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Entre o N Zaganin com corpo de ash contra o corpo de cedro, qual é melhor?

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Mensagem por GuilhermePastorius Qua Out 19, 2011 12:36 pm

Entre o N Zaganin com corpo de ash contra o corpo de cedro, qual é melhor?
Bateu essa duvida aqui, os dois são bons?
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Mensagem por allexcosta Qua Out 19, 2011 1:05 pm

A diferença de som vai ser pequena. O ash vai te dar algo mais pro Marcus Miller, o cedro vai ser menos agressivo.

A diferença de peso vai ser grande.

Se você ligar pra Zaganin eles te explicam bem as diferenças.

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Mensagem por LuCaSbass Qua Out 19, 2011 1:29 pm

Pega um Fender em Alder!




:troll:

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Mensagem por GusVCD Qua Out 19, 2011 1:31 pm

Meu S.Martyn em Cedro e dá a mesma sensação de peso de uma guitarra usando na correia... isso até me espanta as vezes.


Última edição por GusVCD em Qua Out 19, 2011 1:37 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Eliseumohr Qua Out 19, 2011 1:37 pm

Alex... o ash é muito mais pesado que cedro?
Vou começar a construir um jazz bass , e estou com essa dúvida !
o cedro eu já tenho, e será meu primeiro instrumento como luthier amador!

o baixo será um fretlles :
Veja as madeiras que tenho e me diga se servem.
cedro
mogno
tauri branco
ipê tabaco
frijó
caxeta
essas citadas estão na mão , preciso de sugestões !

perdoeme por postar nesse topico , achei que seria mais pratico!
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Mensagem por Thiago_Groove Qua Out 19, 2011 1:41 pm

GuilhermePastorius escreveu:Entre o N Zaganin com corpo de ash contra o corpo de cedro, qual é melhor?
Bateu essa duvida aqui, os dois são bons?

Sao duas madeiras boas, porem gosto mais de ASH, mesmo sendo mais pesado que o cedro.. mas liga la na N Zaganin que eles vao te informar melhor as diferenças e voce vai balancear com o estilo de som que voce faz!

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Mensagem por Claudio Jardim Qua Out 19, 2011 1:48 pm

meu fretless eu fiz em madeira mais leve e ficou incrível. Meus jazz bass são em ash, são bem legais pra slap, mas não roncam tanto nos médios.

segue uma foto:
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Mensagem por GusVCD Qua Out 19, 2011 1:53 pm

Lembra qual madeira, Claudio?

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Mensagem por Claudio Jardim Qua Out 19, 2011 2:05 pm

vou procurar aqui.
qq coisa é só perguntar pro walter, ele lembra bem desse precision, pois ele é baixista e falou pra mim que foi uma choradeira lá quando ficou pronto esse baixo, me contou que quase ficou por lá, eh eh eh.

já vejo e te passo as specs. pena que vc não mora perto pra poder testar.
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Mensagem por GusVCD Qua Out 19, 2011 2:08 pm

Opa... senti Curitiba um pouco mais perto agora! What a Face

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Mensagem por Tonante Qua Out 19, 2011 2:23 pm

Sem querer desvirtuar mais o tópico, mas o visual desse PB do Claudio tá matador...

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Mensagem por Binão Qua Out 19, 2011 4:20 pm

Tive os dois. Inclusive o que estou agora é de cedro.
Adorei. Achei bem balenceado e menos pesado.

Achei o cedro um pouco mais na praia de Alder e bem diferente de ash.

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Mensagem por GuilhermePastorius Qua Out 19, 2011 6:47 pm

Claudio Jardim escreveu:meu fretless eu fiz em madeira mais leve e ficou incrível. Meus jazz bass são em ash, são bem legais pra slap, mas não roncam tanto nos médios.

segue uma foto:
Entre o N Zaganin com corpo de ash contra o corpo de cedro, qual é melhor? IMG_1547
pra roncar médio então, oque eu prefiro, cedro é melhor?
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Mensagem por Adriano Oliveira Qua Out 19, 2011 11:22 pm

Ash é melhor
Não ligo muito para o peso...

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Mensagem por CG Qua Out 19, 2011 11:58 pm

Adriano Oliveira escreveu:Ash é melhor

Por que?


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Mensagem por samuelcps Qui Out 20, 2011 10:22 am

Vamos lembrar que peso no corpo não é necessariamente = a peso no som, e eu diria que se caminha para algum lugar é para o lado oposto.

Sobre peso.. acho que existe uma zona de conforto... Alguns instrumentos MUITO leves podem acabar sendo desconfortaveis, assim como alguns muito pesados, dependendo do baixista... Pessoalmente eu me sinto mais confortavel e com mais liberdade com instrumentos mais leves... Entao eu iria de cedro, pelo som e pelo conforto...

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Mensagem por Pauler4 Qui Out 20, 2011 11:12 am

Eu com meu Jazz Bass de ASH, alguns minutos minhas costas já pede arrego....

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Mensagem por Adriano Oliveira Qui Out 20, 2011 12:13 pm

CG escreveu:
Adriano Oliveira escreveu:Ash é melhor

Por que?

Cedro – Esta madeira nacional é bastante utilizada pelos instrumentos Tagima fabricados no Brasil. De densidade média, esteticamente esta madeira é bastante similar ao mogno. Porém, sua velocidade de propagação sonora é superior. De acordo com Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora do Cedro é de 4639 metros por segundo, enquanto a do mogno é de 3464 m/s.

Ash – Por ser uma madeira de densidade média, um instrumento com corpo feito em Ash é certamente mais pesado do que um em Alder, característica que favorece os médios e agudos. De acordo com o trabalho de Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora é de 4875 metros por segundo, neste aspecto é bastante similar ao Alder.

Pelo fato de tocar em igrejas não passo muito tempo tocando em pé...
E o Ash parece ter um som mais Encorpado,não sei se pelo fato da madeira em si
ou pelos baixos que eu utilizei feito da mesma.

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Mensagem por CG Qui Out 20, 2011 1:44 pm

Perguntei por que ao escolher as madeiras para o Precision eu tinha as duas opções e meu Luthier me garantiu que eu teria mais equilíbrio sonoro e um som mais encorpado com o Cedro.

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Mensagem por allexcosta Qui Out 20, 2011 2:59 pm

O Adriano só explicou que elas são diferentes, mas não que uma é melhor que a outra.

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Mensagem por fheliojr Qui Out 20, 2011 4:37 pm

^[2]

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Mensagem por Pauler4 Qui Out 20, 2011 4:59 pm

Sou mais o Cedro, minha coluna/costas agradecem.

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Mensagem por CG Qui Out 20, 2011 5:02 pm

Eu penso que não existe pior ou melhor, existe o gosto pessoal de cada um...

Como disse certa vez o nosso mentor Pagode Alto Astral : " No mundo dos graves a unica coisa que é unanimidade é a ruindade do Tonante Finder"

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Mensagem por Pauler4 Qui Out 20, 2011 5:04 pm

Acho que um baixista tem que pensar no conforto de se tocar, pq tocar com um baixo acabando com as costas daqui um temp está em uma cadeira de roda para tocar baixo...

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Mensagem por Rdg Bass Qui Out 20, 2011 6:28 pm

Adriano Oliveira escreveu:
CG escreveu:
Adriano Oliveira escreveu:Ash é melhor

Por que?

Cedro – Esta madeira nacional é bastante utilizada pelos instrumentos Tagima fabricados no Brasil. De densidade média, esteticamente esta madeira é bastante similar ao mogno. Porém, sua velocidade de propagação sonora é superior. De acordo com Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora do Cedro é de 4639 metros por segundo, enquanto a do mogno é de 3464 m/s.

Ash – Por ser uma madeira de densidade média, um instrumento com corpo feito em Ash é certamente mais pesado do que um em Alder, característica que favorece os médios e agudos. De acordo com o trabalho de Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora é de 4875 metros por segundo, neste aspecto é bastante similar ao Alder.

Pelo fato de tocar em igrejas não passo muito tempo tocando em pé...
E o Ash parece ter um som mais Encorpado,não sei se pelo fato da madeira em si
ou pelos baixos que eu utilizei feito da mesma.

Eu já escuto o contrario, pelos que já tive e testei.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Out 20, 2011 6:46 pm

Acho que o rapaz ( Adriano Oliveira ) equivocou-se.
Quanto maior a velocidade de propagação e a densidade da madeira, mais agudo ela "timbra"; isso é fato.
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Mensagem por Adriano Oliveira Qui Out 20, 2011 11:17 pm

^Valeu Mauricio...
Pode ser pela qualidade dos baixos também...
Toquei com baixos feitos com Ash e curti muito
e se equivoquei-me agradeço pela correção.
abraço amigo.

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Mensagem por gsfteodoro Qui Out 20, 2011 11:30 pm

Só sei que se um dia eu tomo a coragem de montar um baixo, farei com as mesmas madeiras utilizadas no sd gr 505... Leve e excelente.

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Mensagem por Ducati Monster Sex Out 21, 2011 4:18 pm

Sem querer criar polêmica, mas pode ser que isso te ajude a ficar menos preocupado com a escolha das madeiras, esse texto foi de uma discussão em um tópico no Guitar Corner.

http://www.guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=6&t=13328

quito escreveu:O Prof. Thiago gentilmente declinou do convite:

"Passei os olhos no seu fórum e realmente tenho que parabenizá-los, vocês realmente conseguem manter a ordem exceto por um ou outro comentário. Uma pequena confusão que me parece existir é que alguém um pouco desatento possa pensar que é possível extrapolar os resultados obtidos e disso dizer que todas as guitarras devem soar idênticas.

Agradeço o convite mas vou me abster de participar diretamente, porém qualquer coisa não deixe de entrar em contato comigo."



Já o Prof. Rodrigo Mateus Pereira, idealizador do projeto, enviou uma resposta bem mais abrangente:

"Com certeza os minutos da pesquisa no programa não são suficientes. Nós demoramos quase 40 horas só pra gravar todos os instrumentos. O que aparece na globo não é a pesquisa, é só uma simulação, a pedido da própria emissora. Tanto que o computador nem está ligada na guitarra.

Mas falando da pesquisa mesmo: inicialmente foi criada pra descobrir as diferenças de timbre entre elas, não somente entre espécies, mas entre as qualidades. São 9 corpos de pinus, araucária, tauari, jequitibá, mogno, cedro-rosa, marupá, freijó e imbuia. Foi mantido o mesmo braço de marfim + jacarandá para todos os corpos. O modelo é telecaster pois o captador é preso na ponte, assim fica mais fácil o processo de troca de cordas. Um captador genérico e um jogo de tarraxas. Cada teste usou um jogo de corda novo.

O processo foi assim: com o palhetador que viu na TV, gravamos 10 áudios de cada corda, no computador, com uma placa M Audio, sem amplificador (esse sim altera muito o timbre). E assim fomos: 60 áudios de cada guitarra. Junto foi tocado o riff simples, por mim mesmo (ficando sujeito à variação de toque).

Depois foram convidados 3 músicos profissionais, sendo um deles baixista, 2 luthiers, um jornalista e mais guitarrista apenas para tocar as guitarras. Os ouvintes tinham uma Laney valvulada para acompanhar o som. O músico tocava, eu desmontava e passávamos para próxima. Somente eu e o músico sabíamos a madeira usada. Todos anotaram e perceberam diferenças nos timbres. Mas na hora de checarmos os dados, no final de tudo, nada batia. Como exemplo: um corpo de mogno era agudo para 4 pessoas e grave para as outras. Eles ainda não sabiam que tínhamos 9 guitarras, e não 10. Ou seja, um dos corpos foi repetido e mesmo assim todos perceberam diferenças de timbres numa mesma guitarra.

A conclusão final foi que a "madeira do corpo em uma guitarra elétrica" não influencia no timbre a ponto significativo, pois além do computador mostrar que os harmônicos (responsáveis pelo timbre) não variavam, os músico se confundiam, mesmo ouvindo repetidamente. Lembrando que esse resultado é para a metodologia utilizada. O Prof. Thiago, é doutor em física, e embasou todo o processo, fazendo seu cálculos e mostrando que o acoplamento corda/corpo, nesse teste é muito pequeno. Lembrando que, pelo que me lembre, o acoplamento corda/corpo em um violino é menos de 20%.

Tenho lido na internet a repercussão dessa matéria. É uma pena que as pessoas tirem suas conclusões sem pesquisar e pior, sem conhecer o método usado."

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Mensagem por CG Sex Out 21, 2011 4:40 pm

Ducati Monster escreveu:Sem querer criar polêmica, mas pode ser que isso te ajude a ficar menos preocupado com a escolha das madeiras, esse texto foi de uma discussão em um tópico no Guitar Corner.


Aqui a mesma discussão, com as mesmas pessoas que participaram do teste.

https://www.contrabaixobr.com/t15532-curso-superior-luteria-na-universidade-federal-do-parana-ufpr

Em minha opinião eles provaram que cada pessoa percebe o timbre de uma maneira diferente. Só isso.


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Mensagem por Ducati Monster Sex Out 21, 2011 4:49 pm

CG escreveu:
Ducati Monster escreveu:Sem querer criar polêmica, mas pode ser que isso te ajude a ficar menos preocupado com a escolha das madeiras, esse texto foi de uma discussão em um tópico no Guitar Corner.


Em minha opinião eles provaram que cada pessoa percebe o timbre de uma maneira diferente. Só isso.


Certamente cada pessoa distingue de uma forma, mas o interessante foram as pessoas percebendo diferenças na mesma madeira achando que eram madeiras diferentes. Mas eu sou do time que timbre vem dos captadores e madeira da escala, o restante basta ser uma madeira sonora e bom hardware.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 21, 2011 5:04 pm

Ducati Monster escreveu:
CG escreveu:
Ducati Monster escreveu:Sem querer criar polêmica, mas pode ser que isso te ajude a ficar menos preocupado com a escolha das madeiras, esse texto foi de uma discussão em um tópico no Guitar Corner.


Em minha opinião eles provaram que cada pessoa percebe o timbre de uma maneira diferente. Só isso.


Certamente cada pessoa distingue de uma forma, mas o interessante foram as pessoas percebendo diferenças na mesma madeira achando que eram madeiras diferentes. Mas eu sou do time que timbre vem dos captadores e madeira da escala, o restante basta ser uma madeira sonora e bom hardware.

Sem querer também criar polêmica, mas todos os luthiers do fórum (inclusive eu) e boa parte dos músicos aqui, não concordaram com essa pesquisa...
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Mensagem por Ducati Monster Sex Out 21, 2011 5:34 pm

Todas as opiniões são válidas, só postei para ele não encucar tanto com a madeira já que a diferença de custo é muito grande na Zaganin.

E continuemos com o assunto principal do tópico para não desvirtuar up

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Mensagem por GuilhermePastorius Sex Out 21, 2011 11:25 pm

E o zaganin de freijó?alias, é brasileira essa madeira?nunca ouvi falar
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Mensagem por Rdg Bass Sáb Out 22, 2011 2:20 am

^ O freijó é muito bom também, alem de uma ótima aparência para instrumentos com acabamento natural (tenho um fretless com o corpo em freijó vide foto), tem um ótimo resultado no timbre.

Você estará bem servido com um Zaganin seja em ash, cedro, alder ou freijó.

Entre o N Zaganin com corpo de ash contra o corpo de cedro, qual é melhor? Lopesfretless4

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Out 22, 2011 11:14 am

Ja tive um Zaga de Freijó... tinha um p*** som, mas era pesadão... Mas não sabia que eles estão usando freijó ainda... As vezes um de Freijó com Tone Chambers va bem!!

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Mensagem por Rdg Bass Sáb Out 22, 2011 2:04 pm

^ É Lucas esse meu é leve por ser semi-hollow body.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 23, 2011 8:48 am

O freijó tem características tonais quase iguais aos do amieiro (alder). É uma madeira um pouco mais difícil de dar acabamento...
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Mensagem por ct.colela Dom Out 23, 2011 12:29 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Acho que o rapaz ( Adriano Oliveira ) equivocou-se.
Quanto maior a velocidade de propagação e a densidade da madeira, mais agudo ela "timbra"; isso é fato.

Bertola ja respondeu aquestão quanto mais densa a madeira mais agudo e´o baixo
Agora é pensar a respeito se voce quer um baixo mais grave ou um baixo agudo

Quanto mais rapida for a propagação sonora no corpo do instrumento mais frequencias serão cancelas
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/3xzKhYANcVs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

esse video mostra mais ou menos o que eu quero mostrar
quando uma onda sonora é gerada no corpo do instrumento ela vai ate e extremidade bate e volta com fase invertida
a onda invertida ao cruzar com a nova onda que esta sendo emitida
faz com que algumas frequencias sejam cancelas ou amenizadas
isso é valido para os varios estagios da materia
solido liquido e gasoso
Um corpo mais denso com alta velocidade de propopagação pode ate ter um sustein maior mas tem uma perda das frequencias graves e sub graves
do que um um corpo com madeira menos densa

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Mensagem por allexcosta Dom Out 23, 2011 12:37 pm

Entre o N Zaganin com corpo de ash contra o corpo de cedro, qual é melhor? Vga_Cancela%20Sucupira%20Madeira%202%20Mts.-%20www.aroeirabrasil.com

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Mensagem por Vlad Ter Out 25, 2011 3:48 pm

LuCaSbass escreveu:Ja tive um Zaga de Freijó... tinha um p*** som, mas era pesadão...

Mesmo caso do meu Zaganin atual... baixo é fantástico em termos de som, mas o peso queima o filme legal.

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