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Mensagem por fabionadal1 Seg 3 Out 2011 - 21:24

Alguém tem ou teve algum contato com ele?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202563985-baixo-epiphone-de-1994-muito-bem-conservado-_JM
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Mensagem por CG Seg 3 Out 2011 - 21:26


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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg 3 Out 2011 - 21:39

Já regulei um desses cujo corpo era confeccionado em compensado....
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Mensagem por ferabreu Ter 4 Out 2011 - 13:30

Bonito o baixo!

Se fosse mesmo em compensado, isso seria um problema?
Há vários tipos de compensado no mercado...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 4 Out 2011 - 14:15

Se fosse mesmo em compensado, isso seria um problema?
Sim. Esse material é inadequado para a confecção de corpos de instrumentos.
Há vários tipos de compensado no mercado...
Compensado é compensado, independentemente de "qualidade", ele não serve para fazer corpos de instrumentos.
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Mensagem por ferabreu Ter 4 Out 2011 - 14:40

Mas não é um instrumento acústico...

Sendo um instrumento elétrico, em que o som é gerado a partir de um sinal produzido por uma bobina imersa em um campo magnético permanente, creio que o papel da madeira na produção do som seja uma variável bem menos importante do que em um instrumento acústico, não?

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Mensagem por tfk Ter 4 Out 2011 - 16:11

^Não sou especialista, muito longe disso. Aliás o Bertola entende sobre o que está falando. Que realmente não é adequado não é, na verdade vc não ve nenhum instrumento considerado de qualidade feito nessas condições, mas acredito que isso está mais ligado as propriedades da madeira que podem acarretar problemas no futuro. Aliás essa questão sobre a influência da madeira em instrumentos sólidos é interessante, tinha até um tópico aqui que comparava o som que saía de um pedaço de prateleira e de outro de madeira mais comum em instrumentos, para mim a diferença era imperceptível.
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Mensagem por DenisLM Ter 4 Out 2011 - 16:13

^aí você abre um assunto "infinito", Cort Curbow e Ibanez EDA e EDB, Yamaha RBX4, Status bass...
tantos instrumentos feitos de material diferente de madeira maciça mas nenhum ainda tem um lugar de grande destaque.
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Mensagem por Thiago_Groove Ter 4 Out 2011 - 17:19

^ sobre o cort, certa vez toquei em um em uma loja aqui em goiania e achei totalmente confortavel pelo peso, porem o som dele, achei seco e sem graça... agora a tempos atras, tive a oportunidade de tocar novamente em um, porem com uma captaçao e um pré diferente, circuito era robsound, mas os cap eram cabreira, mudou muita coisa no timbre, ficou um som muito bom, mas nada que tira a minha ideia sobre esse baixo.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 4 Out 2011 - 17:44

ferabreu escreveu:Mas não é um instrumento acústico...

Sendo um instrumento elétrico, em que o som é gerado a partir de um sinal produzido por uma bobina imersa em um campo magnético permanente, creio que o papel da madeira na produção do som seja uma variável bem menos importante do que em um instrumento acústico, não?
Não, não é. Você está equivocado...
Aliás, essa discussão já foi efetuada aqui no fórum, com a minha participação e a de outros luthiers...
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Mensagem por tfk Ter 4 Out 2011 - 17:55

DenisLM escreveu:^aí você abre um assunto "infinito", Cort Curbow e Ibanez EDA e EDB, Yamaha RBX4, Status bass...
tantos instrumentos feitos de material diferente de madeira maciça mas nenhum ainda tem um lugar de grande destaque.

Com certeza Denis! Na verdade eu me referi anteriormente a questão do compensando e o ponto levantado por outro forista sobre o assunto sobre a qualidade de instrumentos com esse material.

Sobre outros baixos feitos com outros tipos de componentes realmente é uma coisa estranha, não que seja ruim, desses citados toquei rapidamente no Yamaha e um pouco mais no Cort, esse que particularmente achei estranho de som, bem leve, mas com uma pegada e um timbre diferente que no meu caso não agradou. Acredito também que essas ligas ou materiais alternativos ainda não alcançaram grande destaque positivo e os baixos "convencionais" parece que ficarão por um bom tempo como escolha da grande maioria das pessoas.

Só uma observação para concluir, não conheço o baixo em questão no tópico, mas tirando o headstock que sempre que vejo desse tipo me lembro de um taco de golfe, achei bem legal a combinação de cores do corpo/escudo e escala clara.
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Mensagem por fabionadal1 Ter 4 Out 2011 - 21:41

sendo de compensado ou não, o corpo é bonito mas o headstock é horrível(sob minha concepção).
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Mensagem por CG Ter 4 Out 2011 - 22:38

Sendo de compensado, eu correria dele o mais rápido que pudesse...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 4 Out 2011 - 22:41

CG escreveu:Sendo de compensado, eu correria dele o mais rápido que pudesse...
(2)
Principalmente pelo preço absurdo que esse cara está cobrando... Por esse preço vc compra um SX SJB75 ou um Condor P Master...
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Mensagem por Renato Reis Ter 4 Out 2011 - 23:00

Geralmente os compensados estão designados como Agathis, certo? Na duvida fico com os velhos mognos, alder ou ash. Também num tenho muito apreço pelo basswood mesmo não sendo madeira compensada.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter 4 Out 2011 - 23:06

Geralmente os compensados estão designados como Agathis, certo?
Não. cara, agathis é uma madeira do sudoeste asiático e Australia, também denominada kauri. Tília (basswood), é uma madeira tradicional utilizada em luthiería à décadas, inclusive pela Ibanez e Musicman.
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Mensagem por CG Ter 4 Out 2011 - 23:24

Os compensados são designados como Plywood e tem essa aparência:

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Mensagem por edumamare Ter 4 Out 2011 - 23:27

Srs, boa noite.
O instrumento que iniciou a discussão é meu.
Então pensei em fazer algumas considerações:
O Accu bass da epiphone é um instrumento com dois momentos de produção distintos.
Em meados dos anos 80 a epiphone iniciou a produção do accu bass para "competir"com os precision. Na verdade provavelmente com os Squier.
O baixo é baseado no precision, mas por razões óbvias não poderia receber o nome. Então ganhou a alcunha de accu (de acurácia - semelhante a precisão!) bass.
Inicialmente a produção era no Japão e depois, por motivos econômicos, a epiphone passou a produzí-los na Coréia, até meados dos anos 90.
O baixo é feito com corpo maciço (não sei dizer a madeira), e não é compensado! O formato é do precision mesmo. A captação é original da epiphone ( e engole a maioria dos squier que eu já toquei ou escutei). A ponte é original e as cordas passam através do corpo. O braço é extremamente bem construído, e um pouco mais estreito na altura do nut (40,5 mm), em relação aos precision (42 mm). o baixo todo é muito leve e confortável.
O som é bem encorpado e com realce do som amadeirado, mas tem mais médio do que o que normalmente escutamos nos precision. As notas ficam mais bem definidas.[img]Epiphone AccuBass Dsc01696z [/img][img]Epiphone AccuBass Dsc01698sbc [/img]

Em 96 este baixo parou de ser produzido.

A partir de 97/98, a epiphone passou a produzir, agora na China, um modelo muito inferior, que recebeu o carinhoso nome de accu bass jr.
[img]Epiphone AccuBass Capturadetela20111004s2 [/img]
Já tive o desprazer de experimentar um modelo como este.
Como a própria epiphone coloca no site, é um baixo para iniciantes, com material extremamente inferior (madeira, elétrica, etc...) Existem baixos de marcas menos conhecidas, de modelos modestos, mas infinitamente melhores que este jr.
Acredito que o corpo de compensado citado tenha sido visto em um destes baixos (jr).
Quanto ao uso de compensado nos instrumentos posso dizer duas coisas: Se fosse bom, seria usado mais comumente em instrumentos de qualidade superior!
E já vi instrumentos feitos de compensado, com uma parte elétrica boa (captadores de alta qualidade) que soavam bem. Mas só bem, e não realmente bons ou extraordinários. Fiquei com a impressão de um desperdício de parte elétrica em um instrumento de construção inadequada! Mas este é um assunto no qual o Bertola pode opinar de forma mais coerente.

se houver interesse posso colocar mais fotos do instrumento e disponibilizar samples para dar uma idéia do som do instrumento.

Por fim, estou vendendo ele porque está parado aqui em casa. Tenho outros baixos em uso. Um amigo guitarrista me torrou a paciência com a velha história de ser um intrumento um pouco mais antigo, e não se encontra mais madeira desta qualidade, e blá, blá, blá... Dá para perceber que não dei muita importância!
De qualquer forma, colocar o preço num instrumento como este é um pouco complicado, porque não se encontram muitos em bom estado, então vai mais pelo que eu acredito que vale quando estou tocando com ele. Posso dizer que dificilmente um squier (ou condor ou qualquer outra imitação) vai proporcionar o som e o prazer de tocar neste baixo.
Por outro lado, não discuto que o SX (já tive um!) é sem dúvida o baixo com melhor custo-benefício do mercado. É uma boa imitação de um Fender, com qualidade muito apresentável, de acabamento e som, que recebe muito bem upgrades. o único senão que coloco é que é somente uma imitação, a meu ver, sem uma personalidade, coisa que sempre busco nos meus instrumentos.
Cordial abraço a todos!

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Mensagem por Fabio Motta Ter 4 Out 2011 - 23:37

/\ O headstock da primeira foto é lindo !!! :doidao:

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Mensagem por edumamare Ter 4 Out 2011 - 23:38

Só para facilitar o entendimento:
É possível fazer compensado com qualquer tipo de madeira (qualquer nome que vc pensar ou lembrar) Em muitos casos, como jacarandá por exemplo, seria uma heresia!
O compensado é apenas uma apresentação da madeira, geralmente feita com restos, ou com matéria prima ainda não trabalhada, mas para que a tora renda muito mais do que se usada na forma maciça. (meu pai era dono de uma madeireira!)
A maioria dos móveis e portas das casas são feitas de compensado.
Mas o fato de usar pequenas placas de madeira justapostas coladas com serragem entre elas, além de tornar o material mais leve, tira quase toda a chance de a vibração das cordas se propagar pela estrutura do instrumento. Na verdade ele fica mais parecido com um amortecedor!
Sozinho, um instrumento feito de compensado pode até ter um som que parece adequado, mas quando colocado junto com outro similar feito de madeira maciça, os bons ouvidos perceberão a mágica da ressonância do som!!!!
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Mensagem por edumamare Ter 4 Out 2011 - 23:46

É, o headstock da época seguia os da Jackson.
Um visual bem rock!
Inclusive um baixista que testou o meu baixo à venda tocava hard rock, e achou o máximo, tanto o som quanto o visual.
Na verdade, ele usava um pizzicato com três dedos galopando as cordas, e ficou impressionado com a definição das notas, que ele não conseguia com o P Squier dele. Eu, por minha vez, achei que o baixo estava mais satisfeito nas mãos dele do que comigo, pois o baixo tem um apelo bem rock mesmo, e eu, apesar de tocar rock e blues, toco de uma forma mais leve.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 5 Out 2011 - 0:31

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Mas este é um assunto no qual o Bertola pode opinar de forma mais coerente.
Não apenas eu, mas muita gente boa aqui (esse fórum tá cheio!!), kkkkkk...
Mas o fato de usar pequenas placas de madeira justapostas coladas com serragem entre elas, além de tornar o material mais leve, tira quase toda a chance de a vibração das cordas se propagar pela estrutura do instrumento. Na verdade ele fica mais parecido com um amortecedor!
Sozinho, um instrumento feito de compensado pode até ter um som que parece adequado, mas quando colocado junto com outro similar feito de madeira maciça, os bons ouvidos perceberão a mágica da ressonância do som!!!!

O raciocínio está correto; só um detalhe que não está: Compensado é mais pesado que madeira maciça.
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Mensagem por ferabreu Qua 5 Out 2011 - 14:15

Compensado ou descompensado ( pirat ), gostaria muito de ter os R$1000 pra comprar este baixo.

(Li nesta página que o corpo é "Maple/Alder laminate".)

Ele é muito mais legal do que qualquer SX Jazz ou Precision que eu tenha visto em fotos. Se o som for mesmo bom, acho que vale a pena pagar a diferença por ele em vez de pegar "mais um SX igual a trocentos outros"...
Tenho vontade de ter um Precision. Pensaria seriamente em comprar este modelo.

Gostei muito do headstock e do esquema de cores.

Até semana passada, eu não acreditava que a madeira influísse no som.
Esta semana, mudei de idéia.

Estou tendo problemas de MICROFONIA com meu baixo... pale

Se o som das caixas é capaz de alterar o sinal produzido pelos captadores, então é óbvio que a vibração da madeira do corpo pode mexer com isso também... silent
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 5 Out 2011 - 15:59

o corpo é "Maple/Alder laminate".)
Isso significa que o corpo é confeccionado em compensado.
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Mensagem por ferabreu Qua 5 Out 2011 - 16:16

Não sei se dá pra dizer isso, Bertola...

Compensado é "plywood".
O site não falava em plywood...

Além disso, é apenas um site. Pode ser verdade, ou não.
Dizia ali que o AccuBass é laminado, e que o "Accubass Custom" é feito em Ash sólido.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 5 Out 2011 - 16:34

Compensado é "plywood".
O site não falava em plywood...

"Plywood" é uma das expressões que designa o material que aqui no Brasil denominamos "compensado". A Outra é justamente "Maple/Alder laminate".
Cara, o site da Epiphone é montado para iludir o consumidor dando informações dúbias de propósito.
Como luthier eu afirmo peremptóriamente que boa parte dos instrumentos dessa marca simplesmente não valem à pena.
Existem outras marcas cujos materiais e manufatura é muito superior e são mais baratos!
Aliás, se vc quer um Precision de qualidade e a um preço adequado, e MUITO superior à desse Epiphone, sugiro o Condor P-Master.
Em tempo: Não tenho nenhum vínculo com a marca Condor...
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Mensagem por ferabreu Qua 5 Out 2011 - 17:29

Mas esse site que eu postei não é oficial da Epiphone, é um wiki não-oficial.

Não sei se é adequado você ficar detonando o baixo que o cara está vendendo. Você nem o ouviu para saber se é bom ou não...

Pode ser que ele seja bom, independente do material. Pode ser que ele seja de madeira sólida, sei lá...

Obrigado pelas informações sobre a designação de laminado, P-master, importância da madeira e tudo o mais. Smile
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua 5 Out 2011 - 18:08

Não sei se é adequado você ficar detonando o baixo que o cara está vendendo. Você nem o ouviu para saber se é bom ou não...
Não sei se vc leu corretamente o que escrevi acima, acho que não...
Já regulei um desses cujo corpo era confeccionado em compensado....
Portanto, não estou "detonando" coisa alguma de ninguém em particular, apenas alertando que a maioría dos baixos desse modelo, são confeccionados de compensado, portanto, em material inadequado... É altamente improvável um baixo confeccionado nesse material tenha bom som...
Esse baixo, denominado AccuBass, já trabalhei com esses instrumentos e o afirmo categóricamente que é um instrumento de má qualidade.
Quanto ao baixo do forista edumamare, claramente é uma série anterior aos AccuBass de 1997 para adiante.
Esse site que vc citou, copiou a informação do site da Epiphone. Conheço bem ambos os sites...
Quanto às informações, bem, são pautadas por anos de trabalho com instrumentos, e é um prazer compartilhar o pouco que sei.

Abçs
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Mensagem por dna_bass Qua 9 Jan 2013 - 10:39

ola sou novo aq mas tenho um accu bass jr e por sinal não e de conpensado, mas sim de alder,braço de maple e escala rosewood, q por sinal tem um som exelente , unico ponto negativo pra mim seria os trastes q são fracos fora isso melhor q todos os squier precision q ja tive e toquei
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