Ibanez SR506 ponte individual
+8
Moshe Bar Elohim
LeandroMuniz
J.Adalberto
NeyBass
Colono
malka_aff
cvmoretti
leoakord
12 participantes
Página 1 de 1
Ibanez SR506 ponte individual
pessoal... tenho um baixo ibanez sr506 só que a ponte dele está meio ruim, então estou querendo trocar só que por minha cidade não acho um local que venda a ponte dele, ou parecida de 6 cordas, só acho com ponte individual, então como não entendo tanto queria saber, isso afetaria alguma coisa em questão de timbre ou qualquer problema?
se alguem puder me ajudar eu agradeço
vlwww
se alguem puder me ajudar eu agradeço
vlwww
leoakord- Membro
Re: Ibanez SR506 ponte individual
Diferença praticamente imperceptível...
a ponte mono-rail tem menos massa que a convencional, por isso vc vai ter um pouco menos de sustain... mas vc pode instalar sua ponte string-thru que passa através do corpo com isso a diferença vai ser mais imperceptível ainda...
vai sem medo!
a ponte mono-rail tem menos massa que a convencional, por isso vc vai ter um pouco menos de sustain... mas vc pode instalar sua ponte string-thru que passa através do corpo com isso a diferença vai ser mais imperceptível ainda...
vai sem medo!
cvmoretti- Membro
tem que aterrar cada trilho da mono rail individualmente viu
leoakord- Membro
alguém explica melhor essa relação de massa da ponte???
tipo
pensem em uma ponte jumbo, grandinha, pesada, com bastante massa
bueno...
pensem q ela retém e isola a transmissão das características próprias da madeira na vibração da corda, devido a sua grande massa q dizem ser tãaaaaao "necessária"... desse modo alguns afirmam q a massa da ponte poderia fazer mais diferença q a madeira, afetando a vibração do conjunto tdo em sua própria massa...
pensem agora em uma ponte standard da fender
ela tem menos massa, parece fazer um diálogo maior entre a vibração da corda e as propriedades características da madeira do baixo, justamente por ser mais indiferente a uma massa metálica de uma ponte mais "massuda".. rsrs
então... escrevi um monte de m****? ou algo aí acima procede?
tipo
pensem em uma ponte jumbo, grandinha, pesada, com bastante massa
bueno...
pensem q ela retém e isola a transmissão das características próprias da madeira na vibração da corda, devido a sua grande massa q dizem ser tãaaaaao "necessária"... desse modo alguns afirmam q a massa da ponte poderia fazer mais diferença q a madeira, afetando a vibração do conjunto tdo em sua própria massa...
pensem agora em uma ponte standard da fender
ela tem menos massa, parece fazer um diálogo maior entre a vibração da corda e as propriedades características da madeira do baixo, justamente por ser mais indiferente a uma massa metálica de uma ponte mais "massuda".. rsrs
então... escrevi um monte de m****? ou algo aí acima procede?
Colono- Membro
sei lá, única coisa que procuro numa ponte é que ela me proporcione a altura desejada das cordas e a afinação e entonação correta. Acho essas teorias de ponte meio balela, não confio nisso
Última edição por malka_aff em Qui Dez 08, 2011 10:06 am, editado 1 vez(es)
Então... tem mta gente que fala de das massas das pontes... tipo a BADASS que fez sucesso por colocar mais massa num ponte que originalmente era uma plaquinha de metal (ponte original da fender) ambas proporcionam o os mesmos ajustes...
dizem que influência... sei lá acho que só fazendo os testes com os 2 pra ter certeza msm...
dizem que influência... sei lá acho que só fazendo os testes com os 2 pra ter certeza msm...
cvmoretti- Membro
eu também sou um dos que não ligam muito pra essas coisas não, não digo que não seja verdade, mas pra mim não faz a menor diferença, tipo:
tal ponte te da mais som, outra não;
baixo preto tem menos som, que natural;
verniz influencia no som do instrumento;
cabo "tal" da melhor timbre;
creio que se o cara manda bem no instrumento, isso aí não vai fazer diferença alguma, imagino o cara reclamar que não conseguiu tocar uma musica porque a ponte do baixo não era Badass, ou o cabo não era Planet Wave, ou o baixo era pintado e nao deu o som que ele queria.
acho meio louco isso, não digo que não seja verdade, mas... pra mim pouco importa. (não que eu mande bem), mas não ligo pra isso.
compre uma ponte que dê certo no seu baixo, que funcione perfeitamente, e seja feliz, só não va comprar coisa porcaria também, no mínimo, um material bom.
tal ponte te da mais som, outra não;
baixo preto tem menos som, que natural;
verniz influencia no som do instrumento;
cabo "tal" da melhor timbre;
creio que se o cara manda bem no instrumento, isso aí não vai fazer diferença alguma, imagino o cara reclamar que não conseguiu tocar uma musica porque a ponte do baixo não era Badass, ou o cabo não era Planet Wave, ou o baixo era pintado e nao deu o som que ele queria.
acho meio louco isso, não digo que não seja verdade, mas... pra mim pouco importa. (não que eu mande bem), mas não ligo pra isso.
leoakord escreveu:vlw pessoal ... vou tentar comprar ainda nessa semana daii venho aqui dizer como ficou
compre uma ponte que dê certo no seu baixo, que funcione perfeitamente, e seja feliz, só não va comprar coisa porcaria também, no mínimo, um material bom.
NeyBass- Membro
Pois é, Ney, eu acho que o pessoal se importa demais com certos detalhes, e tem muito mito nisso também.
Bom aqui vai minhas conclusões:
Bom aqui vai minhas conclusões:
NeyBass escreveu:(...)
tal ponte te da mais som, outra não; não sei com certeza, mas não acredito nisso
baixo preto tem menos som, que natural;mito
verniz influencia no som do instrumento;mito
cabo "tal" da melhor timbre;isso é verdade, mas o cabo não deve influenciar no timbre, ele só deve deixar o sinal passar sem alterações, nada de cabo pra graves ou cabo pra agudos, cabos são passivos e devem ser neutros com o timbre.
(...)
mas e o timbre da madeira? a massa metálica da ponte tende a isolar na própria ponte a condução de vibração entre a madeira e a corda?
pois em uma ponte mais simples, com menos massa, como a standard da fender parece q a transmição entre a madeira e vibração do conjunto tdo até as cordas é mais natural...
posso estar louco, mas...
mas e o timbre da madeira? a massa metálica da ponte tende a isolar na própria ponte a condução de vibração entre a madeira e a corda?
pois em uma ponte mais simples, com menos massa, como a standard da fender parece q a transmição entre a madeira e vibração do conjunto tdo até as cordas é mais natural...
posso estar louco, mas...
Colono- Membro
pois é malka, é por aí mesmo, claro que não estamos falando de mercadoria porcaria né, mas se for mercadoria de qualidade, não vejo essas diferenças que muita gente vê. Para mim o que influencia no timbre, são as madeiras, captadores, pré e cordas...no mais é mito.
NeyBass- Membro
nem na madeira do corpo eu acredito muito, ney. eu acredito em cordas, captador, pré (óbvio), madeira da escala (do braço não, só da escala), se o corpo é oco ou não (note que a amdeira não influencia, mas as cameras por dentro influenciam) e o mais importante no timbre: O baixista
E outra coisa, meu sonho é um MusicMan e um Gk, mas eu desencanei de querer equipamentos e vou focar mais em tocar do que comprar.
Sei la, não gosto de fala muito nesse assunto por que a galera meio que se ofende quando eu digo que tal coisa é mito e blablabla, e como as explicações que provam que são mitos, muitas vezes são demoradas e complexas, logo ninguem quer ouvir/ler.
E outra coisa, meu sonho é um MusicMan e um Gk, mas eu desencanei de querer equipamentos e vou focar mais em tocar do que comprar.
Sei la, não gosto de fala muito nesse assunto por que a galera meio que se ofende quando eu digo que tal coisa é mito e blablabla, e como as explicações que provam que são mitos, muitas vezes são demoradas e complexas, logo ninguem quer ouvir/ler.
Última edição por malka_aff em Qui Dez 08, 2011 11:14 am, editado 1 vez(es)
No mais eu acho q o pessoal gosta de procurar pêlo em ovo, ou ainda tm qm goste de diminuir o baixo dos outros pra se enaltecer, tipo:
a minha ponte é badass, feita nos USA em um laboratório dentro da estátua da liberdade por cientistas republicanos red necks, com não sei qto d massa OU a minha tarracha é gotoh fabricada por um samurai descendente da dinastia tang que carrega o lendário segredo das espadas do Jiraya
mas tem nego que implica até com as tarrachas...
No mais eu acho q o pessoal gosta de procurar pêlo em ovo, ou ainda tm qm goste de diminuir o baixo dos outros pra se enaltecer, tipo:
a minha ponte é badass, feita nos USA em um laboratório dentro da estátua da liberdade por cientistas republicanos red necks, com não sei qto d massa OU a minha tarracha é gotoh fabricada por um samurai descendente da dinastia tang que carrega o lendário segredo das espadas do Jiraya
mas tem nego que implica até com as tarrachas...
Colono- Membro
kkkkkkkkkkkkkkkkk
boa essa Colono, que imaginação a tua...rsrsrs
boa mesmo
boa essa Colono, que imaginação a tua...rsrsrs
boa mesmo
NeyBass- Membro
isso acontece muito, colono, certa vez fui ver um show de musica tradicionalista gaucha, e fui conversar com o baixista, dae perguntei qual o baixo dele e ele disse:
"Um Fender!"
"Ah que legal, ele é Made in America?"
"Sim, óbvio, americanasso!!"
dae beleza, ao subir no palco, olho pra mão dele e ele com um squier california
O cara tocava muito bem, pra que querer pagar de ter super baixo from hell que vem com diamantes nos potenciometros?
"Um Fender!"
"Ah que legal, ele é Made in America?"
"Sim, óbvio, americanasso!!"
dae beleza, ao subir no palco, olho pra mão dele e ele com um squier california
O cara tocava muito bem, pra que querer pagar de ter super baixo from hell que vem com diamantes nos potenciometros?
eu to cansado d ver em foruns coisas q parecem regras pra alguns
tipo, se as tarrachas não forem gotoh e a ponte não for badass é uma ofensa
o pré tm q ser aguilar, o baixo tm q ser sx.. e por aí vai
se tu quiser algo diferente, é um crime!!
se tu disser q tm tanto R$ pra gastar então, tá perdido.. os caras vão chingar até a mãe se tu não investir no q sugerirem
não digo q são todos!!
mas ainda se vê mto disso
eu to cansado d ver em foruns coisas q parecem regras pra alguns
tipo, se as tarrachas não forem gotoh e a ponte não for badass é uma ofensa
o pré tm q ser aguilar, o baixo tm q ser sx.. e por aí vai
se tu quiser algo diferente, é um crime!!
se tu disser q tm tanto R$ pra gastar então, tá perdido.. os caras vão chingar até a mãe se tu não investir no q sugerirem
não digo q são todos!!
mas ainda se vê mto disso
Colono- Membro
é bem por aí mesmo
Malka, ja vi uns casos assim, fazer o que néh se o cidadão se sente feliz...rsrs
Malka, ja vi uns casos assim, fazer o que néh se o cidadão se sente feliz...rsrs
Última edição por NeyBass em Qui Jan 12, 2012 12:03 pm, editado 2 vez(es)
NeyBass- Membro
vixi, que papo doido rsrsrs
esse negócio d origem é bem relativo tmb...
claro q no japao e nos USA o controle d qualidade é maior, mas não significa q tdo instrumento xing ling seja um lixo
tm mta coisa boa vinda d lá
deve ter uns caras lá q fazem tantas peças por dia q já estão mega especializados naquilo
e por isso vemos mts baixos com a construçao tão boa
e por aí vai
claro q no japao e nos USA o controle d qualidade é maior, mas não significa q tdo instrumento xing ling seja um lixo
tm mta coisa boa vinda d lá
deve ter uns caras lá q fazem tantas peças por dia q já estão mega especializados naquilo
e por isso vemos mts baixos com a construçao tão boa
e por aí vai
Colono- Membro
malka_aff escreveu:E outra coisa, meu sonho é um MusicMan e um Gk, mas eu desencanei de querer equipamentos e vou focar mais em tocar do que comprar.
eu também to nessa malka, tenho sim 3 baixos como sonho que ainda vou realizar, mas é por pura vaidade, não que o meu atual não esteja me satisfazendo mas é sonho.
yamaha trb 5, music man STR 5 c/ 1 cap, fender jb 5c.
qualquer um desses se um dia eu conseguir estarei satisfeito.
NeyBass- Membro
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o cara tentando tirar onda de fender tocando com um squier ... eu riii
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mas enquanto a ponte tambem não acredito muito que altera não mas como eu sou meio leigo daii vim tirar minha duvida aqui
Mas nem sei se eu vou alterar isso, pq to com medo do visual não ficar muito bom ... pq acho o SR506 lindo do jeito que ele é ... num sei se com a ponte individual vai ficar assim ne :S
eu lembro de ate ter visto um na net modificado que tava bonito, mas tinha mas coisas modificadas alem da ponte
daii num seii ... to pensando duas vezes aqui
o cara tentando tirar onda de fender tocando com um squier ... eu riii
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mas enquanto a ponte tambem não acredito muito que altera não mas como eu sou meio leigo daii vim tirar minha duvida aqui
Mas nem sei se eu vou alterar isso, pq to com medo do visual não ficar muito bom ... pq acho o SR506 lindo do jeito que ele é ... num sei se com a ponte individual vai ficar assim ne :S
eu lembro de ate ter visto um na net modificado que tava bonito, mas tinha mas coisas modificadas alem da ponte
daii num seii ... to pensando duas vezes aqui
leoakord- Membro
NeyBass escreveu:malka_aff escreveu:E outra coisa, meu sonho é um MusicMan e um Gk, mas eu desencanei de querer equipamentos e vou focar mais em tocar do que comprar.
eu também to nessa malka, tenho sim 3 baixos como sonho que ainda vou realizar, mas é por pura vaidade, não que o meu atual não esteja me satisfazendo mas é sonho.
yamaha trb 5, music man STR 5 c/ 1 cap, fender jb 5c.
qualquer um desses se um dia eu conseguir estarei satisfeito.
Off rápido, sem tirar o foco da dúvida do leoakord: É como meu professor fala: Se preocupa em aumentar os calos e a velocidade dos dedos do que a quantidade de baixos que você tem.
O que será que quiz dizer com: "só que a ponte dele está meio ruim"? Por que está meio e não completamente? Ruim, ruim como? De repente tem jeito. Basta somente fazer algumas "adaptações técnicas".
Moshe Bar Elohim- Membro
[b]Moshe[i]
No caso, minha ponte soltou uns 4 parafusos, e a unica coisa que ta mantendo ela é o proprio peso das cordas, e tambem, desde um tempo, o parafuso da chave allen, que controla a altura das cordas, ela fica descendo automaticamente, já estava precisando trocar isso a um tempo mas só agora que to com condições e tals
No caso, minha ponte soltou uns 4 parafusos, e a unica coisa que ta mantendo ela é o proprio peso das cordas, e tambem, desde um tempo, o parafuso da chave allen, que controla a altura das cordas, ela fica descendo automaticamente, já estava precisando trocar isso a um tempo mas só agora que to com condições e tals
leoakord- Membro
Moshe
leoakord- Membro
Devo estar falando alguma besteira, mas não serviria uma ponte de TRB nele não? São bem parecidas, pelo menos a golpe de vista...
leoakord escreveu:[b]Moshe[i]
Caaaaara, vc está com o mesmo problema que eu, tb tenho um ibanez SR506 e depois de fazer uns 3 a 4 shows, noto que os parafusos descem, alterando a altura da corda, fazendo com que ela comece a trastejar. Jah sofri um bocado com isso.
agiofelipe- Membro
Não é mais fácil repor os parafusos e tentar encontrar os carrinhos individualmente?
Se vc colocar ponte monorail tem que furar o baixo e colocar buchas, não é qualquer um que sabe fazer isso.
Se vc colocar ponte monorail tem que furar o baixo e colocar buchas, não é qualquer um que sabe fazer isso.
basslave- Membro
agiofelipe
no seu tambem ?
vou ver se encontro aqui os parafusos pra vender pra ver se melhora isso
caso não encontre eu compro a ponte mesmo
no seu tambem ?
leoakord- Membro
LeandroMuniz escreveu:Devo estar falando alguma besteira, mas não serviria uma ponte de TRB nele não? São bem parecidas, pelo menos a golpe de vista...
Não não... Pelo espaçamento das cordas creio que nunca seria possível uma ponte de TRB, a não ser com uma adaptação... Os SR tem 16,5mm de espaçamento, braços beeem mais finos do que os TRB...
leoakord escreveu:agiofelipe
no seu tambem ?
Poisé, Veja outras postagens relacionadas:
https://www.contrabaixobr.com/t16734-ponte-vibrando
https://www.contrabaixobr.com/t6366-ponte-gotoh-ibanez-sr-506
Com que frequencia isso acontece com vc?
Comigo isso aconteceu quando depois de 3 anos com o baixo desmontei a ponte pra dar uma geral. Ficava baixando no meio do show, ai tinha que parar pegar a chave de ajuste e colocar na altura normal, ai passei breu nos parafusos e agora baixam depois de uns 3 ou 4 shows.
Sou engenheiro, acredito que a mudança de parafusos não irar resolver, pois noto uma vibração excessiva da ponte em algumas notas e harmonicos, essa vibração poderia fazer com que os parafusos girassem.
Vamos tentar resolver o problema sem trocar a ponte. Vc comprou seu baixo novo?
agiofelipe- Membro
edumerino escreveu:LeandroMuniz escreveu:Devo estar falando alguma besteira, mas não serviria uma ponte de TRB nele não? São bem parecidas, pelo menos a golpe de vista...
Não não... Pelo espaçamento das cordas creio que nunca seria possível uma ponte de TRB, a não ser com uma adaptação... Os SR tem 16,5mm de espaçamento, braços beeem mais finos do que os TRB...
Perfeito, obrigado, Edu.
Amigo,leoakord escreveu:[b]Moshe[i] No caso, minha ponte soltou uns 4 parafusos, e a unica coisa que ta mantendo ela é o proprio peso das cordas, e tambem, desde um tempo, o parafuso da chave allen, que controla a altura das cordas, ela fica descendo automaticamente, já estava precisando trocar isso a um tempo mas só agora que to com condições e tals
já tive o SDGR SR506 da Ibanez e sinceramente eu nunca vi isto acontecer com ele ou relatos sobre isto.
Parafusos descendo alterando a ação das cordas?
Parafusos da ponte soltando? São 8 parafusos que prendem a ponte ao corpo. Para soltá-los você teria que usar encordoamento n.º 2.0.
É você mesmo que regula teu baixo ou manda no luthier? Será que não só a ponte mas todo o resto é Hand Made in Paraguay?
Muito estranho isto.
Moshe Bar Elohim- Membro
opa
podem me dar uma luz??
pra colocar uma ponte com furação diferente d parafusos
tem q colocar cola d madeira com serragem pra preencher os buracos, certo??
bueno
e nos parafusos com furações diferentes, tm q colocar bucha?? ou é só furar o corpo e aparafusar?
??????????????????????????????
podem me dar uma luz??
pra colocar uma ponte com furação diferente d parafusos
tem q colocar cola d madeira com serragem pra preencher os buracos, certo??
bueno
e nos parafusos com furações diferentes, tm q colocar bucha?? ou é só furar o corpo e aparafusar?
Colono- Membro
Moshe e agiofelipe
não seii
Primeiro ele começou descendo o parafuso da chave allen do nada ... daii eu ate comecei a andar com uma chave no bolso sempre pra que caso no meio de um show isso acontecesse eu teria como me safar dessa... depois de um tem po ... o parafuso que segura a peça onde se coloca o parafuso allen (nao sei o nome da peça)... o parafuso soltou do nada... sumiu um eu fiquei preucupado e num entendi ... como que um parafuso pode sair assim do nada ? daii eu falei que ia ver isso e fuii deixando pra depois e pra depois ate que ... chego uma hora que já tinha sumido 3 parafusos desse ... daii eu num aguentei e falei ... tenho que comprar uma nova ponte
Eu nunca regulei ponte no meu baixo, eu só comecei a alterar a altura das cordas pq elas sempre estavam descendo...
não seii
Primeiro ele começou descendo o parafuso da chave allen do nada ... daii eu ate comecei a andar com uma chave no bolso sempre pra que caso no meio de um show isso acontecesse eu teria como me safar dessa... depois de um tem po ... o parafuso que segura a peça onde se coloca o parafuso allen (nao sei o nome da peça)... o parafuso soltou do nada... sumiu um eu fiquei preucupado e num entendi ... como que um parafuso pode sair assim do nada ? daii eu falei que ia ver isso e fuii deixando pra depois e pra depois ate que ... chego uma hora que já tinha sumido 3 parafusos desse ... daii eu num aguentei e falei ... tenho que comprar uma nova ponte
Eu nunca regulei ponte no meu baixo, eu só comecei a alterar a altura das cordas pq elas sempre estavam descendo...
leoakord- Membro
Bom vamos la, todo mundo sabe que eu trabalho com manutenção de instrumentos em são paulo e posso garantir por experiencia propria que pontes com mais massa e contato com a superficie do instrumento proporcionam um som mais encorpado
cansei de tirar ponte de lata dos modelos jazz bass e colocar badass em instrumentos e a diferença é perceptivel
assim como pontes fundidas de materias vagabundos por pontes feitas de aço(hoje raras no mercado)
O nut por exemplo é um caso a parte ,nuts de latão não tem uma sonoridade mais vantajosa em relação aos nuts de osso(isso falo de gosto pessoal)
o lance de tarrachas é a questão de manter a afinação e não sonoridade
cansei de tirar ponte de lata dos modelos jazz bass e colocar badass em instrumentos e a diferença é perceptivel
assim como pontes fundidas de materias vagabundos por pontes feitas de aço(hoje raras no mercado)
O nut por exemplo é um caso a parte ,nuts de latão não tem uma sonoridade mais vantajosa em relação aos nuts de osso(isso falo de gosto pessoal)
o lance de tarrachas é a questão de manter a afinação e não sonoridade
leoakord escreveu:Moshe e agiofelipe
não seii
O meu também foi mais ou menos assim, só que no meu caso não ficaram saindo os parafusos que seguram os carrinhos como com vc.
Vc conseguiu outros parafusos?
Eu acho que isso é culpa das molas que jah não tencionam os carrinhos como antes.
Tenta colocar breu nos parafusos allen, ele eh o oposto de um lubrificante, aumenta o atrito.
agiofelipe- Membro
e pra colocar uma ponte diferente...
tm q colocar bucha nos furos q eu vou fazer?? ou é só furar o corpo e aparafusar?
alguém?
alguém?
heheh
tm q colocar bucha nos furos q eu vou fazer?? ou é só furar o corpo e aparafusar?
alguém?
alguém?
heheh
Colono- Membro