Problemas na fabricação de PCIs caseiras
5 participantes
Página 1 de 1
Problemas na fabricação de PCIs caseiras
Ja a um tempo eu tenho meus projetinhos de eletronica, e com o tempo como sou estudante de eletrotecnica do Ifes, fui ganhando esperiencia e resolvi parti pros projetos mais reais, desdo zero.
O meu grande problema foi: Embora saiba a teoria, e no ProtoBoard ja monte ate facil, ate semana passada nunca tinha feito uma PCI. (ja tinha ate feito projetos com placa, mais como era mais comercial, mandava faze a placa)
Entao semana passada fui começar a a minha empreitada com uma plaquinha bem simples, o MiniFuzz do bertola
Logo na aquisição ja teve problema, componente faltando, e chaves DPDT impossiveis de achar, mais ate ai tudo bem, na internet arranja.
O problema foi quando eu comecei a fazer a plaquinha:
Como era um plaquinha pequena fiz a caneta mesmo, o que ate foi bem simples, mesmo nao tendo feito os furos antes, porem essa primeira plaquinha alem de demorar muito na corrosão (tinha botado pouco Peroxido) , ficou com trilhas falhadas por que não tinha feito com caneta preta, nem retocado os erros, resultado, uma plaquinha inutil, mais alguns dados sobre o preocesso.
Porem a segunda plaquinha ja começou pior. Tentei usar um metodo com impressora que achei an internet, porem não percebi que a impressora tinha que ser a lazer , e quase que cremo a plaquinha pelo tempo que eu tentei fazer funcionar com a jato de tinta.......
Depois desse começo errado, tentei ir pelo caminho da primeira, a caneta, porem furando a placa antes pra ficar as trilhas mais precisas.......o que não deu certo: Tinha comprado um daqueles furadores de placa porem quando fui usar logo no quinto ou sexto furo a punção ja tinha entortado......blz, achei que era problema dela, por isso arranjei otro furador (por aqui nao achei punção separado, e achei que nem vendesse), cujo resultado foi bem parecido, alguns furos e logo depois ja tava torta......
Depois desse longo relato venho pedir ajuda na forma de tres perguntas:
1- Na opinião de cada um qual dos inumeros (e alguns ate bem estranhos) metodos de passar o esquema pra placa vc acham melhor?
2- Chave DPDT realmente so se acha na internet?
3- E realmente normal aquele furador assim? e se sim nao teria algum modo masi facil de furar a plaquinha?
O meu grande problema foi: Embora saiba a teoria, e no ProtoBoard ja monte ate facil, ate semana passada nunca tinha feito uma PCI. (ja tinha ate feito projetos com placa, mais como era mais comercial, mandava faze a placa)
Entao semana passada fui começar a a minha empreitada com uma plaquinha bem simples, o MiniFuzz do bertola
Logo na aquisição ja teve problema, componente faltando, e chaves DPDT impossiveis de achar, mais ate ai tudo bem, na internet arranja.
O problema foi quando eu comecei a fazer a plaquinha:
Como era um plaquinha pequena fiz a caneta mesmo, o que ate foi bem simples, mesmo nao tendo feito os furos antes, porem essa primeira plaquinha alem de demorar muito na corrosão (tinha botado pouco Peroxido) , ficou com trilhas falhadas por que não tinha feito com caneta preta, nem retocado os erros, resultado, uma plaquinha inutil, mais alguns dados sobre o preocesso.
Porem a segunda plaquinha ja começou pior. Tentei usar um metodo com impressora que achei an internet, porem não percebi que a impressora tinha que ser a lazer , e quase que cremo a plaquinha pelo tempo que eu tentei fazer funcionar com a jato de tinta.......
Depois desse começo errado, tentei ir pelo caminho da primeira, a caneta, porem furando a placa antes pra ficar as trilhas mais precisas.......o que não deu certo: Tinha comprado um daqueles furadores de placa porem quando fui usar logo no quinto ou sexto furo a punção ja tinha entortado......blz, achei que era problema dela, por isso arranjei otro furador (por aqui nao achei punção separado, e achei que nem vendesse), cujo resultado foi bem parecido, alguns furos e logo depois ja tava torta......
Depois desse longo relato venho pedir ajuda na forma de tres perguntas:
1- Na opinião de cada um qual dos inumeros (e alguns ate bem estranhos) metodos de passar o esquema pra placa vc acham melhor?
3- E realmente normal aquele furador assim? e se sim nao teria algum modo masi facil de furar a plaquinha?
Motta.Salazar- Membro
Re: Problemas na fabricação de PCIs caseiras
Eu utilizava papel transfer impresso numa jato de tinta.Motta.Salazar escreveu:
Aqui em SP se acha na Santa efigênia depois de se rodar um pouco.Motta.Salazar escreveu:
Dremel.Motta.Salazar escreveu:
CG escreveu:Eu utilizava papel transfer impresso numa jato de tinta.Motta.Salazar escreveu:
1- Na opinião de cada um qual dos inumeros (e alguns ate bem estranhos) metodos de passar o esquema pra placa vc acham melhor?Aqui em SP se acha na Santa efigênia depois de se rodar um pouco.Motta.Salazar escreveu:
2- Chave DPDT realmente so se acha na internet?Dremel.Motta.Salazar escreveu:
Teria como falar do precesso na jato de tinta ?
e o que seria dremel ?
Motta.Salazar- Membro
Não conheço processo com jato de tinta, acho que não daria certo a não ser se você use uma tinta não solúvel em agua nem em ácido.
www.dremel.com.br - tem as similares chinesas.
www.dremel.com.br - tem as similares chinesas.
O projeto com a impressora e o papel de adesivo funciona bem
os furadores normais nao conseguem furar placas de fibre e sim de fenolite
os furadores normais nao conseguem furar placas de fibre e sim de fenolite
Motta.Salazar escreveu:
1- Transferência térmica com ferro de passar de impressão com toner (laser ou fotocópia), bem carregada, e TEM QUE SER em papel couche, papel comum não funciona direito. Fica com qualidade praticamente profissional.
2- DPDT se encontra em eletrônicas maiores.
3- Microretífica com broquinha de 1mm, qualquer uma bem simplezinha faz bem o serviço, não precisa ser dremel que custam os olhos da cara.
subgrave- Membro
Motta.Salazar escreveu:CG escreveu:Eu utilizava papel transfer impressoMotta.Salazar escreveu:
1- Na opinião de cada um qual dos inumeros (e alguns ate bem estranhos) metodos de passar o esquema pra placa vc acham melhor?numa jato de tinta.Errei, é laser não jato de tinta, escrever sem pensar é fogo.Aqui em SP se acha na Santa efigênia depois de se rodar um pouco.Motta.Salazar escreveu:
2- Chave DPDT realmente so se acha na internet?Dremel.Motta.Salazar escreveu:
Teria como falar do precesso na jato de tinta ?
e o que seria dremel ?
Mano eu uso o processo de transferência térmica, com papel Glossy,
com esse processo fiz Pre amp baseado no GK MB400, um Power amp de
300w rms e a fonte do pré, saiu um resultado muito bom, depois de feita a
placa eu passei um "Vernis" BREU+Alcool deixei secar e furei com uma mini
retífica, resultado muito bom, só não terminei o amp....
essa semana eu fiz um Amp de fone de ouvido, ficou muito bom......
Como faz a transfêrencia...
Compra papel Glossy, é imprima em modo espelho na impressora a LASER somente a LASER, e com ferro de passar roupa...
Coloca o papel na placa, antes disso, deixea bem limpa brilhando, coloque o papel na placa e comece a passar o ferro, so deolhar da para ver as trilhas passando para placa...
ao passar eu usei Percloreto de Ferro para corroer as placas...
bom foi assim que fiz..
com esse processo fiz Pre amp baseado no GK MB400, um Power amp de
300w rms e a fonte do pré, saiu um resultado muito bom, depois de feita a
placa eu passei um "Vernis" BREU+Alcool deixei secar e furei com uma mini
retífica, resultado muito bom, só não terminei o amp....
essa semana eu fiz um Amp de fone de ouvido, ficou muito bom......
Como faz a transfêrencia...
Compra papel Glossy, é imprima em modo espelho na impressora a LASER somente a LASER, e com ferro de passar roupa...
Coloca o papel na placa, antes disso, deixea bem limpa brilhando, coloque o papel na placa e comece a passar o ferro, so deolhar da para ver as trilhas passando para placa...
ao passar eu usei Percloreto de Ferro para corroer as placas...
bom foi assim que fiz..
Clubes:SX #061 | Amantes só das 4 cordas #018 | Foristas do Paraná #017 | Jazz Bass Clube #032 | Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #049
Clube Strinberg #057
Você tem valor, o Esperito Santo se move em você.
Pauler4- Membro
Pauler4 escreveu:Mano eu uso o processo de transferência térmica, com papel Glossy,
com esse processo fiz Pre amp baseado no GK MB400,
E aí amigo, tem esse projeto por aí pra disponibilizar pro pessoal?
subgrave- Membro
http://www.4shared.com/file/KQgxiHvg/gallienkrueger_gk1001rb_servic.html
espere o fim da contagem de 5 segundos depois clic em fechar propaganda
espere o fim da contagem de 5 segundos depois clic em fechar propaganda
Coleta isso é pré amp? ou Power amp?
Clubes:SX #061 | Amantes só das 4 cordas #018 | Foristas do Paraná #017 | Jazz Bass Clube #032 | Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #049
Clube Strinberg #057
Pauler4- Membro
Serve as duas coisas?
Projetão heim... pena que é muito complicado, usa placa dupla face aí complica, somente com placas industrilizadas para fazer.ct.colela escreveu:http://www.4shared.com/file/KQgxiHvg/gallienkrueger_gk1001rb_servic.html
É melhor o projeto do GK 400RB que qualquer um monta em casa:
http://construyasuvideorockola.com/proy_prebass.php
subgrave- Membro
Pegar um esquema e jogar no programa e montar....
muito complicado, esse site colombiano ai dá quase tudo mastigado...
muito complicado, esse site colombiano ai dá quase tudo mastigado...
Clube Strinberg #057
Pauler4- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos