Problemas na fabricação de PCIs caseiras
5 participantes
Página 1 de 1
Problemas na fabricação de PCIs caseiras
Ja a um tempo eu tenho meus projetinhos de eletronica, e com o tempo como sou estudante de eletrotecnica do Ifes, fui ganhando esperiencia e resolvi parti pros projetos mais reais, desdo zero.
O meu grande problema foi: Embora saiba a teoria, e no ProtoBoard ja monte ate facil, ate semana passada nunca tinha feito uma PCI. (ja tinha ate feito projetos com placa, mais como era mais comercial, mandava faze a placa)
Entao semana passada fui começar a a minha empreitada com uma plaquinha bem simples, o MiniFuzz do bertola
Logo na aquisição ja teve problema, componente faltando, e chaves DPDT impossiveis de achar, mais ate ai tudo bem, na internet arranja.
O problema foi quando eu comecei a fazer a plaquinha:
Como era um plaquinha pequena fiz a caneta mesmo, o que ate foi bem simples, mesmo nao tendo feito os furos antes, porem essa primeira plaquinha alem de demorar muito na corrosão (tinha botado pouco Peroxido) , ficou com trilhas falhadas por que não tinha feito com caneta preta, nem retocado os erros, resultado, uma plaquinha inutil, mais alguns dados sobre o preocesso.
Porem a segunda plaquinha ja começou pior. Tentei usar um metodo com impressora que achei an internet, porem não percebi que a impressora tinha que ser a lazer , e quase que cremo a plaquinha pelo tempo que eu tentei fazer funcionar com a jato de tinta.......
Depois desse começo errado, tentei ir pelo caminho da primeira, a caneta, porem furando a placa antes pra ficar as trilhas mais precisas.......o que não deu certo: Tinha comprado um daqueles furadores de placa porem quando fui usar logo no quinto ou sexto furo a punção ja tinha entortado......blz, achei que era problema dela, por isso arranjei otro furador (por aqui nao achei punção separado, e achei que nem vendesse), cujo resultado foi bem parecido, alguns furos e logo depois ja tava torta......