Potenciometros Jazz Bass EMG-HZ
+3
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Paolo_bass
7 participantes
Página 1 de 1
Potenciometros Jazz Bass EMG-HZ
Olá galera sou novo no fórum, e li alguns artigos sobre a questão dos potenciômetros, e tive uma dúvida ao ler vi algumas controversas...
Enfim...
tenho um Fender Jazz Bass Southern Cross, captação EMG-HZ
então, a alguns dias tenho tendo problemas com os pots, ficam meio riscando um chiado estranho quando abro e fecho,
e com isso, aproveitando que terei que troca-los peço que me auxiliam nessa situação, como tem uns que Teoricamente aparentam aumentar a frequência o agudo, e em algumas situações perdem uma certa potência nos graves, então pra esse captador que utilizo teria alguma preferencia para alguns pots? não quero perder o grave, mais curto muito agudo também na utilização de slap...
P.S: desculpem ae se escrevi algo errado, mais não tenho muito conhecimento nessa área.
Obg Grooveiros!!!
Enfim...
tenho um Fender Jazz Bass Southern Cross, captação EMG-HZ
então, a alguns dias tenho tendo problemas com os pots, ficam meio riscando um chiado estranho quando abro e fecho,
e com isso, aproveitando que terei que troca-los peço que me auxiliam nessa situação, como tem uns que Teoricamente aparentam aumentar a frequência o agudo, e em algumas situações perdem uma certa potência nos graves, então pra esse captador que utilizo teria alguma preferencia para alguns pots? não quero perder o grave, mais curto muito agudo também na utilização de slap...
P.S: desculpem ae se escrevi algo errado, mais não tenho muito conhecimento nessa área.
Obg Grooveiros!!!
Paolo_bass- Membro
Re: Potenciometros Jazz Bass EMG-HZ
Em princípio basta vc limpá-los com spray "limpa-contatos" (vende em loja de eletrônica).
Os Hz usam pots de 250K que são os padrões para JB's
Os Hz usam pots de 250K que são os padrões para JB's
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Hum.. beleza Bertola, mais eu ja iria troca-los porque queria refazer a parte elétrica e aproveitar e da uma blindada, e por isso que eu tava lendo e no post que eu li você mesmo falava sobre a questão dos 250K e 500K e tals, que alguns dava a sensação que aumentava a frequencia essas coisas... no caso a sequencia que teria que usar como: TONE,VOL,VOL, seria de 250K ? desculpe mais não entendo muito disso...
qual a diferença que dá no caso na minha situação se eu colocasse um de 500K em todos ou em algum pots?
qual a diferença que dá no caso na minha situação se eu colocasse um de 500K em todos ou em algum pots?
Paolo_bass- Membro
Se vc colocar 500K a sonoridade vai apresentar mais agudos.
Um potenciômetro é um resistor variável, portanto, ele "deixa passar" determinadas frequencias conforme sua máxima de corte; isso é verdade tanto na "parte de cima" quanto na "parte de baixo" do espectro de frequencias.
Um potenciômetro é um resistor variável, portanto, ele "deixa passar" determinadas frequencias conforme sua máxima de corte; isso é verdade tanto na "parte de cima" quanto na "parte de baixo" do espectro de frequencias.
Tudo em 250K Audio é padrão Fender, mas muita gente prefere colocar 250K linear pra os volumes e audio pra o tone. A diferença é pequena. Eu não usaria 500K com essa captação, que já é um pouco aguda por natureza.
Hum entendo, ALLEX, desculpa ae mais como assim linear para os volumes e audio para o tone? dá uma claerada ae hehe!
Paolo_bass- Membro
^Existem dois tipos básicos de potenciômetros, lineares (B) e logarítmicos (A). A diferença entre eles é a forma como se dá a "curva" de atuação.
Compre 3 de 250KA (logarítmicos).
Compre 3 de 250KA (logarítmicos).
Quando você vai comprar fala "logaritmico" ou "audio" e "linear". São dois tipos de potenciômetros. O log dá uma diferença grande entre 8-10. O linear dá uma diferença grande entre 0-2.
Tranquilo! valeu Bertola... Valeu ae Allex!!! Tá decidido em então!!!
Paolo_bass- Membro
Deixa eu aproveitar esse tópico para fazer uma pergunta: mesmo usando um capacitor de 473 no tone para filtrar os agudos, a troca dos 3 potenciometros de 250 por 500 daria mais agudo?
Zuma- Membro
Sim.Zuma escreveu:Deixa eu aproveitar esse tópico para fazer uma pergunta: mesmo usando um capacitor de 473 no tone para filtrar os agudos, a troca dos 3 potenciometros de 250 por 500 daria mais agudo?
Trocar o valor do capacitor (de 0,022uF para 0,047uF) só vai "cortar" um pouco mais agudos quando vc acionar o pot. Deixando-o "aberto", ele não corta.
Mas se eu trabalhar com o tone sempre fechado, pots de 500k vão me ajudar a empurrar mais grave?
Zuma- Membro
Cara, circuito passivo não "empurra" nada, só corta...Zuma escreveu:Mas se eu trabalhar com o tone sempre fechado, pots de 500k vão me ajudar a empurrar mais grave?
Se vc quer mais grave, compre um equalizador... Ou instale um circuito "ativador" (que nada mais é que um pré mais um equalizador paramétrico embutido).
Hum... Entendi.
Seria então uma substituição desnecessária?
Que diferença eu sentiria se trocasse os pots para 500k?
Zuma- Membro
O baixo ficaría mais agudo...Zuma escreveu:Hum... Entendi.
Ok.
Última pergunta: com os pots de 500k eu teria mais ganho comparando com os de 250k?
Se eu usar somente o tone fechado, evitaria esse acréscimo de agudo com o pot de 500k?
Última pergunta: com os pots de 500k eu teria mais ganho comparando com os de 250k?
Se eu usar somente o tone fechado, evitaria esse acréscimo de agudo com o pot de 500k?
Zuma- Membro
tmb gostaria de saber
Colono- Membro
Como usar esse captador emg hz com pots tipo fender? Relacionado ao encaixe do fio do captador no potenciometro,já que os emgs tem encaixe unico? Teria que cortar o adaptador do fio do captador e soldar nos polos do pots? Nesse caso, sem cicuito ativo
CleytonBass- Membro
JAZZigo- FCBR-CT
Valew Jazz
CleytonBass- Membro