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Canal com os luthieres - Críticas

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Mensagem por Dpaulo Sex Dez 09, 2011 2:33 pm

Galera, sabemos que muito luthieres são membros do fórum. Sempre rasgamos merecidos elogios.
Entretanto acho importante abrirmos um espaço para críticas construtivas.
O objetivo desse tópico seria escrevermos quais melhorias gostaríamos nesses serviços. Não é objetivo desse tópico apresentar casos particulares, acho que isso se resolve pessoalmente no primeiro momento, mas sim apontarmos possíveis gargalos ou falhas nessa relação comercial.

A minha crítica geral, que percebo na maioria dos luthieres não é não é o atraso em si, sei que ocorrem problemas, mas uma preocupação com o lado comercial do atendimento ao cliente após o fechamento do pedido.
A partir do momento que o luthier percebe que vai atrasar a entrega, o cara não se antecipa em escrever para o cliente e explicar a situação, não dá satisfação. 99% dos luthieres brasileiros, eles esperam a gente ligar na data combinada para receber o instrumento, e só nessa ligação que o cara explica os problemas. Já tive vários instrumentos de luthieres...baixos, violão, guitarra. E por experiência própria e também ouvindo de vários colegas, percebo que isso é rotineiro no meio. Para mim o único problema que vejo hoje em dia é esse, uma tremenda falta de comunicação e de se dar satisfação.

Obviamente espero também que os luthieres utilizem esse espaço para se manifestarem e falarem quais os principais problemas por parte de quem encomenda os serviços deles.
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Mensagem por Dpaulo Sex Dez 09, 2011 2:40 pm

Só para deixar claro uma coisa.
Todos sabem que tenho encomenda com o Jacimário, esse tópico não tem por objetivo nenhuma indireta, até porque meus baixos estão no prazo. Eu mesmo liguei para o Jacimário e acertei com ela a entrega do Fretless para o fim de dezembro e o Victor Wooten para o início de janeiro.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 09, 2011 4:29 pm

Na construção acho mais comum e realmente conversando e sendo sincero acho fácil contornar duro é quando ocorre em regulagem como já aconteceu comigo ai é punk.
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Mensagem por Tonante Sex Dez 09, 2011 5:15 pm

Dpaulo escreveu:
A partir do momento que o luthier percebe que vai atrasar a entrega, o cara não se antecipa em escrever para o cliente e explicar a situação, não dá satisfação. 99% dos luthieres brasileiros, eles esperam a gente ligar na data combinada para receber o instrumento, e só nessa ligação que o cara explica os problemas.

Infelizmente no Brasil é assim mesmo... existem excessões, mas contrata um pedreiro, carpinteiro, técnico de informática, reformador de sofá, técnico em refreigeração pra vder se não é pedir/pagar pra passar raiva...

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Mensagem por J.Adalberto Sex Dez 09, 2011 5:32 pm

Tonante,

exantamente isso, isso já é da nossa cultura infelismente, porém qdo o profissional em questão é um Luthier, isso comprica, prq qdo alguem encomenta um instrumento, muitas vezes esta querendo realizar um sonho. O Sonho o instrumento mágico.

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Mensagem por Dpaulo Sex Dez 09, 2011 6:35 pm

Fernando Zadá escreveu:Na construção acho mais comum e realmente conversando e sendo sincero acho fácil contornar duro é quando ocorre em regulagem como já aconteceu comigo ai é punk.

o que aconteceu especificamente Zadá?
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Mensagem por ferabreu Sáb Dez 10, 2011 2:23 pm

Minha crítica é a mesma que faço a tantos profissionais de outros ramos...

Eles têm respostas prontas pra tudo!

Não ouvem o que o cliente propõe.
Quando ouvem, só sabem desaprovar. Nem ouviram o que foi pedido, já estão dizendo que vai dar errado, que não, que não é assim. Mas não justificam isso! Apenas impõem o que pensam, como se fossem detentores de algum conhecimento desconhecido que ninguém mais tem.

O problema é que a internet está aí. O cliente pode consultar, se informar, VER as coisas feitas, em outras partes do mundo, do jeito que ele considera adequadas. Mas, como o profissional local não tem tempo/interesse, apenas impõe as mesmas coisas que faz desde o tempo do guaraná com rolha.

Aí o cliente tem que fazer em casa, por sua conta.

Isso acontece em tudo que é ramo: luthieria, mecânica, informática... Os profissionais preferem não dar explicações e recusar tudo o que é proposto pelo cliente, aparentemente tentando impedir que as pessoas aprendam a pedir coisas fora do comum e que darão mais trabalho.

O que acho mais engraçado é que nem tentam ganhar mais com isso! Poderiam, pelo menos, ouvir e dizer "olha, isso normalmente não é assim, nunca fiz isso, então eu cobro tanto a mais para fazer, e não garanto que vá dar certo".
Em vez disso, simplesmente dizem que não e tentam mudar de assunto.

Brasileiro é dose.

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Mensagem por s.martyn Sáb Dez 10, 2011 4:50 pm

pessoal entrei no tópico, e digo que ouço desde já atentamente as criticas vindas de vocês.

uma coisa que aprendi a ouvir são as criticas de clientes, pois são elas que nos fazem melhorar a cada dia, imaginem se no primeiro serviço o cliente falasse, '' ta muito bom, 100%'' e em todos os serviços fossem a mesma coisa, mas com os amigos falasse a real impressão do serviço, caso não tenha ficado satisfeito, eu poderia até melhorar a qualidade do serviço, mas provavelmente iria demorar muito mais.

com relação ao atendimento, ta anotado aqui, sei que é complicado essa questão dos atrasos mesmo.

obrigado a todos.

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Dez 10, 2011 6:50 pm

O lance de atraso é complicado mesmo. Como disse em outro tópico, prefiro que me falem que vai demorar um ano e termine em 6 meses do que falar que vai ficar pronto em 4 e demore os mesmos 6.

Vejo por ai muitos profissionais com uma lista gigantesca de encomendas, todas já com alguma parte paga e vários instrumentos que nem sairam do papel ainda... Posso estar falando besteira, mas eu acho que talvez os luthiers em geral deveriam ser mais honestos com eles mesmo e com os clientes, e talvez até recusar trabalho. Sei que isso é complicado, mas talvez fazer uma lista de espera e etc seja a melhor coisa.

Digo isso porque no momento que o cliente faz o pagamento da primeira parcela, seja qual for, ele deseja que o luthier cumpra o prazo combinado. Como muitas coisas podem ser feitas simultaneamente, talvez seria interessante o luthier, se possível, pegar para fazer entre 4 e 5 instrumentos a cada 3 ou 4 meses(ou o prazo necessário para terminar esses). Para entrar na lista poderiam cobrar um valor mínimo(algo como 100 reais) e não reembolsáveis, só para ter a certeza do interesse da compra. Depois, quando começar a trabalhar no instrumento, esse valor seria descontado.

Outra coisa que sinto falta é a questão da profissionalização em termos de emitir Nota Fiscal, garantia e etc... Acho isso importante e passa mais confiança para o cliente.

Sinto falta de tabelas de preços. Isso é um ponto negociável e depende do caso, mas fica complicado você ter que telefonar para 5 luthiers(porque raramente respondem e-mails) para fazer orçamentos iniciais. Uma tabela de preços com modelos básicos já ajudaria a ter uma noção, ai depois o cliente ao acertar definitivamente a compra do instrumento verifica o preço com suas opções/customizações.

Por fim, acho que hoje em dia é basico para qualquer coisa ter um website e paginas no facebook e etc. com contatos, fotos de insturmentos, sons e etc.

Foi mal o tamanho do texto, mas ficam ai minhas críticas e sugestões em geral, do ponto de vista exclusivamente de cliente!

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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Dez 10, 2011 9:23 pm

Falem a verdade, sejam transparentes, sinceros e objetivos.

Vou ser repetitivo:
. digam a verdade, não escondam nada, não tentem iludir o cliente ou camuflar algo;
. sejam sinceros - a sinceridade é diferente da grossura;
. sejam objetivos, ou seja, é assim ou não é assim, pode ou não pode, dá para fazer ou não;
. não se conformem com as realizações passadas. Elas não existem mais, só em sua memória. Olhe para frente, no mercado que você poderá atingir.

E por fim: sejam luthiers "agricultores" e não "caçadores". Cultivem seus clientes em potencial, mesmo aquele que no momento não fará nada, a não ser perguntas, e muitas vezes idiotas. Amanhã, este "chato" pode ser o músico da vez, e aí, você perdeu a chance...
Sendo somente caçador, num futuro bem próximo, sua caça não existirá mais.

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Mensagem por ct.colela Sáb Dez 10, 2011 11:02 pm

ferabreu escreveu:

Eles têm respostas prontas pra tudo!

Não ouvem o que o cliente propõe.
Quando ouvem, só sabem desaprovar. Nem ouviram o que foi pedido, já estão dizendo que vai dar errado, que não, que não é assim. Mas não justificam isso! Apenas impõem o que pensam, como se fossem detentores de algum conhecimento desconhecido que ninguém mais tem.

Vou falar da minha experiencia no ramo
Hoje trabalho com manutenção e ja presenciei cada presepada com malucos inspirados na hora de encomendar seus instrumentos
O cara chega na luthieria é quer o corpo de avelã com nozes ,braço de tetiticad maple com escala de framboesa escandinava com marcaçoes em madre perola modelo dente de lontra,depois compra a ponte modelo rio niteroi e tarrachas chinesas e para finalizar abre a bolsa e mostra um captador de baixo hofner que ele comprou fora do pais e pede para ser instalado colado no braço do instrumento e fala de boca cheia "Esse é meu baixo dos sonhos e voce vai deixar ele com som de Music man"facepalm
Logico os luthiers que ja são tarimbados pela profissão indicam severas mudanças de projeto
Musico não entende que instrumento é uma receita que poucos ingredientes podem ser mudados
Alguns aspectos voce tem que seguir a risca senão não funciona
Luthier honesto e bom não deixa instalar Nike Air max em saci
vai instruir o cliente a fazer a coisa certa dentro das regras
Ja vi muito gente chegar na oficina com baixos que luthiers fizeram com madeiras e peças escolhidas pelos clientes ,chorando pelo leite derramado ,reclamando do som do baixo,reclamando do peso do braço
Tudo isso porque queriam madeira tal no braço e madeira tal no corpo,dois tensores para um braço de 4 cordas facepalm , aprendem a historia dos tres porquinhos no cifra clube e querem juntar num triangulo amoroso a branca de neve a rapunzel e o principe e brigam com dentes e unhas que o sapatinho de cristal vai servir no mesmo pé de saci que ja tinha um NIke AIR
Não estou aqui para defender a categoria e sim falar que para se construir um instrumento você tem que confiar na experiencia do profissional que vai construí-lo
e junto com ele planejar o seu instrumento

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Dez 10, 2011 11:19 pm

^Colela, eu acho que entendi o que o ferabreu quis dizer.
Claro que tem toda uma "receita" para fazer um instrumento, mas hoje em dia se o cara não pesquisa fica pra tras.
Se o cara chega lá falando que quer fazer um baixo com Fanned Frets tenho CERTEZA que vão ter luthiers que:
- Não fazem a mínima idéia do que seja isso;
- Já viram em algum lugar mas não sabem pra que serve e no que melhora, então fala que não compensa;
- Sabem pra que serve e etc., mas como não tem conhecimento/maquinaria pra fazer acham desvantagens para tentar mudar a cabeça do cliente.
- E por último e acho que mais raro, os que conhecem o sistema mas não tem maquinaria e são sinceros com o cliente dizendo que não fazem instrumentos com tal sistema, e a ainda explicam o porque.

Dos luthiers que conheço, acho que a maioria se encaixa nos 3 primeiros, infelizmente. Usei esse exemplo dos fanned pq desconheço algum luthier que faça isso aqui no Brasil, mas isso se aplica a vários outros exemplos...


Outra coisa que acho deplorável são alguns luthiers que metem o pau no trabalho dos outros. Isso chega a ser ridículo... Ao invés de se juntarem, trocarem informações, não... Conheço pelo menos dois que já falaram tão mal de outros que acabou que não quero saber de mais nada deles, nem instrumento nem serviço nenhum.

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Mensagem por ct.colela Dom Dez 11, 2011 12:07 am

Concordo com voce Lucas
A minha critica não foi ao Ferabreu, só usei o texto para explicar o que ocorre
quando falei de orientar o cliente não era sobre o fato do luthier não ter competencia ou conhecimento para fazer certo instrumento e sim sobre orientação na construção ser honesto com o cliente
vou dar um exemplo: eu não recomendo corpo em ash,braço em maple e escala de ebano nut de latão,essa combinação deixa o instrumento agudo
Agora voce vai explicar para o cara que tem madeiras melhores para se fazer um contrabaixo
ele discute com voce a bate o pe dizendo que maple é ideal para se fazer braço
maple é usado para fazer cerca, tabua de cortar bife , e foi usado por leo fender na epoca porque funcionava e era a madeira mais barata em abundancia
Ai o cara vai na luthieria e pede para fazer uma baixo jazz bass com corpo de ash e braço de maple o luthier cobra 800 reais e o cliente sai chamando o cara de careiro e ladrão
Poxa se quer um baixo jazz bass de ash e maple compre um sx de 600 reias montado
Quando conheci o zaganin pessoalmente eu conversei com ele sobre ele explorar as madeiras nacionais que são superiores as usadas hoje em instrumentos de linha
Sabe o que ele me respondeu?
que não virava porque o cliente esta bitolado engessado na ideia de que maple e ash ou alder ,mogno são os as melhores madeiras para intrumentos musicais
isso faz parte da cultura do brasileiro de que o importado é sempre melhor
Agora sobre o luthiers desonestos
Tem cliente que compra captador de precision e quer que o luthier faça ter som de baixo acustico
e tem luthier que faz e engana o cara...... isso eu abomino
Agora quanto a falar mal de alguns luthiers eu não costumo dar nomes ,mas tem muito picareta no mercado
aqui em são paulo a lista é enorme
o geralmente os picaretas é que costumam meter o pau em quem trabalha correto

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Mensagem por André Souza Dom Dez 11, 2011 12:14 am

Eu costumo/prefiro fazer o baixo, principalmente nos últimos anos. Conheço alguns bons profissionais e atualmente sou cliente de um. Um que confio e que ouço suas orientações. Colela está certo, em minha opinião. Profissional sério não faz qualquer coisa por dinheiro. A marca do cara vai estar lá... Quem tocar no resultado ruim não vai querer saber que as escolhas foram do cliente, só não gostarão do som, do peso, do equilíbrio, da pegada e assim vai...

São poucos artistas que são bons em "business"... O luthier é um artista, em sua maioria. Converso sempre com Jacimario sobre negócios, mas não sei até que ponto seria bom para ele se estivesse muito envolvido em outras coisas que não são do domínio dele. Acredito que seja um pouco assim com os outros. São artistas que tem seus negócios aumentados e não sabem como crescer em escala. O SEBRAE pode ajudar, profissionais de administração e finanças também. Mas o cara tem que querer. E aí é outra história...

Enquanto cliente compreendo muita coisa, mas sou muito exigente e quem me presta serviço sabe. Agora se o serviço prestado não é de meu gosto troco de fornecedor. Simples... Focar querendo mudar quem deveria saber o que fazer nem sempre é possível. Como já foi citado percebe-se problemas em diversos ramos...

Em relação a prazo considero 60 dias um atraso máximo. Mas que isso tem que vir com uma senhora desculpa. E prévia. E olhe que tenho outros baixos e não sou profissional, mas não entendo prazo passado de forma irresponsável. Quem vive de música deve ser ainda mais exigente, afinal o instrumento vai ser usado para gerar grana R$$$$$, muitas vezes até pra pagar o bass encomendado.

Hoje sou cliente de um profissional que aprendi a gostar e confiar. Está situado pertinho e é super acessível. Não é perfeito nos prazos mas me entrega mais que esperava. Foi assim no 1º e no 2º. O Ultimate 1020 foi o 1º nos novos novos moldes. Tive que aguardar os ajustes, as peças e os testes de pré mas valeu cada dia. Ainda pude fazer os upgrades 2011, pra mim esse compromisso não tem preço. Quando fiz o JB este ano foi bem diferente. Atrasou 30 dias mas au sabia e aceitei. Agora estou aguardando o Gênesis que sairia em janeiro/2012 mas vai atrasar. Já aceitei, entendi as razões mas espero que não atrase mais que 30 dias.

Obs.:
Sei que o tópico não é específico pra nenhum luthier mas quero externar que hoje estive na M Laghus e vi que as coisas voltaram aos trilhos, o que ajudará Jacimário a acelerar as entregas. Tinhas vários corpos cortados, em pintura e alguns baixos em processo de montagem. Ele marcou comigo no próximo sábado pra tirar fotos e os colegas podem ficar tranquilos que vou registrar tudo. Rs... Rs... Conversei bastante com ele hoje e me tranquilizei em relação ao meu baixo e falei dos de vocês. Ele me mostrou as peças e partes. Acho que em breve o "festival de fotos" vai tranquilizar muita gente, inclusive eu. Rs... Rs...

Lucas... Apertei ele em relação aos nossos prés externos. Eles vão andar também. Rs... Rs...



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Mensagem por Eliseumohr Dom Dez 11, 2011 12:31 am

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Mensagem por GUBASS Dom Dez 11, 2011 1:06 am

As vezes penso em fazer um instrumento com luthier, mas o tempo de espera é grande, e o relato das pessoas aqui me deixa angustiado, principalmente quando o cliente está em outra cidade ou outro Estado e não pode ver o baixo de perto, isso é de mata mesmo o cliente.
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Mensagem por lsardeiro Dom Dez 11, 2011 2:16 pm

GUBASS escreveu:As vezes penso em fazer um instrumento com luthier, mas o tempo de espera é grande, e o relato das pessoas aqui me deixa angustiado, principalmente quando o cliente está em outra cidade ou outro Estado e não pode ver o baixo de perto, isso é de mata mesmo o cliente.

cara, pensando na FODERA que tem espera média de 3 anos... acho que no Brasil a gente ainda espera pouco... rsrs

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Mensagem por allexcosta Dom Dez 11, 2011 2:25 pm

lsardeiro escreveu:cara, pensando na FODERA que tem espera média de 3 anos... acho que no Brasil a gente ainda espera pouco... rsrs

E a Fodera atrasa prazo...

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Mensagem por ct.colela Dom Dez 11, 2011 2:25 pm

lsardeiro escreveu:
GUBASS escreveu:As vezes penso em fazer um instrumento com luthier, mas o tempo de espera é grande, e o relato das pessoas aqui me deixa angustiado, principalmente quando o cliente está em outra cidade ou outro Estado e não pode ver o baixo de perto, isso é de mata mesmo o cliente.

cara, pensando na FODERA que tem espera média de 3 anos... acho que no Brasil a gente ainda espera pouco... rsrs
Esse detalhe eu não quis comentar porque irão achar que tenho implicancia com a marca

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Mensagem por LuCaSbass Dom Dez 11, 2011 3:23 pm

^E não tem não? Razz

Por falar em Fodera, o Allex é mal hein??

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Mensagem por ferabreu Dom Dez 11, 2011 6:41 pm

ct.colela

Desde que o profissional justifique o motivo pelo qual a proposta do cliente não é adequada, tudo bem.

Eu nem pensei em construção de instrumentos, estava pensando nos serviços de dia-a-dia como ajustes, adaptações etc...

Acho que nunca vou mandar fazer nenhum instrumento.


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Mensagem por CG Dom Dez 11, 2011 6:58 pm

ferabreu escreveu:
Acho que nunca vou mandar fazer nenhum instrumento.


Não vejo o porque não. O teu problema é que provavelmente você não confia em nenhum Luthier a ponto de fazer um instrumento.

Você precisa de duas coisas básicas para fazer um instrumento confiança e paciência.

Considere Luthieria um serviço, em toda área de serviços você tem que confiar no profissional que contratou.

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Mensagem por ferabreu Dom Dez 11, 2011 10:19 pm

Os motivos pelos quais provavelmente nunca mandarei fazer um instrumento são o alto custo, e o fato de haverem inúmeras opções prontas no mercado.

Se você pensar bem, muita coisa, antigamente, era feita por encomenda. Até roupa. Com o tempo, o mercado se expandiu. Hoje, quase tudo é comprado pronto.

Acho que há instrumentistas que podem se beneficiar de um instrumento feito sob medida. Não é o meu caso. Até porque, no momento, sou um iniciante...

Mas sua resposta tem um fundo de verdade sim. Wink


Última edição por ferabreu em Dom Dez 11, 2011 10:25 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por CG Dom Dez 11, 2011 10:24 pm

ferabreu escreveu:O motivo pelo qual provavelmente nunca mandarei fazer um instrumento é pelo fato de o custo ser muito alto, e de haverem inúmeras opções prontas no mercado.

Nem tanto, o precision que encomendei com o Guerra é baseado no Precision Steve Harris e vai custar bem menos que um usado, cerca de 30% a menos. Acredito que deve ficar até melhor que o original.

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Mensagem por lsardeiro Seg Dez 12, 2011 9:03 pm

é só olhar esse site aqui:

http://www.basscentral.com/2003/fodera.shtml

a loja compra o lugar na fila da Fodera, faz uma encomenda, e vende A ENCOMENDA... E olha que tem posição de setembro 2012 vendida... Esse negócio de espera é tão sério que abriu um mercado específico... rsrsrs

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Mensagem por J.Adalberto Ter Dez 13, 2011 5:23 pm

lendo os posts, da pra perceber que a grande bronca da galera é o "famigerado" atraso.

o unico instrumento que tive de luthier foi em 1988. um luthier aqui de Sao Paulo chamado Marcos que tinha uma marca chamada MRS.

adorei o instrumento, porém pra receber o baixo foi uma "briga", apos essa experiencia nunca mais.

Ano passado tive um inpulso de encomendar um Zaganin, qdo perguntei o prazo de entrega me disseram +/-(........) Não tive duvidas desisti na hora, pois já imaginei a canseira.

Comigo é assim toma a grana e me da o baixo rsrsrsrs

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Mensagem por CG Ter Dez 13, 2011 5:30 pm

O atraso nem me incomoda muito, eu já me preparo psicologicamente. O Importante é que o baixo fique perfeito.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
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Mensagem por NeyBass Ter Dez 13, 2011 6:13 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Falem a verdade, sejam transparentes, sinceros e objetivos.

Vou ser repetitivo:
. digam a verdade, não escondam nada, não tentem iludir o cliente ou camuflar algo;
. sejam sinceros - a sinceridade é diferente da grossura;
. sejam objetivos, ou seja, é assim ou não é assim, pode ou não pode, dá para fazer ou não;
. não se conformem com as realizações passadas. Elas não existem mais, só em sua memória. Olhe para frente, no mercado que você poderá atingir.

E por fim: sejam luthiers "agricultores" e não "caçadores". Cultivem seus clientes em potencial, mesmo aquele que no momento não fará nada, a não ser perguntas, e muitas vezes idiotas. Amanhã, este "chato" pode ser o músico da vez, e aí, você perdeu a chance...
Sendo somente caçador, num futuro bem próximo, sua caça não existirá mais.

aee Tarcísio, sabias palavras... vou usá-las como conselho, mesmo não sendo luthier, essas palavras valem para a vida de qualquer pessoa.
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Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Dez 13, 2011 7:49 pm

Que bom, que tenham te inspirado.
Aprendi isto e algumas coisas a mais, quando fiz meu curso superior.
E realmente, serve para todas as atividades profissionais.

____________________________
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Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
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Mensagem por Dpaulo Qua Dez 14, 2011 11:38 am

A questão é o tratamento da luthieria apenas como arte, esquece-se que é uma relação comercial como qualquer outra,que implica em obrigações de ambas as partes.
Acho que um contrato com as especificações do instrumento e multas para atraso na entrega como atraso nos pagamentos já resolveria grande parte dos problemas.
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Mensagem por heitor_pg Qua Dez 14, 2011 6:20 pm

Não acho que deva ser encarado apenas como arte, pois efetivamente não é. As agências de design e bandas/músicos por exemplo, trabalham com arte mas nem por isso tem a prerrogativa de atrasar os prazos e não cumprir os acordos antes firmados.
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Mensagem por evenme Qua Dez 14, 2011 6:40 pm

Tenho um amigo que foi inventar de fazer uma guitarra com Tagima, toda customizada, cor purple, captadores ele queria os da John Mayer. Resultado: 6 meses depois a guitarra ficou pronta, faltando apenas os captadores, daí Tagima diz que os captadores ele não ia conseguir comprar, meu amigo escolheu outros e ainda levou 1 mês para receber. Ele gostou do instrumento, mas por quase 4k e esperar 7 meses para ficar pronta é paciência demais... Ele já estava pirado, querendo ir fazer com Zaganin, mas o prazo já era pra cima.
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Mensagem por LuCaSbass Qua Dez 14, 2011 10:12 pm

Dpaulo escreveu:A questão é o tratamento da luthieria apenas como arte, esquece-se que é uma relação comercial como qualquer outra,que implica em obrigações de ambas as partes.
Acho que um contrato com as especificações do instrumento e multas para atraso na entrega como atraso nos pagamentos já resolveria grande parte dos problemas.
Concordo totalmente.

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Mensagem por LucasSalles123 Sex Dez 16, 2011 3:35 am

Eu acho que o problema de alguns luthiers que eu conheci é a falta de humildade. O Jacimário, o Guerra, o Gravina (luthier aqui do Rio) e alguns outros luthiers hobbistas que eu conheço (mas que fazem instrumentos de primeira linha) sempre são bem solicítos, tanto aqui no fórum quanto em outras redes sociais. Infelizmente, já tive o desprazer de ter que lidar com um luthier MUITO famoso que é um tremendo babaca, com o perdão da expressão. Ele faz, com toda a certeza, algumas das melhores guitarras do mundo, já toquei em alguns modelos e é coisa de louco. Mas não sabe tratar um cliente em potencial. Dentro do fórum dele, só esculacha e trata quem pergunta coisas básicas como se fosse um imbecil. Isso eu acho o fim da picada. Eu planejava fazer uma guitarra custom com ele, o que sairia bem caro, mas agora ele já perdeu, pelo menos 6000 reais de uma guitarra que eu encomendaria. E, se algum amigo meu quiser uma guitarra dele, eu vou aconselhar procurar outro, infelizmente. Destratar um possível cliente futuro é perder um cliente agora e outros depois, porque esse cliente tem amigos, que tem amigos e assim por diante.
Porém, isso nunca vai me fazer deixar de acreditar na luthieria brasileira. Casos como a M. Laghus, o Guerra (que eu conheci através do post do CG), o Gravina (que fez instrumentos pro Rappa), o Cléder Peruzzo (luthier muito bom, que inclusive tem um baixo com o shape do Fodera Emperor) e alguns outros que eu já tive o prazer de conversar, me fazem ignorar esse tipo de imbecil que destrata clientes.

Desculpem o post longuíssimo! HAHAHA
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Mensagem por s.martyn Sex Dez 16, 2011 1:11 pm

Pessoal, a questão do contrato acho uma idéia boa, mas sinceramente, a questão do tratamento, eu concordo totalmente que o luthier deve tratar o cliente com total transparencia e dar um tratamento especial, isso não discordo em nenhum momento, mas com relação a prazos, realmente é complicado, vcs deveriam estar na pele de um luthier pra ver como é corrido, pra vcs terem idéia, as vezes consigo entregar um instrumento bem antes do prazo, ja outros as vezes atraso, isso devido ao grande numero de regulagens que aparecem no decorrer do processo de construção dos instrumentos.
ai parem pra pensar, se o instrumento que to fazendo chegou primeiro, então tenho que dar prioridade a ele né, na ordem cronologica seria, mas pensem bem deixar um cliente esperando meses pra regular um instrumento não tem nexo né. por isso tenho que fazer as regulagens e manutenções que aparecem.
mas de qualquer forma não discordo totalmente, mesmo tendo esses problemas eu acho que o ideal é que consigamos entregar os instrumentos no prazo, e sempre tento fazer isso.

Lucas Salles, eu sei quem é esse luthier que vc ta falando, e realmente assino em baixo de tudo que vc ta falando, ele simplesmente me baniu do fórum dele pq discordei de um assunto, nunca mais consegui fazer o cadastro lá, e nem quero, é a pessoa mais ególatra que já vi, realmente é o tipo de pessoa que merece ser desprezada pra ver se aprende.
( pessoal me desculpem pela franquesa, mas tratar os outros como se fosse um ser inferior a vc, isso não da pra engolir)

abração a todos.

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 16, 2011 1:45 pm

Dpaulo escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Na construção acho mais comum e realmente conversando e sendo sincero acho fácil contornar duro é quando ocorre em regulagem como já aconteceu comigo ai é punk.

o que aconteceu especificamente Zadá?

Cara apesar de curtir o Josino e os instrumentos Cast já tomei canseira pacas quando levei baixo lá pra regular. Era Cast e preferi regular com ele mas....
Muito bagunçado era um tal de:
Perai que vou ligar acho que ele tá em Itu, depois não ele tá vindo, depois tal dia esta ai pode passar e no dia liguei não tava....
Enfim tomei uma canseira braba que me brochou com a marca.
mas nada contra a Cast no quesito fabricação acho instrumentos muito bons mas não rolou química!!!Rsss
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Mensagem por LucasSalles123 Sex Dez 16, 2011 3:05 pm

ai parem pra pensar, se o instrumento que to fazendo chegou primeiro, então tenho que dar prioridade a ele né, na ordem cronologica seria, mas pensem bem deixar um cliente esperando meses pra regular um instrumento não tem nexo né. por isso tenho que fazer as regulagens e manutenções que aparecem.

Por isso que algumas luthierias maiores aqui do Rio (Gravina, principalmente) pararam com os serviços de regulagem, mantendo só a construção e as reformas. Mas eu entendo que não é qualquer luthieria que poderia fazer isso, principalmente as que tem poucos (ou nenhum) funcionários.

Acho que o principal problema do cliente não é a questão do atraso. É ser feito de trouxa. Tirando o foco um pouco dos luthiers, no mundo dos handmakers de amps/pedais, tem histórias assustadoras de atrasos e é um tal de mãe doente, filha doente, assalto à oficina, roubo do carro, falecimento de papagaio, isso tudo com um HM só! Imagino que alguns luthiers acabem recaindo nesse problema, não por má fé, mas por não saber o que dizer pro cliente.

Então, fica meu conselho à todo mundo que leia isso: Se fôr atrasar, avise, esclareça o cliente, seja sincero, não deixe ele no escuro. É MUITO ruim ficar sem saber em que pé está o seu instrumento/pedal/amplificador.
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Mensagem por ct.colela Sex Dez 16, 2011 7:22 pm

s.martyn escreveu:

Lucas Salles, eu sei quem é esse luthier que vc ta falando, e realmente assino em baixo de tudo que vc ta falando, ele simplesmente me baniu do fórum dele pq discordei de um assunto, nunca mais consegui fazer o cadastro lá, e nem quero, é a pessoa mais ególatra que já vi, realmente é o tipo de pessoa que merece ser desprezada pra ver se aprende.
( pessoal me desculpem pela franquesa, mas tratar os outros como se fosse um ser inferior a vc, isso não da pra engolir)

abração a todos.
se for o dremerda
Eu fuifazer o cadastro no forum de luthieria e ele não aprovava meu cadastro

ai mandei um email para ele perguntando o porque eu não era aceito
ele respondeu
"voce não explicou qual era o seu interesse em frequentar o forum de luthieria"
ai respondi a ele eu trabalhei com a maioria dos luthiers da teodoro sampaio e me especializei em eletronica de instrumentos musicais
e tudo que eu sei de luthieria eu aprendi com o tico da kraft (luthier que ele sabe que muito mais luthier que ele)
O cara mais mala que eu ja vi se acha o tal
e seus instrumentos são normais nada que chame a atenção
Edit: aqui esse cara não apita nada e se frequentar o forum vou ter o prazer de discutir
o lucas citou um lance de etica mas
esse eu faço questão de divulgar o nome
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Mensagem por DUDUBASS Sex Dez 16, 2011 9:55 pm

Dou credibilidade aos luthier's com bons serviços prestados, se o cara tem uma clientela satisfeita ele merece credibilidade.

Atraso, na minha maturidade hoje acho normal, vejamos só: chega uma regulagem de última hora e o cara vai perder aquela grana ? o cara vive disso gente, não pode perder coisas que aparecem pra fazer uma grana, afora os problemas do dia a dia que todos temos mesmo.

Quanto ao profissional dizer "entrego em três meses", sabendo que não vai cumprir, acho que é uma prática errada deles porém que todos eles fazem, até pra não perder o cliente pra outro profissional que deu um prazo menor e que também não vai cumprir....


vou dar um exemplo fora do ramo aqui que aconteceu comigo, estava construindo minha casa e na hora de fazer a parte elétrica chamei um eletricista e perguntei quantas peças de fio seriam necessárias pro serviço, o 1° cara me disse que precisaria de umas 18 peças, achei muito e chamei o 2° e ele me disse que eu gastaria 10 peças, daí logicamente fiquei com o 2° que só gastaria 10 peças.... ao final do serviço gastei 20 peças de fio, moral da história ou o cara disse o que eu queria ouvir, ou então não soube sequer calcular o gasto das peças de fio.

Cuidado: As vezes vc só está preparado pra ouvir uma coisa irreal e pula fora de uma real.

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Mensagem por celsofaf Sex Dez 16, 2011 10:02 pm

Tempo atrás, deixei um dos meus instrumentos para regulagem e uns ajustes. Combinamos prazo, beleza. No dia anterior ao prazo, recebo SMS dele: "amanhã tá pronto, pode vir buscar". Beleza, tudo dentro, certinho, mas eu iria viajar a trabalho de última hora e respondi: "valeu, mas vou buscar depois de amanhã ou no dia seguinte". Aí cheguei lá no "depois de amanhã"... e não tava pronto... e ainda reclamou que eu não avisei ele que eu tava indo lá buscar... Aí tive que ir buscar no fim dia seguinte.

Sei que esse tipo de situação não é particular de luthiers e acontece com praticamente qualquer prestador de serviço, mas acho muita cara de pau o cara, no dia X, confirmar que estará pronto dia X+1 e poderia buscar e, eu tendo respondido que buscaria dia X+2 ou X+3, chego lá no dia X+2 e não tá feito. Total falta de respeito, fala aí.

Sim, o serviço ficou bom, disso não reclamo. Mas a maneira como fui tratado, bem, trato como ofensa e não irei mais lá.

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Mensagem por DUDUBASS Sex Dez 16, 2011 10:32 pm

^^ Quando me referi no meu post foi unicamente para construção, pra regulagem o prazo tem que ser cumprido na risca.

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Mensagem por s.martyn Sex Dez 16, 2011 11:09 pm

colela, fala a verdade a lingua coçou né, não deu pra aguentar, hehehe.

pois é os instrumentos dele não tem nada de mais, são bem feitos, mas tudo dentro do normal.

pessoal, quero que fique claro que isso não é richa entre luthiers, pelo contrario, não tenho nada contra amigos luthiers, até pq isso não tem nexo, o que falamos aqui é apenas um caso isolado.

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Mensagem por allexcosta Sex Dez 16, 2011 11:38 pm

LucasSalles123 escreveu:Cléder Peruzzo (luthier muito bom, que inclusive tem um baixo com o shape do Fodera Emperor)

Baixo com shape de um Fodera Emperor até o marceneiro da esquina faz.

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Mensagem por ct.colela Sex Dez 16, 2011 11:56 pm

s.martyn escreveu:colela, fala a verdade a lingua coçou né, não deu pra aguentar, hehehe.

pois é os instrumentos dele não tem nada de mais, são bem feitos, mas tudo dentro do normal.

pessoal, quero que fique claro que isso não é richa entre luthiers, pelo contrario, não tenho nada contra amigos luthiers, até pq isso não tem nexo, o que falamos aqui é apenas um caso isolado.
A sorte dele é que aquele forum ele administra ,porque se ele não tivesse poderes de barrar ou de banir
eu iria cagar na cabeça dele

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Mensagem por LucasSalles123 Sáb Dez 17, 2011 12:12 am

Allex, eu sei que é um shape que já virou standard, por assim dizer, mas é que até hoje, é um dos poucos baixos que eu já vi dele hehehe

Acho que o pior problema do Sr Freire é que ele tem um bando de pela saco que fica incensando tudo o que ele faz. No meu caso, dentro do fórum dele, ele ficou debochando dos posts que eu tinha feito em dois tópicos antigos. Um deles não era tão antigo assim, tinha menos de 3 meses. O outro era de fevereiro e eu comentei apenas porque os tópicos não estavam trancados e eu imaginei que os donos ainda precisassem de ajuda. Num dos tópicos, ele disse que além de ser pá de ouro, minha postagem nada tinha a ver com a proposta do tópico (coisa que eu tenho CERTEZA que está ERRADA) e no outro ele postou uma foto debochada de pá de ouro. Nesse, logo em seguida, apareceu um dos pela sacos escrevendo embaixo: "kkkkkkkk boa". Não respondi nada, peguei minhas trouxinhas e saí. Não tô em fórum pra debocharem de mim. Tô pra aprender e para ajudar no que eu souber. Vou ser bem sincero, a Dreamer que eu já toquei é uma das melhores guitarras que eu já toquei, minha opinião não mudará quanto a isso. Mas não vale a pena, só pelo fato dele ser o cara mais arrogante com quem eu já tive o desprazer de esbarrar na internet.

Só para finalizar, vou postar baixos de luthiers que eu considero muito bons e que são extremamente gente boa e sempre foram solicítos todas as vezes que eu conversei com eles:
Cléder Peruzzo, que eu acredito que pouca gente aqui conheça:
http://www.peruzzoguitars.com.br/site/produtos.php?categorias_id=3

E João Gravina, que já é famoso, mas é sempre bom lembrar nossos profissionais de qualidade:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.228460600524097.53430.228460443857446&type=1

Fazendo um último edit, me enganei quanto ao baixo do Peruzzo. É no modelo Fodera Imperial, não Emperor! Embarassed
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Mensagem por ifernandes Sáb Dez 17, 2011 1:15 am

^ Esse Celso nao participava daqui do forum? scratch
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Mensagem por Mauronog Seg Jan 09, 2012 2:00 pm

Vou aproveitar este tópico para dar exemplo de um excelente profissional com quem fiz uma reforma e acertos em um Contrabaixo de 5 cordas meu, que é o Samuel, o S. Martyn.

Quando cheguei lá com o Baixo, após contato telefonico, durante o qual perguntei se ele poderia fazer o serviço, ele examinou e disse: Sim, posso fazer, mas voce tem pressa nisto? Eu disse não.
Pronto, assim foi resolvido logo esta questão. Ele fica livre para fazer quando puder e eu não preciso ficar cobrando toda hora o serviço, que por sinal ficou ótimo e só não ficou melhor porque o instrumento em si já havia sido feito com muitas falhas. Ele trouxe vida nova a um instrumento que eu chamava um "pedaço de pau encordoado".

Basta ser sincero e pronto. Simples.
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Mensagem por ifernandes Seg Jan 09, 2012 5:41 pm

^ S. Martyn, Bertola, Joao Gravina... Rio de Janeiro ta bem servido de luthiers Razz
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Mensagem por fheliojr Seg Jan 09, 2012 6:13 pm

^ ...jah fortaleza...

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Mensagem por Laysson Seg Jan 09, 2012 10:46 pm

Tem bons e maus profissionais, como na maioria das áreas. E tem também os curiosos, que aprendem a regular seus instrumentos e por vezes acabam empregados em lojas de instrumentos se tornando "técnicos da casa". Já passei por um desses. Fiz um serviço de troca de circuito com ele, além disso, disse a ele que a corda Ré trastejava bastante em determinada região. O mesmo ergueu a corda pelo carrinho uns 4mm mais alta que as outras todas e me entregou dizendo que tava resolvido o problema. Nunca mais voltei lá. Soube de um amigo que sofria com sua guitarra que apitava e o mesmo cara não resolvia. Indiquei a ele um luthier de verdade.

Sei que por conta desses curiosos que se metem a prestarem esses serviços, muita gente toma raiva dos luthieres sem nunca terem passado por um luthier de verdade.
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