala que não, e que tem que tirar a Guia no site.
Volto pra casa entro no site, preencho um formulário gigante para poder gerar a Guia.
Vou no Banco do Brasil, fila monstra só dois caixas (um para atendimento prioritário e outro para o resto do povo).
Depois de umas 2 horas, paguei a Guia de 5 reais.
Volto a Vara do Trabalho o cara diz que precisa de um certidão da Receita.
Volto para casa para tirar no site na receita.
Volto a Vara do Trabalho o cara diz que precisa de xerox dos meus documentos.
Questiono se posso tirar ali.
O cara fala que não tiram xerox particular.
Saio até um livaria para tirar xerox.
Volto a Vara do Trabalho e tenho que preencher outro formulário no papel, com todos os dados, inclusive o motivo que eu quero a certidão.
O cara imprime a certidão.


Agora eu pergunto: Porque raios o cara, não me disse que precisava de tudo isso na primeira vez que fui lá.



Última edição por gatto.com em 2011-08-19, 15:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por jgs 2011-08-19, 15:42

allexcosta escreveu:^ O problema não estava nas pessoas, mas no sistema...

talvez o problema esteja nas pessoas que elaboram os processos que regem esse sistema...

quanto às pessoas que apenas executam os processos, tem vezes em que o problema também está nelas.



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Mensagem por Maniaky 2011-08-19, 15:45

gatto.com escreveu:Ontem fui tirar uma certidão na Justiça do Trabalho para um amigo meu que mora em outra cidade.

Chego a Vara do trabalho.
Falo para o cara que preciso de uma certidão.
Ele fala que tem que pagar a taxa no Banco do Brasil.
Questiono se pode pagar em algum estabelecimento que tem convênio (Fármacio ou Mercado).
O cara fala que não, e que tem que tirar a Guia no site.
Volto pra casa entro no site, preencho um formulário gigante para poder gerar a Guia.
Vou no Banco do Brasil, fila monstra só dois caixas (um para atendimento prioritário e outro para o resto do povo).
Depois de umas 2 horas, paguei a Guia de 5 reais.
Volto a Vara do Trabalho o cara diz que precisa de um certidão da Receita.
Volto para casa para tirar no site na receita.
Volto a Vara do Trabalho o cara diz que precisa de xerox dos meus documentos.
Questiono se posso tirar ali.
O cara fala que não tiram xerox particular.
Saio até um livaria para tirar xerox.
Volto a Vara do Trabalho e tenho que preencher outro formulário no papel, com todos os dados, inclusive o motivo que eu quero a certidão.
O cara imprime a certidão.


Agora eu pergunto: Porque raios o filho $# %$#@, não me disse que precisava de tudo isso na primeira vez que fui lá.

Exatamente, ai vc já iria com tudo preenchido e pago.
mas é uma frase que o pessoal usa aqui onde trabalho "pra que facilitar se eu posso dificultar"
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Mensagem por LFBruschi 2011-08-19, 15:54

Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.
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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 16:15

allexcosta escreveu:^ O problema não estava nas pessoas, mas no sistema...

São as pessoas que fazem o sistema, então o problema continua estando nas pessoas.

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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 16:16

gatto.com escreveu:
Agora eu pergunto: Porque raios o cara, não me disse que precisava de tudo isso na primeira vez que fui lá.

Porque ele era um funcionário público incompetente.

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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 16:20

LFBruschi escreveu: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Dizer a verdade não é desacatar. Conforme princípio penal da exceção da verdade.

Por exemplo: não é crime chamar bandido de bandido, nem chamar incompetente de incompetente.



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Mensagem por Itanor 2011-08-19, 16:32

Isso acontece principalmente pela informatização de grande parte dos processos. Porém, ninguém previu os efeitos colaterais que isso teria. Quer dizer, resolvem 5 problemas e criam outros 15.

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Mensagem por CG 2011-08-19, 16:40

LFBruschi escreveu: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Em toda repartição pública que tem esse aviso fixado na parede você vai levar canseira.

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Mensagem por NESCAU 2011-08-19, 16:48

Acredito que esse problema da burocracia não é em todo o território nacional, pelo menos aqui em Santa Catarina, muitas dessas certidões são gratuitas e feitas pela internet. O interessado entra no site, informa os dados e a certidão sai na impressora dele com certificado autenticidade e link para averiguação. Não sei o resto do Brasil, mas aqui em SC esse negócio da digitalização das coisas de um modo geral funciona razoavelmente bem e deixa muitos procedimentos mais céleres.
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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 16:49

Itanor escreveu:Isso acontece principalmente pela informatização de grande parte dos processos. Porém, ninguém previu os efeitos colaterais que isso teria. Quer dizer, resolvem 5 problemas e criam outros 15.

Novamente caímos nas mãos do incompetentes funcionários públicos, da área da informática...

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Mensagem por malka_aff 2011-08-19, 16:55

é engraçado ver como vocês falam de coisas que não sabem

"o funcionário é público"
"os concursos são falhos"
Na maioria dos lugares, a tendimento ao público é feito por pessoas com cargo de confiança, ou seja, não é funcionario publico nem concursado.
Então tomem cuidade em quem vocês poem a culpa.

Muitas vezes o funcionario publico resolve pepinos que os politicos e seus CC's arranjam, e o contribuinte sai reclamando do funcionario que o atendeu na maior boa vontade. Pq funcionario publico bate cartao, cumpre hora e eh gente que nem todos vocês. Cuidado com quem vocês acusam.

Na boa up

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Mensagem por malka_aff 2011-08-19, 16:57

NESCAU escreveu:Acredito que esse problema da burocracia não é em todo o território nacional, pelo menos aqui em Santa Catarina, muitas dessas certidões são gratuitas e feitas pela internet. O interessado entra no site, informa os dados e a certidão sai na impressora dele com certificado autenticidade e link para averiguação. Não sei o resto do Brasil, mas aqui em SC esse negócio da digitalização das coisas de um modo geral funciona razoavelmente bem e deixa muitos procedimentos mais céleres.

Rio grande do sul também. E no site da Receita Federal também tem muito dessa opinião. Mas, conforme eu vivencio aqui na prefeitura que trabalho, o contribuinte chega aqui, quer um documento pra ontem, por que ele precisa na ultima hora, chega estressado e começa a culpar o coitado do outro lado do balcão.

Realmente, certos processos são desnecessários.

Mas a maioria deles é liberado pela internet.

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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 16:57

NESCAU escreveu: Não sei o resto do Brasil, mas aqui em SC esse negócio da digitalização das coisas de um modo geral funciona razoavelmente bem e deixa muitos procedimentos mais céleres.

Inclusive já precisei de certidões negativas em Santa Catarina e me surpreendi com a atenciosidade e presteza dos funcionário públicos Catarinenses, sempre gostei desse Estado... Afinal é o melhor Estado do Brasil, separa o Rio Grande do Sul do resto... kkk

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Mensagem por Itanor 2011-08-19, 16:59

bec2010 escreveu:
Itanor escreveu:Isso acontece principalmente pela informatização de grande parte dos processos. Porém, ninguém previu os efeitos colaterais que isso teria. Quer dizer, resolvem 5 problemas e criam outros 15.

Novamente caímos nas mãos do incompetentes funcionários públicos, da área da informática...

Resolver o problema não é só responsabilidade da área de computação, que é diferente da área de informática, diga-se de passagem. Sistemas digitais programados não conseguer prever filas e esperas de 1:30h, por exemplo.

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Mensagem por Pagode Alto Astral 2011-08-19, 17:01

bec2010 escreveu:Afinal é o melhor Estado do Brasil, separa o Rio Grande do Sul do resto... kkk

já tava viajando na maionese há tempos....agora ferrou de vez.

Melhor guardar esse tipo de opinião pra vc véio.
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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 17:06

malka_aff escreveu:Na maioria dos lugares, a tendimento ao público é feito por pessoas com cargo de confiança, ou seja, não é funcionario publico nem concursado.
Então tomem cuidade em quem vocês poem a culpa.

Funcionário Público detected!

Mas eu falei que geralmente gosto do funcionário público de carreira.
E deixei no ar alguma coisa justamente para ver se alguém entrava na questão, e realmente conforme o amigo citou os CC (cargo de confiança) costumam ser terríveis funcionário públicos. E os CC são funcionários públicos, um subtipo, inclusive são pagos com o mesmo dinheiro público.

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Mensagem por bec2010 2011-08-19, 17:07

Pagode Alto Astral escreveu:
bec2010 escreveu:Afinal é o melhor Estado do Brasil, separa o Rio Grande do Sul do resto... kkk

já tava viajando na maionese há tempos....agora ferrou de vez.

Melhor guardar esse tipo de opinião pra vc véio.

Ah, num brinco mais, vcs não tem senso de humor...

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Mensagem por malka_aff 2011-08-19, 17:09

Sou funcionario publico sim, entrei pelos "falhos concursos" e acho engraçado quando falam mal de amplificadores que não conhecem e cultuam marcas que nunca colocaram as mãos.

up

EDIT: e ao contrário do que muitos pensam, a grande maioria dos "incompetentes" não quer continuar sendo funcionario publico. Por que é muito cheio de politicagem nesses lugares e isso anoja os funcionarios de bem. Na minha sala tem 15 pessoas, e todos querem sair daqui pra um emprego melhor. Mas não é fácil.


Última edição por malka_aff em 2011-08-19, 17:15, editado 2 vez(es)

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Mensagem por LFBruschi 2011-08-19, 17:10

CG escreveu:
LFBruschi escreveu: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Em toda repartição pública que tem esse aviso fixado na parede você vai levar canseira.

Pois é CG, eu prefiro sempre ir na base do "Bom dia, como vai? Ta bastante cheio aqui não..." do que estressar, mais cedo ou mais tarde vou me deparar com uma fila mesmo...
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Mensagem por Itanor 2011-08-19, 17:11

malka_aff escreveu:Então tomem cuidade em quem vocês poem a culpa.

Hum, eu só expus o problema e não dei nome aos bois. Só isso... up

bec2010 escreveu: E os CC são funcionários públicos, um subtipo, inclusive são pagos com o mesmo dinheiro público.

Nisso eu concordo... vero...

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Mensagem por malka_aff 2011-08-19, 17:13

LFBruschi escreveu:
CG escreveu:
LFBruschi escreveu: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Em toda repartição pública que tem esse aviso fixado na parede você vai levar canseira.

Pois é CG, eu prefiro sempre ir na base do "Bom dia, como vai? Ta bastante cheio aqui não..." do que estressar, mais cedo ou mais tarde vou me deparar com uma fila mesmo...

e você não faz ideia da diferença que palavras simples como essas vão acelerar o seu atendimento.

toda vez que chega alguem ja reclamando, tu ja fica estressado e faz de mal humor.

Quando chega alguem simpatico, conversando e pedindo, ao invez de impondo, o atendimento eh feito de coração.

Agora mesmo acabei de tirar xerox do documento de uma senhora por que ela não tinha como ir ate a loja mais perto.

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Mensagem por LFBruschi 2011-08-19, 17:19

malka_aff escreveu:
LFBruschi escreveu:
CG escreveu:
LFBruschi escreveu: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Em toda repartição pública que tem esse aviso fixado na parede você vai levar canseira.

Pois é CG, eu prefiro sempre ir na base do "Bom dia, como vai? Ta bastante cheio aqui não..." do que estressar, mais cedo ou mais tarde vou me deparar com uma fila mesmo...

e você não faz ideia da diferença que palavras simples como essas vão acelerar o seu atendimento.

toda vez que chega alguem ja reclamando, tu ja fica estressado e faz de mal humor.

Quando chega alguem simpatico, conversando e pedindo, ao invez de impondo, o atendimento eh feito de coração.

Agora mesmo acabei de tirar xerox do documento de uma senhora por que ela não tinha como ir ate a loja mais perto.

Pois é Malka, mesmo que o FP seja um burocrata de plantão, por trás de toda aquela carapaça tem um ser humano, não existe outra forma de ser atendido a não ser conhecendo alguém ou enfrentando fila, mesmo depois de ser moído pela espera ainda sim um bom dia é bem melhor...
Ah eu já começo a ter uma noção sim, terça-feira mesmo eu levei um comprovante de residência que não tinha o CEP, nem prestei atenção, e se tivesse sido rude com a cidadã? ela brecaria numa boa e com razão, imagina ter de cruzar a cidade toda atrás de um comprovante e voltar, aprendi que um simples bom dia vale e muito.
abraços


Última edição por LFBruschi em 2011-08-19, 17:23, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Itanor 2011-08-19, 17:20

malka_aff escreveu:
e você não faz ideia da diferença que palavras simples como essas vão acelerar o seu atendimento.

toda vez que chega alguem ja reclamando, tu ja fica estressado e faz de mal humor.

Quando chega alguem simpatico, conversando e pedindo, ao invez de impondo, o atendimento eh feito de coração.

Agora mesmo acabei de tirar xerox do documento de uma senhora por que ela não tinha como ir ate a loja mais perto.

Sim, claro. Aho que o problema, nessa discussão, se "deslocou" pra esfera pessoal. Não foi essa a intenção do tópico, eu acho. O problema está no conjunto das partes. Infelizmente, os funcionários públicos são só uma das partes e não conseguem, sozinhos, resolver o problema. up

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Mensagem por malka_aff 2011-08-19, 17:25

Exatamente up

a burrocracia ta ae, é óbvio, inclusive, eu sou vítima dela duas vezes, enquanto cidadão contribuinte e enquanto funcionário de uma prefeitura


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Mensagem por cicero moura 2011-08-19, 17:59

LFBruschi escreveu: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.
Uma vez levei meu antigo patrão no hospital
tinha uma fila enorme o cara estava mal e nao guentando mais esperar
pediu para q eu fosse falar com o atendente.
cheguei lá o cara falou (MANDA ELE ESPERAR A VEZ DELE)
retornando ao meu patrão que não aguentou e desmaiou.
sabe o que o filho de uma mãe falou?
manda ele deixar de manha que já vamos atender ele.
eu elevei o tom da voz
o cara falou fala baixo se não eu chamo a policia
na real sentir vergonha de ser brasileiro..

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Mensagem por Yngway 2011-08-19, 18:03

O sistema está todo errado mesmo. E só vai mudar quando alguém descobrir que dá pra ganhar algum em cima durante a mudança.

Está cheio de funcionário público ruim por aí, mas também não dá pra generalizar. Minha mulher é FP. Não tem um ótimo salário, trabalha pra caramba e periodicamente passa por avaliações de competência.

A grande vantagem hoje é saber que se você fizer seu serviço, não perde o emprego, coisa que não é nem um pouco garantida no privado.

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Mensagem por dudamir 2011-08-19, 18:17

malka_aff escreveu:
LFBruschi escreveu:
CG escreveu:
LFBruschi escreveu: Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

Em toda repartição pública que tem esse aviso fixado na parede você vai levar canseira.

Pois é CG, eu prefiro sempre ir na base do "Bom dia, como vai? Ta bastante cheio aqui não..." do que estressar, mais cedo ou mais tarde vou me deparar com uma fila mesmo...

e você não faz ideia da diferença que palavras simples como essas vão acelerar o seu atendimento.

toda vez que chega alguem ja reclamando, tu ja fica estressado e faz de mal humor.

Quando chega alguem simpatico, conversando e pedindo, ao invez de impondo, o atendimento eh feito de coração.

Agora mesmo acabei de tirar xerox do documento de uma senhora por que ela não tinha como ir ate a loja mais perto.

Burrocracia no Brasil Gentilezageragentileza

OU

Não resisti a gracinha, tinha que colocar a segunda ...


Última edição por allexcosta em 2011-08-19, 18:33, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Foto imprópria)
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Mensagem por allexcosta 2011-08-19, 18:18

As pessoas que me atenderam, individualmente, não eram ruins. Cada uma fez o seu papel de forma rápida e eficiente.

Inclusive existia um pequeno painel eletrônico de avaliação do atendimento no último balcão, com umas 5 carinhas que vão de zangado a bastante feliz. O rapaz pediu pra eu avaliar o serviço. Imediatamente eu perguntei "o seu serviço ou o atendimento como um todo? Porque se for tudo precisa colocar uma carinha de serial killer aqui no painel". Ele riu e disse que era uma avaliação do atendimento dele, individualmente.

Não imagino que cada uma das pessoas que me atendeu durante as diversas etapas possa ter algum tipo de controle sobre como o processo funciona.

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Mensagem por cicero moura 2011-08-19, 18:26

Yngway escreveu:O sistema está todo errado mesmo. E só vai mudar quando alguém descobrir que dá pra ganhar algum em cima durante a mudança.

Está cheio de funcionário público ruim por aí, mas também não dá pra generalizar. Minha mulher é FP. Não tem um ótimo salário, trabalha pra caramba e periodicamente passa por avaliações de competência.

A grande vantagem hoje é saber que se você fizer seu serviço, não perde o emprego, coisa que não é nem um pouco garantida no privado.
velho com todo o respeito que o fp merece
mas quando o sujeito faz o concurso ele sabe quanto vai ganhar
não dar pra descontar
no cidadão que precisa resolver algo.
porem existem muitos sp`s que trabalham bem e fazem por merecer o seu sálario

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Mensagem por allexcosta 2011-08-19, 18:32

malka_aff escreveu:e você não faz ideia da diferença que palavras simples como essas vão acelerar o seu atendimento.

toda vez que chega alguem ja reclamando, tu ja fica estressado e faz de mal humor.

Quando chega alguem simpatico, conversando e pedindo, ao invez de impondo, o atendimento eh feito de coração.

Agora mesmo acabei de tirar xerox do documento de uma senhora por que ela não tinha como ir ate a loja mais perto.

Nessa sua mensagem se resume o problema do Brasil. Faz parte do seu serviço tirar xerox pra alguém? Se faz, você tira pra todo mundo? Se não faz, porque tirou pra essa senhora? O sistema DEVE ser único para TODOS. Tudo é no jeitinho, na boa vontade, senão nada acontece... Se a pessoa chega calada tem que ser atendida do mesmo jeito que a que chega cheia de sorrisos dando bom dia com um Sonho de Valsa na mão. Aquele que chega com falta de educação ou gritando deve ser escoltado pra fora do prédio...

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Mensagem por Cayo Castro 2011-08-19, 18:51

Já passei pelo seguinte:

Detran - Chego lá daí tem uma senhora lá que fica dando as senhas e informando onde resolve cada caso. Esperei 15 minutos ( sem exagero) poque ela tava falando com uma amiga/família/seja lá quem diabo era no telefone. Contando alguma coisa sobre outra amiga/família/sejlá quem diabo era... fofoca, mano. E ela ali na maior e eu esperando ela terminar. Te juro que me deu vontade de dar um catiripapo na véia... mas coloquei meu fone de ouvido e relaxei.

Exército - Eu acho rídiculo aquele todo ritual que o exército impõe. Você deve acordar cedo, se chegar 10 minutos atrasado você não faz mais.Volta na junta, paga boleto, volta na junta. Sem contar os safados da prefeitura. Tudo mal educado. Me diz aí... alguém ainda tem medo de exército??? Hoje em dia a sociedade prefere que seu filho seja atendente/balconista do que entre no exército. Daí eles ficam com aquela pompa toda. Mano, ninguém mais tem medo de exército. Exército brasileiro serve pra tapar buraco em rua.

Ainda bem que pros outros documentos. Aqui na cidade criaram uma tal de OCA ( Não riam, é sério) que é tipo um conglomerado de repartições públicas.... Você vai lá e resolve o seu problema rapidinho.

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Mensagem por jiroumaru 2011-08-19, 19:59

allexcosta escreveu:
Nessa sua mensagem se resume o problema do Brasil. Faz parte do seu serviço tirar xerox pra alguém? Se faz, você tira pra todo mundo? Se não faz, porque tirou pra essa senhora? O sistema DEVE ser único para TODOS. Tudo é no jeitinho, na boa vontade, senão nada acontece... Se a pessoa chega calada tem que ser atendida do mesmo jeito que a que chega cheia de sorrisos dando bom dia com um Sonho de Valsa na mão. Aquele que chega com falta de educação ou gritando deve ser escoltado pra fora do prédio...

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Mensagem por paulo fernandes 2011-08-19, 20:18

Creio que nossa burocracia é cultural, herdada da colonização portuguesa. Então seria uma burocracia cultural herdada pela força da imposição colonizadora e "sacaneada" pela esperteza tropical dos mestiços, negros e índios - nossa mão de obra de então. Pronto: creio ser esta a base do jeitinho brasileiro.

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Mensagem por RFFanBR 2011-08-19, 22:06

Tenho vários amigos funcionários públicos.

Meu irmão é um (carteiro), meu ex também (Correios, administrativo).

Meu irmão vive reclamando de uma porção de colegas de trabalho, que fazem o serviço de qualquer jeito, vivem pegando atestado médico por qualquer unha lascada, enquanto ele dá conta de todas as entregas do dia, que incluem uma quantidade absurda de registrados.

Já meu ex achava que trabalhava. Enrolava serviço por uma hora, saía pra fumar por meia hora. Depois arranjou uma dor qualquer e conseguiu fisioterapia 3 vezes por semana, indo só de manhã nesses dias.

Defendo funcionário público assim? Claro que não.

Assim como também não defendo funcionário da iniciativa privada, pq nos 7 anos que fui "garota de programa" vivia consertando as cagadas do pessoal do suporte e aturando gerentes super-incompetentes.

O povo é uma m****, é isso.

Ouvi certa vez uma frase de um gringo que está aqui a trabalho: eu gosto do Brasil, aqui dá pra fazer de qualquer jeito que as pessoas aceitam.

Pois é.

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Mensagem por NETOULTRA 2011-08-19, 22:40

jiroumaru escreveu:
allexcosta escreveu:
Nessa sua mensagem se resume o problema do Brasil. Faz parte do seu serviço tirar xerox pra alguém? Se faz, você tira pra todo mundo? Se não faz, porque tirou pra essa senhora? O sistema DEVE ser único para TODOS. Tudo é no jeitinho, na boa vontade, senão nada acontece... Se a pessoa chega calada tem que ser atendida do mesmo jeito que a que chega cheia de sorrisos dando bom dia com um Sonho de Valsa na mão. Aquele que chega com falta de educação ou gritando deve ser escoltado pra fora do prédio...

+1

Concordo em gênero, número e grau. claps

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Mensagem por Cayo Castro 2011-08-19, 23:07

paulo fernandes escreveu:Creio que nossa burocracia é cultural, herdada da colonização portuguesa. Então seria uma burocracia cultural herdada pela força da imposição colonizadora e "sacaneada" pela esperteza tropical dos mestiços, negros e índios - nossa mão de obra de então. Pronto: creio ser esta a base do jeitinho brasileiro.

É engano pensar que o "jeitinho brasileiro" é herdado dos portugueses...
É como jogar a culpa de um erro nosso em outra pessoa...
Vai ver se em Portugual é assim...

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Mensagem por Yngway 2011-08-19, 23:12

Cayo Castro escreveu:
É engano pensar que o "jeitinho brasileiro" é herdado dos portugueses...
É como jogar a culpa de um erro nosso em outra pessoa...
Vai ver se em Portugual é assim...

Na verdade, lá não está muito melhor do que aqui não. Há quem diga que é até pior.

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Mensagem por allexcosta 2011-08-19, 23:35

^ O pessoal fala que Portugal é pior. Dizem que por lá tudo é na base do carimbo. O Nando pode dizer pois morou lá vários anos. Minha irmã morou na França e disse que é pior que o Brasil. Ela conta coisas inacreditáveis, como você ir ao correio mandar uma encomenda e o sistema inteiro de correios do país estar em férias.

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