Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tingimento de Madeira com Anelina (GB75)

+32
WDS555
Eddy_Lanthan
hugorogerio
cK
heverton souza
RafaelCs
Helo bass
Ixra
nevluker
Rogério Barbosa
GeTorres
J.Adalberto
Baixista
heitor_pg
guerra_luthier
Pedronjbass
ct.colela
DiegoTiguez
siodoni
Thiago_Groove
Ricardo Petrone
Travbass
basslave
YellowBoy
GusVCD
dibass
Pauler4
Mauricio Luiz Bertola
Gomba
malka_aff
djmmaster
luizzeross
36 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tingimento de Madeira com Anelina (GB75) - Página 2 Empty Re: Tingimento de Madeira com Anelina (GB75)

Mensagem por Helo bass Ter Jul 03, 2012 11:25 am

esta meio fora do tópico, me desculpem...
mas...
Atelier Z e' um baixo de responsa, sao ótimos baixos,
na minha humilde opinião, sao melhores que os Fender ,apesar do design ser semelhante , o timbre e' totalmente diferente, atualmente e' um dos baixos mais usados em gig's aqui.
O que mais me agrada e' o Atelier Z Dal 5.

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Tingimento de Madeira com Anelina (GB75) - Página 2 Empty Re: Tingimento de Madeira com Anelina (GB75)

Mensagem por RafaelCs Sex Nov 16, 2012 5:28 pm

Ressuscitando o tópico aqui, alguém sabe se é preciso aplicar a seladora também?
RafaelCs
RafaelCs
Membro

Mensagem por heverton souza Sex Dez 14, 2012 3:47 am

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/YtrefgWAX6M" frameborder="0" allowfullscreen>
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagem por cK Ter Dez 24, 2013 3:56 pm

J.Adalberto escreveu:qual alcool serve?

Agora estamos em 2013/14 e o álcool é quase metade água. O álcool atual não dissolve muito bem essa anilina em pó, deixando umas bolinhas. Tipo o Nescau no leite :-)
Na hora de passar na madeira essas bolinhas se desmancham e borra tudo.
Procurem um álcool mais puro.
cK
cK
Membro

Mensagem por hugorogerio Ter Set 09, 2014 9:51 am

Alguém sabe se posso aplicar PU e verniz depois desse processo de tingimento com anelina a base alcool?
hugorogerio
hugorogerio
Membro

Mensagem por Eddy_Lanthan Dom Dez 07, 2014 12:41 pm

Saudações!
Conseguiria aplicar este mesmo processo na parte de trás do braço?
Preciso tingir o braço para que fique exatamente na cor da madeira escura da escala, assim como o corpo da mesma.

Desculpem reviver um post tão antigo... Foi o título mais adequado que achei.

Grato desde já! Smile
Eddy_Lanthan
Eddy_Lanthan
Membro

Mensagem por WDS555 Qua Abr 15, 2015 8:23 pm

Saudações pessoal!
Bem, como o fórum me ajudou na minha busca por tingimento de madeiras, embora não vá usar em instrumentos, o princípio é o mesmo. Então, deixo aqui mais uma opção de corantes para madeiras que encontrei no site do fabricante:
http://www.salisil.com.br
A variedade é grande.

Obs: Fica uma dica para os NOVOS USUÁRIOS de FÓRUNS com TÓPICOS ANTIGOS, já sou experiente e frequento vários e com os mais diversos temas:
Evitem fazer perguntas, pois muita gente já se distanciou daquela atividade.
Quer ajudar??? Deixe uma dica ou algo semelhante, como estou fazendo, e, se for realmente relevante, abra um novo tópico.
Fóruns são uma ótima referência, pena que alguns tópicos "caducam", mas continuam sendo úteis.

Espero que ninguém fique ofendido...

Abraço.
Wilson.

WDS555
Membro

Mensagem por fheliojr Sex Abr 17, 2015 9:13 pm

WDS555 escreveu:Obs: Fica uma dica para os NOVOS USUÁRIOS de FÓRUNS com TÓPICOS ANTIGOS, já sou experiente e frequento vários e com os mais diversos temas:
Evitem fazer perguntas, pois muita gente já se distanciou daquela atividade.
Quer ajudar??? Deixe uma dica ou algo semelhante, como estou fazendo, e, se for realmente relevante, abra um novo tópico.
Fóruns são uma ótima referência, pena que alguns tópicos "caducam", mas continuam sendo úteis...

isto é inaplicável neste fórum, uma vez q a orientação q se tem aqui - muito acertada, ao meu ver - é a de se evitar a criação de novos tópico sobre assuntos já debatidos em outros, portanto, não há problemas nestas "ressureições", mesmo que os membros que postaram anteriormente não frequentem mais aquele.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por luiz_gu Seg Set 21, 2015 10:25 am

Bom dia,
eu ja havia usufruido das informacoes pra fazer o tingimento do meu baixo. E ficou muito legal. Mas eu queria uma protecao e pedi a um marceneiro para aplicar uma seladora.
So que a seladora puxou um tom diferente da cor que tava.
Ai pedi para lixar de novo para eu reaplicar a anilina com alcool. So que agora, a anilina nao esta penetrando na madeira. Quando passo a boneca, fica manchado, de acordo com o movimento que faco. Ja lixei de novo e tentei reaplicar de novo e ta rolando a mesma coisa....
Alguem tem ideia do que pode estar acontecendo?
Tenho a impressao (leiga) de que a anilina se alterou depois de ter ficado aberta.....
Help! Please?

luiz_gu
Membro

Mensagem por cK Seg Set 21, 2015 8:21 pm

luiz_gu escreveu:Bom dia,
eu ja havia usufruido das informacoes pra fazer o tingimento do meu baixo. E ficou muito legal. Mas eu queria uma protecao e pedi a um marceneiro para aplicar uma seladora.
So que a seladora puxou um tom diferente da cor que tava.
Ai pedi para lixar de novo para eu reaplicar a anilina com alcool. So que agora, a anilina nao esta penetrando na madeira. Quando passo a boneca, fica manchado, de acordo com o movimento que faco. Ja lixei de novo e tentei reaplicar de novo e ta rolando a mesma coisa....
Alguem tem ideia do que pode estar acontecendo?
Tenho a impressao (leiga) de que a anilina se alterou depois de ter ficado aberta.....
Help! Please?

Tem certeza que saiu toda a seladora? A anilina precisa penetrar na madeira, pois é um tingimento.
Outra, a anilina dissolveu bem no álcool? Esse álcool "de segurança" que vende hoje em dia tem muita água e não dissolve bem.
cK
cK
Membro

Mensagem por luiz_gu Ter Set 22, 2015 2:28 pm

Saiu sim, e como lixei...!
O álcool que usei foi o mesmo, 92,4%.
Mas agora que vc falou, acho que foi algo assim, da anilina não estar bem dilíáda. Pq da outra vez, fiz no corpo e deu certinho. Uns dias depois, fiz na parte de trás do braço e aconteceu o mesmo que está acontecendo agora....

luiz_gu
Membro

Mensagem por cK Qua Set 23, 2015 1:13 am

Eu ainda acho que a madeira de alguma forma está "impermeabilizada", com seladora ou alguma outra coisa. Quando a madeira está "pura" dá pra ver o líquido sendo absorvido rapidamente nas primeiras pinceladas.
cK
cK
Membro

Mensagem por luiz_gu Ter Nov 10, 2015 11:39 am

Bom dia!
Bem, terminei com o baixo e tudo certo.
Mas agora, tocando com ele todo montadinho, começa a soltar um pózinho da anilina na minha mão....
E agora?
Não quis aplicar verniz nem seladora pq quando fiz, mudou o tom da cor...

luiz_gu
Membro

Mensagem por Uchoa Ter Nov 10, 2015 12:59 pm

Vai sempre soltar com o próprio suor , aplicou qualquer corante , pode ser de couro , betume , anilina e tingidor próprio de madeira ...
Tem que usar uma proteção como uma seladora e ou fundo pu que altera menos a cor que a seladora . Verniz é pertinente para maior proteção do instrumento , mas eu mesmo já fiz vários acabamentos com tingimento , seladora e cera .

Lembrando mais uma vez ; só no corante vai soltando , uns saem pó , outros mancham tudo . Não foram feitos para tal .
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por luiz_gu Ter Nov 10, 2015 7:35 pm

Uchoa,
eu passei cera depois do tingimento.
Teve uns comentarios de que nao precisava passar verniz nem seladora.
Como é esse acabamento com cera que vc mencionou?

luiz_gu
Membro

Mensagem por cK Ter Nov 10, 2015 11:26 pm

Ja faz tempo que fiz o tingimento com anilina e que eu me lembre, depois de tudo seco eu passei panos com álcool para retirar a camada superficial da anilina, retirar aquilo que não foi absorvido pela madeira. com isso vai clarear um pouco a cor, mas tingimento não é pintura...
Depois fiz o acabamento com cera do tipo "poliflor". Nunca tive problemas com a tinta manchando a mão ou a roupa. Mas também nunca fiz uso pesado do instrumento tocando todo suado num show ou coisa assim.
cK
cK
Membro

Mensagem por luiz_gu Dom Nov 15, 2015 5:10 pm

Valeu, cK!
Alguém mais tem experiêcias a compartilhar?

luiz_gu
Membro

Mensagem por Uchoa Dom Nov 15, 2015 7:01 pm

Desculpe , mas nem vi a sua pergunta
Sim depois do tingimento precisa passar seladora ou fundo PU , se fizer seladora e depois manda cera .

Se faz tingimento e depois cera direto , vai soltar .

No seu caso vai ter que retirar a cera toda , chegar na madeira , senão vai manchar tudo .... deve estar fazendo um mingau aí ..
Depois que retirar tudo , aí faz do 0 tudo direitinho .

Desculpe de novo por ter demorado a responder eu não vi .

Pode perguntar a vontade que sempre fiz esses acabamentos
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por luiz_gu Ter Nov 17, 2015 8:58 am

Uchoa,
mingau até que não..rsrs..saiu pouco quando passei a cera.
Me baseei no post original do tópico pra não usar.
Eu também quero um acabamento fosco.
Essa anelina mogno puxa um tom meio rosa quando misturada com verniz, seladora, etc...

luiz_gu
Membro

Mensagem por SMR Seg maio 09, 2016 10:07 pm

Desenterrando..... me ajudem por favor!! Li e reli algumas vezes e estou com mtas duvidas. Bem estou iniciando um projeto e comprei um corpo em cedro 1piece. Gostaria de que o desenho da madeira ficasse aparente. Nao sou luthier!! Vamos às dúvidas: 1 - Existe diferença entre o corante e anilina, algum é melhor ou pior e pq? 2 - O corante ou anilina precisa ser aplicado sobre a madeira crua ou sobre a seladora? 3- O acabamento deve/pode ser feito com cera, seladora ou verniz? quais as vantagens e desvantagens de cada um? 4 -Caso a seladora já tenha sido aplicada é possível retirar? 5- Existe corante para verniz? 6- Algum tipo de verniz influi mais ou menos na tonalidade das cores?

Desculpa se estou sendo redundante em alguma coisa, mas é que realmente fiquei com algumas dúvidas e espero a ajuda dos amigos do fórum. Desde já mto obg. Se existir algum outro tópico tratando disto ou assuntos correlatos, por favor mandem links. Abç a tds!!
SMR
SMR
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo