GUITARRISTAS VS BAIXISTAS
+29
ifernandes
andremega
nukebass
Zubrycky
thorian-maskier
DavidBP
J.Adalberto
NeyBass
GuilhermePastorius
allexcosta
Yngway
Luanmn
bodhan
Cayo Castro
Binão
Amagomes
LuCaSbass
Galdino
YellowBoy
RFFanBR
NESCAU
jgs
malka_aff
CG
Polli
mum
Fabio Motta
Pagode Alto Astral
danilo xarda
33 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: GUITARRISTAS VS BAIXISTAS
Slipknot está sobrevivendo sem baixisita, se bem que pra mim, poderia ficar sem baixista, guitarrista, vocalista, zabumbista e derivados...kkkkkk
NeyBass- Membro
Bom, devo confessar que essa banda se vira muito bem sem baixista.
Eis The Charlie Hunter Trio tocando uma versão jazzística de "Come as you are" do Nirvana.
Mas notem que a ausência do baixista foi suprida com muito trabalho pois Charlie Hunter usa neste vídeo uma guitarra custom com oito cordas e sua técnica foi desenvolvida ao longo dos anos para que ele pudesse fazer as melodias e os baixos SIMULTANEAMENTE.
Que tal?
Saudações,
D.
Eis The Charlie Hunter Trio tocando uma versão jazzística de "Come as you are" do Nirvana.
Mas notem que a ausência do baixista foi suprida com muito trabalho pois Charlie Hunter usa neste vídeo uma guitarra custom com oito cordas e sua técnica foi desenvolvida ao longo dos anos para que ele pudesse fazer as melodias e os baixos SIMULTANEAMENTE.
Que tal?
Saudações,
D.
O Legal da musica é que não há necessidade de existir prato feito, lugares comuns...
Parodiando um tópico no Allex...
Quem disse que toda musica precisa de baixo?
Parodiando um tópico no Allex...
Quem disse que toda musica precisa de baixo?
Ouvindo Trololó enquanto leio o tópico...
Sugiro o mesmo aos amigos forumeiros...
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/gkfVdrtLcRs?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Sugiro o mesmo aos amigos forumeiros...
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/gkfVdrtLcRs?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Começa tudo de novo.andremega escreveu:^putz, meu computador travou faltando 30 seg pra acabar o clipe. Como que termina?
Não to defendendo slipknot, apesar de curtir o som deles bagarái... mas realmente não sou desses que ficam defendendo bandas...!
Mas vomitar o que você acha só porquê não curte, não pode né?!
O Slipknot ta com um baixista atrás do palco e era um ex-músico da banda...
E o Paul Gray ( antigo baixista) não era virtuoso e muito menos o estilo de baixista que eu admiro e considero como influência, principalmente por não gostar tanto de música pesada... mas, ele dava um baita peso no som da banda além de ser o compositor de muitas músicas...
Saca só... Só baixo e bateria...
Uma banda pode sobreviver sem um guitarrista? R: sim.
E sem um baixista? R: Sim.
E sem um baixista? R: Sim.
ifernandes- Membro
Cayo...
me refiro ao momento pós Paul Gray, que ele era baixista dessa banda eu sei, mas se o cara morreu, tem que ter outro, a vida continua, agora manter um musico no fundo do palco, tocando escondido, significa que a importância dele para a banda não é das maiores.
Pode sim, por que não?
me refiro ao momento pós Paul Gray, que ele era baixista dessa banda eu sei, mas se o cara morreu, tem que ter outro, a vida continua, agora manter um musico no fundo do palco, tocando escondido, significa que a importância dele para a banda não é das maiores.
Pode sim, por que não?
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Cayo...
Pode sim, por que não?
Os integrantes do slipknot são mais do que simples músicos, são personagens, cada um tem um número de 0 a 8 com um personagem, um motivo para a sua máscara e uma importância na banda. Eles optaram por manter o baixista na sombra não por não dar importância a ele, mas sim para manter as coisas no palco como devem ser. Ele não pode assumir o número do Paul Grey por quê os números são por ordem de entrada na banda. Ele também não pode ser o número 9 pois ficaria faltando um número na contagem. E por fim, ele não tem máscara nem personagem nenhum.
Pessoal na internet costuma falar muito sobre coisas que viu/ouviu pouco. Bandas não são apenas suas músicas, são suas histórias. O Slipknot faz do jeito que faz por um motivo, não por vaidade ou descaso com baixista.
Pode sim, por que não?
Tá bom, amigo. Vai lá, vomita....
malka_aff escreveu:NeyBass escreveu:Cayo...
Pode sim, por que não?
Os integrantes do slipknot são mais do que simples músicos, são personagens, cada um tem um número de 0 a 8 com um personagem, um motivo para a sua máscara e uma importância na banda. Eles optaram por manter o baixista na sombra não por não dar importância a ele, mas sim para manter as coisas no palco como devem ser. Ele não pode assumir o número do Paul Grey por quê os números são por ordem de entrada na banda. Ele também não pode ser o número 9 pois ficaria faltando um número na contagem. E por fim, ele não tem máscara nem personagem nenhum.
Pessoal na internet costuma falar muito sobre coisas que viu/ouviu pouco. Bandas não são apenas suas músicas, são suas histórias. O Slipknot faz do jeito que faz por um motivo, não por vaidade ou descaso com baixista.
o que para mim não passa de frescura.
"é o mesmo que mulher casar com um homem rico e sofrer, ser humilhada, maltratada, mas vive só pela grana que o cara tem, dane-se o valor próprio".
Mas se o cara curte ser a sombra da banda, ou estar la escondido mas mantendo o status de ser baixista do slipknot, que seja feliz e vida longa a eles néh.
abç
Última edição por NeyBass em Seg Out 17, 2011 12:09 pm, editado 1 vez(es)
NeyBass- Membro
é, pessoal têm razão, existe muito baixista que pensa como guitarrista e precisa ficar aparecendo la na frente do palco pras pessoas notarem ele. Poucas pessoas notaram o som do baixo no show do slipknot, mas todo mundo notou que ele não estava no palco. Isso me faz pensar que a aparência é frescura mesmo, afinal, as pessoas julgam pelo o que ouvem e não pelo o que vêem. Né?
malka_aff escreveu:é, pessoal têm razão, existe muito baixista que pensa como guitarrista e precisa ficar aparecendo la na frente do palco pras pessoas notarem ele. Poucas pessoas notaram o som do baixo no show do slipknot, mas todo mundo notou que ele não estava no palco. Isso me faz pensar que a aparência é frescura mesmo, afinal, as pessoas julgam pelo o que ouvem e não pelo o que vêem. Né?
Não seria o contrário?
Julgam pelo que vêem e não pelo que ouvem. (com base no RockinRio).
NeyBass- Membro
agora achei engraçado:
As duplas sertanejas botam casais dançando, com uma mulherada gostosa, e não vejo ninguem reclamar;
tal qual as bandas de forro;
tal qual as bandas de axé;
Em geral investe-se fortunas em cenário para os espetáculos, ainda mais depois da difusão do DVD, quando se percebeu que um show não poderia mais, em hipótese alguma, ser apenas um bando de gente tocando;
Gasta-se fortunas com iluminação, telões, figurinos... vide Simone, que sempre escolheu até a cor das cuecas de seus músicos, ou RC, que há décadas se apresenta praticamente com uma orquestra e sempre com determinado figurino, ou mesmo Ney Matogrosso, que acredito NUNCA tenha feito uma apresentação cantando, pois seus shows sempre foram muito visuais desde o tempo do Secos & Molhados, com coreografias, figurinos e iluminção.
E penso o que levaria uma pessoa a pagar um bom dinheiro para sair de casa, pegar trânsito, fila, ficar em um aglomerado ou mesmo em uma casa de shows lotada, para ver uma penca de músicos estáticos em um palco tocando de forma idêntica ao cd (ou mp3 "baixado", ou ao CD pirata) que tem em casa, sem nenhum atrativo diverso.
Então, NeyBass, direcionando minha curiosidade:
além de trollar, o que você efetivamente gosta no mundo da música? Até agora só vi você dizendo que nada presta e que o mundo tá errado.
As duplas sertanejas botam casais dançando, com uma mulherada gostosa, e não vejo ninguem reclamar;
Em geral investe-se fortunas em cenário para os espetáculos, ainda mais depois da difusão do DVD, quando se percebeu que um show não poderia mais, em hipótese alguma, ser apenas um bando de gente tocando;
Gasta-se fortunas com iluminação, telões, figurinos... vide Simone, que sempre escolheu até a cor das cuecas de seus músicos, ou RC, que há décadas se apresenta praticamente com uma orquestra e sempre com determinado figurino, ou mesmo Ney Matogrosso, que acredito NUNCA tenha feito uma apresentação cantando, pois seus shows sempre foram muito visuais desde o tempo do Secos & Molhados, com coreografias, figurinos e iluminção.
E penso o que levaria uma pessoa a pagar um bom dinheiro para sair de casa, pegar trânsito, fila, ficar em um aglomerado ou mesmo em uma casa de shows lotada, para ver uma penca de músicos estáticos em um palco tocando de forma idêntica ao cd (ou mp3 "baixado", ou ao CD pirata) que tem em casa, sem nenhum atrativo diverso.
além de trollar, o que você efetivamente gosta no mundo da música? Até agora só vi você dizendo que nada presta e que o mundo tá errado.
^pensei que eu era o único. obrigado andremega, por me compreender.
Percebe-se.
Minha intenção é apenas de discutir o assunto, nada pessoal, se quiser me ironizar fique à vontade, mas é preferível que diga claramente, não nas entrelinhas. (me aparecer como guitarrista nunca foi nem será minha intenção, por isso ja fico no meu lugar quietinho no palco, sem aparições)
ja não discuto mais esse assunto, entrou para o lado pessoal ja é contra o objetivo do fórum.
abç.
NeyBass- Membro
andremega escreveu:agora achei engraçado:
1-Não sei o que é trollar;
2-procura nos tópicos que você vai encontrar o tanto de musicos e banda que ja declarei admiração por aqui. (principalmente brasileiros)
4-afinal, gosto de coisa boa, musica boa. Não sou obrigado a ter o gosto igual ao teu, assim como você não precisa gostar do que eu gosto.
"Até agora só vi você dizendo que nada presta e que o mundo tá errado"
não sei onde você viu isso, pense como quiser.
as vezes meu mundo é diferente do teu, vai saber né...quem sabe eu esteja no mundo errado mesmo.
e outra, o assunto é que no caso dessa banda o baixista não faz falta, nada a ver com toda essa sua descrição acima, "viagem pura"
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:
e outra, o assunto é que no caso dessa banda o baixista não faz falta
É isso que eu não consigo compreender.
Você se prestou a ouvir a banda? você assistiu o rock in rio, que seja? por que, eu olhando na globo, ouvia o som do baixo com facilidade, tudo bem que eu tenho um subzinho desses de 90 reais, o que ajuda um pouco, mas creio que a única forma de se chegar a conclusão de que o baixista não faz falta é ouvindo uma música com qualidade de audio decente, no mínimo.
Antes que pensem, eu não sou fã de Slipknot, não tenho música deles no computador, conheço eles pelo baterista da minha banda. E aprecio a música deles sim, acho ela legal. Apenas isso. Mas dizer que o baixista deles não faz falta. É por que você não ouviu e não notou o peso que o baixo segura na banda enquanto as guitarras estão sempre nas regiõesa agudas fazendo firulas nas músicas.
NeyBass escreveu:malka_aff escreveu:Fui irônico
Percebe-se.
Minha intenção é apenas de discutir o assunto, nada pessoal, se quiser me ironizar fique à vontade, mas é preferível que diga claramente, não nas entrelinhas. (me aparecer como guitarrista nunca foi nem será minha intenção, por isso ja fico no meu lugar quietinho no palco, sem aparições)
ja não discuto mais esse assunto, entrou para o lado pessoal ja é contra o objetivo do fórum.
abç.
Não NeyBass, você não está propondo uma discurssão. Você tá simplesmente dizendo que é ruim porque você não gosta. Vide seus argumentos e tire suas próprias conclusões.
acho que temos que respeitar algumas coisas:
vc não gosta do assunto que esta sendo discutido, saia do topico
vc não gosta da banda ou baixista em questão, não poste
se não pode ajudar, ao menos não trole
vc não gosta do assunto que esta sendo discutido, saia do topico
vc não gosta da banda ou baixista em questão, não poste
se não pode ajudar, ao menos não trole
djmmaster- Membro
andremega escreveu:agora achei engraçado:
Concordo, Andremega. Um show sempre ganha se alguma teatralidade for adicionada a ele, desde que essa seja a proposta da banda e o teatro adicionado acrescente às músicas.
Pessoalmente, vejo o palco como um lugar sagrado e o ato de tocar ao vivo como uma comunhão com a música. Nunca subo no palco apenas para tocar, mas para ser arrebatado pelo som e ser um canal, junto ao público, para a manifestação da arte que escolhi.
Para o meu gosto pessoal, o problema não é o teatro no show, mas quando o show é só teatro. Aí já não curto.
Quanto ao Slipknot, eu não gosto, mas respeito. Há lugar para tudo neste mundo e, por mim, tudo bem.
Só para esclarecer, teve pelo menos uma época em que o Ney Matogrosso apenas cantou. Foi na época da turnê do disco "Caçador de Pérolas", ao lado do Rafael Rabello. Na época, como um desafio artístico, Ney queria fazer um show às avessas do que ele costumava fazer ou seja, sem figurinos extravagantes, sem coreografias. Tudo o mais simples e espartano possível.
Saudações,
D.
uma banda pode sem duvida alguma sobreviver sem um baixista,mas vai ser sempre inferior a qualquer banda que tenha um baixistadanilo xarda escreveu:ai galera vamo brincar um pouquinho...dizem que uma BANDA nao vive sem um guitarrista...mas sobrevive sem baixista..será que é verdade?
timãobass- Membro
^certeza?
Última edição por malka_aff em Dom Out 30, 2011 12:09 pm, editado 1 vez(es)
Na minha opinião, ter ou não baixista não torna uma banda melhor ou pior... Tudo se resume à proposta da banda e como cada grupo de músicos trabalha os seus arranjos. Pessoalmente gosto de descobrir como outros instrumentos podem fazer o papel do baixo pois estas soluções me fazem ver o papel do baixo sob outra perspectiva.
Continuando com a exposição de situações musicais sem a presença do nosso instrumento, a banda do vídeo abaixo é um exemplo de power trio com bateria, duas guitarras e nenhum baixista.
Saudações,
D.
Na minha opinião, ter ou não baixista não torna uma banda melhor ou pior... Tudo se resume à proposta da banda e como cada grupo de músicos trabalha os seus arranjos. Pessoalmente gosto de descobrir como outros instrumentos podem fazer o papel do baixo pois estas soluções me fazem ver o papel do baixo sob outra perspectiva.
Continuando com a exposição de situações musicais sem a presença do nosso instrumento, a banda do vídeo abaixo é um exemplo de power trio com bateria, duas guitarras e nenhum baixista.
Saudações,
D.
malka_aff escreveu:^certeza?
As imagens falam por si mesmas. Não tecerei comentários.
P.S.: Linda demonstração do gênio do imortal Pixinguinha! Obrigado por postá-lo aqui!
Última edição por Zubrycky em Dom Out 30, 2011 2:32 pm, editado 1 vez(es)
meu post não funcionou direito, editei e agora faz sentido minha comparação.
Zubrycky, se puder, da uma editada no quote pra ficar certinho =)
Vlw
Vlw
Cara, pode até não ter o baixo. Mas a função está sempre lá! A pessoa "baixista" pode sumir. Mas a função "baixo" sempre vai estar lá. O mundo não vive sem graves. Leões rugem grave,gatinhos miam fino...
malka_aff escreveu:meu post não funcionou direito, editei e agora faz sentido minha comparação.
Vlw
Edição feita, meu caro! Vide acima.
( Se bem que devo confessar que quase tive um treco ao ver o seu post corrigido... )
Já vi banda boa feita somente de saxofones, já vi banda boa feita somente de instrumentos de percussão, já vi banda boa só de vozes, já vi banda boa sem batera, sem guitarra, sem baixo, enfim... A banda ser boa ou ruim não tem nada a ver com os instrumentos que nela são tocados.
Alguém tem coragem de dizer que essa banda sem guitarrista é ruim?
A propósito, olha a cara do saxofonista cabeludo quando o AJ faz uma das suas aos 7 minutos do vídeo.
A propósito, olha a cara do saxofonista cabeludo quando o AJ faz uma das suas aos 7 minutos do vídeo.
VC TA ENGANADO É CLARO QUE EXISTE CONTRABAIXO MAS DE OUTRA FORMA NO CORAL EXITE UMA PARTE QUE FAZ O GRAVE, NA PERCUSSÃO OS TAMBORES, NO NAIPE O BARÍTONO ENTRE OUTROS, EM FIM EXISTE MAS DE FOR APROPRIADA PARA O ESTILOallexcosta escreveu:Já vi banda boa feita somente de saxofones, já vi banda boa feita somente de instrumentos de percussão, já vi banda boa só de vozes, já vi banda boa sem batera, sem guitarra, sem baixo, enfim... A banda ser boa ou ruim não tem nada a ver com os instrumentos que nela são tocados.
danilo xarda- Membro
"A chord isn't a chord until the bass player has put his note in." (Sting)
Seguindo a teoria do Sting.. toda música (pós Renascença e fora do âmbito da Música Eletroacústica e da Música Dodecafônica) precisa de Harmonia... Sem um Baixo (seja ele em que instrumento for) não há acorde definido, portanto, não há Música sem Baixo
Seguindo a teoria do Sting.. toda música (pós Renascença e fora do âmbito da Música Eletroacústica e da Música Dodecafônica) precisa de Harmonia... Sem um Baixo (seja ele em que instrumento for) não há acorde definido, portanto, não há Música sem Baixo