Enfim, adaptado ao 5 cordas
+29
galegonobaixo
Craudim
Falcão Bass
pc
leonardo.reis
Mauricio de Moraes Corrêa
Ely
Gabriel Oliveira
Guilé
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Renato
Wotan
Maurício_Expressão
iroquoi
Davi Motta
Eduardo Chaves
korg
patrickqueres
VictorLuigi
DenisLM
mum
Osmar Oliveira
Claudio
Ivanov_br
Daniel
Glauco
LuCaSbass
Cid
33 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Enfim, adaptado ao 5 cordas
Eu aprendi a tocar baixo com 5 cordas.......como vim do violão clássico e da guitarra, os 5 cordas sempre foram mais confortáveis pelo espaçamento menor entre as cordas......hoje tenho um de 6c e parece que foi feito pra mim de tão rápido que me adaptei.
Quando toco com 4 cordas em canjas das gigs de amigos, sinto que estou tocando um outro instrumento, como se não fosse a minha praia....
Mas tanto faz, é tudo contra-baixo. Admiro quem toca 4c, tem que passear mais pelo braço do instrumento pra fazer a mesma coisa que se faz com 5 ou 6....
Quando toco com 4 cordas em canjas das gigs de amigos, sinto que estou tocando um outro instrumento, como se não fosse a minha praia....
Mas tanto faz, é tudo contra-baixo. Admiro quem toca 4c, tem que passear mais pelo braço do instrumento pra fazer a mesma coisa que se faz com 5 ou 6....
Esse lance de economizar movimento é muito interessante. Depois que voce se localiza nas cordas, a parada fica tão fácil que parece até brincadeira. Antes eu sofria pra subir 3 oitavas, hoje eu faço de olhos fechados, hehehe...
É por isso que eu não consigo mais tocar em um baixo de 4... Uso exclusivamente baixo de 6 cordas há 5 anos (e 3 dias, hehehe). Eu pego um baixo de 4 e não consigo dar um rolé nele... não sei pra onde ir, me dá até claustrofobia
Os acordes também são uma história à parte. Na minha finada banda de pop eu fazia os acordes em umas 3 músicas enquanto o guitarrista fazia a linha principal.
À luz da minha mediocridade um baixo de 6 ajuda bastante. Eu invejo (no bom sentido, claro) baixistas que conseguem facilmente fazer em um baixo de 4 o que eu sofro pra fazer com um de 6.
abcs
pc
pc- Membro
pc escreveu:Eu pego um baixo de 4 e não consigo dar um rolé nele... não sei pra onde ir, me dá até claustrofobia
Cara.......era isso que eu estava tentando dizer e não conseguia encontrar palavras.......heheheheheh
Sou novo por aqui, mais já curtia o fórum ha muito tempo.
Eu tenho um Rock Bass de 5 cordas, estava indo tudo bem ate que bateu a vontade de estudar mais as raízes do contrabaixo foi quando comprei um jazz bass 4 só pra estudos, mais com o andar do estudo me apaixonei pelo espaço entre as cordas que é de 19mm dai em diante esqueci o de 5 troquei a captação do jazz bass por uma fender e não to conseguindo tocar com o rock bass e olha que eu amo o som dele.
já to pensando inclusive em me desfazer dele e comprar um TRB q tbm tem 19mm, o que vocês acham de 5 cordas com 19mm, sera que também não vale a pena partir pra um de luthier?
Abraço galera dos graves
Sou novo por aqui, mais já curtia o fórum ha muito tempo.
Eu tenho um Rock Bass de 5 cordas, estava indo tudo bem ate que bateu a vontade de estudar mais as raízes do contrabaixo foi quando comprei um jazz bass 4 só pra estudos, mais com o andar do estudo me apaixonei pelo espaço entre as cordas que é de 19mm dai em diante esqueci o de 5 troquei a captação do jazz bass por uma fender e não to conseguindo tocar com o rock bass e olha que eu amo o som dele.
já to pensando inclusive em me desfazer dele e comprar um TRB q tbm tem 19mm, o que vocês acham de 5 cordas com 19mm, sera que também não vale a pena partir pra um de luthier?
Abraço galera dos graves
Falcão Bass- Membro
aprendi a tocar com um 4c, como tocava na igreja muitos baixistas estavam gravando com 5c e usavam bastante a Sizona, vendi meu 4c e comprei um 5c, apanhei bastante, eu olhava para as cordas mas os dedos no automático corriam pra outras eheheh, vendi meu o de 5c e logo chegará o meu de 6c, gosto de ouvir acordes em 6c, não sei fazer mas vou aprender.
Craudim- Membro
Olá, bem vindo ao fórum cara!
Então, na minha opnião, você pegou dois extremos.
O rock bass tem espaçamento de 16.5mm, o jazz bass tem 19mm.
No de 5 cordas, para minha pessoa, fica com o braço muito largo com 19mm. Prefiro 5 cordas com 18mm , pois tenho bastante espaço e o braço não fica tão grosso.
Mas isso tudo é opnião.
Tenta testar o baixo antes de decidir.
De qualquer forma o yamaha TRB é um exelente instrumento! Nunca ví ninguém se arrepender em comprar um.
Dá uma pesquisada no fórum que tem bastante informação sobre os TRB e asista a alguns vídeos no youtube também.
Abraços!
Então, na minha opnião, você pegou dois extremos.
O rock bass tem espaçamento de 16.5mm, o jazz bass tem 19mm.
No de 5 cordas, para minha pessoa, fica com o braço muito largo com 19mm. Prefiro 5 cordas com 18mm , pois tenho bastante espaço e o braço não fica tão grosso.
Mas isso tudo é opnião.
Tenta testar o baixo antes de decidir.
De qualquer forma o yamaha TRB é um exelente instrumento! Nunca ví ninguém se arrepender em comprar um.
Dá uma pesquisada no fórum que tem bastante informação sobre os TRB e asista a alguns vídeos no youtube também.
Abraços!
galegonobaixo- Membro
Vlw
Eu e minhas duvidas.
Amo o som grave e sou realmente apaixonado por baixo de 5 cordas, e pra mim na faixa de preço ainda não vi nenhum como o rock bass e eu não queria me desfazer dele ai que surge as duvidas.
Mais realmente o TRB é excelente mais como vc disse é testar antes de comprar.
Se souber de algum bass de 5 com ponte entre 18mm e 19mm nas características do rock bass me indica ai.
Abraço!
Eu e minhas duvidas.
Amo o som grave e sou realmente apaixonado por baixo de 5 cordas, e pra mim na faixa de preço ainda não vi nenhum como o rock bass e eu não queria me desfazer dele ai que surge as duvidas.
Mais realmente o TRB é excelente mais como vc disse é testar antes de comprar.
Se souber de algum bass de 5 com ponte entre 18mm e 19mm nas características do rock bass me indica ai.
Abraço!
Falcão Bass- Membro
Os yamahas mais baratos, acho que são com 18mm.
Vista os sites, pergunta no mercado livre.
Mais barato que 1500-2000 dilmas não tem mesmo.
Eu veria, cort, yamaha, e squier dependendo da serie...acho que só desses mesmo que tem...
Vista os sites, pergunta no mercado livre.
Mais barato que 1500-2000 dilmas não tem mesmo.
Eu veria, cort, yamaha, e squier dependendo da serie...acho que só desses mesmo que tem...
galegonobaixo- Membro
Legal reler um post de 2009 onde eu me imaginava comprando um baixo de 5C... Comprei em Out/12 um de 5C e até hoje só toquei poucos minutos com ele.
Mas por incrível que pareça, se eu fechar os olhos e ir pelo som, a coisa vai mais fácil que se eu olhar o braço e ver o que estou fazendo.
Estanho...
Mas por incrível que pareça, se eu fechar os olhos e ir pelo som, a coisa vai mais fácil que se eu olhar o braço e ver o que estou fazendo.
Estanho...
O Fernando Savaglia em um post no face falou que foi a primeira e talvez a ultima a tocar num bass de 5 cordas, no ponto de vista dele acima da corda E só resta o vazio.
Eu preciso de um bass de 4 e 5 cordas.
Enfim vcs que tocam nos dois tem essa dificuldade de acesso entre as cordas digo isso baseado no espaçamento de 16,5mm de um baixo de 5 cordas.
já no de 4 cordas com medida de 19mm o vcs acha do conforto?
sera que não é só questão de pratica ou realmente interfere no seu som? quanto espaço pra vcs é melhor cordas mais juntas ou separadas?
Abraço!!!
Eu preciso de um bass de 4 e 5 cordas.
Enfim vcs que tocam nos dois tem essa dificuldade de acesso entre as cordas digo isso baseado no espaçamento de 16,5mm de um baixo de 5 cordas.
já no de 4 cordas com medida de 19mm o vcs acha do conforto?
sera que não é só questão de pratica ou realmente interfere no seu som? quanto espaço pra vcs é melhor cordas mais juntas ou separadas?
Abraço!!!
Falcão Bass- Membro
Ai vai a minha opiniao:
Nao considero baixos de 4, 5, 6, 7, 9, 13... cordas como instrumentos iguais, sao todos contrabaixos, mas a intencao de cada um eh diferente da intencao dos outros instrumentos. Atualmente eu estou tocando 6 cordas principalmente, quando tenho o 6c nas maos, aproveito para fazer acordes e harmonias, mas nao que ele nao sirva para todo o resto, como bases e notas mais graves,
ao pegar o 5c, foco na Si e nas melodias que ela possibilita, ja no 4c toco mais leve, com mais groove, pensando menos, ate tento mandar uns slaps no 4c... ja com o fanned que eu tenho emprestado, cujo a corda si tem 37 polegadas, eu basicamente toco frases na vertical, aproveitando a definicao da 5a corda e a homogenia entra a tensao das cordas.
nao que o numero de cordas deva ditar o que fazer ou nao fazer com o intrumento, mas acho que o modo de pensar deve variar.
Respondendo ao amigo Falcao Bass:
19mm eh um espacamento muito confortavel para mim que tenho maos grandes, ja vi amigos menores apanharem para tocarem o 6c com 19mm, mas no 5c acho bem comfortavel. aconselharia porem, devido a falta de opcoes num preco mais acessivel, os Yamahas RBX 375, BB 415, ou os Cort GB75, que tem 18mm e contrucao impecavel
Nao considero baixos de 4, 5, 6, 7, 9, 13... cordas como instrumentos iguais, sao todos contrabaixos, mas a intencao de cada um eh diferente da intencao dos outros instrumentos. Atualmente eu estou tocando 6 cordas principalmente, quando tenho o 6c nas maos, aproveito para fazer acordes e harmonias, mas nao que ele nao sirva para todo o resto, como bases e notas mais graves,
ao pegar o 5c, foco na Si e nas melodias que ela possibilita, ja no 4c toco mais leve, com mais groove, pensando menos, ate tento mandar uns slaps no 4c... ja com o fanned que eu tenho emprestado, cujo a corda si tem 37 polegadas, eu basicamente toco frases na vertical, aproveitando a definicao da 5a corda e a homogenia entra a tensao das cordas.
nao que o numero de cordas deva ditar o que fazer ou nao fazer com o intrumento, mas acho que o modo de pensar deve variar.
19mm eh um espacamento muito confortavel para mim que tenho maos grandes, ja vi amigos menores apanharem para tocarem o 6c com 19mm, mas no 5c acho bem comfortavel. aconselharia porem, devido a falta de opcoes num preco mais acessivel, os Yamahas RBX 375, BB 415, ou os Cort GB75, que tem 18mm e contrucao impecavel
Vlw parceirofrancotedescogabrieli escreveu:
os que mais me agradam são:
Cort Gb 95 custon
Yamaha TRB 5I ou 5II
Music Man Stingray
Isso pensando na sonoridade pq não adianta trocar por um baixo de 18mm ou 19mm que não supere em som o RB.
Falcão Bass- Membro
cara, superar eh relativo, eu nunca curti o som dos Stingray, mas a tocabilidade eh muito boa, ja toquei em um squier com 19mm e achei o som animal, mas a pegada nao era tao boa, acho que na onda do rockbass, os RBX sao uma boa pedida... o teu RB eh ativo ou passivo? os caps sao humbucker ou single-coil? essas informacoes ja servem para ter uma ideia do que voce vai querer no proximo baixo...
Bem o meu é o corvette basic ativo com caps single.francotedescogabrieli escreveu:cara, superar eh relativo, eu nunca curti o som dos Stingray, mas a tocabilidade eh muito boa, ja toquei em um squier com 19mm e achei o som animal, mas a pegada nao era tao boa, acho que na onda do rockbass, os RBX sao uma boa pedida... o teu RB eh ativo ou passivo? os caps sao humbucker ou single-coil? essas informacoes ja servem para ter uma ideia do que voce vai querer no proximo baixo...
Gostei do braço do RBX 375 mais o som dele não rolou pra mim, vou usar mais o rock bass pra diminuir essa dificuldade no acesso e pesquisar mais a respeito do assunto, porque comprei o RB a 1 ano e ainda da pra tirar muito som dele e pra comprar um bass que reaumente me agrade, tenho que colocar uns 1.500,00 mais o RB, ai fica pesado.
Vai um processo de readaptação com o RB ate eu encontrar uma boa oportunidade de trocar o bass.
Falcão Bass- Membro
Eu também não curti tanto o Corvette por isso.
Fiz 2 shows com um de um amigo,até ia pegar ele antes desse amigo na loja mas não rolou. Exatamente pela pegada,que não me agradou.
Ainda mais pq na época tinha o GB74 que o braço é super fino,então dá uma baita diferença. Testei o RBX375,gostei dele achei que na somatória dos fatores deu um bom baixo.
Essa questão de diferença de espaçamento,etc,pode ser perfeitamente superada. Desde que,vc haja e esforço e vc queira aquilo. Tive um 5c,depois fui pro GB 74,agora voltei pro 5c e ainda tô me readaptando.
Realmente a Si faz falta em vários estilos...
Fiz 2 shows com um de um amigo,até ia pegar ele antes desse amigo na loja mas não rolou. Exatamente pela pegada,que não me agradou.
Ainda mais pq na época tinha o GB74 que o braço é super fino,então dá uma baita diferença. Testei o RBX375,gostei dele achei que na somatória dos fatores deu um bom baixo.
Essa questão de diferença de espaçamento,etc,pode ser perfeitamente superada. Desde que,vc haja e esforço e vc queira aquilo. Tive um 5c,depois fui pro GB 74,agora voltei pro 5c e ainda tô me readaptando.
Realmente a Si faz falta em vários estilos...
pluís- Membro
pluís escreveu:
Discordo completamente,
Você se acostuma com amplificador ruim para estudar...
Agora, espaçamento de ponte, grossura de braço, posição dos captadores, você até "aceita"...
Tive durante uns 2 1/2 anos uma baixo com 16.5mm que tinha um sonzão e tava sempre brigando com as cordas, usei até corda .35 pra ver se ajudava...
Um dia de bobeira meu amigo falou " segura o bass aí" e me passou o stingray 5 dele com 17.5, brinquei uns 2 minutinhos e saiu tudo com maior facilidade, aprecia que tinha saído de uma prisão 2mx2m e fui morar no campo...
Fechei a venda do meu baixo pro baixista de uma outra banda a preço de banana antes de terminar os shows, naquela mesma noite...
galegonobaixo- Membro
galegonobaixo escreveu:pluís escreveu:
Discordo completamente,
Agora, espaçamento de ponte, grossura de braço, posição dos captadores, você até "aceita"...
Tive durante uns 2 1/2 anos uma baixo com 16.5mm que tinha um sonzão e tava sempre brigando com as cordas, usei até corda .35 pra ver se ajudava...
Um dia de bobeira meu amigo falou " segura o bass aí" e me passou o stingray 5 dele com 17.5, brinquei uns 2 minutinhos e saiu tudo com maior facilidade, aprecia que tinha saído de uma prisão 2mx2m e fui morar no campo...
Fechei a venda do meu baixo pro baixista de uma outra banda a preço de banana antes de terminar os shows, naquela mesma noite...
Concordo com o galegonobaixo, acho que quem se adapta eh o intrumento, e nao o musico, do contrario so se precisaria de um modelo e todos os baixistas aprenderiam a usa-lo, ja na situacao do RB, acho que pelas caracteristicas citadas (singlecoils e passivo), o som do baixo deve ser mais ou menos o de um Jazz bass. toquei em um warwick asiatico com essas mesmas especificacoes e achei bem bacana, mas o espacamento era 18mm, se eu nao me engano, muito confortavel e um som bem agradavel... se voce curte a onda dos warwick, acho que valeria a pena dar uma olhada nos Spector, que, na minha opiniao, tem um som melhor, acho que por conta dos EMGs.
galegonobaixo escreveu:pluís escreveu:
Discordo completamente,
Não entendi em que parte discordou rsrs
pluís- Membro
^que a diferença de espaço pode ser superada.
Ao meu entender você falou algo como "mantém o rockbass que essas coisas de espaçamento pequeno você se acostuma"
Aí eu discordei...
Ao meu entender você falou algo como "mantém o rockbass que essas coisas de espaçamento pequeno você se acostuma"
Aí eu discordei...
galegonobaixo- Membro
É isso ai, é aceitável mais a diferença é muito grande, num bass 1,5mm faz toda diferença.
No meu caso que tenho uma mão grande o ideal seria mesmo 19mm, mais me conformo com 18mm.
Eu já tava acostumado com os 16,5mm, ate porque todos os meus baixos sempre foram de 5 cordas, tive um strimberg, samick, ibanes e o rock bass, dai decidi comprar um jazz bass só pra ter mesmo e pq o preço foi legal é um michael jb, só que gostei demais do baixo ate troquei a captação por um set Fender 62 Ri Reissue, ficou muito bom o som dele foi unanimidade entre a galera aki, e da em diante abandonei o 5 cordas.
mais vamo que vamo daki a poco posto as fotos do meu novo 5 cordas com 18 ou 19mm.
No meu caso que tenho uma mão grande o ideal seria mesmo 19mm, mais me conformo com 18mm.
Eu já tava acostumado com os 16,5mm, ate porque todos os meus baixos sempre foram de 5 cordas, tive um strimberg, samick, ibanes e o rock bass, dai decidi comprar um jazz bass só pra ter mesmo e pq o preço foi legal é um michael jb, só que gostei demais do baixo ate troquei a captação por um set Fender 62 Ri Reissue, ficou muito bom o som dele foi unanimidade entre a galera aki, e da em diante abandonei o 5 cordas.
mais vamo que vamo daki a poco posto as fotos do meu novo 5 cordas com 18 ou 19mm.
Falcão Bass- Membro
a squier tem uma linha bem legal de Jazz Bass com 19mm...
galegonobaixo escreveu:^que a diferença de espaço pode ser superada.
Aí eu discordei...
Eu acho que acostuma sim, eu comecei nas 5 cordas, nunca tive problemas com o espaçamento menor, sempre toquei tranquilo, depois que vim pro mundo das 4 cordas, toquei no antigo baixo que eu tocava, e foi uma verdadeira batalha, mas depois de um tempo consegui melhorar.
Rick Charles- Membro
^Na na não, você "aceitou"
galegonobaixo- Membro
kkkkkkkk
Então foi mal. Não quis empurrar essa impressão.
Apenas quis dizer,que dependendo do resultado,é válido esse período de adaptação "sofrível".
Então foi mal. Não quis empurrar essa impressão.
Apenas quis dizer,que dependendo do resultado,é válido esse período de adaptação "sofrível".
pluís- Membro
Ooooum...agora entendi...
Foi mal da minha parte!
Foi mal da minha parte!
galegonobaixo- Membro
19mm !!! Incrível como tudo flui... Kkkk.
Prefiro mais largo no nut e 19mm na ponte. Estranhei meu MM que tinha 18mm na ponte , mas o braço era mais fino que os da M Laghus por exemplo.
Prefiro mais largo no nut e 19mm na ponte. Estranhei meu MM que tinha 18mm na ponte , mas o braço era mais fino que os da M Laghus por exemplo.
^Music man tem 17.5mm na ponte...
galegonobaixo- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2