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Distorção abelhuda no P.A.

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Mensagem por Schafe Seg Nov 28, 2011 10:26 pm

Olá galera!
Estou tendo um problema sério com o meu overdrive (Groovin Bass Overdrive).
Eu uso ele faz um bom tempo, e sempre fiquei satisfeito com o timbre nos amplificadores que eu toco. (normalmente uso amplificador da empresa que esta locando o som mesmo).
Acontece que últimamente começei a prestar atenção mais no som "da frente" na hora de passar o som e comecei a notar que o som fica muito ruim nos PAs, abelhudo pra caramba!

Acho que o problema está em usar o pedal passando direto pro DI, sem um pré amplificador antes. Vocês também acham que é isso ou acham q problema é o pedal mesmo?
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Mensagem por GenocideBass Ter Nov 29, 2011 12:53 am

Schafe escreveu:Olá galera!
Estou tendo um problema sério com o meu overdrive (Groovin Bass Overdrive).
Eu uso ele faz um bom tempo, e sempre fiquei satisfeito com o timbre nos amplificadores que eu toco. (normalmente uso amplificador da empresa que esta locando o som mesmo).
Acontece que últimamente começei a prestar atenção mais no som "da frente" na hora de passar o som e comecei a notar que o som fica muito ruim nos PAs, abelhudo pra caramba!

Acho que o problema está em usar o pedal passando direto pro DI, sem um pré amplificador antes. Vocês também acham que é isso ou acham q problema é o pedal mesmo?

Amigo, tive o mesmo problema, só que uso o pedal Tube Baby da EFX, mas situação é mesma, no meu combo silêncio total, mas fui tocar num evento, e exatamente como você, joguei o som direto do pedal para o DI, na caixa ao lado (que me servia de monitor), estava tudo certo, mas na frente, assim como na gravação, teve uma chiadeira...... o cara da mesa me alertou, e disse que não poderia dar muito ganho no baixo por causa disso......
Estou achando que é a blindagem do pedal que esta deficiente, já que há pequenas aberturas nele.......mas é só uma teoria, amigos foristas que tiverem ideia do esta acontecendo nos ajude.
Desde já agradeço.
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Mensagem por joabi Ter Nov 29, 2011 2:02 am


Ruído é uma coisa e som de abelha é outra.

Ruído pode ser culpa do DI (era Behringer?), ground loop, iluminação no local, ou uma combinação de tudo isso aí...

O som de abelha geralmente é o timbre do efeito mesmo. Num PA os agudos geralmente ficam mais evidentes e dá pra ouvir mais esses problemas. Não conheço esse pedal do Schafe, então não sei se é o caso.

Alguns DIs ativos trazem bastante agudo também. Um bom DI passivo evita muitos desses problemas citados.

abs,

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Mensagem por GenocideBass Ter Nov 29, 2011 8:49 am

joabi escreveu:
Ruído é uma coisa e som de abelha é outra.

Ruído pode ser culpa do DI (era Behringer?), ground loop, iluminação no local, ou uma combinação de tudo isso aí...

O som de abelha geralmente é o timbre do efeito mesmo. Num PA os agudos geralmente ficam mais evidentes e dá pra ouvir mais esses problemas. Não conheço esse pedal do Schafe, então não sei se é o caso.

Alguns DIs ativos trazem bastante agudo também. Um bom DI passivo evita muitos desses problemas citados.

abs,


Opa, valeu mesmo pela explicação amigo.............na próxima, se o problema persistir, vou prestar mais atenção nessa parte e fazer uns testes pra tentar resolver.
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Mensagem por Masteles Ter Nov 29, 2011 8:58 am

A vida é muito injusta!

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Eu aqui só faltando fazer macumba pra tirar um som de abelha grave (adoro) em algumas linhas e não consigo nunca!

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Mensagem por Ed Bonatto Ter Nov 29, 2011 9:12 am

Do jeito como eu vejo isso os pedais de overdrive (e basicamente qualquer outra distorçao, fuzz e etc) sào feitos para ligar num amplificador e em caixas específicas de instrumento (salvo excessões que eu ja explico). Eu diria então que o som do pedal precisa ser composto destes 3 elementos (ele mesmo, o amp e o falante) sendo que o falante em grande parte contribui para o shape final do som do pedal com um dumping de frequencias agudas e medio agudas de acordo com a resposta de frequencia de cada modelo, mas a regra basica é que o falante vai ser responsavel por amaciar o som. Se voce tira o falante de jogada (ligando o pedal direto na mesa) vc acaba com o som puro do pedal, que nem sempre lembra o som de od que a gente tem na cabeça, os agudos chatos e estridentes estáo todos lá. A soluçao pra isso, que alguns poucos ODs incorporam, é um cabinet simulator, um circuito eletronico que tenta reproduzir o dumping de frequencias criado pelo falante. Modelos mais simples produzem um roll off de frequencia agudas, modelos mais complexos produzem uma série de recortes em frequencias especificas. Enfim, náo creio que a culpa seja do DI, que em suma deve(ria) ser isento de timbre, e sim a conexáo direta pedal - mesa. Pra solucionar isso vc deveria ou microfonar o seu combo ou procurar um cabinet simulator pra ligar antes do DI com o cuidado de "splitar" o sinal para que o que passa pelo cab sim náo va pro combo, vc quer que combo enxergue o OD puro e que o DI exergue o OD mais Cab Sim.
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Mensagem por JAZZigo Ter Nov 29, 2011 9:29 am

^
Para ilustrar o comentário do Ed, minhas sugestões de pedais/DI anti-abelhas:

Distorção abelhuda no P.A. Bassdriverdiimage

Distorção abelhuda no P.A. Paradriverdiimage

Distorção abelhuda no P.A. Bassdriverdlximage

Distorção abelhuda no P.A. Vtbassdeluxe

Vide: http://www.tech21nyc.com/products/sansamp/index.html

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Mensagem por allexcosta Ter Nov 29, 2011 9:31 am

Microfona o bagulho...

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Mensagem por JAZZigo Ter Nov 29, 2011 9:35 am

^
Ou isso! Bastam um bom microfone e um bom amp! Wink

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Mensagem por Cayo Castro Ter Nov 29, 2011 10:33 am

Masteles escreveu:A vida é muito injusta!

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Eu aqui só faltando fazer macumba pra tirar um som de abelha grave (adoro) em algumas linhas e não consigo nunca!

Olhaaaa... Pra quem não gostava, tá curtindo demais a seção de efeitos... Razz
Brincadeira, cara...

Quando preciso de um som bem abelhudo, eu apelo. Uso aquelas distorções pra heavy metal ( no caso, uso um HM-20 da VOXMAN ) daí se quero ela aguda ou grave eu ajusto no pedal. Mas existe pedais bem melhores no mercado, por não usar muita distorção comprei esse baratinho mesmo só pra fazer uns testes.

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Mensagem por Masteles Ter Nov 29, 2011 11:14 am

Hehehehe!

Ultimamente tenho mudado muitas ideias que estavam profundamente arraigadas!

Falando de distorção, eu não curto muito essas distortion, justamente pelo excesso de agudos!

Estou de olho no Monstro Bass do nosso amigo handmader aqui do fórum! Em breve ele estará comigo! hehe!

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Mensagem por joabi Ter Nov 29, 2011 11:18 am


Nada como a opinião de quem realmente entende... aprendendo bastante aqui study

Citei o DI pois comparei o modelo ativo da Behringer com outros e achei que ele traz muito agudo. Aqui na minha região as casas noturnas só tem essa praga.

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Mensagem por Schafe Ter Nov 29, 2011 12:33 pm

Hmmm, é o que eu imaginava, como meu orçamento de universitário esta super apertado, acho que vou apelar pro BDI-21 da behringer mesmo, daí quando tiver condições troco por algo de mais qualidade.

DI eu estou usando um Whirlwind IMP2, ele é passivo, escolhi por indicação de um amigo que entende muito de áudio.

Muito obrigado pelas informações, se alguém tiver mais experiencia quanto a overdrives acrescentem aí!!
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Mensagem por Schafe Ter Nov 29, 2011 5:43 pm

Olha, me surgiu uma ideia diferente, que tal o GDI-21, será que ele não é melhor pra trabalhar junto com overdrive???
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