Cover plate em Jazz Bass: Muda o som?
+27
Zubrycky
Fernando Zadá
HenriqueBessa
campos
Mauricio Luiz Bertola
Fabio Linhares
Jackson
Groovin
JohnnyBass
cvmoretti
lcalazans
AlexTerencio
Antonio_Ramone
Eduardo Chaves
Vlad
J.Adalberto
Rex
Raissa
wsacco
Toninho (Tequeba)
Alencar
MacCa
Lucas8bass
siodoni
Guilé
Gabriel Oliveira
Maurício_Expressão
31 participantes
Página 1 de 1
Cover plate em Jazz Bass: Muda o som?
E ai? Os cover plate (aquelas placas metálicas dos Jazz Bass) são elementos estéticos ou realmente alteram o som?
Resposta: Hoje são estéticos, mas no passado eram abafadores e modificavam o som.
Veja mais uma investigação da DTIM (Dick Trace Investigações musicias) com apoio do Claudiobass:
http://www.4shared.com/file/54697427/904e2a/Cover_Plate.html
Resposta: Hoje são estéticos, mas no passado eram abafadores e modificavam o som.
Veja mais uma investigação da DTIM (Dick Trace Investigações musicias) com apoio do Claudiobass:
Re: Cover plate em Jazz Bass: Muda o som?
Parabéns pelo trabalho Maurício! Ficou por demais supimpa!
Já salvei aqui no PC!
(comentário clonado do teu outro tópico)
Já salvei aqui no PC!
(comentário clonado do teu outro tópico)
Parabéns pelo pps Maurício !!! Sou adepto do Cover de braço por questões Millerianas (hehehe) .
Uma pergunta...existiram Precisions com abafadores tb ?? creio q não dado o tamanho do cover da ponte do precision, mas levando em conta q foram criados para soar como acústicos, creio q seria bem interessante um precision fretless com abafadores.
Abç
Uma pergunta...existiram Precisions com abafadores tb ?? creio q não dado o tamanho do cover da ponte do precision, mas levando em conta q foram criados para soar como acústicos, creio q seria bem interessante um precision fretless com abafadores.
Abç
A DTIM (Dick Trace Investigações Musicais) entrará em ação em mais essa atroz dúvida... Eu não me lembro de ter visto. E realmente o cover plate da ponte do Precision é bem menor e impediria isso. Mas vou investigar....
Na pag da Fender achei as observações abaixo sobre Jazz Bass:
" http://www.provide.net/~cfh/fender2.html#pbass "
1960 Jbass specs:
Contoured Alder body with three color sunburst finish.
Slab Rosewood fingerboard.
Concentric (stack) volume and tone knobs.
Individual string mutes.
Tortoise grain celluloid three layer pickguard.
1961 Jbass specs:
Three knob electronics replaces concentric knobs, August 1961.
1962 Jbass specs:
Veneer Rosewood fingerboard by August 1962.
1963 Jbass specs:
Mutes removed by mid 1963.
Portanto confirma a minha informação de que até 1963 existia esse abafador no Jazz Bass !!!!
O legal foi que achei o nome técnico em inglês do feltro: "Individual string Mute". Pesquisei na Net e achei isso pra guita, piano, pianola, Jazz Bass, Music Man String Ray...
Mas não achei pra Precision. Mas foi uma pesquisa rápida...
Acho que Precision nunca teve feltro abafador !
" http://www.provide.net/~cfh/fender2.html#pbass "
1960 Jbass specs:
Contoured Alder body with three color sunburst finish.
Slab Rosewood fingerboard.
Concentric (stack) volume and tone knobs.
Individual string mutes.
Tortoise grain celluloid three layer pickguard.
1961 Jbass specs:
Three knob electronics replaces concentric knobs, August 1961.
1962 Jbass specs:
Veneer Rosewood fingerboard by August 1962.
1963 Jbass specs:
Mutes removed by mid 1963.
Portanto confirma a minha informação de que até 1963 existia esse abafador no Jazz Bass !!!!
O legal foi que achei o nome técnico em inglês do feltro: "Individual string Mute". Pesquisei na Net e achei isso pra guita, piano, pianola, Jazz Bass, Music Man String Ray...
Mas não achei pra Precision. Mas foi uma pesquisa rápida...
Acho que Precision nunca teve feltro abafador !
Desculpe a necromancia mas...Maurício_Expressão escreveu:E ai? Os cover plate (aquelas placas metálicas dos Jazz Bass) são elementos estéticos ou realmente alteram o som?
Mauricio voce ainda tem esse arquivo?
Gostaria de ler.
Abraços.
up
Está no outro computador e só semana que vem....
Está no outro computador e só semana que vem....
Também tenho interesse no arquivo. Tem um SX JB na minha mira que custa 50 reais a mais com o cover (e isso já é meio caminho andado pra um jogo de cordas decente! )
MacCa- Membro
Ai vai o arquivo em .jpg
Massa, sempre quiz saber o que eram essas quatro furos entre a ponte e o cap, que eu via em alguns fenders.
Vlw Maurício!
Vlw Maurício!
Show de bola, valeu pelos esclarecimentos.Maurício_Expressão escreveu:Ai vai o arquivo em .jpg
...
Mauricio,
Post bem legal, parabens.
Post bem legal, parabens.
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)- Membro
Valeu Mauricio....
Belos esclarecimentos...!!!
Belos esclarecimentos...!!!
wsacco- Membro
Valeu Maurício!
Esses Jazz Bass com stack knobs me causam gases absurdas....nao sei porque, mas é estiloso demais !!!
Fender Club #011
Rickenbacker Club #001
Clube dos Pedreiros #008
Fretless Club #009
Mauricio,
otimos seu esclarecimentos sobre o Cover, porém eu acho mesmo que a Fender os coloca por que eles ficarão envergonhados com a ponte, ela é muito feia...
sendo assim eles a cobriram... eheheh
abraços
otimos seu esclarecimentos sobre o Cover, porém eu acho mesmo que a Fender os coloca por que eles ficarão envergonhados com a ponte, ela é muito feia...
sendo assim eles a cobriram... eheheh
abraços
Galera... até tentei fazer uma busca aqui pra ver achava, mas ñ encontrei a página...
Um tempo atrás li nuns fóruns gringos q os covers eram usados para a proteção dos caps... os covers eram usados apenas para evitar o contato da mão com os captadores que eram mais sensíveis... o suor podia arrebentar a parada... por isso tanto Jazz Bass qto Precision tinham covers sobre as pickups...
Parece q na década de 70 o material dos captadores mudou (mais resistência neste sentido) e a partir daí os covers tiveram função apenas estética msm... Tinha uns q diziam inclusive q durante a década de 70 ja ñ havia mais necessidade, mas mantiveram pela questão do modelo...
Eu achei plausível... mas seria legal saber a opinião de quem manja se havia material diferenciado nos caps até a déc de 60 e se de fato eram mais sensíveis...
Um tempo atrás li nuns fóruns gringos q os covers eram usados para a proteção dos caps... os covers eram usados apenas para evitar o contato da mão com os captadores que eram mais sensíveis... o suor podia arrebentar a parada... por isso tanto Jazz Bass qto Precision tinham covers sobre as pickups...
Parece q na década de 70 o material dos captadores mudou (mais resistência neste sentido) e a partir daí os covers tiveram função apenas estética msm... Tinha uns q diziam inclusive q durante a década de 70 ja ñ havia mais necessidade, mas mantiveram pela questão do modelo...
Eu achei plausível... mas seria legal saber a opinião de quem manja se havia material diferenciado nos caps até a déc de 60 e se de fato eram mais sensíveis...
Dessa época só o Expressão!! heheh! Ele é o matusalém do fórum! ahaha!
Brincadeira Mauricio!
Vô dar porrada nesse tal de Eduardo Chaves...
Valeu Maurício pelos esclarecimentos.
Abçs
Abçs
hahah! Brincadeira tio!! heheh! Paz e amor!
acho que tem uma materia na cover baixo que fala que os covers serviam de protetores mesmo pra evitar que o acido das mãos enferrujassem os caps e ponte. O do cap me atrapalha demais!!!! rsrsrs
AlexTerencio- Membro
AlexTerencio escreveu:acho que tem uma materia na cover baixo que fala que os covers serviam de protetores mesmo pra evitar que o acido das mãos enferrujassem os caps e ponte. O do cap me atrapalha demais!!!! rsrsrs
Nem por isso o senhor deveria perder os covers dos baixos dos seus amigos... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Rex escreveu:Esses Jazz Bass com stack knobs me causam gases absurdas....nao sei porque, mas é estiloso demais !!!
Gases???
faz vc peidar??
Poutz.. não acredito que ressuscitei o tópico por causa disso...
cvmoretti- Membro
Não é para causar a discórdia não! mas a história está bela! porem...
Faltou um pouco de ciência! ahuueaheauhae
Os covers eles influênciam sim, no som do instrumento, pois atuam ampliando o campo magnético, experiência simples, ponha os covers e toque neles com os dedos, com os knobs abertos, verão que haverá o mesmo efeito que apoiar os dedos nas cordas, ou seja reduzirá o humming, e o humming tbm é amplificado pelo campo magnético maior devido aos covers.
lembrando o que disse um grande físico brasileiro disse:
"Vá buscar suas experiências na natureza, pois toda teoria é provisória, o resultado empírico não" - Césare Lattes.
Faltou um pouco de ciência! ahuueaheauhae
Os covers eles influênciam sim, no som do instrumento, pois atuam ampliando o campo magnético, experiência simples, ponha os covers e toque neles com os dedos, com os knobs abertos, verão que haverá o mesmo efeito que apoiar os dedos nas cordas, ou seja reduzirá o humming, e o humming tbm é amplificado pelo campo magnético maior devido aos covers.
lembrando o que disse um grande físico brasileiro disse:
"Vá buscar suas experiências na natureza, pois toda teoria é provisória, o resultado empírico não" - Césare Lattes.
JohnnyBass- Membro
Ressuscitando
Estou tentado a colocar no meu Jazz Bass, porém com medo de não gostar e o baixo ficar todo furado depois.
Existe alguma alternativa, ou somente furando o corpo do instrumento mesmo?
Estou tentado a colocar no meu Jazz Bass, porém com medo de não gostar e o baixo ficar todo furado depois.
Existe alguma alternativa, ou somente furando o corpo do instrumento mesmo?
Groovin- Membro
pra testar o visual, fita dupla face!
Jackson- Membro
Desenterrando para uma pergunta:
Qual a melhor maneira de fazer a furação no corpo para instalar os covers?
Fabio Linhares- Membro
Coloque a peça em cima do local em que se vai colocá-lo, e marque com uma caneta ou algo assim...Fabio Linhares escreveu:Desenterrando para uma pergunta:
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Cara... com uma furadeira, com uma broca fina...Fabio Linhares escreveu:Mas fura como?
Eu uso broca manual...
Eu gosto daquele que tampa a ponte.
Mas acho que deve atrapalhar de tocar.
Tipo não daria para colocar o punho para abafar as cordas.
Mas nunca tentei.
Mas acho que deve atrapalhar de tocar.
Tipo não daria para colocar o punho para abafar as cordas.
Mas nunca tentei.
campos- Membro
^Pra mim não atrapalha não... coloquei num SX Precision (foto do avatar).
Faz isso não... coisa feia demais...
Fernando Zadá- Moderador
^O cover da ponte eu acho bonito... o do captador já não gosto não...
Penso ao contrario disso.HenriqueBessa escreveu:^O cover da ponte eu acho bonito... o do captador já não gosto não...
gloliveira gosta desta mensagem
Eu também acho bonito o cover da ponte. Meu Ibanez SG tem um desses.
Última edição por Zubrycky em Qui Set 24, 2020 9:31 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Colocar foto)
pra mim em qualquer lugar atrapalha
patriciofernandes- Membro
Jãozeiro- Membro
Eu acho maneiro, e curto tocar naquela região onde termina o braço e que vai até o pup do meio do corpo. Da pra apoiar o pulso no cover, e fora isso eu acho bem bonitão.
Mas respondendo a pergunta.. O cover muda o som porque você é obrigado a tocar em outra região. Aquela pegada justinha próxima a ponte não acontece, e na região que eu gosto de tocar as cordas tão mais moles, vibrando mais. Então sim, muda o som.
Mas respondendo a pergunta.. O cover muda o som porque você é obrigado a tocar em outra região. Aquela pegada justinha próxima a ponte não acontece, e na região que eu gosto de tocar as cordas tão mais moles, vibrando mais. Então sim, muda o som.
Rico- Eterno Colaborador
Antes de colocar até fiquei na dúvida se iria me atrapalhar... não fez a mínima diferença, mas acho que não colocaria em um JB, nesse já pegaria em uma área em que às vezes eu toco (em cima do captador da ponte). O cover no PB só passou um dedo além da ponte.
Eu curti esse seu Henrique , já tive num Jazz Bass e foi de boa também , agora estou esperando melhorar a situação $$ pra pôr no meu Precision...HenriqueBessa escreveu:Antes de colocar até fiquei na dúvida se iria me atrapalhar... não fez a mínima diferença, mas acho que não colocaria em um JB, nesse já pegaria em uma área em que às vezes eu toco (em cima do captador da ponte). O cover no PB só passou um dedo além da ponte.
Cantão- Moderador