Bartolini X Emg
+13
fheliojr
gpraxedes
Eduardo Moraes
GusVCD
korg
URSOBHZ
Jackson
Daniel
LuCaSbass
patrickqueres
Eduardo Chaves
allexcosta
dibass
17 participantes
Página 1 de 1
Bartolini X Emg
Ola Alex
ja li em alguns topicos que vc nao gosta de bartolini, queria que vc dissesse os motivos e se possivel falasse sobre as diferencas entre eles e os emg
muito obrigado
ja li em alguns topicos que vc nao gosta de bartolini, queria que vc dissesse os motivos e se possivel falasse sobre as diferencas entre eles e os emg
muito obrigado
dibass- Membro
Re: Bartolini X Emg
Apesar de ser uma tecnica em extincao, gosto de tocar slap e os bartolini sao uma decepcao nesse aspecto, na minha opiniao. Toda vez q toquei com bartolinis qdo eu virava a mao pra slap voltava imediatamente pra dedo. Sei q existem dezenas de modelos de captadores bartolini e talvez existam modelos q vao de encontro ao q estou dizendo, mas em geral acho os medios nasalados, como se tivesse um boost em 800-900hz e alguns modelos, como os ativos tem um buraco nos medios, com graves e agudos excessivos, tipo os baixos MTD. Em contrapartida, acho q o som dos Bartolini combina bem com baixos fretless, onde um som nasalado eh ateh desejado.
EMG por sua vez, tem os medio-graves levemente pronunciados, o q ajuda a aparecer numa banda e um som de slap poderoso, alem de serem ultra-super silenciosos. Usei durante anos e voltaria a usar sem problema algum.
O importante eh entender q cada pessoa ouve frequencias de uma forma e o q eh ruim pra uns pode ser maravilhoso pra outros, portanto nao permita q a opiniao de ninguem substitua sua experiencia.
EMG por sua vez, tem os medio-graves levemente pronunciados, o q ajuda a aparecer numa banda e um som de slap poderoso, alem de serem ultra-super silenciosos. Usei durante anos e voltaria a usar sem problema algum.
O importante eh entender q cada pessoa ouve frequencias de uma forma e o q eh ruim pra uns pode ser maravilhoso pra outros, portanto nao permita q a opiniao de ninguem substitua sua experiencia.
allexcosta- Administrador
valeu Alex
fiz a pergunta pois tenho um baixo cort c aqueles mk1 da bartolinini ( sei que sao os mais fracos da marca)
acho o timbre legal mas se a banda tem percussao muitos instrumentos parece que o timbre fica meio apagado
levei o baixo a um luthier de SP e ele me disse que a madeira do baixo e legal é em ash e que uma opcao boa seria colocar esses emg
ele disse tb que o circuito e legal é aguilar
entao pelo q vc e ele falaram acho que os emg resolvem meu problema
ah o modelo que ele indicou sao os emg 45
fiz a pergunta pois tenho um baixo cort c aqueles mk1 da bartolinini ( sei que sao os mais fracos da marca)
acho o timbre legal mas se a banda tem percussao muitos instrumentos parece que o timbre fica meio apagado
levei o baixo a um luthier de SP e ele me disse que a madeira do baixo e legal é em ash e que uma opcao boa seria colocar esses emg
ele disse tb que o circuito e legal é aguilar
entao pelo q vc e ele falaram acho que os emg resolvem meu problema
ah o modelo que ele indicou sao os emg 45
dibass- Membro
Exato, som apagado na banda eh um sintoma comum dos captadores bartolini. Gosto dos EMG 45, mas pergunte a ele se sao compativeis com o circuito Aguilar.
allexcosta escreveu:Exato, som apagado na banda eh um sintoma comum dos captadores bartolini. Gosto dos EMG 45, mas pergunte a ele se sao compativeis com o circuito Aguilar.
sao compativeis sim
ele me deu a sugestao de trocar so os caps agora e testar e mais p frente se sentir necessidade colocar o circuito da emg tb
dibass- Membro
alex desculpe retomar esse topico
eu ainda tenho duvidas
li em alguns sites q o emg 45 é p baixo de 6 cordas ?
lembro do luthier ter faldo p eu colocar o 45 mesmo e nao o 40
mais uma pergunta nessde topico
http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/madeira-e-componentes-para-baixo-t776-50.htm
sobre madeiras no videodo dave weckel tocando the chicken
q vc postou para mostrar o posicionamento do captador esse timbre é mais p emg ou bartolini ou nada a ver
muito obrigado
eu ainda tenho duvidas
li em alguns sites q o emg 45 é p baixo de 6 cordas ?
mais uma pergunta nessde topico
http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/madeira-e-componentes-para-baixo-t776-50.htm
q vc postou para mostrar o posicionamento do captador esse timbre é mais p emg ou bartolini ou nada a ver
muito obrigado
dibass- Membro
Dibass,
Uma época atrás eu consultei na net sobre esses caps e no proprio site da EMG falava que eram para 6 cordas. é assim: 35 para 4, 40 para 5 e 45 para 6. Mas acredito q são os mesmos.
olha o site pra não deixar eu mentir sozinho. EMG
Meu baixo é 5 cordas e tem o 40j na ponte e no braço. Cheguei a tirar o Cap pra ver como era... muito sinistro. todo blindado. Muito legal
Uma época atrás eu consultei na net sobre esses caps e no proprio site da EMG falava que eram para 6 cordas. é assim: 35 para 4, 40 para 5 e 45 para 6. Mas acredito q são os mesmos.
olha o site pra não deixar eu mentir sozinho. EMG
Meu baixo é 5 cordas e tem o 40j na ponte e no braço. Cheguei a tirar o Cap pra ver como era... muito sinistro. todo blindado. Muito legal
allex, e o que você me diz dos "Cabrera"?
Vou pegar um outro baixo melhor pra mim, mas por enquanto estou querendo trocar a captação do meu baixo um "Cruiser by Crafter CSR-55A", e estou lendo muitos topicos sobre Kent Armstrong, Cabrera, Bartolini e o pote de ouro "EMG". O Cabrera eu fiquei conhecendo aqui no forum, então nunca vi e nem toquei nele.
Tem alguma opinião sobre ele?
Vou pegar um outro baixo melhor pra mim, mas por enquanto estou querendo trocar a captação do meu baixo um "Cruiser by Crafter CSR-55A", e estou lendo muitos topicos sobre Kent Armstrong, Cabrera, Bartolini e o pote de ouro "EMG". O Cabrera eu fiquei conhecendo aqui no forum, então nunca vi e nem toquei nele.
patrickqueres- Membro
Sem querer me meter mas ja me metendo, o allex provavelmente nao conhece os Cabrera, pois são nacionais e apareceram depois dele ir morar nos EUA.patrickqueres escreveu:allex, e o que você me diz dos "Cabrera"?
Eu tenho eles no meu Fernandes, ja testei 2 Zaganin com Cabrera e um Condor P. Sinceramente, são muito melhores que Kent Armstrong, mas eles não tem nada a ver com Bartolini e muito menos EMG, não em qualidade, mas em som. Ai é mais uma questão de gosto, pois ambas são excelentes. Eu acho que não vale a pena trocar a captação de seu baixo(seria melhor juntar dinheiro e pegar um melhor), mas se vc realmente quer, os Cabrera são a melhor opção pelo custo.
educosta tb vi isso mas o alex e o proprio luthier me indicaram o 45 ento o que quero saber e a diferenca entre o 40 e o 45 em um baixo de 5 cordas
mesmo assim valeu
mesmo assim valeu
dibass- Membro
LuCaSBass escreveu:(...) Eu acho que não vale a pena trocar a captação de seu baixo(seria melhor juntar dinheiro e pegar um melhor), mas se vc realmente quer, os Cabrera são a melhor opção pelo custo.
É, eu estou pra comprar um baixo "melhor" agora. Estou estudando o Cort A5, Cort GB75 ou um Ledur. Mas esse é o meu primeiro baixo, então não quero me desfazer dele. Vou dar uma turbinada nele, trocar ponte e captação.
Mas estou quase certo de pegar o Cabrera. Achei ele pra comprar em uma loja em BH, e de quebra eles tem cordar Fodera pra vender. Vou fazer um pacote só pra economizar no frete.
patrickqueres- Membro
Certo. Mas trocar ponte? sera que vale a pena tbm?patrickqueres escreveu:LuCaSBass escreveu:(...) Eu acho que não vale a pena trocar a captação de seu baixo(seria melhor juntar dinheiro e pegar um melhor), mas se vc realmente quer, os Cabrera são a melhor opção pelo custo.
É, eu estou pra comprar um baixo "melhor" agora. Estou estudando o Cort A5, Cort GB75 ou um Ledur. Mas esse é o meu primeiro baixo, então não quero me desfazer dele. Vou dar uma turbinada nele, trocar ponte e captação.
Mas estou quase certo de pegar o Cabrera. Achei ele pra comprar em uma loja em BH, e de quebra eles tem cordar Fodera pra vender. Vou fazer um pacote só pra economizar no frete.
LuCaSBass escreveu:Certo. Mas trocar ponte? sera que vale a pena tbm?
É... valor sentimental cara... é igual cachorro velho... o bicho ja ta quase no saco, velho e cego... mas você continua gastando com ração, veterinário e medicamentos...
patrickqueres- Membro
Ah ta, ela ta com problema? Entao vale sim... pensei que ela estivesse funcionando.patrickqueres escreveu:LuCaSBass escreveu:Certo. Mas trocar ponte? sera que vale a pena tbm?
É... valor sentimental cara... é igual cachorro velho... o bicho ja ta quase no saco, velho e cego... mas você continua gastando com ração, veterinário e medicamentos...
dibass, vc já experimentou um pre valvulado tipo aqueles mic200??
talvez vc prefira usar um desses recursos ao invés de dar um chute no escuro com a troca de caps, apesar de q o EMG tem o som bem típico e vai ficar aquilo mesmo...
reza a lenda que se colocar EMG e cordas numa vassoura de pia sava (é assim que escreve?) vai sair o mesmo som!!
talvez vc prefira usar um desses recursos ao invés de dar um chute no escuro com a troca de caps, apesar de q o EMG tem o som bem típico e vai ficar aquilo mesmo...
reza a lenda que se colocar EMG e cordas numa vassoura de pia sava (é assim que escreve?) vai sair o mesmo som!!
Daniel- Membro
dibass escreveu:li em alguns sites q o emg 45 é p baixo de 6 cordas ?
Realmente, o 45 eh pra 6 cordas. O luthier deve ter falado isso pq o baixo tem um espacamento bem grande entre cordas, confere?
Nao tem a ver com a marca, esse posicionamento do Tom Kennedy vai te dar um timbre mais Jaco, com mais medio graves e medios q graves. Bem mais definido e na cara. Se eh isso q vc quer, eh uma boa opcao. Observe o estilo e som do Tom Kennedy pra saber se eh sua praia.
patrickqueres escreveu:allex, e o que você me diz dos "Cabrera"?
Como o Lucas disse, nao conheco.
Danielreo escreveu:dibass, vc já experimentou um pre valvulado tipo aqueles mic200??
eu tenho pedais sim mas nem sempre levo p tocar o mic 200 nao serviria pois e um problema de frequencia
dibass- Membro
Alex num sei se o espacamento e tao grande assim o baixo é um NB5LH da cort
sobre o tom kennedy perguntei pois como os emg sao maiores q os bartolini vou precisar abrir um pouco o corpo cerca de 1 cm p instalar o emg
e ai tenho a opcao de abrir esse 1 cm p o lado do braco ou p o lado da ponte que e o que estou pensando
pois assim o som vai ficar mais definido
o que vc acha ?
sobre o tom kennedy perguntei pois como os emg sao maiores q os bartolini vou precisar abrir um pouco o corpo cerca de 1 cm p instalar o emg
e ai tenho a opcao de abrir esse 1 cm p o lado do braco ou p o lado da ponte que e o que estou pensando
o que vc acha ?
dibass- Membro
dibass
me entrometendo um pouco na conversa de vcs, se vc gostou do som do tom kennedy, acho que caps bartolini tem mais a ver com esse timbre, médio anasalado, lembra até um fretless...... porém, pra slap é horrível, nesse mesmo show (ñ sei se nesse vídeo) o tom "tenta" dar alguns slaps, mas não rola mesmo!
me entrometendo um pouco na conversa de vcs, se vc gostou do som do tom kennedy, acho que caps bartolini tem mais a ver com esse timbre, médio anasalado, lembra até um fretless...... porém, pra slap é horrível, nesse mesmo show (ñ sei se nesse vídeo) o tom "tenta" dar alguns slaps, mas não rola mesmo!
Jackson- Membro
dibass escreveu:e ai tenho a opcao de abrir esse 1 cm p o lado do braco ou p o lado da ponte que e o que estou pensando
o que vc acha ?
Eu faria pro lado da ponte. Qdo vc equaliza bem um baixo q jah eh definido fica muito bom. Um baixo "boomy" dah trabalho.
Tio Alex
boomy Whats this ?
vc pode me sugerir outros nomes que usem caps bartolini e nomes que usem emg
so p eu ir comparando
thanks
boomy Whats this ?
vc pode me sugerir outros nomes que usem caps bartolini e nomes que usem emg
so p eu ir comparando
thanks
dibass- Membro
"Boomy" seria grave embolado.
Bartolini te dah o timbre do Gary Willis.
EMG te dah o timbre do Uriah Duffy.
Bartolini te dah o timbre do Gary Willis.
EMG te dah o timbre do Uriah Duffy.
Jackson escreveu:dibass
a converssa e de todos jackson
tb percebi q o timbre do tom e mais p bartolini perguntei pois se colocar os emg eu tenho q abrir 1cm no corpo do baixo p colocar os caps e estou pensando em abrir esse 1cm em direcao a ponte p poder definir melhor o som num conheco ninguem que use emg comm esse tipo de posicionamento de captador p ver como fica
qt aos bartolini gosto do som sim p slap é horrivel ate parei de estudar slap kk
quero saber agora como e o timbre dos emg p pizzicatto e p slap enfim conhecer mais
dibass- Membro
Olá!
Aproveitanto o tópico, onde já fizeram uma distinção precisa dos bartolinis e EMG, pergunto como seriam os DiMarzio? Próximos aos EMG, ao BArtolini ou diferentes?
Abraços
Aproveitanto o tópico, onde já fizeram uma distinção precisa dos bartolinis e EMG, pergunto como seriam os DiMarzio? Próximos aos EMG, ao BArtolini ou diferentes?
Abraços
URSOBHZ- Membro
Quais Dimarzio, Urso?
Olá!
Seria os DiMarzio Model P DP122 e Model J DP123
Seria os DiMarzio Model P DP122 e Model J DP123
URSOBHZ- Membro
Ocorre o seguinte. da última vez que tive a oportunidade de comprar caps acabei optando por outras coisas... Mas minha irmã está novamente em NY (e deve ser a última vez esse ano, eu acho). Penso em comprar esse set P+J, aproveitando que elea está lá e o investimento não será maior que US$120,00
URSOBHZ- Membro
Cara, sou louco por esses Dimarzio mais antigos. O carater deles nao tem nada a ver com EMG ou Bartolini.
Eles tem um som hibrido de Fender com Humbucker, como se vc casasse Fender com Gibson. O som eh quente, agressivo e cheio de atitude. Os medio-graves sao simplesmente maravilhosos, mas nao tem muito agudo. Como eles tem um "dummy coil" o ruido eh zero... Alem disso a altura dos polos eh regulavel, o q facilita o equilibrio entre o som das cordas. Eu gosto tanto do 123 q jah liguei pra Dimarzio perguntando se eles fariam uma versao 5 cordas, mas eles disseram q nao tem interesse.
Na minha opiniao os Ultrajazz tomam uma surra desses pickups.
Aqui eles:
Eles tem um som hibrido de Fender com Humbucker, como se vc casasse Fender com Gibson. O som eh quente, agressivo e cheio de atitude. Os medio-graves sao simplesmente maravilhosos, mas nao tem muito agudo. Como eles tem um "dummy coil" o ruido eh zero... Alem disso a altura dos polos eh regulavel, o q facilita o equilibrio entre o som das cordas. Eu gosto tanto do 123 q jah liguei pra Dimarzio perguntando se eles fariam uma versao 5 cordas, mas eles disseram q nao tem interesse.
Aqui eles:
allexcosta escreveu:Cara, sou louco por esses Dimarzio mais antigos. O carater deles nao tem nada a ver com EMG ou Bartolini.
Aqui eles:
Olá, Allex!
Obrigado pela resposta! Mais encorajadora impossível!!! Serão eles mesmos então!
Abraços
URSOBHZ- Membro
allexcosta escreveu:Cara, sou louco por esses Dimarzio mais antigos. O carater deles nao tem nada a ver com EMG ou Bartolini.
(...)
Aqui eles:
ainda se acha pra comprar esses bichins?
to quase pegando um fretless xingling, e justamente queria trocar os pups, que tem justamente P e J , me parece uma interessante mistura
Korg
Guitar Center: US$119,99. Minha irmã vai comprar lá (espero que JÁ tenha comprado....)
Guitar Center: US$119,99. Minha irmã vai comprar lá (espero que JÁ tenha comprado....)
URSOBHZ- Membro
allexcosta escreveu:Cara, sou louco por esses Dimarzio mais antigos. O carater deles nao tem nada a ver com EMG ou Bartolini. Eles tem um som hibrido de Fender com Humbucker, como se vc casasse Fender com Gibson. O som eh quente, agressivo e cheio de atitude. Os medio-graves sao simplesmente maravilhosos, mas nao tem muito agudo. Como eles tem um "dummy coil" o ruido eh zero... Alem disso a altura dos polos eh regulavel, o q facilita o equilibrio entre o som das cordas. Eu gosto tanto do 123 q jah liguei pra Dimarzio perguntando se eles fariam uma versao 5 cordas, mas eles disseram q nao tem interesse.
Allex, vc conhece algum captador da Dimarzio q tenha esse tipo de som mas q seja modelo Soapbar, pra colocar no lugar de dois Bartolinis?
Aproveitando q o tópico virou pro lado da comparação mesmo, em relação a "pre", o q vc acha do B-64 da EMG? E do NTMB da EMG?
Um abraço e obrigado Allex.
Sempre tive essa mesma visão de vocês a respeito dos Bartolinis até porque ja ouvi um ao vivo uma vez e não curti o som, Andei dando uma pesquisa sobre o assunto, e depois que comprei o A6 Cort vi que não era bem assim, depende muito do modelo em questão, O som é muito bom, basta saber equalizar, ate um baixo top Fica ruim com uma má equalização, uns exemplos abaixo de um som legal dos Barts:
Som muito bom do Cort A6:
Outros :
Ken smith
Comparação com os MEC warwick, muito bom.
Eliezer Lara: Timbre na vide Modern Jazz bass muito bom
Som muito bom do Cort A6:
Outros :
Ken smith
Comparação com os MEC warwick, muito bom.
Eliezer Lara: Timbre na vide Modern Jazz bass muito bom
Eduardo Moraes- Membro
^ Adoro a sonoridade desse EL, esses Barts casaram muito bem nesse baixo. O Som de ponte é tudo de bom!
gpraxedes- Membro
os timbres dos vídeos de 3 a 5 são muito legais.
fheliojr- Membro
^O terceiro vídeo foi eu quem gravou, simplesmente cheguei no som que sempre quis com esses XXM56c + obp2!
^ Os timbres que conseguiu são ótimos mesmo. Parabéns!
gpraxedes- Membro
gpraxedes escreveu:^ Os timbres que conseguiu são ótimos mesmo. Parabéns!
Brigado meu caro! Passei por kent armstrongs e alguns circuitos, até chegar neles.
^ muito legal, rodrigão. parabéns!
fheliojr- Membro
Recentemente comprei um SET Bartolini MK6CBC para substituir os MK1 do meu Cort A6 e posso dizer com convicção que é totalmente o contrário do que o Allex fala sobre os Barts no inicio do tópico.
Fiquei maravilhado com o timbre do captador, e as possibilidades de timbragem, por serem Dual Coil, existem várias possibilidades de timbre, e todas elas não existe esse timbre anasalado e abafado com médio fortes, nada disso.
O timbre dele se parece com o do EMG 45 DC, só que com uma identidade própria, particularmente achei mais bonito. É um som com bastante presença e definição, perfeito pra slap, pizzicato seja o que for, limpo e com todas as frequências, graves, médios e agudos, dá pra deixar do jeito que quer no equalizador, muito bom.
Sempre tive preconceito com a marca só por ouvir falar, mas hoje sei por ter experiência própria que não é assim e que existe uma diferença e não podemos generalizar.
A Bartolini tem 2 categorias de captadores. Esse Modelo que comprei é o da "CLASSIC BASS", todo captador dessa categoria é de timbre "comum / moderno". Os que a galera não curte muito é os da categoria "ORIGINAL BASS", esses sim tem os médios mais fortes e menos agudos, som mais grave, ou aveludado, sem muito brilho e tal.
Outro grande erro é se basear nos terríveis MK1 e achar que isso é o som de Bartolini. Vale lembrar que o MK1 e MK2 não são Bartolini's legítimos, nem estão catalogados, são bem inferiores ao dos fabricados no USA, e nem se comparam. Creio que só carregam o nome por algumas questões contratuais e pra dar uma moralzinha na produção em massa desses respectivos baixos.
Sobre o timbre da categoria Classic Bass e Originial Bass, é tudo uma questão de gosto e saber escolher o captador certo para cada tipo de som que se queira. Estou muito satisfeito e recomendo a quem quiser remover os MK1, essa é a melhor alternativa pois o tamanho deles é idêntico, é basicamente plug and play. Só que pode ser instalado uma chave mini toggle para as mudanças de bobina para cada captador, sendo assim bem mais interessante.
Fiquei maravilhado com o timbre do captador, e as possibilidades de timbragem, por serem Dual Coil, existem várias possibilidades de timbre, e todas elas não existe esse timbre anasalado e abafado com médio fortes, nada disso.
O timbre dele se parece com o do EMG 45 DC, só que com uma identidade própria, particularmente achei mais bonito. É um som com bastante presença e definição, perfeito pra slap, pizzicato seja o que for, limpo e com todas as frequências, graves, médios e agudos, dá pra deixar do jeito que quer no equalizador, muito bom.
Sempre tive preconceito com a marca só por ouvir falar, mas hoje sei por ter experiência própria que não é assim e que existe uma diferença e não podemos generalizar.
A Bartolini tem 2 categorias de captadores. Esse Modelo que comprei é o da "CLASSIC BASS", todo captador dessa categoria é de timbre "comum / moderno". Os que a galera não curte muito é os da categoria "ORIGINAL BASS", esses sim tem os médios mais fortes e menos agudos, som mais grave, ou aveludado, sem muito brilho e tal.
Outro grande erro é se basear nos terríveis MK1 e achar que isso é o som de Bartolini. Vale lembrar que o MK1 e MK2 não são Bartolini's legítimos, nem estão catalogados, são bem inferiores ao dos fabricados no USA, e nem se comparam. Creio que só carregam o nome por algumas questões contratuais e pra dar uma moralzinha na produção em massa desses respectivos baixos.
Sobre o timbre da categoria Classic Bass e Originial Bass, é tudo uma questão de gosto e saber escolher o captador certo para cada tipo de som que se queira. Estou muito satisfeito e recomendo a quem quiser remover os MK1, essa é a melhor alternativa pois o tamanho deles é idêntico, é basicamente plug and play. Só que pode ser instalado uma chave mini toggle para as mudanças de bobina para cada captador, sendo assim bem mais interessante.
Eduardo Moraes- Membro
GilsonBass gosta desta mensagem
Eduardo Moraes escreveu:posso dizer com convicção que é totalmente o contrário do que o Allex fala sobre os Barts no inicio do tópico.
É por isso que cada um deve buscar suas próprias experiências.
A Bartolini fabrica dezenas e dezenas de modelos de captadores, inclusive modelos ativos. A maioria dos que EU testei ou usei tinham essa característica citada, mas como já disse, não conheço tanto de Bartolini.
Realmente, talvez todos que você testou foram de pessoas com o mesmo gosto em relação a escolher captadores com timbre fechado para respectivos fins.
Gosto de comprovar, testar e conhecer. Até chegar a uma conclusão convicta.
------------------------------------------------
Só pra acrescentar mais informações ao tópico:
Essa imagem que se criou sobre os captadores Bartolini ter o timbre escuro, anasalado, baixa saída, morno, frio, p/ fretless é pura falta de informação e experiência com eles e seus variados modelos. No geral eles tem uma faixa de mid-range estendida, que não significa ter somente, isso dá um punch e destaque em meio a uma mix muito bom, e ainda assim com graves e agudos incríveis. Somente nos modelos OB (original bass), há uma redução dos agudos e uma acentuação da região médio-grave, com graves profundos. A sonoridade deles é exatamente como o site descreve. Mas a experiência pessoal é mais detalhada, dependendo também da faixa de atuação do circuito ativo que ele estiver dando ênfase.
Como falei acima, existe 2 séries para gostos diferentes, e entre eles vários com combinações de bobinas diferentes, dual-line, dual coil, quad-coil, split, single. Isso dá uma possibilidade enorme de timbres que pode atender qualquer gosto.
Um que me agradou bastante foi o G6 da série Classic Bass (G66CBJD B1/T1), se assemelha em timbre aos Aguilar Super Singles, um som bem definido e brilhoso de um jazz bass moderno.
Gosto de comprovar, testar e conhecer. Até chegar a uma conclusão convicta.
------------------------------------------------
Só pra acrescentar mais informações ao tópico:
Essa imagem que se criou sobre os captadores Bartolini ter o timbre escuro, anasalado, baixa saída, morno, frio, p/ fretless é pura falta de informação e experiência com eles e seus variados modelos. No geral eles tem uma faixa de mid-range estendida, que não significa ter somente, isso dá um punch e destaque em meio a uma mix muito bom, e ainda assim com graves e agudos incríveis. Somente nos modelos OB (original bass), há uma redução dos agudos e uma acentuação da região médio-grave, com graves profundos. A sonoridade deles é exatamente como o site descreve. Mas a experiência pessoal é mais detalhada, dependendo também da faixa de atuação do circuito ativo que ele estiver dando ênfase.
Como falei acima, existe 2 séries para gostos diferentes, e entre eles vários com combinações de bobinas diferentes, dual-line, dual coil, quad-coil, split, single. Isso dá uma possibilidade enorme de timbres que pode atender qualquer gosto.
Um que me agradou bastante foi o G6 da série Classic Bass (G66CBJD B1/T1), se assemelha em timbre aos Aguilar Super Singles, um som bem definido e brilhoso de um jazz bass moderno.
Eduardo Moraes- Membro
Puxa vida....que timbre lindo desse G6.
A DeOliveira está usando esses caps em seus baixos.
A DeOliveira está usando esses caps em seus baixos.
NeyBass- Membro
GilsonBass gosta desta mensagem
É daí que vem o apelido fartolini? Perguntando só de curiosidade, sem ofensasallexcosta escreveu:Apesar de ser uma tecnica em extincao, gosto de tocar slap e os bartolini sao uma decepcao nesse aspecto, na minha opiniao. Toda vez q toquei com bartolinis qdo eu virava a mao pra slap voltava imediatamente pra dedo. Sei q existem dezenas de modelos de captadores bartolini e talvez existam modelos q vao de encontro ao q estou dizendo, mas em geral acho os medios nasalados, como se tivesse um boost em 800-900hz e alguns modelos, como os ativos tem um buraco nos medios, com graves e agudos excessivos, tipo os baixos MTD. Em contrapartida, acho q o som dos Bartolini combina bem com baixos fretless, onde um som nasalado eh ateh desejado.
GuilhermePastorius- Membro
GuilhermePastorius escreveu:É daí que vem o apelido fartolini?
Apesar de não ser muito comum, sim...
Pra você ver que não estou sozinho nas minhas opiniões. Mas como já disse inúmeras vezes, há uma infinidade de modelos de captadores Bartolini e eu passo muito longe de ser um especialista no assunto.
Fico feliz, todavia, de aprender com aqueles que conhecem mais e ver que realmente existem alguns modelos e possibilidades além das que conheço com esses captadores que não são famosos por acaso.
Pre Aguilar+Bartolini
Quem poder,me ajuda...
Tenho um Tagima TJB-5 e resolvi trocar os captadores por Bartolinis modelo JB,melhorou bastante,porém achava um pouco morno o som e resolvi colocar um Aguilar OBP-3 e achava q resolveria meu problema.. Mas ainda estou achando as cordas graves com timbre um pouco morno. O que pode estar influenciando nisso? Seria os captadores ja que o pre Aguilar é poderoso?
Tenho um Tagima TJB-5 e resolvi trocar os captadores por Bartolinis modelo JB,melhorou bastante,porém achava um pouco morno o som e resolvi colocar um Aguilar OBP-3 e achava q resolveria meu problema.. Mas ainda estou achando as cordas graves com timbre um pouco morno. O que pode estar influenciando nisso? Seria os captadores ja que o pre Aguilar é poderoso?
ednardojunior_- Membro
ednardojunior_ escreveu:Quem poder,me ajuda...
Tem modelo de bartolini que é assim mesmo. São captadores de baixa saída.
^alex, qual seria a forma mais prática de saber quais são os baitolinhas menos "mornos", já q nem este fabricante deve conseguir expor isso direito?
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:^alex, qual seria a forma mais prática de saber quais são os baitolinhas menos "mornos", já q nem este fabricante deve conseguir expor isso direito?
Não sei, cara...
Eu ia dizer abrir um tópico no Talkbass, mas nem eles sabem bem isso.
Tem alguém aqui no fórum que sacava legal, mas não lembro quem é ou se ainda frequenta.