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Mensagem por ifernandes Ter Dez 20, 2011 2:04 pm

me veio essa ideia louca na cabeça : se eu quiser um headstock invertido, da certo se eu pegar o braço de um instrumento pra canhoto e colocar no corpo de um destro? ou vai dar ruim?
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Mensagem por basslave Ter Dez 20, 2011 2:10 pm

Não dá nada, se for JB vai ficar meio desconfortável pra afinar, só vai ter fazer outro nut

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Mensagem por malka_aff Ter Dez 20, 2011 2:16 pm

da certo sim, varios artistas fazem isso

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Mensagem por ifernandes Ter Dez 20, 2011 2:27 pm

/\ isso que esqueci de falar. o nut, claro teria que trocar, mas sera que o tensor, tbm sentiria a mudança?

Malka, quais?
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Mensagem por malka_aff Ter Dez 20, 2011 2:32 pm

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Mensagem por allexcosta Ter Dez 20, 2011 2:46 pm

Dependendo do instrumento o braço não encaixa no tróculo. Não há problemas com tensor. Tem que mexer no nut, é óbvio.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 20, 2011 5:39 pm

Fica incômodo para afinar, e, na minha opinião, estéticamente feio....
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Mensagem por lucasocia Ter Dez 20, 2011 11:16 pm

Concordo em ser "ruim" de afinar, mas eu curto headstock invertido... Wink

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Mensagem por Gomba Ter Dez 20, 2011 11:19 pm

Deve ser bom um jackson 5c com head invertido. A B deve ser uma beleza!
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Mensagem por Zubrycky Sáb Jan 14, 2012 9:06 pm

Uma dúvida que eu sempre tive: As afinação mais grave porventura fica melhor nas cordas mais graves se o headstock de um baixo for invertido?

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Mensagem por bernardo Sáb Jan 14, 2012 9:24 pm

Zubrycky escreveu:Uma dúvida que eu sempre tive: As afinação mais grave porventura fica melhor nas cordas mais graves se o headstock de um baixo for invertido?
Tem uma lenda que o timbre do Hendrix... (já fui aspirante a guitarrista). Tem também a lenda que afinando 1/2 tom abaixo, melhora o timbre nos valvulados... Tem também a lenda dos bottlenecks de vidro, em especial um de remédio comum nos USA. Mas acho que é o mesmo caso de como o verniz interfere no timbre, só ouvido canino. confused
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Mensagem por allexcosta Sáb Jan 14, 2012 9:47 pm

Zubrycky escreveu:Uma dúvida que eu sempre tive: As afinação mais grave porventura fica melhor nas cordas mais graves se o headstock de um baixo for invertido?

Em teoria não. Muita gente ouve alguma diferença em relação a um headstock mais longo ou invertido.

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Mensagem por GusVCD Sáb Jan 14, 2012 9:59 pm

Estou acostumado a tocar/regular uma Fender japa de headstock invertido, q além de tudo tem ponte floyd rose e nunca tive dificuldades com afinação.

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Mensagem por Zubrycky Dom Jan 15, 2012 9:46 pm

Obrigado pelas respostas, Gus, Bernardo e Allex!

A minha pergunta foi feita porque sempre me questionei sobre uma eventual vantagem de um headstock invertido para um baixo afinado de forma mais grave do que a tradicional.

Ao fazer testes com afinações mais baixas em meus instrumentos, percebi, obviamente, que a tensão na corda diminui e sempre quis saber se o comprimento mais longo das cordas mais graves em um baixo de headstock invertido ( Pensando em headstock no estilo dos fenders ) mudaria a tensão das cordas e afetaria em algo o timbre se o instrumento for afinado de forma mais grave ( Isso em relação a um instrumento com headstock normal ).


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Mensagem por allexcosta Dom Jan 15, 2012 10:43 pm

^ Não muda. O que importa é a distância entre os saddles e o nut.

Quer mais tensão? Põe corda mais grossa.

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Mensagem por malka_aff Dom Jan 15, 2012 10:48 pm

mas e os headstock da MLaghus, Allex?

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Mensagem por allexcosta Dom Jan 15, 2012 10:59 pm

malka_aff escreveu:mas e os headstock da MLaghus, Allex?

A ciência diz que é placebo.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 15, 2012 11:00 pm

allexcosta escreveu:^ Não muda. O que importa é a distância entre os saddles e o nut.

Quer mais tensão? Põe corda mais grossa.
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Mensagem por subgrave Dom Jan 15, 2012 11:20 pm

Bunitões esses JB com headstock invertido...

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Mensagem por malka_aff Seg Jan 16, 2012 9:49 am

allexcosta escreveu:
malka_aff escreveu:mas e os headstock da MLaghus, Allex?

A ciência diz que é placebo.
Então aquela declaração que você due no video da MLaghus dizendo que sentiu diferença na B com tarraxa estendida você esta retificando e dizendo que só sentiu diferença pois foi placebo?

Lembro até de você comentar que seu lado cientista não queria acreditar mas seu lado músico achou bem melhor.

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Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 11:28 am

malka_aff escreveu:Lembro até de você comentar que seu lado cientista não queria acreditar mas seu lado músico achou bem melhor.

Achei melhor que o outro baixo testado na ocasião, mas não dá pra afirmar de uma maneira científica ou lógica que o motivo é a Extended B. Outros fatores podem influenciar como idade e modelo das cordas e dureza/construção do braço. Na via das dúvidas, por que não?

Luthiers renomados usam o artifício de extensão das cordas com objetivo de aumentar a tensão, tanto após o nut como após a ponte (Fodera, Mlaghus, Birdsong), mas a ciência continua dizendo que não tem influência.

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Mensagem por malka_aff Seg Jan 16, 2012 11:30 am

saquei, é que eu como "ex-cientista" não elvava fé nisso, mas ao ver voce afirmar a diferença, admito que abalou meu senso. Resumindo a ciência diz que é placebo, você não sabe qual a real?

EDIT: Não estou tentando fazer você se contradizer, só quero realmente saber o que você acha dessas b estendidas

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Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 11:45 am

^ Não me incomodo muito de me contradizer.

Quando ouvi o Mlaghus com Extended B a Sizona parecia um tiro. Melhor que alguns 35" que já toquei, mas sei lá, eu precisaria de vários testes cegos com calma pra ter uma opinião mais definitiva sobre o assunto.

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Mensagem por Zubrycky Seg Jan 23, 2012 10:15 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
allexcosta escreveu:^ Não muda. O que importa é a distância entre os saddles e o nut.

Quer mais tensão? Põe corda mais grossa.
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Essa era uma dúvida que sempre tive e que nunca tive antes a oportunidade de elucidar...

Sei que respondo mais tarde do que deveria, mas muito obrigado pela atenção, meus caros Allex e Mauricio. up


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Mensagem por bernardo Seg Jan 23, 2012 10:39 pm

Talvez seja uma grande bobagem o que vou dizer, mas enquanto não rola o clube dos insones...

Entendi que não faz diferença a distância do nut ao post da tarracha. Também sei o que é marketing, sou corinthiano. Mas por que a washburn n4 tem head angulado e invertido? As Ibanez idem (angulado)? O baixo do Sheehan tem head angulado? Por que a Les Paul é forte candidata a quebrar o braço próximo ao headstock? Posso estar mais louco que normal, mas yenho essas dúvidas.
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Mensagem por vinibassplayer Dom Jan 29, 2012 10:37 am

Bernardo

porque o head mais angulado aumenta a pressão da corda no nut, proporcionando mais firmeza e maior sustain.
por isso q msm a les paul e sg terem o corpo e braço mais finos, possuem um excelente sustain.

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Mensagem por bernardo Dom Jan 29, 2012 9:48 pm

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