Meu projeto fretless
+5
Thiago_Groove
marujo
Cantão
André Souza
maikocolares
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Meu projeto fretless
Bom, na minha tentativa de transformar meu antigo Washburn lyon em fretless saiu assim...hehehe....acho que ficou legal, apesar da madeira do corpo ter um emenda, maaass nao fez tanta diferença assim (pelo ou menos pra mim)...vamu la ne...
Para retirar a tinta eu usei a principio somente lixa, mass como eu vi que nao tava rendendo muito passei removedor(ajudou bastate, mas cuidado com a madeira), retirei os trastes e apliquei massa para madeira (conforme vi em outros tópicos aqui), bom e deu certo pois gostei do som, porque o roncado do baixo ja era legal e ficou bem bacana o som.
Vamos as fotos...(triste..hehe)
[img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img]
Para retirar a tinta eu usei a principio somente lixa, mass como eu vi que nao tava rendendo muito passei removedor(ajudou bastate, mas cuidado com a madeira), retirei os trastes e apliquei massa para madeira (conforme vi em outros tópicos aqui), bom e deu certo pois gostei do som, porque o roncado do baixo ja era legal e ficou bem bacana o som.
Vamos as fotos...(triste..hehe)
[img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img]
maikocolares- Membro
Re: Meu projeto fretless
Isso aí. Coragem e mão na massa.
Muito bom , esses tópicos me incentivam cada vez mais a transformar um baixo em fretless , curto esse lance da coisa hand made ...tenho vontade de adquirir um Bass bom e barato , tipo os Strinberg CAB16 , e defretar o bichinho...
Cantão- Moderador
Ficou muito bonito, parabéns!
depois de lixar você passou verniz ou algo do tipo ou deixou com a madeira natural mesmo ?
depois de lixar você passou verniz ou algo do tipo ou deixou com a madeira natural mesmo ?
marujo- Membro
Parabens cara, mas me explica ai, o removedor de tinta, ele causa danos a madeira?
Ficou top, bem parecido com o meu, um giannini que também deixei fretless e sem a pintura do corpo, aqui o vídeo com as fotos:
MARUJO
Deixei natural porque passei o verniz e acabou embolando na secagem dai tirei, mas vou passar verniz ainda (para proteger a madeira)
Thiago_groove
Bom, foi oque me disseram a respeito do removedor, afinal de contas o bixo e forte pra danar.
Sandro_vie
O seu ficou bonito mesmo, bem parecido os dois, ainda vou envernizar o meu e deve ficar mais bonito como o seu ai.
MARUJO
Deixei natural porque passei o verniz e acabou embolando na secagem dai tirei, mas vou passar verniz ainda (para proteger a madeira)
Thiago_groove
Bom, foi oque me disseram a respeito do removedor, afinal de contas o bixo e forte pra danar.
Sandro_vie
O seu ficou bonito mesmo, bem parecido os dois, ainda vou envernizar o meu e deve ficar mais bonito como o seu ai.
maikocolares- Membro
perguntei sobre o removedor, pois pretendo tirar o verniz do meu e deixar ele na madeira, e passar somente uma cera pra ele ficar meio fosco, comecei a lixar mas o meu verniz é como uma resina bem grossa, ta dificil!!
Thiago_Groove escreveu:perguntei sobre o removedor, pois pretendo tirar o verniz do meu e deixar ele na madeira, e passar somente uma cera pra ele ficar meio fosco, comecei a lixar mas o meu verniz é como uma resina bem grossa, ta dificil!!
Thiago,já tentou um soprador térmico?
Soprador Térmico.
Por mais Hobbysta que seja é capaz de derreter até as ferragens de um instrumento.
Nunca tentaria fazer isso.
Por mais Hobbysta que seja é capaz de derreter até as ferragens de um instrumento.
luiztebet- Membro
luiztebet escreveu:Soprador Térmico.
Existem sopradores de várias potências.
E sobre as ferragens é óbvio que deve se desmontar o instrumento para executar um serviço deste porte não?
Claro que deve-se desmontar,agora se é capaz de derreter as ferragens,imagine o estrago que faria na madeira.
Os mais simples que se encontra no mercado,black e decker ou skill,garanto que ja fariam um estrago irremediavel em contato com a madeira.
Os mais simples que se encontra no mercado,black e decker ou skill,garanto que ja fariam um estrago irremediavel em contato com a madeira.
luiztebet- Membro
Interessante.
Eu já acompanhei uma remoção de tinta em uma guitarra feita por um luthier e não ficou nenhum tipo de marca,aliás o soprador não retirou toda a tinta,o acabamento foi feito na mão com lixas de várias granas.
Mas claro,deve ter seus riscos,e consultar um profissional de área é sempre a melhor opção.
Eu já acompanhei uma remoção de tinta em uma guitarra feita por um luthier e não ficou nenhum tipo de marca,aliás o soprador não retirou toda a tinta,o acabamento foi feito na mão com lixas de várias granas.
Mas claro,deve ter seus riscos,e consultar um profissional de área é sempre a melhor opção.
derreter as ferragens com um soprador térmico O.o???
O ponto de fusão do latão é de 660 ºC, os sopradores devem soprar a pelo menos 500 ºC pra ele começar a amolecer. procede isso?
Mesmo assim, poucos baixos usam ponte de latão, em sua maioria é aço, não é?
O ponto de fusão do latão é de 660 ºC, os sopradores devem soprar a pelo menos 500 ºC pra ele começar a amolecer. procede isso?
Mesmo assim, poucos baixos usam ponte de latão, em sua maioria é aço, não é?