Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso

+15
Fabio Linhares
Cabrerafael
galegonobaixo
edu_carvalho
luiztebet
Fabrício Simões
afonsodecampos
Cris Simões
Chico78
webercar
joabi
Christian
Dan
SHIP ROOM ESTUDIO
kiki
19 participantes

Ir para baixo

Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso Empty Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso

Mensagem por kiki Ter Fev 07, 2012 9:23 pm

Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso Paralamas-do-sucesso-8

como ainda não tem um tópico sobre ele?

minibiografia
"Felipe de Nóbrega Ribeiro, conhecido como Bi Ribeiro (Rio de Janeiro, 30 de março de1961), é o baixista do grupo brasileiro Os Paralamas do Sucesso."

Na minha opinião (mas não só na minha) é um dos maiores baixistas do pop/rock nacional.
Criou grandes linhas de baixo, economicas e marcantes, entre as quais eu destaco "Meu Erro", que transformou simples 3 acordes em uma "riff" de baixo imediatamente reconhecível!

Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso Bi

O Liminha, no release do LP "Selvagem?", que ele produziu pro trio, escreveu:
"(...) fiquei impressionado como aquele trio soava bem, como aquele minimalismo funcionava. Eu, como baixista, adoraria tocar com aquele baterista [João Barone], e criar aquelas frases de baixo! Que inveja!"

Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso Img-poa-219

Pra fechar, um videozinho.
A qualidade do som não tá muito boa, mas dá pra sentir bem a pegada do cara, e principalmente como ele sabe a hora de mandar ver e de economizar conforme a música pede. Pra mim, é o comedimento que todo baixista (e todo músico) deve ter.

comentem sobre ele, sua personalidade, seu estilo, seus instrumentos, suas composições.

links:
site oficial - http://osparalamas.uol.com.br/
site de fã com muita informação - http://www.paralamasforever.com/

livro:
Os Paralamas do Sucesso - Vamo Batê Lata. Jamari França. Ed. 34.

Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso Empty Re: Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Ter Fev 07, 2012 9:39 pm

Sempre tive a impressão, nas poucas entrevistas que vi, que ele é tão ou mais legal como pessoa do que como baixista.
Também gosto, embora não seja um dos favoritos.
Acho que quem mais toca lá é o Barone.
Mais gosto sim, e acho que ele casa muito bem com a banda.
Comedido, técnico "dentro das necessidades de seu grupo" e com uma boa noção de quando entrar e quando sair.
Bom tópico, bela lembrança, bacana a homenagem. Very Happy

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso Empty Re: Bi Ribeiro - Os Paralamas do Sucesso

Mensagem por Dan Ter Fev 07, 2012 11:56 pm

claps

Putz, mandou bem demais. Bi Ribeiro é um cara que eu admiro muito. O jeito que ele encaixa as linhas dele, como o resultado parece algo definitivo, muitas vezes simples, mas nada mais complexo ficaria melhor naquele lugar. Boa lembrança.
Dan
Dan
Membro

Mensagem por Christian Qua Fev 08, 2012 7:25 am

ele sabe da sua função segura bem sem firulas, ótimo para o estilo apesar de eu não admirar nada no som dele, acho meio sem definição, não sei se pelas características do seu timbre, dentre os baixistas do brasil de pop ele manda bem, o som bem menos embolado e gravo do que o baixista do Rappa.
Christian
Christian
Membro

Mensagem por kiki Qui Fev 09, 2012 12:58 am

^
Valeu a todos pelo apoio, é bom saber que mais gente compartilha do meu gosto!

Christian
Agora você disse, é verdade, eu também não curto muito o timbre dele não... as linhas são muito boas, mas o som dele é bem grave, ele não dá nenhum brilho, as vezes embola um pouco.
No video que eu postei embola bastante, pq o audio estoura, mas também pq é muito grave o timbre.

Na mesma geração dele, prefiro o timbre do nando reis, do titãs, que é mais brilhante, bem definido.

Última edição por kiki em Qui Fev 09, 2012 12:59 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar comentários e correção.)

Membro

Mensagem por joabi Qui Fev 09, 2012 1:14 am

kiki escreveu:
Agora você disse, é verdade, eu também não curto muito o timbre dele não... as linhas são muito boas, mas o som dele é bem grave, ele não dá nenhum brilho, as vezes embola um pouco.

Nem sempre foi assim...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por kiki Qui Fev 09, 2012 1:51 am

^
esses videos do rock in rio são muito bons!
eu ia até postar um no inicio do tópico e acabei esquecendo.

é impressionante como o bi e o barone seguram toda a música, deixando o herbert à vontade pra fazer o que quiser...
muito louco o poder de um bom drum & bass!
(no finalzinho que vira reggae o povo perde o compasso no coro!)

e esse timbre tá muito bom mesmo! bem observado.
aliás, alguém sabe que baixo é esse que ele usa?
tem um headstock gigante!

Edith:

"Ele usa tradicionalmente um baixo Philip Kubicki Ex-Factor e amplificadores Ampeg SVT Classic, com caixas Ampeg 8x10. Bi coleciona diversos modelos de baixos, incluindo Fender Jazz Bass, Fender Precision Bass, Ampeg Dan Armstrong, Ken Smith, Hofner, Steinberger e Alembic."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bi_Ribeiro

Philip Kubicki Ex-Factor = o vermelho (na foto no começo)
Ampeg Dan Armstrong = vi um de acrilico no google http://www.paisleymartin.com/darmstrong/body-1.jpg
Ken Smith = pode ser que seja: http://www.melvinleedavis.com/pictures%20site/Ken%20Smith%20Bassesedit.jpg
Steinberger = o preto compacto (na foto no começo)
Alembic = pode ser que seja também http://www.basscentral.com/basscombo/alembic/alem_6.jpg
Fender Jazz Bass, Fender Precision Bass = nunca ouvi falar

pelo headstock deve ser esse ken smith...

Última edição por kiki em Qui Fev 09, 2012 2:02 am, editado 1 vez(es)

Membro

Mensagem por joabi Qui Fev 09, 2012 1:56 am

Nessa época os Paralamas eram um powertrio, bem na onda do The Police.

Esse baixo é um Ken Smith, dos antigos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por kiki Qui Fev 09, 2012 2:03 am

^
sabia que alguem saberia mais rapido do que eu era capaz com o google!
valeu!

Membro

Mensagem por webercar Qui Fev 09, 2012 3:16 pm

Bi Ribeiro é um dos meus ídolos. As linhas de baixo dele são marcantes, simples e geniais. O sincronismo dele com o Barone (baterista) são perfeitos.
webercar
webercar
Membro

Mensagem por Chico78 Qui Fev 16, 2012 10:37 am

Acho ele muito bom, sem firulas, faz o que a música da banda pede, o que acho uma virtude. Tem baixista que tem complexo de guitarrista e fica fazendo "coisas" que nada tem a ver com a música. Ex.: baixista que fica fazendo "slap" em qualquer música, ai não dá né Wink
Grande Bi, simples, correto e dono de grandes linhas de baixo!

Membro

Mensagem por Cris Simões Ter Fev 21, 2012 3:55 am

Um baixista econômico mesmo. Sem usar efeitos, slaps ou outras técnicas. Mas depois que conversei com ele depois de um show posso afirmar que ele é incrivelmente gente boa e humilde. Dá gosto de conversar com gente assim.

Membro

Mensagem por afonsodecampos Ter Fev 21, 2012 2:58 pm

Muito bom o tópico, muita informação sobre o grande Bi Ribeiro. É incrivel mesmo como o cara é "gente fina". Já tive oportunidade de conversar com ele depois de um show aqui em Belém e uma vez no Rio. Realmente é um cara simples e humilde, merece todos os elogios possíveis como músico e como pessoa.

Aqui em Belém tem músico que não toca p* nenhuma e não fez nada de importante em sua vida mas vive com o rei na barriga, na verdade, são muitos, pricipalmente a galera do rock!

afonsodecampos
Membro

Mensagem por Fabrício Simões Qui Fev 23, 2012 3:23 pm

Concordo integrlamente com os elogios, pois o cara faz o que precisa, e tem mais, tocar com baterista f*** exige muito do bassman, e ele nunca deixou o Barone "descolar".
Sou um apaixonado pelo rock nacional dos anos 80, e lá encontramos bons baixistas com estas características: economia e precisão.

Parabéns pelo tópico

Up the Irons!!!
Fabrício Simões
Fabrício Simões
Membro

Mensagem por luiztebet Dom Fev 26, 2012 12:11 am

O Alembic em ação.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagem por edu_carvalho Dom Fev 26, 2012 6:00 pm

Linhas simples, eficientes, timbre inconfundível, gravão sem brilho, honrando os grandes mestres do reggae. Influência para toda uma geração de baixistas, facilmente.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagem por kiki Ter Nov 13, 2012 12:25 am

dando uma levantada no tópico, não resisti.

tava pesquisando sobre ofactor e cheguei nesses videos. apesar de ser velho (2004) pra mim foi novidade, só vi agora.

parece que eles pegaram emprestado uma ideia que os rolling stones fizeram na turne bridges to babylon, de fazer um momento "palco pequeno", só com a banda original.
é impressionante ver o poder do power trio cru.

assim como nos velhos tempos, a guitarra com mais efeitos pra preencher, sem os metais e teclados das intros, e o baixo-bateria bem destacados, ótimo pra ouvir com clareza.
baixo bem grave, com pouco brilho, mas bem definido mesmo assim.

Membro

Mensagem por galegonobaixo Ter Nov 13, 2012 12:06 pm

Nossa, bem legais esses vídeos...
Mas que deve ser assustador só um power trio a 2 metros do público...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagem por Cabrerafael Ter Nov 13, 2012 12:39 pm

esses vídeos são dos dvd "uns dias" que eles tocam metade do show nesse palco pequeno, inclusive com algumas participações do Scandurra e do Dado Vila lobos; e a outra metade no palco grande com a galera toda e mais uma porção de participações... Recomendo.

Membro

Mensagem por Fabio Linhares Ter Nov 13, 2012 12:45 pm

Uma vez teve um festival aqui em minha cidade e tocaram na mesma noite os Paralamas e o Cidade Negra. Os Paralamas tocaram primeiro, grande show, som absurdo, com uma baita pressão. Logo depois veio o Cidade Negra e o som ficou magro, pequeno. Aquela bateria eletronica peidada e fiquei até com sono. Incrível a diferença.

Sem contar o estilo do Bi de ficar na beira do palco olhando as menininhas com cara de sedutor. Figurassa.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por HCSC Seg Nov 19, 2012 11:52 am

Sou fã desse cara. Fiquei admirado com a presença dele no palco num show que vi recentemente. Parece um "lord" tocando.
Outra coisa que percebi é que com a situação do Herbert, o único que ficou com mobilidade no palco foi ele.
HCSC
HCSC
Membro

Mensagem por afonsodecampos Seg Nov 19, 2012 4:48 pm

Pois é, ele perdeu papel dele de "esfinge".

afonsodecampos
Membro

Mensagem por Rodrigo Martins Seg Nov 19, 2012 5:11 pm

Bi ribeiro sinonimo de COMPETENCIA.

Rodrigo Martins
Membro

Mensagem por kadesh Seg Nov 19, 2012 8:33 pm

Acho que ele é um ótimo baixista: não exagera, as linhas dele "servem" as músicas do Paralamas.
Mas acho que o som dele não se destaca tanto como deveria... e o timbre não acho tão legal.
Antigamente o baixo dele era mais presente nas músicas. Talvez por agora eles terem vários outros músicos somados à banda.
kadesh
kadesh
Membro

Mensagem por Kobeh Sex Nov 30, 2012 4:05 pm

Tá ae um baixista q tem uma qualidade q eu adimiro muito num músico: inteligência.

Não adianta nada vc ter uma técnica e muito conhecimento teórico se na hora de compor falta bom senso.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo