Peter Hook
+4
Eduardo Tob
Normando Neto
Pedroporto01
Zubrycky
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Peter Hook
Como não encontrei nenhum tópico dedicado a ele, decidi criar um tópico dedicado a um baixista que se tornou uma grande influência para mim: Peter Hook, baixista do Joy Division, New Order, Revenge, Monaco e Freebass.
Para começar, eis alguns vídeos dele ao vivo com o Joy Division.
Para começar, eis alguns vídeos dele ao vivo com o Joy Division.
Achei o timbre muito legal (engraçado quando o fã não segura um "wow" ao ouvir a primeira nota soando com aquele timbre).
Não sei se eu saberia chegar num timbre muito parecido.
O ponto de partida com certeza é palheta+chorus (ou seria flanger?).
Mas acredito que vai além disso: parece ter também reverb e uma saturaçãozinha...
[i]
Achei o timbre muito legal (engraçado quando o fã não segura um "wow" ao ouvir a primeira nota soando com aquele timbre).
Não sei se eu saberia chegar num timbre muito parecido.
O ponto de partida com certeza é palheta+chorus (ou seria flanger?).
Mas acredito que vai além disso: parece ter também reverb e uma saturaçãozinha...
[i]
Pedroporto01- Membro
Re: Peter Hook
Sou fã do Peter / Joy Division / New Order, também... Aliás, rock inglês dos 80's é minha praia... O Cure é outra banda que tem um baixista fantástico, o Simon Gallup...
Normando Neto- Membro
^ Simon Gallup me fez tocar contrabaixo!
Lembrando que Peter Hook também fez parte do New Order.
Não curto muito essa onda gótica/pós-punk não, mas até que curti algumas músicas do The Cure.
Edu Fettermann escreveu:Não curto muito essa onda gótica/pós-punk não, mas até que curti algumas músicas do The Cure.
Posso estar enganado e fazendo um julgamneto muito baseado no meu gosto.
Mas tenho a impressão que pra curtir Joy Division e New Order é necessário "entrar na onda" mesmo.
Já o The Cure é uma banda que, mesmo que a pessoa não goste, é fácil perceber a qualidade e originalidade das composições.
É uma grande banda em vários aspectos. Continuam fazendo shows impecáveis, produzindo discos relevantes e ainda sendo fieis às raízes depois de 35(?) anos de estrada.
E, só pra não desviar completamente do tópico...
o Peter Hook é um baixista extremamente influente e original. Diria até que uma das peças fundamentais da sonoridade pós-punk.
A grande característica dele são as linhas melódicas executadas em registros altos (pro normal do contrabaixo).
Li numa entrevista há muuuuito tempo atrás que o motivo pelo qual ele tinha o costume de tocar em registros mais agudos era que "quando começou, costumava a tocar em equipamentos muito ruins, e tocando mais no agudo ficava mais fácil de ser ouvido".
Pedroporto01- Membro
Sou fanático por Joy Division/New Order e as linhas de Peter Hook me fizeram aprender a tocar baixo. Baixista fantástico.
Emerson Rickenbacker- Membro
é verdade baixista fantástico, gosto mais do baixo em joy division. mais visceral, mais rock. mais alguns ensaios e toco a colectanea substance do primeiro ao ultimo tema. ele passou por lisboa para tocar temas dos joy division...infelizmente não pude ir algo que vou-me arrepender pro resto da vida.
luisb- Membro
A força da Joy Division era sua seção rítmica.
Peter Hook era um baixista que tocava para a música, e ainda assim, impôs seus riffs sobre as guitarras de forma firme, implacável e sem vaidades.
Era melódico e dissonante, cru e sensível, incômodo e, ainda assim, atraente e reconfortante. Não "fazia a cama", nem deixava os outros tocarem mais alto do que ele simplesmente porque a música da Joy Division exigia isso: seguiam a orientação das quatro cordas, eram densas como seus drones, instáveis como seu chorus, sufocantes como seu reverb.
Seu som teve a personalidade forjada às condições de sua época, se tornou referência e redefiniu a função do baixo - e até da guitarra - no rock.
Tudo isso num intervalo de 4 anos, 2 álbuns e 19 músicas.
Peter Hook era um baixista que tocava para a música, e ainda assim, impôs seus riffs sobre as guitarras de forma firme, implacável e sem vaidades.
Era melódico e dissonante, cru e sensível, incômodo e, ainda assim, atraente e reconfortante. Não "fazia a cama", nem deixava os outros tocarem mais alto do que ele simplesmente porque a música da Joy Division exigia isso: seguiam a orientação das quatro cordas, eram densas como seus drones, instáveis como seu chorus, sufocantes como seu reverb.
Seu som teve a personalidade forjada às condições de sua época, se tornou referência e redefiniu a função do baixo - e até da guitarra - no rock.
Tudo isso num intervalo de 4 anos, 2 álbuns e 19 músicas.