Amperagem conta na hora de comprar uma fonte?
+5
sergioself
Yngway
CG
andremega
BR.
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Amperagem conta na hora de comprar uma fonte?
Bom pessoal,além de baixista,também toco teclado.Tô precisando comprar uma fonte nova, sei que funciona em 9V mas e a amperagem conta?Ou pode ser qualquer uma?E se não for muito alguém sabe me dizer qual a amperagem dele?É um Juno-D da Roland.Valeu.
Re: Amperagem conta na hora de comprar uma fonte?
Veja a especificacao da antiga, a nova tem que aguentar, no minimo, o mesmo que a primeira. Observe tambem a pinagem dela pra não ter que fazer gambiarra (se o positivo é no pino interno ou externo).
Usar uma fonte com corrente máxima menor que a especificada pro equipo costuma resultar em comprar outra.
Usar uma fonte com corrente máxima menor que a especificada pro equipo costuma resultar em comprar outra.
Simplificando, cada pedal necessita de uma corrente (amperagem) diferente de funcinamento, por exemplo:
Delay 250mA
Chorus 150mA
Drive 50mA
Somando esses valores temos 450mA
Você precisa de uma fonte com no mínimo 500mA para não sobrecarregar.
Trabalhe sempre com muita folga, nesse caso citado acima eu usaria uma fonte com no minimo 750mA.
Delay 250mA
Chorus 150mA
Drive 50mA
Somando esses valores temos 450mA
Você precisa de uma fonte com no mínimo 500mA para não sobrecarregar.
Trabalhe sempre com muita folga, nesse caso citado acima eu usaria uma fonte com no minimo 750mA.
Valeu galera Procurei melhor no manual e lá dizia que a corrente é de 1000mA ou 1A. Mas fiquei encucado com outra coisa: a polaridade da fonte.Como é que eu vou saber se o pólo positivo é no centro ou fora? Sei que tem a indicação na fonte,mas como vou saber se é a polaridade do teclado? Dá pra descobrir com um multímetro?
BR. escreveu:Valeu galera Procurei melhor no manual e lá dizia que a corrente é de 1000mA ou 1A. Mas fiquei encucado com outra coisa: a polaridade da fonte.Como é que eu vou saber se o pólo positivo é no centro ou fora? Sei que tem a indicação na fonte,mas como vou saber se é a polaridade do teclado? Dá pra descobrir com um multímetro?
Ele realmente precisa de uma fonte nova? Pergunto isso porque esse teclado é problemático. Já vi casos de gente querendo trocar a fonte dele achando que estava ruim, mas no fim das contas era o teclado mesmo.
A polaridade é a mesma de pedais comuns.
nesta fonte vc tem o positivo e o negativo escrito...
o positivo está no pino da fonte (centro) e negativo no externo (fora) (carcaça)
no seu teclado possivelmente terá este desenho também
sergioself- Membro
Yngway escreveu:BR. escreveu:Valeu galera Procurei melhor no manual e lá dizia que a corrente é de 1000mA ou 1A. Mas fiquei encucado com outra coisa: a polaridade da fonte.Como é que eu vou saber se o pólo positivo é no centro ou fora? Sei que tem a indicação na fonte,mas como vou saber se é a polaridade do teclado? Dá pra descobrir com um multímetro?
Ele realmente precisa de uma fonte nova? Pergunto isso porque esse teclado é problemático. Já vi casos de gente querendo trocar a fonte dele achando que estava ruim, mas no fim das contas era o teclado mesmo.
A polaridade é a mesma de pedais comuns.
Cara a antiga fonte (que já estava remendada) quebrou em várias partes após um técnico de som maluco forçar a entrada numa tomada
Daí o meu pai desmontou(entenda: desligar todos os fios) e como sempre, ele não montou de novo
daí resolvi comprar outra,ate porque ela era bem antiga mesmo.
sergioself escreveu:
coloquei a imagem pra vc tentar entender...
nesta fonte vc tem o positivo e o negativo escrito...
o positivo está no pino da fonte (centro) e negativo no externo (fora) (carcaça)
no seu teclado possivelmente terá este desenho também
Eu vou verificar.Valeu mesmo.Essa informação foi fundamental.
Comprei a fonte com polaridade no centro,comum. Mas quando liguei;o teclado não funcionou! Lembrei da polaridade,cortei o fio e emendei com os fios trocados.O teclado funcionou. Depois eu vi que a Roland usa a polaridade invertida.É de lascar essas marcas tentando nos "escravizar"!
No manual não diz nada sobre a polaridade.só diz: Use sempre fonte original boss(é do mesmo grupo) ou Roland. Isso é falta de respeito,jogo sujo.
Até parece que eu não sei cortar um fio e remendá-lo invertido....hehehhe.
No manual não diz nada sobre a polaridade.só diz: Use sempre fonte original boss(é do mesmo grupo) ou Roland. Isso é falta de respeito,jogo sujo.
mas vc não conseguiu achar aquele desenho do positivo e negativo no próprio teclado?!?! estranho, pois sempre tem....
sergioself- Membro
BR. escreveu:No manual não diz nada sobre a polaridade.só diz: Use sempre fonte original boss(é do mesmo grupo) ou Roland. Isso é falta de respeito,jogo sujo.
Jogo sujo é você pagar 1000 Reais de IPVA e andar em estrada que parece a lua.
A Roland é uma empresa séria que fabrica produtos de qualidade para músicos desde que o mundo é mundo.
BR. escreveu:É de lascar essas marcas tentando nos "escravizar"!
Isso é para evitar o pessoal que compra uma fonte xing-ling de 1,99 e culpa o teclado quando der problema. Todas as empresas fazem isso. Normal.
Se você fizesse isso num pedal (ligar com a polaridade invertida), certamente teria queimado ele.BR. escreveu:Comprei a fonte com polaridade no centro,comum. Mas quando liguei;o teclado não funcionou! Lembrei da polaridade,cortei o fio e emendei com os fios trocados.O teclado funcionou. Depois eu vi que a Roland usa a polaridade invertida.É de lascar essas marcas tentando nos "escravizar"!
Não tem nada errado no que a Roland faz, ela projeta os produtos com as especificações que quiser. De lascar seria se ela NÃO AVISASSE quais as especificações dos equipamentos, coisa que ela deixa bem claro, principalmente na questão de alimentação.
Aproveitando a sua postagem Thales_Sr como eu posso saber se o pólo de um pedal é positivo no centro ou fora?Tipo vai que eu pego alguma coisa sem especificação...Tem como saber usando um multímetro?
É eu acho que exagerei com a Roland...
Só abrindo e analisando o circuito...BR. escreveu:Aproveitando a sua postagem Thales_Sr como eu posso saber se o pólo de um pedal é positivo no centro ou fora?Tipo vai que eu pego alguma coisa sem especificação...Tem como saber usando um multímetro?
Meus caros,
Estou ressuscitando o tópico devido a uma dúvida em relacao qual fonte comprar.
Estou montando um setup de pedais e preciso de uma fonte. Encontrei fontes com precos similares e mesma marca. Segue abaixo as configuracoes:
Primeira fonte:
4 entradas com 9 ou 12V DC / 200mA
2 entradas com 9 ou 12V AC / 800mA
Segunda fonte:
2 Entradas com 9 ou 18V DC / 100mA
2 Entradas com 9V DC / 200mA
2 Entradas com 9 ou 12V DC / 200mA
Terceira fonte:
4 Entradas com 9 ou 12V DC / 100mA
2 Entradas com 9 ou 12V DC / 400mA
Todos os pedais que vou comprar exigem 9~12V, mas sem especificar a corrente. Quais das 3 fontes seria a mais "rentável"?
Obrigado.
Estou ressuscitando o tópico devido a uma dúvida em relacao qual fonte comprar.
Estou montando um setup de pedais e preciso de uma fonte. Encontrei fontes com precos similares e mesma marca. Segue abaixo as configuracoes:
Primeira fonte:
4 entradas com 9 ou 12V DC / 200mA
2 entradas com 9 ou 12V AC / 800mA
Segunda fonte:
2 Entradas com 9 ou 18V DC / 100mA
2 Entradas com 9V DC / 200mA
2 Entradas com 9 ou 12V DC / 200mA
Terceira fonte:
4 Entradas com 9 ou 12V DC / 100mA
2 Entradas com 9 ou 12V DC / 400mA
Todos os pedais que vou comprar exigem 9~12V, mas sem especificar a corrente. Quais das 3 fontes seria a mais "rentável"?
Obrigado.
Geovane Gomes- Membro
^
Opa, Geovane!
Normalmente, os fabricantes de pedais costumam informar a amperagem nas especificações técnicas, justamente para podermos utilizar a fonte correta. Se você me disser quais serão os pedais que pretende comprar, talvez eu possa ajudá-lo. Ah! E as fontes também.
Opa, Geovane!
Normalmente, os fabricantes de pedais costumam informar a amperagem nas especificações técnicas, justamente para podermos utilizar a fonte correta. Se você me disser quais serão os pedais que pretende comprar, talvez eu possa ajudá-lo. Ah! E as fontes também.
JAZZigo- FCBR-CT
^
Olá, Jazzigo,
Tudo bem?
As fontes sao respectivamente Cioks AC Rider, Cioks Schizophrenic Link e Cioks Big John Link. E agora surgiu uma Voodoo Lab Power ISO 5 usada, mais barata, com 6 entradas, mas usáveis apenas 5 ao mesmo tempo sendo:
3x 9V /100mA
1x 9 ou 12V / 300mA
1x 18V / 100mA
Até o momento tenho o afinador TC Eletronico Polytune 2 mini noir e encomendei o pedal Taurus Abigar Multidrive.
breve pretendo adquirir um compressor, provavelmente da Taurus também, ou Markbass e um equalizador, ou Taurus ou EWS Trilogic ou MXR M80 DI +. Achei os pedais da Pigtronix interessantes também e vi que eles funcionam a 18V. Se eu gostar deste "mundo de efeitos" e julgar útil, gostaria de completar o set com Octaver, Chorus, mas isso bem mais pra frente.
Desde já agradeco sua disponibilidade.
Abraco!
Olá, Jazzigo,
Tudo bem?
As fontes sao respectivamente Cioks AC Rider, Cioks Schizophrenic Link e Cioks Big John Link. E agora surgiu uma Voodoo Lab Power ISO 5 usada, mais barata, com 6 entradas, mas usáveis apenas 5 ao mesmo tempo sendo:
3x 9V /100mA
1x 9 ou 12V / 300mA
1x 18V / 100mA
Até o momento tenho o afinador TC Eletronico Polytune 2 mini noir e encomendei o pedal Taurus Abigar Multidrive.
breve pretendo adquirir um compressor, provavelmente da Taurus também, ou Markbass e um equalizador, ou Taurus ou EWS Trilogic ou MXR M80 DI +. Achei os pedais da Pigtronix interessantes também e vi que eles funcionam a 18V. Se eu gostar deste "mundo de efeitos" e julgar útil, gostaria de completar o set com Octaver, Chorus, mas isso bem mais pra frente.
Desde já agradeco sua disponibilidade.
Abraco!
Geovane Gomes- Membro
TC Electronic Poly Tune Mini 2: 100mA 9VDC
Taurus Abrigar: 100mA 12VDC
Taurus Tux: 100mA 12VDC
Markbass Compressore: 600mA 12VDC
Taurus Bass Preamp T-DI: 100mA 12VDC
EWS Tri-Logic Bass Preamp 2: 4,3mA 18VDC
MXR M80: 9mA 9VDC
Todos os Pigtronix vêm com fonte própria, de 18VCD, variando a corrente.
Sugiro manter o Markbass Compressore e os Pigtronix com suas próprias fontes, alimentando os outros com a primeira fonte citada. Você terá energia de sobra.
Some a amperagem de cada pedal, adicionando uns 20% de tolerância para a(s) fonte(s).
Taurus Abrigar: 100mA 12VDC
Taurus Tux: 100mA 12VDC
Markbass Compressore: 600mA 12VDC
Taurus Bass Preamp T-DI: 100mA 12VDC
EWS Tri-Logic Bass Preamp 2: 4,3mA 18VDC
MXR M80: 9mA 9VDC
Todos os Pigtronix vêm com fonte própria, de 18VCD, variando a corrente.
Sugiro manter o Markbass Compressore e os Pigtronix com suas próprias fontes, alimentando os outros com a primeira fonte citada. Você terá energia de sobra.
Some a amperagem de cada pedal, adicionando uns 20% de tolerância para a(s) fonte(s).
JAZZigo- FCBR-CT
Obrigado, Jazzigo!
A fonte em questao é esta aqui:
nao ficou muito claro pra mim quando as especificacoes falam que sao 6 entradas em 3 diferentes secoes, e sendo que a saída máxima é de 1200mA. Isso quer dizer que eu posso usar as 6 entradas ao mesmo, ou apenas uma entrada em cada secao ao mesmo tempo. Pois no primeiro caso a soma da corrente daria bem mais do que 1200mA.
Outra dúvida é em relacao à secao AC. Ela ficaria a princípio inutilizável, já que todos estes pedais que citei sao DC?
A fonte em questao é esta aqui:
nao ficou muito claro pra mim quando as especificacoes falam que sao 6 entradas em 3 diferentes secoes, e sendo que a saída máxima é de 1200mA. Isso quer dizer que eu posso usar as 6 entradas ao mesmo, ou apenas uma entrada em cada secao ao mesmo tempo. Pois no primeiro caso a soma da corrente daria bem mais do que 1200mA.
Outra dúvida é em relacao à secao AC. Ela ficaria a princípio inutilizável, já que todos estes pedais que citei sao DC?
Geovane Gomes- Membro
^
Sim a seção AC ficaria ociosa. Pois é, Geovane, por essas e outras é que passei minha T-Rex Fuel Tank para frente, há muito tempo atrás. Prefiro mil vezes a versatilidade das pequenas fontes com cabinhos e adaptadores para daisy chain, do que esses tijolos.
Sugiro:
http://www.godlyke.com/power-all/power-all-digital-power-supplies/power-all-deluxe-kit-1
São 2.000mA disponíveis para pedals de 9V-DC.
http://www.ebay.com/itm/US-12V-DC-2A-Power-Supply-Adapter-fr-Guitar-Effect-Pedal-8-way-Daisy-Chain-Cable-/371473167327?hash=item567d86b3df:g:ro0AAOSwA4dWLcd-
Também com 2.000mA para pedais de 12V-DC.
Sim a seção AC ficaria ociosa. Pois é, Geovane, por essas e outras é que passei minha T-Rex Fuel Tank para frente, há muito tempo atrás. Prefiro mil vezes a versatilidade das pequenas fontes com cabinhos e adaptadores para daisy chain, do que esses tijolos.
Sugiro:
http://www.godlyke.com/power-all/power-all-digital-power-supplies/power-all-deluxe-kit-1
São 2.000mA disponíveis para pedals de 9V-DC.
http://www.ebay.com/itm/US-12V-DC-2A-Power-Supply-Adapter-fr-Guitar-Effect-Pedal-8-way-Daisy-Chain-Cable-/371473167327?hash=item567d86b3df:g:ro0AAOSwA4dWLcd-
Também com 2.000mA para pedais de 12V-DC.
JAZZigo- FCBR-CT