Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ken Smith fala sobre Fodera

4 participantes

Ir para baixo

Ken Smith fala sobre Fodera Empty Ken Smith fala sobre Fodera

Mensagem por allexcosta Seg Fev 06, 2012 5:44 am

A quem interessar possa, declaração do Ken Smith sobre Vinny Fodera e seus sócios. Desculpem os erros do Google translator. Se tiver interesse na história, faça um esforço pra ler em Inglês, já que os sentidos mudam bastante, principalmente em uma tradução dessas.

Inglês:

I met Vinnie at Spectors in late 1978 I believe and don't know much about his past other then Humphrys and he went to Art & Design school I think.

Joey was a bass player and he and Vinnie teamed up with a 3rd guy, Alex Thompson who was an old friend of Vinnie's that just got out of the Navy I think. Alex ran the business and dealt with me mainly. Joey was the sales guy and played in a wedding type band I believe, not what we considered a pro in the NY scene back then in my circles. Without Alex, I felt they were lost in starting up this business. He was the bull with the horns. Him I respected as a business person but a little 'just left the military' syndrome aggression. Too strong for the soft spoken Vinnie and bass lover Joey I think.

Vinnie and I started the shop in mid 1980 after he left Spector as we had both arranged, (not '81 as in that Ebay ad story quoted) and it went on for about 3 years. I never wanted to have or to run a shop because I was a busy studio player. Vinnie NEVER made a Smith Bass period. He worked on them! The main woodworking guy I grant you but I completed much of the finishing in my NYC studio/apt. I assembled and set-up every Bass in NYC, not Brooklyn. The Brooklyn shop was ONLY the wood working. I hired a few others from time to time. Vinnie worked mainly on piece work in the beginning and later went on salary. I would go in most days when I was not recording or teaching and cut wood, make up neck billets and body parts. Before that shop I had another guy in NY who made guitars and parts named Peter Mangaziol (sp?) who together with him, we made many neck and body parts with wood I bought and stored there before the shop in Brooklyn was ever set-up. We did 16 Basses at Spectors after my proto-type and then with my parts made in NYC with Peter, we ran another 14-16 but that was just at the time that Spector sold to Kramer so it was the last run done that way. This was carving and routing only with basic oil finish, no parts or completed instruments.

I bought 25 feet of Brass stock in the beginning in 1979 of 3/8" x 3/16", had them cut into 6-7 foot lengths or so to fit into my car and drove the brass home. I made every Nut by myself out of that first 25 feet of Brass so I KNOW how to make a Nut. After that, I had a guy make me Nut blanks on a CNC so I didn't have to cut and prep the raw stock. That saved me some time but also a lot of wear on my elbow, for real.

In 1983 Vinnie and his new partners wanted to buy the shop BUT the owner of the building wanted our corner store/shop for his sons pizzeria and would give us the store in the middle of the block. This was the best time for me to sell because Vinnie would have to do the move at his expense. I figured that the machines were about $9,000 in cost back then (something like that) so I let them work it off little by little, not fully traded in Basses like that other article said, as they did need money to operate. I forget the percentages but I let them do it as it was comfortable.

I was the nice guy here as Vinnie assured me that he would NOT compete with me and make mostly guitars and cheaper basses. Bull !!.. Him and Joey went to War against me calling ever supplier of mine and store that I sold to as well as customer/players and bragged that THEY made the Smith basses and now they have their own. They even made a catalog at the same studio as I used, same layout and colors and words but their basses. It looked like a Smith catalog with Fodera on the heads.

A total bunch of sneaky stuff (not my first choice of words..lol) this Fodera bunch did and back stabbing at that. I even sold them wood fairly cheap to get started. After the 1983 close and move they continued working for me but most of the parts were made already, and by me! Some new orders had to be done up but Alex wanted to make Fodera and not Smith so I was limited to what I could get out of them towards the end. This ended with a slow fade out in late 1985 to early'86 maybe. In early-mid 1985, I had already started up in Pa. In 1984, I went up to Guild in Rhode Island (before they were sold to US Music and then Fender, I think!) to see if we could work together on a sub contract but that wasn't the my best option. The President of Guild then was mark Dronge (DR Strings) who's father was the actual founder of Guild. He invited me up. Mark was one of the account Exec's at Ted Bates Advertising in NY in the late 1970s when I met him. I was the main guy on bass that they used for Jingles then. I think I was the main guy as I did well over 900 separate sessions for them in a 10 year period. That is almost 2 dates a week year round. I made my money on that account, trust me!.. I met Mark during the '70s Coors Beer campaign as it was his account. He told me then about his father and the Guild connection and that he was interested in going into the String business at some point. Well, he got his wish but not until after his own 'Guild Guitar's period'. In the music business and music products business, you meet a lot of different people. I have enough stories now to write a book. Some funny, some sad and some just business.

In '85, the Pa biz started up and we fixed all the NY problems. All of them as I knew then.

In NY with 30-32 made partially (wood only) at Spectors, a 100 or so at the Smith shop with Vinnie at the wheel and the Vinnie & crew shop made the balance of the 199-200 bass carcasses that were done in NY as they were Wood only, not completed basses. Never did a Pickup, Bridge, Circuit or a String enter the borough of Brooklyn for a Smith Bass. All 200 were completed by me at 27 E. 13th St, NYC, 10003, Apt 3L.

They say that 'if it is written, it is true'. Well, 'stuff' sticks only until someone scrapes it off the wall but the stink lingers on. Actions though speak louder than words.

There is more, much more to this Bass making history but unless you are writing a book.. (wow great idea..lol) this should be enough to start the camp fire.

Tradução automática com pequenas modificações:

Eu conheci o Vinnie na Spector em finais de 1978 eu acredito e não sei muito sobre seu passado, em seguida, outros Humphrys e ele foi para a Art & Design escola eu acho.

Joey era um baixista e ele e Vinnie se juntou com um cara 3, Alex Thompson, que era um velho amigo de Vinnie, que acabou de sair da Marinha, eu acho. Alex correu o negócio e me tratou principalmente. Joey era o cara vendas e tocava em uma banda tipo de casamento que não acredito, o que consideramos um profissional na cena de NY naquela época nos meus círculos. Sem Alex, eu senti que eles estavam perdidos no arranque deste negócio. Ele foi o touro com os chifres. Ele me respeitado como uma pessoa de negócios, mas um pouco "apenas deixou o militar" agressão síndrome. Muito forte para o suave: Vinnie e amante baixo Joey, eu acho.

Vinnie e eu comecei a loja em meados de 1980 depois que ele deixou Spector como tínhamos tanto organizadas, (não 81 como na história anúncio Ebay citado) e se estendeu por cerca de 3 anos. Eu nunca quis ter ou gerir uma loja porque eu era um musico de estúdio ocupado. Vinnie nunca fez uma leva de baixos Smith. Ele trabalhou com eles! O cara principal madeira Eu garanto a você, mas eu terminei muito do acabamento no meu estúdio NYC / apt. Eu montei e set-up Baixo cada em Nova York, não Brooklyn. A loja de Brooklyn foi apenas o trabalho de madeira. Eu contratei alguns outros de vez em quando. Vinnie trabalhou principalmente sobre o trabalho da parte no início e mais tarde passou a salário. Eu ia para lá quase todos os dias quando eu não estava gravando ou ensino e madeira cortada, maquiagem tarugos pescoço e partes do corpo. Antes que a loja tinha um outro cara em NY que fez guitarras e peças nomeados Peter Mangaziol (sp?), Que juntamente com ele, fizemos muitos pescoço e partes do corpo com a madeira que eu comprei e armazenados lá antes da loja no Brooklyn era sempre set-up . Fizemos 16 Baixos no tores depois da minha proto-tipo e, em seguida, com minhas peças feitas em Nova York com Pedro, corremos outra 14-16, mas isso foi apenas no momento em que Spector vendida a Kramer por isso foi a última corrida feito dessa forma. Este foi esculpindo e roteamento apenas com acabamento em óleo básico, sem partes ou instrumentos concluídos.

Comprei 25 metros de estoque de bronze no início de 1979, de 3/8 "x 3/16", eles tinham cortado em 6-7 comprimentos de pé ou assim para caber no meu carro e fui a casa de bronze. Fiz todos os Nut por mim de que os primeiros 25 pés de bronze então eu sei como fazer uma Nut. Depois disso, eu tinha um cara me tornar branco Porca em um CNC para eu não ter que cortar e preparar o material básico. Isso me salvou algum tempo, mas também um monte de desgaste no meu cotovelo, para real.

Em 1983 Vinnie e seus novos parceiros queria comprar a loja, mas o proprietário do edifício queria a nossa loja da esquina / loja para sua pizzaria filhos e nos daria a loja no meio do bloco. Este foi o melhor momento para me vender porque Vinnie teria que fazer o movimento à sua custa. Eu percebi que as máquinas eram cerca de US $ 9.000 em custos na época (algo assim) para que eu deixá-los trabalhar-lo pouco a pouco, não totalmente comercializado em Basses como que outro artigo disse, como eles fizeram precisam de dinheiro para operar. Eu esqueço as percentagens, mas eu deixá-los fazê-lo como era confortável.

Eu era o cara legal aqui como Vinnie me garantiu que ele não iria competir comigo e fazer principalmente guitarras e baixos mais baratos. Touro! .. Ele e Joey entrou em guerra contra mim chamando sempre fornecedor de mina e loja que vendi a, bem como dos clientes / jogadores e se gabava que eles fizeram a baixos Smith e agora eles têm a sua própria. Eles até fizeram um catálogo no estúdio mesmo que eu usei, mesmo layout e as cores e palavras, mas os seus baixos. Parecia um catálogo de Smith com Fodera sobre as cabeças.

Um grupo total de material furtiva (não a minha primeira escolha de palavras .. lol) esse bando Fodera fez e volta facadas naquela. Eu até vendia madeira razoavelmente barata para começar. Depois de 1983 fechar e mover eles continuaram trabalhando para mim, mas a maioria das peças já foram feitas, e por mim! Alguns novos pedidos tiveram que ser feito até, mas Alex queria fazer e não Fodera Smith então eu estava limitado ao que eu poderia sair delas para o final. Esta terminou com um fade out lento no final de 1985 a early'86 talvez. No início de meados de 1985, eu já tinha começado em Pa. Em 1984, subi para o Grêmio, em Rhode Island (antes de serem vendidos para EUA Música e, em seguida, Fender, eu acho!) Para ver se poderíamos trabalhar juntos em um contrato sub mas que não era a melhor opção minha. O Presidente do Sindicato, em seguida, foi marca Dronge (DR Strings) que é o pai foi o fundador real da Guild. Ele convidou-me para cima. Marcos foi um da conta Exec em Ted Bates Advertising em NY no final de 1970 quando eu conheci ele. Eu era o cara principal no baixo que eles usaram para Jingles então. Eu acho que eu era o cara principal como eu fiz bem mais de 900 sessões separadas para eles em um período de 10 anos. Isso é quase duas datas um ano semana. Eu fiz o meu dinheiro nessa conta, confie em mim! .. Eu conheci Mark durante a campanha da cerveja Coors anos 70 como era sua conta. Ele me disse então sobre o seu pai ea conexão Guild e que ele estava interessado em entrar no negócio de Cordas em algum ponto. Bem, ele teve seu desejo atendido, mas não até depois de "período de guitarra Guild" o seu próprio. No negócio da música e negócios de produtos de música, você encontra um monte de pessoas diferentes. Tenho histórias suficientes agora para escrever um livro. Algumas engraçadas, outras tristes e alguns negócios apenas.

Em '85, a biz Pa começou a subir e nós corrigiu todos os problemas de NY. Todos eles, como eu sabia.

Em NY com 30-32 feita parcialmente (apenas madeira) no tores, um 100 ou mais na loja de Smith com Vinnie no volante e na loja Vinnie & tripulação fez o balanço dos 199-200 carcaças de baixo que foram feitas em NY como eles eram apenas madeira, baixos não concluídas. Nunca fiz uma Pickup, Bridge, Circuit ou uma cadeia de entrar no bairro de Brooklyn por um baixo Smith. Todos os 200 foram concluídas por mim em 27 E. 13th St, NYC, 10003, 3L Apt.

Eles dizem que "se está escrito, é verdade". Bem, "coisas" fura apenas até que alguém raspa-lo fora da parede, mas o fedor permanece. Ações que falam mais que palavras.

Há mais, muito mais para este baixo fazendo história, mas a menos que você está escrevendo um livro .. (Wow grande ideia lol ..) isso deve ser suficiente para iniciar o incêndio.

Administrador

Ir para o topo Ir para baixo

Ken Smith fala sobre Fodera Empty Re: Ken Smith fala sobre Fodera

Mensagem por joabi Seg Fev 06, 2012 8:29 am

Já conhecia esse texto. Acho que ele faz bastante drama e tem ciúmes da proporção que a Fodera alcançou no mercado.
Para mim os dois são grandes construtores, e gostaria de ouvir o lado do Fodera também.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por LuCaSbass Seg Fev 06, 2012 9:01 am

Já tinha visto isso também. Interessante esse tópico do Forum do KS que alguem pergunta sobre o baixo do Anthony Jackon:

http://www.smithbassforums.com/showthread.php?t=1959

"My happy days with Anthony and Fodera, separately, ended a long long time ago. When it comes to money and business, the trust and friendship you thought had been built over time goes out the window in a single act of deception. "

Membro

Mensagem por zanforlin Seg Fev 06, 2012 10:47 am

When Fodera started his business he contacted just about every supplier of mine to make parts and accessories for them. So, why not attempt to steal a player or two? I even sold Fodera a ton of wood as well as all the machines and Jigs from the 1980 -'83 shop that made the wood parts of the early Smith basses after the first 30 or so that were done in part at the Spector shop before that business was sold.

Parece que o Ken é muito puto com o pessoal da fodera hehehe
zanforlin
zanforlin
Membro

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum