Som X Sensação Térmica
+6
allexcosta
Vlad
djmmaster
subgrave
Galdino
Cayo Castro
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Som X Sensação Térmica
Essa sexta, às 14 horas, estava indo pro trampo no normal 36° da cidade de Rio Branco. E ao procurar uma música no meu mp3 que ( inconscientemente ) me fizesse esquecer o calor. Me veio a pergunta: O som influencia na minha sensação térmica, na minha percepção de temperatura??
É bem sabido que cores podem mudar nossa percepção de calor ( azul frio, vermelho quente ) e até dizem que as cores podem estimular desejos ou percepções ( dizem que é por isso que a maioria dos restaurantes são pintados em tons de vermelho e amarelo). Mas nunca vi estudo nenhum sobre o som.
Alguém já viu algum estudo ou provou pessoalmente a influência da música nesse sentido???
É bem sabido que cores podem mudar nossa percepção de calor ( azul frio, vermelho quente ) e até dizem que as cores podem estimular desejos ou percepções ( dizem que é por isso que a maioria dos restaurantes são pintados em tons de vermelho e amarelo). Mas nunca vi estudo nenhum sobre o som.
Alguém já viu algum estudo ou provou pessoalmente a influência da música nesse sentido???
Re: Som X Sensação Térmica
^ Caraca, boa pergunta... ficae a dúvida
Eu fico intrigado com a "Musicoterapia" e como ela age, principalmente na percepção dos graves pelos surdos, é já vi até uma matéria que os caras usavam baixos como forma de estímulo aos surdos...
Eu fico intrigado com a "Musicoterapia" e como ela age, principalmente na percepção dos graves pelos surdos, é já vi até uma matéria que os caras usavam baixos como forma de estímulo aos surdos...
Sempre tive a impresão de que localidades mais quentes chamam mais os axés & cia ltda, e que lugares mais frios são bem mais rock'n roll.
subgrave- Membro
cores não mudam tua percepção de calor, o nome disso é absortancia, cores escuras absorvem mais radiação UV e cores claras menos.
eu acho que a musica só distraiu um pouco a tua mente e vc esqueçeu momentaneamente do calor.
PS.: som pode gerar calor, materiais que absorvem o som devolvem a energia em forma de calor
eu acho que a musica só distraiu um pouco a tua mente e vc esqueçeu momentaneamente do calor.
PS.: som pode gerar calor, materiais que absorvem o som devolvem a energia em forma de calor
djmmaster- Membro
Oq eu sei é q tem umas bandas q eu escuto e me dá calafrios...
É uma questão interessante !
É de conhecimento geral os efeitos da música na mente tanto dos homens quanto dos animais, ela tem o poder de te levar da melancolia a euforia, mas não acredito que pode ter alguma influência na sensação térmica, a não ser que você escute uma música que te coloque pra dançar e você fica suado de tanto se mexer...rs
É de conhecimento geral os efeitos da música na mente tanto dos homens quanto dos animais, ela tem o poder de te levar da melancolia a euforia, mas não acredito que pode ter alguma influência na sensação térmica, a não ser que você escute uma música que te coloque pra dançar e você fica suado de tanto se mexer...rs
Não sei porque, mas quando ouço a Marcha das Valquírias, fico com mais frio.
Não dá para avaliar nem julgar o caso, mas acho completamente possível que isso aconteça. Existem pessoas que são mais suscetíveis a formar relações entre diferentes tipos de sentidos; algumas 'vêem' cores dependendo da música, sentem gosto de coisas, etc.; o nome disso é sinestesia.
Raul S.- Membro
Pra mim músicas do Djavan dão a sensação de estar molhado e com frio.