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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Ricardo Saldanha Sáb Out 22, 2011 2:51 pm

olha, no meu pedal board tem:
afinador
2 fuzzes
synth
2 overdrives
filter
wahwah
chorus
flanger
phaser
obs.: ainda pretendo adicionar um pré valvulado (dispensando 1 overdrive) e um oitavador ao board hehehe mas é tudo coisa do meu ouvido chato

e uso tudo, exceto o phaser, pq comprei recentemente. comprei mais por curiosidade, pra ver como soava no baixo (na base do "pagando pra ver" mesmo) e pra gravar algumas coisas na brincadeira em casa mesmo. e foi baratinho: 80dilmas. na minha banda, tocamos de RATM à Lady Gaga. uso muitos efeitos em várias músicas. na nossa versão de Poker Face eu uso synth, chorus, wahwah, drive, fuzz e flanger. tudo soa muito bacana. mas tem algumas músicas que não uso nenhum efeito. acho que o importante é que não fico procurando onde colocar efeitos, mas fico atento pra alguns momentos em que seja necessário usar. toco sempre com o baixo limpo nas primeiras vezes quando a música é nova. o problema que vejo por aí, é os caras começarem a ensaiar um cover e já sair metendo efeito em tudo, sendo que muitas vezes nem é preciso. comprei meus primeiros pedais há pouco mais de 2 anos atrás, depois de já ter um bom baixo e um bom amp. creio que os 10 anos que usei o baixo limpo, me deram maturidade suficiente pra usar as caixinhas com "responsabilidade e discernimento". hoje, estou pensando em comprar um teclado sintetizador pra dar novas nuances ao som da banda, compor sons mais modernos e quase psicodélicos. mas tenho certeza que, mesmo tendo um monte de badulaques, saberei quando apagar todos os leds do pedalboard e deixar o Musicman ter um papo reto com o amp...


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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Marck Dom Out 23, 2011 12:43 am

Essa parada de efeito é meio estranha pq po.. ngvm fica usando flanger no baxio,phase,ou usa pra fazer graça de vez enquanto e em 100% das veses os novatos NÃO utilizam o efeito corretamente,e fica sempre uma m****,o efeit mais aceitável,pra se usar por bastante tempo e que não tem como errar,é o chorus,mas mesmo assim,o som do baixo limpo é tão f*** HAUSHAUS Eu comprei um pedaleira,mas uso ela como seletora de timbres,pra tewr um baixo mais "Metálico" em certa musica ou "Mai Grave e seco" em outra,dependendo do estilo,mas sem muito enfeite... eu sinceramente acho ridículo,aquele baixista da Pitty que usa DISTORÇÃO NO BAIXO! POO! COMPRA UMA GUITARRA ! vc usar um overdrivezinho pra dar uma saturaçãzinha as veses,sabendo usar,fica f***.. agora DISTORÇÃO,sei la.. ai fica aquele som "caixa de abelha" uma chiadeira dos infernos....
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Mensagem por GuilhermePastorius Dom Out 23, 2011 12:58 pm

Vocês que reclamam de efeitos no baixo, olhem oque eu achei então:
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 23, 2011 1:31 pm

GuilhermePastorius escreveu: Vocês que reclamam de efeitos no baixo, olhem oque eu achei então:
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Mensagem por Davi Motta Dom Out 23, 2011 2:10 pm

O que vale é a criatividade.
Infelizmente tem uns baixistas que nem conhecem o braço direito até a 5ª casa, muito menos o som de cada efeito e onde podem usá-los e já querem isso e aquilo. Um exemplo clássico, são os fãs de rock, que acham ter uma "necessidade quase que mortal" de usar um drive, mas aí entra um detalhe "bôbo" demais, tocam uma nota e deixam duas sobrando, abafamento zero, já viu a porcalhada no som né?

Aquela velha mania de querer jogar futebol sem saber correr... Besta

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Mensagem por Marck Dom Out 23, 2011 3:11 pm

Distorção é um fator que p*** que pariu,não sei se eu que sou chato,mas o guitarristas mais novos tem essa obsessão por usar distorção A TODO TEMPO! cara! isso é ridículo,fora que se ainda fosse uma distorção de válvula,ou uma coisa bem feita. NÃO! é aqueles treco horroroso! Só falta usarem DISTORÇÃO PRA VOCAL agora...

Po,efeito no vocal,bem aplicado,como um reverb e tal,um limiter ao vivo (que acho que nem pode ser considerado "Efeito") mas,coisas desse tipo,até vão bem e dão um"Tchan" maneiro na situação,mas daqui a pouco nego ta botando distorção na voz..
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Mensagem por Davi Motta Dom Out 23, 2011 3:14 pm

Marck escreveu:Distorção é um fator que p*** que pariu,não sei se eu que sou chato,mas o guitarristas mais novos tem essa obsessão por usar distorção A TODO TEMPO! cara! isso é ridículo,fora que se ainda fosse uma distorção de válvula,ou uma coisa bem feita. NÃO! é aqueles treco horroroso...

As famosas guitarras abelhudas... hahahahha

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Mensagem por allexcosta Dom Out 23, 2011 3:16 pm

Marck escreveu:(...)daqui a pouco nego ta botando distorção na voz..

Isso já se faz. Na minha época de colégio havia uma banda de metal daquele estilo que é bem rápido, você não entende nada e o vocalista te xinga o tempo todo. Eles usavam 2 pedais Boss Heavy Metal na voz do cantor.

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por LuCaSbass Dom Out 23, 2011 3:17 pm

^Ta explicado seu trauma hehehe

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Davi Motta Dom Out 23, 2011 3:21 pm

Eu também não curtia esse lance de efeitos no baixo. Já tinha 10 anos de "tocação", quando comecei com esse lance de tocar sozinho, aí me vi na necessidade de algo a mais para meu som não ficar vazio, foi onde comecei a pesquisar sobre efeitos. Desse início até conseguir fechar minha pedaleira, foram 4 anos de muita pesquisa, antes de adquirir cada efeito...
Hoje, o set está bem grandinho srsrsrsr

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Mensagem por GuilhermePastorius Dom Out 23, 2011 3:36 pm

Marck escreveu:Distorção é um fator que p*** que pariu,não sei se eu que sou chato,mas o guitarristas mais novos tem essa obsessão por usar distorção A TODO TEMPO! cara! isso é ridículo,fora que se ainda fosse uma distorção de válvula,ou uma coisa bem feita. NÃO! é aqueles treco horroroso! Só falta usarem DISTORÇÃO PRA VOCAL agora...

Po,efeito no vocal,bem aplicado,como um reverb e tal,um limiter ao vivo (que acho que nem pode ser considerado "Efeito") mas,coisas desse tipo,até vão bem e dão um"Tchan" maneiro na situação,mas daqui a pouco nego ta botando distorção na voz..

foi o que eu falei ali em cima
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Mensagem por DenisLM Dom Out 23, 2011 6:59 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
GuilhermePastorius escreveu: Vocês que reclamam de efeitos no baixo, olhem oque eu achei então:
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Mensagem por GuilhermePastorius Dom Out 23, 2011 7:06 pm

DenisLM escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
GuilhermePastorius escreveu: Vocês que reclamam de efeitos no baixo, olhem oque eu achei então:
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é legal essas pedaleiras vocais, mas a maioria dos efeitos aí é desnecessário, rôbo, cyborg, alien..
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Mensagem por malka_aff Dom Out 23, 2011 7:17 pm

desnecessario pra você, eu vejo muita utilidade em efeitos pra vozes


Última edição por malka_aff em Seg Out 24, 2011 6:28 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por silvanoandrade Dom Out 23, 2011 7:35 pm

GuilhermePastorius escreveu:
DenisLM escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
GuilhermePastorius escreveu: Vocês que reclamam de efeitos no baixo, olhem oque eu achei então:
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mas deve ser um tanto quanto engraçado ehuehuheu

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Mensagem por Marck Dom Out 23, 2011 8:26 pm

No mais é interessante ver o preconceito das pessoas com coisas bestas como efeitos...

Não é nem preconceito ,é que de 80 efeitos de uma pedaleira,você usara no maximo 3.. tem bastante coisa inutil,mas a grande revolta,não é usar efeitos,é tentar usar e não saber,como a maioria das bandas que quer enfeitar muito faz...

mas deve ser um tanto quanto engraçado ehuehuheu
Ja vi um rack uma vez que tinha muito efeito maneiro,bem bolado,mas que você NUNCA Conseguiria usar numa musica por exemplo... é um treco bem bolado,que tem um efeito maneiro,mas inútil. Que serve as veses apenas para algumas gravações e mesmo assim,as deixariam muito psicodélicas..
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Mensagem por DenisLM Dom Out 23, 2011 8:42 pm

Marck escreveu:
No mais é interessante ver o preconceito das pessoas com coisas bestas como efeitos...

Não é nem preconceito ,é que de 80 efeitos de uma pedaleira,você usara no maximo 3.. tem bastante coisa inutil,mas a grande revolta,não é usar efeitos,é tentar usar e não saber,como a maioria das bandas que quer enfeitar muito faz...

Fale por você e pelo som que você faz.
Já toquei em banda que malemá usava um preamp, e em outra que usava pelo menos uns 3 pedais ligados por música...

Cada banda é uma coisa, nao fechem suas cabeças... Logo logo aqui vai ficar igual o fcc, preconceito com palheta até...
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Mensagem por LuCaSbass Dom Out 23, 2011 9:27 pm

^Vai dizer que vc toca nesse trem cheio de corda, com um tanto de efeito e ainda quando toca baixo de verdade usa palheta???
Ah não...

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Mensagem por Schafe Dom Out 23, 2011 10:55 pm

Eu acho q o tópico ta ficando muito distante do título...

A pergunta não é se os baixistas podem ou não usar efeitos, pq afinal essa discussão é tão inútil quando a da palheta, afinal faz um bom tempo q não existe mais regras na música, o que importa é soar bem para os seus ouvidos...

Eu acho que o problema ta no baixista que sente falta de algo no seu timbre e acha que ta faltando pedal, por isso tem tanto novato perguntando sobre qual pedal ele "precisa" pra dar um "up" no som. Eu acho que a maioria de nós passamos por uma fase assim, de achar q um pedal vai resolver o seu problema, pelo menos eu passei.
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Mensagem por GuilhermePastorius Dom Out 23, 2011 11:04 pm

silvanoandrade escreveu:
GuilhermePastorius escreveu:
DenisLM escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
GuilhermePastorius escreveu: Vocês que reclamam de efeitos no baixo, olhem oque eu achei então:
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mas deve ser um tanto quanto engraçado ehuehuheu

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Bem, flanger o chris squire já usou, o jaco usava em solos, cliff burton usava fuzz e wah wah, talvez o cliff que influencia mais com esse negocio de efeitos, eu tinha gas por efeitos a alguns meses, isso passou
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Mensagem por Davi Motta Seg Out 24, 2011 8:18 am

Posso tocar sem nenhum efeito, mas sem reverb não dá, já sou dependente... srsrsrsr

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Mensagem por Ed Bonatto Seg Out 24, 2011 8:33 am

Esudando um pouco a história dos efeitos, eu pelo menos tiro a conclusão que os efeitos são criados para 1) Facilidade e 2) para que vc possa fazer ao vivo o som gravado em estudio.

por exemplo: criou-se o pedal de distorção por que era humanamente impossível vc abrir o volume do seu amplificador no talo toda vez que precisasse distorcer, e olha que eu não estou nem falando de um ampeg com 300W, até um pequeno Fender Deluxe de 22W (pra guitarra) fica BEM alto já depois do volume 5, que é mais ou menos o ponto de breakup dele com Humbuckers. Nesse caso o pedal de distorção é uma Facilidade, vc pode fazer a mesma coisa com o amp, mas pode ser inconveniente.

reverb: o pessoal gravava com o reverb room ou plate do estúdio, até que se descobriru que podia-se emular isso com molas nos primeiros amps com reverb da década de 60 e mais tarde com efeitos digitais em pedais compactos.

flanger: esse efeito psicodélico era feito na mão na déc de 60, com duas fitas tocando a mesma coisa, o técnico colocava o dedo para atrasar uma delas e depois fazia a mix da original e a "dedada". Dai veio a pergunta, como fazer isso ao vivo? Engraçado que o PHASER foi criado pra isso, foi a primeira tentativa de fazer um efeito que modulasse a fase do sinal em relação ao original, mas ficou bem diferente e se tornou um efeito a parte, mais tarde com o desenvolvimento dos chips BBD de delay consegui-se criar o "atraso" e mixar com o original na forma de circuitos eletronicos, no começo apenas em racks e depois em pedais compactos, ainda mais tarde no digital.

E por aí vai, podia continuar a lista até vcs morrerem de sono (se isso ainda não aconteceu Sleep ) mas ao meu ver, só "precisa" de efeito o músico que deseja criar ao vivo um determinado truque de estúdio ou precisa da comodidade/facilidade de trazer esse som pronto em forma de pedal compacto sem ter que 1) trazer uma parafernalha muito grande 2) trabalhar em volumes proibitivos.

A minha ultima idéia é que os pedais normalmente são relativamente acessiveis, bonitos e colecionáveis. Sabe aquela coleção de matchbox (para os mais velhos) e hot wheel (para os mais novos) ? pois é, a idéia é a mesma, mas esse fazem mais barulho. Banda

o resto, como bem disseram, é marketing.

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por DenisLM Seg Out 24, 2011 9:34 am

LuCaSbass escreveu:^Vai dizer que vc toca nesse trem cheio de corda, com um tanto de efeito e ainda quando toca baixo de verdade usa palheta???
Ah não...

pra você ver....
e daqui um tempo vai ter até captação midi no meio dessa zona toda...

é tão interessante sair do "comum", quebrar regras e paradigmas...



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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Marck Seg Out 24, 2011 9:48 pm

Po eu sinceramente,acho muito f***,por exemplo,quando eu vou a um shwo do Charlie Brown (só um exemplo) e chego la,o baixista ta usando um sinthy todo bem montado,algo palenjado e bem feito.. essa é a discussão,creio eu..

Assim,efeitos são bons e mostram as veses um trabalho bem feito e planejado..
eu me referia a efeitos MAL usados,como distorção de guitarra.. daqui a pouco até piano vai ter distorção.. até flauta..
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Marck Seg Out 24, 2011 10:59 pm

é tão interessante sair do "comum", quebrar regras e paradigmas..

Sobre tudo obter um timbre agradável..
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Mensagem por JAZZigo Seg Out 24, 2011 11:31 pm

Marck escreveu:daqui a pouco até piano vai ter distorção.. até flauta..
1º: não seria novidade.
2º: qual o problema?!

Tem um músico que eu curto demais, o americano Paul Hanson - vídeos abaixo, e se um fagotista como ele não se furta do uso de efeitos, por que haveríamos nós baixistas de fazê-lo?!!!! Shocked

Vamos abrir a caixola, vamos deixar preconceitos e tabus de lado, galera!!! Ouçam o som... sintam a música!!!cheers

Como disse nosso colega Davi Motta: "O que vale é a criatividade." up

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Maiores informações: http://paulhansonmusic.com/ e http://www.jazzbassoon.com/

Paul Hanson (fagote) ao lado de Jonas Hellborg (baixolão) e Jeff Sipe (bateria):

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Ter Out 25, 2011 9:20 am

eu tenho muita vontade de aprender a tocar acordeon pra poder colocar uma distorção nele e tocar solos de acordeons nas músicas tradicionalistas gaúchas.

Very Happy

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Carlão Ter Out 25, 2011 9:55 am

Em relação a efeitos, não vejo problema. Não acho que seja uma necessidade, mas timbre é uma coisa muito pessoal e que se alcança testando. Me corrijam se eu estiver errado, mas o John Lord não ligava o Hammond dele num Marshall de guitarra, saturava o bicho e ficava um p**@ som?

Eu mesmo era louco por pedais, vivia fazendo rolo aqui e ali. Reduzi meu set pra afinador, compressor e DI. Agora, nem em compressão eu sou mais chegado, deixa o cara do PA fazer isso na banda inteira de uma vez e pronto. Se bobear, daqui a pouco abandono até o afinador e fico só com o DI... rs
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por warZ Ter Nov 08, 2011 4:25 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Convivo bastante com bateristas e percussionistas e ainda não comecei a tocar baixo com uma baqueta.
E por que não?!!! Shocked Cada um tem a liberdade de buscar a sonoridade que quiser com seu instrumento.

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Tony1funkyfingers
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por alexjorib Seg Nov 28, 2011 4:16 pm

Minha ideia sobre isso é que principalmente nos anos 80 muita gente utilizou Synths, baixo com interface MIDI (ainda muito utilizado), baixo de teclado, pedais de distorção, phaser, chorus e um monte de outras coisas.

Assim, músicos que derivam-se dessa época tem em mente que para conseguir algo próximo do que se deseja, deve embutir efeitos no som do baixo a fim de deixar a musica mais "cheia".

Outro ponto também, que faz parte desse contexto, seria que para colorir o som em busca de preencher uma musica com poucos instrumentos, o baixista acaba optando por utilizar de efeitos diversos.

Sendo que, para baixista solo a utilização de efeitos e loopings se dão da mesma forma, ausência proposital de outros instrumentos.

Dentro dessa ideia, nos baixistas acabamos sentindo falta de algo no som sempre, ainda mais se as bandas/baixistas que ouvimos utilizaram efeitos em musicas gravadas em estudio, onde o efeito torna-se uma referencia para o som.

Exemplos marcantes para mim seriam: Larry Grahan, Stuart Zender, Victor Wooten, Flea e o PJ (Jota Quest).
Por isso sou louco por Envelope filter´s, Synth´s, Oitavadores e Wha´s, mas nunca tive dinheiro para compra-los ´por fazer faculdade e trabalhar, pagar aluguel e ganhar muito pouco com caches de shows.

------------------------

OBS: De tanto que nos iludimos com uma enxorada de efeitos e marcas que surgem a todo momento, acabamos nos esquecendo do som nativo do baixo e de formas de torna-lo mais consistente, por exemplo, utilizando Filtros, Equalizadores, D.I, Pré, Compressores e artifícios que não alteram o som so instrumento e sim, o melhoram significativamente.

Eu estou nessa fase, tenho anseio de ter efeitos que nem sei para que vou usar, mas estou refletindo muito e pensando seriamente em investir na qualidade do som, com pré, D.I e compressores de qualidade, pois agora, com o termino da faculdade, depois de muito tempo vou ter condições de obter mais recursos para o meu set que é humilde e sem efeitos (a não ser um envolpe filter do Engel na lata de sardinha, um produto muito inusitado e diferente).

Essa é a minha visão.
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Masteles Seg Nov 28, 2011 5:38 pm

Qual seria a utilidade prática (resultado sonoro), desses "filtros"? Sempre tive curiosidade sobre isso!

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Seg Nov 28, 2011 5:40 pm

o seu som de bolha =D

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Travbass Seg Nov 28, 2011 7:25 pm

Cabe ao seu estilo,olha o Primus,os efeitos do Les Claypool são encaixados mt bem,SWU foi um show de efeitos,mas olha o Down por exemplo,que esteve no SWU no mesmo dia,se o cara colocar um envelope vai estragar a essência deles...

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Ivo187 Ter Nov 29, 2011 12:52 am

É interessante mesmo!Mas ,acho que para o cara começar a mecher com efeitos tem que estudar bastante!Por Exemplo,victor wooten usa efeitos mas no seco ele tem muita tecnica!

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Masteles Ter Nov 29, 2011 8:27 am

malka_aff escreveu:o seu som de bolha =D

Você está brincando?

Shocked Shocked Shocked

Eu vou hoje mesmo na Teodoro Sampaio, na hora do almoço atrás de um troço desses!!!

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por GeTorres Ter Nov 29, 2011 9:00 am

Procure um chamado bassballs da Electro-harmonix, é muito interessante o som dele.

Tenho um equalizador da Oliver (Boss MIB) um chorus da Groovin e um Bass Drive da MROXY (Pedal de Boutique!) Já tive outros efeitos, um flanger, um limiter, um oitavador, um BDI21, Zoom 506 II uma B2, uma Boss ME6 (se não estou enganado).

Acredito que não é uma questão de pode ou não pode usar efeitos, isso é uma questão pessoal e ligada ao tipo de som que o baixista faz.

Usar um drive em um cover do Creedence? Nada a ver... Mas uma leve saturação para simular a saturação de valvula... qual o problema?

Ouvido, bom senso, prática e estudo. Isso é necessário!
Pedais ou pedaleira? É gosto pessoal, não existe essa de pode ou não pode. Criatividade é tudo!

Vejam isso: (ElectroHarmonix - Pedal Bass balls)

https://www.youtube.com/watch?v=wo1BdeWXgLE&feature=related

Soou legal!!! Banda

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Ter Nov 29, 2011 9:17 am

Masteles escreveu:
malka_aff escreveu:o seu som de bolha =D

Você está brincando?

Shocked Shocked Shocked

Eu vou hoje mesmo na Teodoro Sampaio, na hora do almoço atrás de um troço desses!!!

O bass Balls é muito bom, mas ele só tem um som de envelope.

Pra quem não sabe regulçar um envelope filter ainda (que nem eu Smile) O Bass Balls é uma ótima pedida!

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Alex Dom Dez 11, 2011 11:02 am

bodhan escreveu:
allexcosta escreveu:O que soa estranho são aqueles tópicos sem nexo do tipo "decidi comprar 6 pedais mas não sei quais, preciso de sugestões." De onde vem isso?

Minha opinião: Tem muita gente que toca por hobby ou de forma amadora (como eu). A postura, ou a expectativa de um profissional da música muitas vezes é bem diferente, ele está fazendo música e busca as ferramentas para fazer música. O hobbista antes de mais nada, busca o fórum, creio que existam mais hobbistas do que profissionais por aqui. O hobbista sempre está querendo arrumar assunto, "sarna para se coçar", e acho que é daí que vem a vontade de comprar 6 pedais!
Aquele pensamento, "o que eu vou inventar agora?". E ai começa. Eu muitas vezes me pego com esses pensamentos. Só que eu não penso em pedais, penso em cordas, captação, ajustes, amplis, cabos, baixo de 6, 5, 4 cordas e por aí vai. Quando me vejo, estou mais tempo pesquisando sobre os variados assuntos do que fazendo música, interagindo com a música. Então tento me controlar e pensar, "estou tocando para quê?", "estou fazendo música?", "você está seguindo seu plano? ... e etc. Só que acho que não tem nada de mal o cara hobbista ficar pensando e comprando um monte de badulaques, faz parte da diversão!
Abração!
Perfeito! Chegou uma hora na minha vida em que tive que decidir entre me tornar um p*** músico e ganhar a vida acompanhando sertanejo e afins, ou estudar e arrumar um trabalho que preste e tocar o que eu gosto no meu quarto. Essa condição de hobbista, com um pouco de T.O.C, nos faz querer ter tudo, uma espécie de playground, onde a gente se diverte em ter e saber, como se fosse uma substituição a não estar no palco. O problema é que esse fórum parece corredor polonês, qualquer conduta anti - profissional que você tenha é mais que prontamente punida com um descarrilamento de moralismo, respostas secas e curtas (quando são respondidas), enfim parece a fúria dos deuses. Concordo que tudo tem sua hora e seu lugar, mas concordo também que deviam arrumar gente mais educada e menos bravinha pra comandar essa barca, ou então que dêem um pé no rabo em gente menos "experiente", como eu e outros tantos, e passem a selecionar melhor quem entra nisso aqui.
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Mensagem por allexcosta Dom Dez 11, 2011 11:09 am

Alex escreveu:mas concordo também que deviam arrumar gente mais educada e menos bravinha pra comandar essa barca

A única resposta bravinha desse tópico foi a sua.
O tópico foi aberto com uma dúvida genuína e em nenhum momento está implícita a idéia de que se comprar dúzias de pedais seja algo mais ou menos profissional.

Para críticas e sugestões sobre o gerenciamento do fórum, por favor use o "Fale com os moderadores".

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Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Dez 11, 2011 12:03 pm

Bem...no meu caso (mau mau sei tocar...mas, chego lá):
- Tenho um MXR 288 Bass octave: Usei muito desde que comprei para conhecê-lo. Observei, que funciona muito bem nos médios, nos graves não me agradou, ainda. Preciso aprender mais e ouvir mais. O que me fez comprar este pedal, foi a lembrança do Ralphe Armstrong, que usava este efeito e baixos Gibson RD, e eu adorava o som...(Álbuns com o JL Ponty);
- Um dia, quem sabe, penso em comprar um pedal de Loop, para brincar um pouco, mas preciso estudar e aprender muito mais.

Mas de todas as opiniões, super válidas, o Marketing, como disse o Nukebass, é também, em minha opinião, o que mais "pesa".

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Mensagem por lobo bassman Dom Dez 11, 2011 11:10 pm

fheliojr escreveu:
allexcosta escreveu:
joabi escreveu:São as caixas coloridas... e a vontade de usar vem do convívio com os guitarristas.

Engraçado, conviver com guitarristas me faz querer ser completamente diferente deles.

[2]

[3]
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por lobo bassman Dom Dez 11, 2011 11:12 pm

allexcosta escreveu:
Fernando Paes escreveu:Bem cara, Eu acho que o convivio com guitarrista e o 1° motivo

Tenho dificuldade em entender esse argumento.

Convivo bastante com bateristas e percussionistas e ainda não comecei a tocar baixo com uma baqueta.
kkkkkkkkkkkkkkkk Por isso eu gosto do Alex rsrs
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Mensagem por lobo bassman Dom Dez 11, 2011 11:47 pm

JAZZigo escreveu:
Marck escreveu:daqui a pouco até piano vai ter distorção.. até flauta..
1º: não seria novidade.
2º: qual o problema?!

Tem um músico que eu curto demais, o americano Paul Hanson - vídeos abaixo, e se um fagotista como ele não se furta do uso de efeitos, por que haveríamos nós baixistas de fazê-lo?!!!! Shocked

Vamos abrir a caixola, vamos deixar preconceitos e tabus de lado, galera!!! Ouçam o som... sintam a música!!!cheers

Como disse nosso colega Davi Motta: "O que vale é a criatividade." up

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Paul Hanson (fagote) ao lado de Jonas Hellborg (baixolão) e Jeff Sipe (bateria):

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Show esse som..... adorei.
Eu acho o seguinte eu por exemplo quero encontrar o meu som mais atraves de tecnicas do que de timbres e efeitos, outro pode encotrar o seu som com linhas mais simples e com timbres e efeitos muito mais elaborados trazendo uma sonoridade nova. Tudo é valido. Mais eu entendo o que o Alex disse, é que tem muita gente que não sabe nem como vai encaixar em seu som os efeitos e gasta e se frusta.
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Mensagem por lobo bassman Dom Dez 11, 2011 11:55 pm

Alex escreveu:
bodhan escreveu:
allexcosta escreveu:O que soa estranho são aqueles tópicos sem nexo do tipo "decidi comprar 6 pedais mas não sei quais, preciso de sugestões." De onde vem isso?

Minha opinião: Tem muita gente que toca por hobby ou de forma amadora (como eu). A postura, ou a expectativa de um profissional da música muitas vezes é bem diferente, ele está fazendo música e busca as ferramentas para fazer música. O hobbista antes de mais nada, busca o fórum, creio que existam mais hobbistas do que profissionais por aqui. O hobbista sempre está querendo arrumar assunto, "sarna para se coçar", e acho que é daí que vem a vontade de comprar 6 pedais!
Aquele pensamento, "o que eu vou inventar agora?". E ai começa. Eu muitas vezes me pego com esses pensamentos. Só que eu não penso em pedais, penso em cordas, captação, ajustes, amplis, cabos, baixo de 6, 5, 4 cordas e por aí vai. Quando me vejo, estou mais tempo pesquisando sobre os variados assuntos do que fazendo música, interagindo com a música. Então tento me controlar e pensar, "estou tocando para quê?", "estou fazendo música?", "você está seguindo seu plano? ... e etc. Só que acho que não tem nada de mal o cara hobbista ficar pensando e comprando um monte de badulaques, faz parte da diversão!
Abração!
Perfeito! Chegou uma hora na minha vida em que tive que decidir entre me tornar um p*** músico e ganhar a vida acompanhando sertanejo e afins, ou estudar e arrumar um trabalho que preste e tocar o que eu gosto no meu quarto. Essa condição de hobbista, com um pouco de T.O.C, nos faz querer ter tudo, uma espécie de playground, onde a gente se diverte em ter e saber, como se fosse uma substituição a não estar no palco. O problema é que esse fórum parece corredor polonês, qualquer conduta anti - profissional que você tenha é mais que prontamente punida com um descarrilamento de moralismo, respostas secas e curtas (quando são respondidas), enfim parece a fúria dos deuses. Concordo que tudo tem sua hora e seu lugar, mas concordo também que deviam arrumar gente mais educada e menos bravinha pra comandar essa barca, ou então que dêem um pé no rabo em gente menos "experiente", como eu e outros tantos, e passem a selecionar melhor quem entra nisso aqui.

Eu discordo em gênero, número e grau. Existem pessoas que estão aqui a anos lutando e construindo isso da melhor maneira possivel e por puro prazer sem nenhuma recompensa ou remuneração. Só por isso ja se deve ser repeitado, ja que este lugar nem existiria se não fosse pelos pioneiros que desbravaram tudo isto. Um novato que chega agora pegar tudo pronto e dizer agora eu toco esta bagaça. E se você coloca a sua opinião da forma que quer, não pode querer que um adiministrador, moderador e etc não possa dar a opinião com menor, igual ou maior razão que você,mesmo que isto te desagrade. Ninguem é obrigado a estar sempre de bom humor e todo mundo tem o direito de se espressar da forma que bem entender, se estiver infeliz ninguem te obriga a frequentar isto aqui.
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Mensagem por GeTorres Seg Dez 12, 2011 7:41 am

lobo bassman escreveu:
Alex escreveu:
bodhan escreveu:
allexcosta escreveu:O que soa estranho são aqueles tópicos sem nexo do tipo "decidi comprar 6 pedais mas não sei quais, preciso de sugestões." De onde vem isso?

Minha opinião: Tem muita gente que toca por hobby ou de forma amadora (como eu). A postura, ou a expectativa de um profissional da música muitas vezes é bem diferente, ele está fazendo música e busca as ferramentas para fazer música. O hobbista antes de mais nada, busca o fórum, creio que existam mais hobbistas do que profissionais por aqui. O hobbista sempre está querendo arrumar assunto, "sarna para se coçar", e acho que é daí que vem a vontade de comprar 6 pedais!
Aquele pensamento, "o que eu vou inventar agora?". E ai começa. Eu muitas vezes me pego com esses pensamentos. Só que eu não penso em pedais, penso em cordas, captação, ajustes, amplis, cabos, baixo de 6, 5, 4 cordas e por aí vai. Quando me vejo, estou mais tempo pesquisando sobre os variados assuntos do que fazendo música, interagindo com a música. Então tento me controlar e pensar, "estou tocando para quê?", "estou fazendo música?", "você está seguindo seu plano? ... e etc. Só que acho que não tem nada de mal o cara hobbista ficar pensando e comprando um monte de badulaques, faz parte da diversão!
Abração!
Perfeito! Chegou uma hora na minha vida em que tive que decidir entre me tornar um p*** músico e ganhar a vida acompanhando sertanejo e afins, ou estudar e arrumar um trabalho que preste e tocar o que eu gosto no meu quarto. Essa condição de hobbista, com um pouco de T.O.C, nos faz querer ter tudo, uma espécie de playground, onde a gente se diverte em ter e saber, como se fosse uma substituição a não estar no palco. O problema é que esse fórum parece corredor polonês, qualquer conduta anti - profissional que você tenha é mais que prontamente punida com um descarrilamento de moralismo, respostas secas e curtas (quando são respondidas), enfim parece a fúria dos deuses. Concordo que tudo tem sua hora e seu lugar, mas concordo também que deviam arrumar gente mais educada e menos bravinha pra comandar essa barca, ou então que dêem um pé no rabo em gente menos "experiente", como eu e outros tantos, e passem a selecionar melhor quem entra nisso aqui.

Eu discordo em gênero, número e grau. Existem pessoas que estão aqui a anos lutando e construindo isso da melhor maneira possivel e por puro prazer sem nenhuma recompensa ou remuneração. Só por isso ja se deve ser repeitado, ja que este lugar nem existiria se não fosse pelos pioneiros que desbravaram tudo isto. Um novato que chega agora pegar tudo pronto e dizer agora eu toco esta bagaça. E se você coloca a sua opinião da forma que quer, não pode querer que um adiministrador, moderador e etc não possa dar a opinião com menor, igual ou maior razão que você,mesmo que isto te desagrade. Ninguem é obrigado a estar sempre de bom humor e todo mundo tem o direito de se espressar da forma que bem entender, se estiver infeliz ninguem te obriga a frequentar isto aqui.

(2) !!!!!!!!!

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por S.Potin Sex Dez 16, 2011 7:30 pm

Na verdade, pensando em resposta ao tópico... IMHO... efeitos para o baixo ainda é um campo a ser explorado...
Do mesmo modo que penso, há a necessidade de efeitos em violão (em que música? ou em que momento da música?)
acredito que propor um efeito para música depende muito da habilidade e sensibilidade... e assumir o risco (calculado ou não...)
Trocando por miudos, sou profundo admirador de música clássica... e pensava que neste tipo de música não se encaixa efeitos e tals.... mas o que os caras do Apocaliptica fazem, bem como Amon Lima (Família Lima) o faz, requer habilidade e sensibilidade para dosar efeito/música... mesmo estes não estando "puramente" na música classica...
Sem dúvida que efeitos para o Baixo ainda tem muito a crescer, principalmente pq o baixo ainda é (muito) visto como um instumento para preencher lacuna e acompanhamento...
Mas com o tempo isso vai mudando e os (pré)conceitos estigmatizados vão caindo... e isso já acontece!
Acho que só não devemos fixarmos um preconceito quanto a uso ou não, uma vez que testemunhamos mudanças diversas na música...

E caso não tenha(queira) habilidade e sensibilidade (para efeitos), então amigo, igual a mim é ampli+baixo, que já faz mto serviço top... Razz Very Happy

E sem perder a piada: to precisando de umas dicas para pedais e efeitos... heheheh
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Marck Dom Dez 18, 2011 2:09 am

Gostei do que o S.Potin disse... mas particularmente eu acho mais legal a criatividade que o cara tem de como e onde aplicar o efeito do que o próprio efeito..
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por André Souza Dom Dez 18, 2011 12:56 pm

GuilhermePastorius escreveu:
DenisLM escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
GuilhermePastorius escreveu: Vocês que reclamam de efeitos no baixo, olhem oque eu achei então:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198609922-pedaleira-digitech-vocal-300-efeito-para-vocais-loja-_JM
scratch facepalm
Tô doido pra comprar uma dessas para incrementar meus "backing vocals" na minha banda... cheers

Tenta a Boss VE20 ... É Animal! o vocalista de uma banda que que tocava tinha uma dessas.

No mais é interessante ver o preconceito das pessoas com coisas bestas como efeitos...
facepalm
é legal essas pedaleiras vocais, mas a maioria dos efeitos aí é desnecessário, rôbo, cyborg, alien..

Eu faço backing e uso uma Boss VE-20. Ajuda muito. Temos um vocalista e eu faço backing com um dos guitarristas. Fica muito bom. Dobro a voz com a 5ª... Dobro a voz com voz feminina dobrada... 3ª com 5ª... E as brincadeiras com a voz de robô e de rádio. Eu e a turma da banda gostamos. E o reverb é bem legal, com um pouco de delay... Massa.

No baixo ainda estou testando as coisas. O que não gosto ou percebo que vou usar pouco eu vendo. Simples. Acho que efeitos são legais, mas uso em solos ou frases específicas. Na maioria do tempo é baixo cru mesmo, PERFECT. Hoje toco Pop Rock, no Forró usava bem menos mesmo. É um misto de "gosto", "bom gosto", criatividade e atitude. Sem preconceito para mim.




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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Dez 18, 2011 1:12 pm

GeTorres escreveu:
lobo bassman escreveu:
Alex escreveu:
bodhan escreveu:
allexcosta escreveu:O que soa estranho são aqueles tópicos sem nexo do tipo "decidi comprar 6 pedais mas não sei quais, preciso de sugestões." De onde vem isso?

Minha opinião: Tem muita gente que toca por hobby ou de forma amadora (como eu). A postura, ou a expectativa de um profissional da música muitas vezes é bem diferente, ele está fazendo música e busca as ferramentas para fazer música. O hobbista antes de mais nada, busca o fórum, creio que existam mais hobbistas do que profissionais por aqui. O hobbista sempre está querendo arrumar assunto, "sarna para se coçar", e acho que é daí que vem a vontade de comprar 6 pedais!
Aquele pensamento, "o que eu vou inventar agora?". E ai começa. Eu muitas vezes me pego com esses pensamentos. Só que eu não penso em pedais, penso em cordas, captação, ajustes, amplis, cabos, baixo de 6, 5, 4 cordas e por aí vai. Quando me vejo, estou mais tempo pesquisando sobre os variados assuntos do que fazendo música, interagindo com a música. Então tento me controlar e pensar, "estou tocando para quê?", "estou fazendo música?", "você está seguindo seu plano? ... e etc. Só que acho que não tem nada de mal o cara hobbista ficar pensando e comprando um monte de badulaques, faz parte da diversão!
Abração!
Perfeito! Chegou uma hora na minha vida em que tive que decidir entre me tornar um p*** músico e ganhar a vida acompanhando sertanejo e afins, ou estudar e arrumar um trabalho que preste e tocar o que eu gosto no meu quarto. Essa condição de hobbista, com um pouco de T.O.C, nos faz querer ter tudo, uma espécie de playground, onde a gente se diverte em ter e saber, como se fosse uma substituição a não estar no palco. O problema é que esse fórum parece corredor polonês, qualquer conduta anti - profissional que você tenha é mais que prontamente punida com um descarrilamento de moralismo, respostas secas e curtas (quando são respondidas), enfim parece a fúria dos deuses. Concordo que tudo tem sua hora e seu lugar, mas concordo também que deviam arrumar gente mais educada e menos bravinha pra comandar essa barca, ou então que dêem um pé no rabo em gente menos "experiente", como eu e outros tantos, e passem a selecionar melhor quem entra nisso aqui.

Eu discordo em gênero, número e grau. Existem pessoas que estão aqui a anos lutando e construindo isso da melhor maneira possivel e por puro prazer sem nenhuma recompensa ou remuneração. Só por isso ja se deve ser repeitado, ja que este lugar nem existiria se não fosse pelos pioneiros que desbravaram tudo isto. Um novato que chega agora pegar tudo pronto e dizer agora eu toco esta bagaça. E se você coloca a sua opinião da forma que quer, não pode querer que um adiministrador, moderador e etc não possa dar a opinião com menor, igual ou maior razão que você,mesmo que isto te desagrade. Ninguem é obrigado a estar sempre de bom humor e todo mundo tem o direito de se espressar da forma que bem entender, se estiver infeliz ninguem te obriga a frequentar isto aqui.

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 3 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Marcondes_ Dom Dez 18, 2011 1:56 pm

Sobre os post's mais polêmicos..

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
GeTorres escreveu:
lobo bassman escreveu:
Alex escreveu:
bodhan escreveu:
allexcosta escreveu:O que soa estranho são aqueles tópicos sem nexo do tipo "decidi comprar 6 pedais mas não sei quais, preciso de sugestões." De onde vem isso?

Minha opinião: Tem muita gente que toca por hobby ou de forma amadora (como eu). A postura, ou a expectativa de um profissional da música muitas vezes é bem diferente, ele está fazendo música e busca as ferramentas para fazer música. O hobbista antes de mais nada, busca o fórum, creio que existam mais hobbistas do que profissionais por aqui. O hobbista sempre está querendo arrumar assunto, "sarna para se coçar", e acho que é daí que vem a vontade de comprar 6 pedais!
Aquele pensamento, "o que eu vou inventar agora?". E ai começa. Eu muitas vezes me pego com esses pensamentos. Só que eu não penso em pedais, penso em cordas, captação, ajustes, amplis, cabos, baixo de 6, 5, 4 cordas e por aí vai. Quando me vejo, estou mais tempo pesquisando sobre os variados assuntos do que fazendo música, interagindo com a música. Então tento me controlar e pensar, "estou tocando para quê?", "estou fazendo música?", "você está seguindo seu plano? ... e etc. Só que acho que não tem nada de mal o cara hobbista ficar pensando e comprando um monte de badulaques, faz parte da diversão!
Abração!
Perfeito! Chegou uma hora na minha vida em que tive que decidir entre me tornar um p*** músico e ganhar a vida acompanhando sertanejo e afins, ou estudar e arrumar um trabalho que preste e tocar o que eu gosto no meu quarto. Essa condição de hobbista, com um pouco de T.O.C, nos faz querer ter tudo, uma espécie de playground, onde a gente se diverte em ter e saber, como se fosse uma substituição a não estar no palco. O problema é que esse fórum parece corredor polonês, qualquer conduta anti - profissional que você tenha é mais que prontamente punida com um descarrilamento de moralismo, respostas secas e curtas (quando são respondidas), enfim parece a fúria dos deuses. Concordo que tudo tem sua hora e seu lugar, mas concordo também que deviam arrumar gente mais educada e menos bravinha pra comandar essa barca, ou então que dêem um pé no rabo em gente menos "experiente", como eu e outros tantos, e passem a selecionar melhor quem entra nisso aqui.

Eu discordo em gênero, número e grau. Existem pessoas que estão aqui a anos lutando e construindo isso da melhor maneira possivel e por puro prazer sem nenhuma recompensa ou remuneração. Só por isso ja se deve ser repeitado, ja que este lugar nem existiria se não fosse pelos pioneiros que desbravaram tudo isto. Um novato que chega agora pegar tudo pronto e dizer agora eu toco esta bagaça. E se você coloca a sua opinião da forma que quer, não pode querer que um adiministrador, moderador e etc não possa dar a opinião com menor, igual ou maior razão que você,mesmo que isto te desagrade. Ninguem é obrigado a estar sempre de bom humor e todo mundo tem o direito de se espressar da forma que bem entender, se estiver infeliz ninguem te obriga a frequentar isto aqui.

(2) !!!!!!!!!

(3)

Eu não to concordando nem discorando de ninguém, mas eu acho o seguinte: Realmente este fórum é o que há! É muito bom o conteúdo, me sinto mal as vezes de não ter mais para oferecer, pelo tanto que já me ofereceram e oferecem! Não estou aqui desde o começo, mas dá pra ver que o pessoal lutou e luta bastante pra deixar o fórum sempre com qualidade, em ordem e tudo mais.. E acho que todo novato ou aspira à membro e veterano devem respeitar isso (falo por mim)... Realmente, ninguém tem a obrigação de saber tudo, ninguém tem obrigação de estar sempre de bom humor, enfim.. mas por outro lado, é muito frustrante quando agente na "afobação" de, sei lá.. encontrar "a tribo" que sempre buscamos, e agente quer logo se envolver, se misturar, aprender os costumes e tudo mais, mas derrepente, agente só leva atravessada.. como se uma simples pergunta, dúvida, fosse um crime mortal, e logo começa uma perseguição em massa.. e você tenta entrar de cabeça baixa, e abre um novo tópico, e quando pensa que vai ter respostas, você só tem mensagens disvirtuando ou debochando da sua pergunta.. ou, a sua opinião tá errada e acabou, e daí vem a trollagem, quando uns não assumem o erro e não dão o braço à torcer até o fim.. isso também é bem complicado.. e, quando você stressa e reclama tem que ler "A bola é minha, quem manda no jogo sou eu!".. se é assim, blz neh... a dica que eu dou pra quem "sofre" com algo.. mais vale esperar por um "nobre camponês de humilde coração" do que estragar um tópico inteiro com a suas reclamações e a artilharia pesada de alguns militantes da "causa inexistente"..

Agora, respondendo ao autor do tópico: De onde surgiu essa idéia, se é que ela existe, eu não sei.. mas acho que cada um tem um gosto, um momento, etc etc.. eu, hoje, não tenho nenhuma G.A.S. por efeitos, pedais, etc etc.. já até usei, mas pq estava alí na mão, enfim.. foram experiências apenas.. e eu sigo e curto muitos baixista que, usam sim efeitos, talez um dia, mais maduro eu tenha o meu momento pra isso, mas acho que essa coisa de "todo baixista tem que usar" soa muito burocrático e acho que isso não deve existir no mundo da música (na verdade, pra mim, não existe)!

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