Quando a gente acha que já ouviu tudo do Jaco...
+3
Polli
Tarcísio Caetano
LuCaSbass
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Quando a gente acha que já ouviu tudo do Jaco...
Versão de Havona (uma das minhas composições prediletas do Jaco), gravada em 1975 com o "triozinho": Jaco, Herbie Hancock (Rhodes) e Lenny White (bateria).
Convidado- Convidado
Re: Quando a gente acha que já ouviu tudo do Jaco...
Maravilha!! Também é uma das minhas preferidas e não conhecia essa versão!! Show de bola!
Bem interessante, com um JP mais contido.
É muito legal, pelo menos para mim, ouvir como a música mudou entre esta versão e a que saiu no álbum do Weather Report.
Será que seria pedir demais, Sá, uma análise desta música, ou melhor, os "pontos chaves" entre uma e outra, que sua percepção mais destaca?
É muito legal, pelo menos para mim, ouvir como a música mudou entre esta versão e a que saiu no álbum do Weather Report.
Será que seria pedir demais, Sá, uma análise desta música, ou melhor, os "pontos chaves" entre uma e outra, que sua percepção mais destaca?
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
Muito bom!!
Tenho a mesma impressão que o Tarcísio,um Jaco mais contido,porém até mais afinado na minha opinião.
Tenho a mesma impressão que o Tarcísio,um Jaco mais contido,porém até mais afinado na minha opinião.
Pela descrição do vídeo, essa foi gravada antes da versão do WR... Com certeza com passar de um ano ou dois(?) ele amadureceu mais a composição e se soltou mais.
Gostei muito dessa versão, mas o solo da versão do WR ainda é incomparável, e na minha opinião um dos melhores solos de baixo elétrico que já ouvi!!
ps.: Digo solo pq nem sei se era improviso... nessa versão com o Herbie parece ser improviso, mas dizem que ele sempre compunha os solos antes de gravar... Mesmo assim, isso não tira mérito nenhum dele, pois mostra que é um p*** compositor hehehe
Gostei muito dessa versão, mas o solo da versão do WR ainda é incomparável, e na minha opinião um dos melhores solos de baixo elétrico que já ouvi!!
ps.: Digo solo pq nem sei se era improviso... nessa versão com o Herbie parece ser improviso, mas dizem que ele sempre compunha os solos antes de gravar... Mesmo assim, isso não tira mérito nenhum dele, pois mostra que é um p*** compositor hehehe
^Isso é verdade,o solo da versão WR é matador mesmo.
De qualquer forma é interessante demais ouvir a mesma música em duas gravações tão distintas,em épocas diferentes,com pontos de vista diferentes,pegadas diferentes...
Baita aula.
De qualquer forma é interessante demais ouvir a mesma música em duas gravações tão distintas,em épocas diferentes,com pontos de vista diferentes,pegadas diferentes...
Baita aula.
LuCaSbass escreveu:
Caramba, não sabia disso... Aquele solo É um dos mais f***s de todos os tempos! hehe
Tem outra coisa tb, o Weather Report era um grupo que ensaiava (e muito), e isso faz toda a diferença pra quem está colocando suas composições/arranjos "na roda"... Pro resultado final do arranjo e pro nível da execução, nada substitui o entrosamento de um grupo que ensaia muito. Além disso, a instrumentação nas duas é diuferente, e a do Weather favorece que determinados momentos da melodia tenham mais destaque, o que por si só já define melhor a estrutura da música pra quem está ouvindo. Ainda mais numa melodia como essa, que tem muitas notas longas e é prato cheio pra um instrumentista de sopro executar... Se esse cara é o Wayne Shorter então...
Convidado- Convidado
Caso alguém nao conheça a "versão original"...
A do trio é legal por mostrar uma música que tem sua versão mais conhecida com um arranjo bem amarrado, cheio de nuances, sendo tocada de uma forma solta por três grandes músicos... Essa a do Weather Report é imbatível...
Convidado- Convidado
Não sei esse do Havona, mas leia aqui:Sá Reston escreveu:LuCaSbass escreveu:
Caramba, não sabia disso... Aquele solo É um dos mais f***s de todos os tempos! hehe
Marcus Miller escreveu:Once he said, "You think you're bad 'cause you can improvise!!" I came to find out that a lot of his stuff wasn't improvised. When I was a kid I thought it was and was banging my brains (and my fingers) trying to figure how to improvise such perfectly constructed and flawlessly executed solos.
It turns out that even Jaco couldn't improvise those perfect solos - he used to compose the solos then perform them. I was dissapointed in him for a while. Then, when I began to look at him as a composer, I was floored all over again - because as compositions, his solos are still breathtaking (not to mention difficult to perform).
Fonte:
http://marcusmiller.com/faq.html?category=5&faqid=96
Estou sentindo como se tivesse falado para um Sá Reston de 6 anos que Papai Noel não existe uehueue
^^
Desculpa a trolagem....mas essa foi a melhor do ano Lucas,tô rachando de rir aqui.
Desculpa a trolagem....mas essa foi a melhor do ano Lucas,tô rachando de rir aqui.
Decepção:
Última edição por LuCaSbass em Qua Dez 21, 2011 11:06 pm, editado 1 vez(es)
hehehehe
Meu Deus, que música fantástica. Não conhecia, minha cabeça explodiu. Coisa linda!
E que som de baixo!!!!!!!
José Augusto- Membro
Edu Fettermann escreveu:Meu Deus, que música fantástica. Não conhecia, minha cabeça explodiu. Coisa linda!
Fico feliz em ouvir isso, Edu! Na verdade, minha intenção maior com esse tipo de postagem é essa, que o pessoal do Forum conheça mais e mais música boa... Se puder ouve esse disco todo - "Heavy Weather" do Weather Report, vc vai pirar mais ainda nesse som!
Convidado- Convidado
Valew pelo video man,que pancada !!!Pastorius Genio!!!
EderdSouza- Membro
"Sá Reston" Fico feliz em ouvir isso, Edu! Na verdade, minha intenção maior com esse tipo de postagem é essa, que o pessoal do Forum conheça mais e mais música boa... Se puder ouve esse disco todo - "Heavy Weather" do Weather Report, vc vai pirar mais ainda nesse som!
Ouvi esse disco ontem e realmente é muito bom, não só as linhas de baixo, mas a banda toda.
Última edição por Lucas94 em Sex Dez 23, 2011 10:25 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editar o quote)
Lucas94- Membro