Tom Zé analisa funk carioca.
+12
Kobaia
Moshe Bar Elohim
Nando Vasques
NeyBass
Amagomes
Fernando Zadá
Cayo Castro
Zehz0r
Masteles
Fabio Motta
allexcosta
lumen
16 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Tom Zé analisa funk carioca.
Análise de "Tô ficando atoladinha" segundo Tom Zé, genial.
https://www.youtube.com/watch?v=E5Wc0iXAOVQ&sns=fb
https://www.youtube.com/watch?v=E5Wc0iXAOVQ&sns=fb
Há um motivo...
Re: Tom Zé analisa funk carioca.
Muita maconha estragada, só pode...
Eis um dos motivos de eu não apreciar 99,9% dos músicos do Brasil!
O acefalismo!
O acefalismo!
O acefalismo!
Enquanto isso, Richard Bona, Quincy Jones, Esperanza Spalding e tantos outros músicos de renome mundial vem ao Brasil se inspirar no que acontece aqui. Mas aos 31 reconheço que é difícil mudar de opinião... Já pensou em se mudar de país?
Masteles escreveu:Eis um dos motivos de eu não apreciar 99,9% dos músicos do Brasil!
O acefalismo!
Meu irmão, não seja tão extremo
Clube dos Baixistas de Pernambuco #013
Clube Canhoto (Left hand) #25
Zehz0r- Membro
Zehz0r escreveu:Masteles escreveu:Eis um dos motivos de eu não apreciar 99,9% dos músicos do Brasil!
O acefalismo!
Desculpe!
Mas este conceito não é pré, é pós!
Não dá para mim! Ainda mais quando vejo uns absurdos destes!
O acefalismo!
Desculpe!
Cara, eu respeito o Tom Zé, não sou um grande fã, mas respeito, e particularmente não acho que deve ser levada tão a sério a afirmação dele, porque ao meu ver não passou de uma brincadeira
Clube dos Baixistas de Pernambuco #013
Clube Canhoto (Left hand) #25
Zehz0r- Membro
Masteles escreveu:Zehz0r escreveu:Masteles escreveu:Eis um dos motivos de eu não apreciar 99,9% dos músicos do Brasil!
O acefalismo!
Desculpe!
Vi nenhum absurdo aí pra chamar o cara de acéfalo...
Olha que não curto nem um pouco o Tom Zé...
Mas generalizar e chamar o músico brasileiro de acéfalo é extremismo demais ( pra não dizer, falta de conhecimento musical ).
A diversidade e a qualidade da música brasileira é incomparável...
E a qualidade dos músicos então... você encontra um "cara f***" em cada rua.
Você vê pivete aqui... fazendo o que músico formado no Estados Unidos faz.
]Masteles escreveu:Eis um dos motivos de eu não apreciar 99,9% dos músicos do Brasil!
O acefalismo!
Eu se pensasse assim mudava de país.
temos uma cultura gigante e com muita coisa de qualidade.
Complicado generalizar dessa forma.
Fui radical no meu comentário, porém o mantenho!
Este é um modo de pensar que tão cedo não mudo e, acho que nunca mudarei!
Tem muito nego por aqui em MPB, Bossa Nova, e principalmente no famigerado "Rock Nacional" que "se acha" demais e, não é nem um milésimo daquilo que "se acha"!
Não quis causar atritos ou polêmica! Desde o começo, nos primeiros posts eu já havia citado que não aprecio música brasileira!
Ps.: a vontade de mudar de país é imensa amigos Fernando e Alllex, IMENSA! Mas infelizmente: $
Um dia realizo este sonho!
Desculpem! É somente a minha opinião, ninguém é obrigado a concordar com ela! Dia ruim!
Por isso acho que é justo baixar a porcentagem, 80%
Abraços!
e
Paz!
Este é um modo de pensar que tão cedo não mudo e, acho que nunca mudarei!
Tem muito nego por aqui em MPB, Bossa Nova, e principalmente no famigerado "Rock Nacional" que "se acha" demais e, não é nem um milésimo daquilo que "se acha"!
Não quis causar atritos ou polêmica! Desde o começo, nos primeiros posts eu já havia citado que não aprecio música brasileira!
Ps.: a vontade de mudar de país é imensa amigos Fernando e Alllex, IMENSA! Mas infelizmente: $
Um dia realizo este sonho!
Desculpem! É somente a minha opinião, ninguém é obrigado a concordar com ela! Dia ruim!
Por isso acho que é justo baixar a porcentagem, 80%
Abraços!
e
Paz!
Quem se sente assim deveria fazer tudo pra ir embora. Você é relativamente novo. Há muito emprego no Canadá, nos EUA, na Europa. Muita coisa pra se fazer... Tenho um amigo que tem essa sensação de que nasceu no lugar errado e sofre muito com isso. Outro mora em Boston e diz que nem lembra que o Brasil existe, só convive com Americano e faz questão de não falar Português. Outros quando saem do Brasil se interessam mais pelas coisas de sua terra natal. Enfim, viver assim deslocado é complicado.
Já que o tópico virou divã...
Eu tbm sinto isso. Mas não tem nada a ver com música. Talvez se tivesse nascido na Itália, seria fã da música brasileira, ou não. Nunca se sabe.
Minha parada é uma coisa mais de pensamento, de pessoas, de sensação de liberdade. O que me falta além de um capital inicial, é coragem. Deixar laços e tudo que conheço pra ir atrás de algo que pode não vir a dar certo. Me assusta muito. Sou cagão pra essas coisas. Mas o sentimento de deslocamento é enorme.
Acho que soumais um hospedeiro da melancolia lusitana...
Eu tbm sinto isso. Mas não tem nada a ver com música. Talvez se tivesse nascido na Itália, seria fã da música brasileira, ou não. Nunca se sabe.
Minha parada é uma coisa mais de pensamento, de pessoas, de sensação de liberdade. O que me falta além de um capital inicial, é coragem. Deixar laços e tudo que conheço pra ir atrás de algo que pode não vir a dar certo. Me assusta muito. Sou cagão pra essas coisas. Mas o sentimento de deslocamento é enorme.
Acho que soumais um hospedeiro da melancolia lusitana...
Masteles escreveu:Eis um dos motivos de eu não apreciar 99,9% dos músicos do Brasil!
O acefalismo!
É vc deve ter razão...é por serem acéfalos que os músicos (e a música) brasileiros estão entre os mais respeitados do mundo.
Agora, o Tom Zé ou estava de sacanagem ou completamente doidão...
Amagomes- Membro
Vou ter que repetir:
NÃO GOSTO DE MÚSICA BRASILEIRA!
Espero que tenha ficado claro!
Não sei por qual motivo, uma simples opinião, pessoal e intransferível incomoda tanto! O que eu disse não reflete, nem devereia refletir em nenhum momento a realidade!
Cada um pensa o que quer, não é este o princípio básico de liberdade e democracia!?
Sinto uma certa intolerância, como se eu fosse obrigado a apreciar o que não gosto ou admitir que "acho bom" apenas para agradar os outros!
É sempre assim! Tudo do Brasil é lindo, temos que engolir qualquer coisa que é produzida aqui por "mostros sagrados" (ODEIO ESSE TERMO), como "genial", "essencial", "cultural", etc..
Desculpem, eu não sou assim, nem penso assim!
Existem sim artistas brasileiros que considero fantásticos, porém são poucos:
Zé Ramalho
Edvaldo Santana
Hermeto Pascoal
E mais alguns
Outro exemplo:
Odeio Led Zeppelin do fundo da alma, e ninguém me fará mudar de ideia sobre isso! E sim, já ouvi e analisei a obra, e para mim a música deles não serve! Mas não saire por dizendo que é uma merd*!
Acho tão simples de entender isso!
Não quis ofender ninguém nem causar confusão!
Perdão!
Espero que tenha ficado claro!
Não sei por qual motivo, uma simples opinião, pessoal e intransferível incomoda tanto! O que eu disse não reflete, nem devereia refletir em nenhum momento a realidade!
Cada um pensa o que quer, não é este o princípio básico de liberdade e democracia!?
Sinto uma certa intolerância, como se eu fosse obrigado a apreciar o que não gosto ou admitir que "acho bom" apenas para agradar os outros!
É sempre assim! Tudo do Brasil é lindo, temos que engolir qualquer coisa que é produzida aqui por "mostros sagrados" (ODEIO ESSE TERMO), como "genial", "essencial", "cultural", etc..
Desculpem, eu não sou assim, nem penso assim!
Existem sim artistas brasileiros que considero fantásticos, porém são poucos:
Zé Ramalho
Edvaldo Santana
Hermeto Pascoal
E mais alguns
Outro exemplo:
Odeio Led Zeppelin do fundo da alma, e ninguém me fará mudar de ideia sobre isso! E sim, já ouvi e analisei a obra, e para mim a música deles não serve! Mas não saire por dizendo que é uma merd*!
Acho tão simples de entender isso!
Não quis ofender ninguém nem causar confusão!
Perdão!
Falando por mim...
Vc tem , assim como qq um todo o direito de não gostar e acho que ninguém aqui ( eu , pelo menos) nega isso. Penso que o que chocou, digamos assim, foi a forma , como vc colocou ( chamando 99 % dos músicos brasileiros de acéfalos...). Soou ofensivo e preconceitoso ,no pior sentido da palavra. Vale lembrar que este é um fórum de músicos brasileiros o que, segundo a sua colocação nos coloca entre os 99... .
Eu também desgosto de algumas "unanimidades", já expressei isso várias vezes aqui e nada houve além dos debates normais,da mesma forma com outros aqui...
Última edição por Amagomes em Ter Dez 13, 2011 9:07 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes- Membro
Amagomes escreveu:Masteles escreveu:Vou ter que repetir:
Falando por mim...
Vc tem , assim como qq um todo o direito de não gostar e acho que ninguém aqui ( eu , pelo menos) nega isso. Penso que o que chocou, digamos assim, foi a forma , como vc colocou ( chamando 99 % dos músicos brasileiros de acéfalos...). Soou ofensivo e preconceitoso ,no pior sentido da palavra. Vale lembrar que este é um fórum de músicos brasileiros o que, segundo a sua colocação nos coloca entre os 99... .
Eu também desgosto de algumas "unamidades", já expressei isso várias vezes aqui e nada houve além dos debates normais,da mesma forma com outros aqui...
Entendi sua colocação amigo! Aceito humildemente a repreensão! Também concordo que a afirmação foi ofensiva! Na hora não pensei nisso!
O fato é que tenho uma imagem solidamente firmada, com referências claras, de alguns (muitos tive o DESPRAZER de conhecer pessoalmente), desses caras de Bossa Nova e MPB arrogantes e egocêntricos, sendo que sua "musicalidade" ao meu ver, repito: AO MEU VER, não passa na maioria das vezes de meras dissonâncias acompanhadas de um canto desafinado e letras pseudo-inteligentes que não dizem NADA, numa ritmica manjada copiando o samba! Não consigo enxergar nada de criativo nisso além de encheção de linguiça! Com as JUSTAS E ÓBVIAS exceções, claro. Paro por aqui, jamais citando o meus "artistas odiados" para não causar mais polêmica ainda, não vem ao caso!
Retiro totalmente a expressão 99,9% + Músicos + Brasil + Acéfalos! Analisei muito bem e foi um deslize grosseiro, inconsequente e acéfalo sim, mas da minha parte, pois sabemos que isto não é verdade!
Um erro foi cometido, eu admito! Não voltará a ocorrer!
Peço à todos que aceitem minhas desculpas! Inclusive aos moderadores e gestores do fórum! Fui muito bem recebido aqui e quero colaborar para o crescimento desta comunidade, não para regressão em atritos desnecessários! Este é o meu desejo! Mas quando vejo estes comentários "estranhos" fico realmente possuído de ódio. Portanto à partir de agora guardarei estas opiniões pessoais para mim, ou as debaterei em chats apropriados para tal!
Tópico trancado?
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:afinal amigo, quais músicas e músicos você curte? (não estou sendo irônico, é que fiquei curioso mesmo)...abç.
Hard Rock
Blues
Música Clássica
Algo de Jazz
Algo de Rock Progressivo Obscuro!
Bom eu só vim aqui pra dizer q não gosto nem um pouco desse Semi-Tom Zé e tambem abomino isso a q chamam Funk Carioca,portanto não vi esse vídeo e nem vou ver pois não curto nem um nem outro,só vim aqui mesmo pra apurrinhar...
Nando Vasques- Membro
Tirando as gozações e as imoralidades sexuais, a história do microtonal é bem conhecida e da igreja mencionada em relação à música também. Já havia escutado esta história há muitos anos atrás.
Não consegui entender a indignação do pessoal aqui: se foi pelo "atoladinho", gozações sexuais, pelo ataque a igreja, pela história da música ou se não vão com a cara do Tom Zé...
Não consegui entender a indignação do pessoal aqui: se foi pelo "atoladinho", gozações sexuais, pelo ataque a igreja, pela história da música ou se não vão com a cara do Tom Zé...
Moshe Bar Elohim- Membro
Mais uma das inúmeras "provocações", no melhor dos sentidos, que o Tom Zé apronta.
Vi uma apresentação na turnê dele em 2009, na época "Estudando o Pagode: na Opereta Segregamulher e Amor" ele já destilava algumas dessas pérolas. Genial! IMHO
Vi uma apresentação na turnê dele em 2009, na época "Estudando o Pagode: na Opereta Segregamulher e Amor" ele já destilava algumas dessas pérolas. Genial! IMHO
Kobaia- Membro
Masteles... por favor saia desse fórum e feche a porta quando sair...
Tom Zé e funk carioca, não sei qual é pior.
NeyBass- Membro
[quote="Masteles"]Peço à todos que aceitem minhas desculpas! Inclusive aos moderadores e gestores do fórum! Fui muito bem recebido aqui e quero colaborar para o crescimento desta comunidade, não para regressão em atritos desnecessários! Este é o meu desejo! Mas quando vejo estes comentários "estranhos" fico realmente possuído de ódio. Portanto à partir de agora guardarei estas opiniões pessoais para mim, ou as debaterei em chats apropriados para tal![quote="Masteles"]
Tranquilo, Masteles... É preciso humildade para reconhecer um erro e pedir desculpas. Que bom que você entendeu a nossa posição quanto ao 99.9%. Eu mesmo sou Brasileiro e músico, então a probabilidade de eu ter nascido sem cérebro era realmente grande segundo sua estatística. Às vezes não é o que se diz, mas a maneira que se diz.
Esse aqui? Não, por que haveria?
Tranquilo, Masteles... É preciso humildade para reconhecer um erro e pedir desculpas. Que bom que você entendeu a nossa posição quanto ao 99.9%. Eu mesmo sou Brasileiro e músico, então a probabilidade de eu ter nascido sem cérebro era realmente grande segundo sua estatística. Às vezes não é o que se diz, mas a maneira que se diz.
Masteles escreveu:Tópico trancado?
Esse aqui? Não, por que haveria?
Masteles, vc se inclui nesses 99%? Porque parece que vc é músico(ou não?) e brasileiro(para sua infelicidade)...
E quem é Tom Zé mesmo??
Acho que as pessoas levam as coisas muito a sério.
Nem o Tom Zé quis ser levado a sério. Eu vejo uma ironia sutil, mas muito densa nesse vídeo. É piada, assim como muitas coisas nessa vida que de tão tristes ficam engraçadas.
Daí vem a ironia.
Sei lá, minha opinião.
Nem o Tom Zé quis ser levado a sério. Eu vejo uma ironia sutil, mas muito densa nesse vídeo. É piada, assim como muitas coisas nessa vida que de tão tristes ficam engraçadas.
Daí vem a ironia.
Sei lá, minha opinião.
jp salgado- Membro
Duas coisas:
Tom Zé está sendo irônico. Isso é muito óbvio.
Mesmo que não se goste do cara ele tem história e participação importante na música Brasileira.
Tom Zé está sendo irônico. Isso é muito óbvio.
Mesmo que não se goste do cara ele tem história e participação importante na música Brasileira.
Tudo bem não gostar de música brasileira, tipo: "não é agradável aos meus ouvidos". Mas dizer que a bossa nova possui rítmica manjada é no, mínimo, falta de conhecimento de causa...
Aceito suas desculpas por me incluir no grupo dos acéfalos e reitero o meu respeito por seu gosto musical e cultural.
Posso não admirar as obras de da Vinci, mas afirmar que suas pinturas são mal feitas e sem sentido seria total falta de conhecimento da obra.
Quanto ao vídeo, não consigo ver o funk carioca como um desdobramento natural da Bossa Nova. Quem concorda nesse ponto como Tom Sé, por favor, me apresente os seus argumentos para que eu possa entender melhor esse ponto de vista.
Abs
Aceito suas desculpas por me incluir no grupo dos acéfalos e reitero o meu respeito por seu gosto musical e cultural.
Posso não admirar as obras de da Vinci, mas afirmar que suas pinturas são mal feitas e sem sentido seria total falta de conhecimento da obra.
Quanto ao vídeo, não consigo ver o funk carioca como um desdobramento natural da Bossa Nova. Quem concorda nesse ponto como Tom Sé, por favor, me apresente os seus argumentos para que eu possa entender melhor esse ponto de vista.
Abs
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Tom Zé é um músico bahiano, bacharel em violão pela UFBA, um dos precursores da tropicalia, tem uma obra bem vasta incluindo trilhas sonoras, vários dos seus discos foram lançados no exterior, o que lhe rendeu turnês americanas é europeias, ganhou um daqueles festivais da TV Record lá na década de 1960, a critica especializado nos EUA costuma falar muito bem dele.LuCaSbass escreveu:E quem é Tom Zé mesmo??
Curiosamente, boa parte dessas maluquices são inspiradas em alguns europeus que foram professores em faculdades de música no Brasil,como o suiço Smetak, e o alemão Koellreuter, esse povo tinha forte influência da música erudita do seculo XX, de compositores esquisitaços como Schoenberg, Weber, Berg e outros que eram essencialmente experimentalistas e atonais, o pessoal do UAKTI também estudou com os mesmos professores.
P.S. Acho que esse negocio do funk é uma grande brincadeira, mas que é microtonal, isso é mesmo.
Nelson Bass- Membro
^To ligado. Fui irônico também hehe
Não gosto de nada do Tom Zé. Isso é questão de gosto, o problema é que tem uns caras que ficam esquecidos e tem que fazer coisas como analisar funk coisas do tipo para aparecer, ao invés de fazer música, o que seria mais óbvio. Incluo nessa lista o Lobão e mais tantos outros.
Não gosto de nada do Tom Zé. Isso é questão de gosto, o problema é que tem uns caras que ficam esquecidos e tem que fazer coisas como analisar funk coisas do tipo para aparecer, ao invés de fazer música, o que seria mais óbvio. Incluo nessa lista o Lobão e mais tantos outros.
O Tom Zé e alguns outros tem uma outra concepção de música que ainda não faz parte do nosso cotidiano( talvez nunca faça rsrs) entendo seu ponto de vista LuCaSbass, respeito profundamente o trabalho de Tom Zé, mas não sei se tenho paciência de ouvir um disco inteiro...
Nelson Bass- Membro
LuCaSbass escreveu:^To ligado. Fui irônico também hehe
Pare de ironia, minino... Você é tão novo pra isso.
Ele não tava esquecido não, cara...Tom Zé nunca foi POP. Além do mais, ele é doido assim mesmo. Isso foi uma brincadeira daquelas que o Jô tira na hora. Não foi nada como : "vim para o programa analisar o FUNK."
E ele faz música sim... muita gente gosta e muita gente coloca ele num patamar bem alto. Só porquê você não gosta, não quer dizer que não é música. Pensei que fosse ouvir isso de todo mundo, menos de você. Tô muito decepcionado.
P.S. Eu não suporto Tom Zé.
^Eu não disse que não é música... mas que não vejo NINGUÉM que postou esse vídeo no facebook por exemplo colocando uma música do Tom Zé. E vários chamando o cara de gênio e coisa e tal.
Eu acho que se um músico quer ser considerado gênio, acho que é por quem gosta de sua música, e não por conta do que ele fala.
Que nem o Lobão lá com aquele vídeo do festival... Um tanto de gente: "Po, o Lobão é f***, é isso ai" mas nunca vi falarem nada do Lobão antes ou depois do vídeo por conta de sua música.
Eu acho que se um músico quer ser considerado gênio, acho que é por quem gosta de sua música, e não por conta do que ele fala.
Que nem o Lobão lá com aquele vídeo do festival... Um tanto de gente: "Po, o Lobão é f***, é isso ai" mas nunca vi falarem nada do Lobão antes ou depois do vídeo por conta de sua música.