Transformando um Jazz Bass em Jaguar Bass
+9
Ronaldo.Bass
Lucas_Panurge
afonsodecampos
SMR
siodoni
Ricardo Petrone
Eliseumohr
edumoraes
joaoortiz
13 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Transformando um Jazz Bass em Jaguar Bass
E aí moçada.
Estou entrando em uma nova empreitada... Tenho um Giannini Stratossonic Bass encostadão por causa do braço, que já não está lá essas coisas.
Eu havia lixado ele inteiro já, pois tinha intenção de deixá-lo com acabamento natural (a madeira me parece ser Cedro). Porém, o tempo passou e mudei de ideia, já que ainda não havia colocado em prática meus planos.
Resolvi adequar o corpo dele para um Jaguar Bass. A maioria não gosta do Jaguar, ou prefere o Jazz ao Jaguar. Gosto dos dois modelos e, pela facilidade de se encontrar baixos razoáveis com o shape de Jazz Bass (haja vista os SX, dentre outras opções) versus a limitação de se encontrar baixos no shape Jaguar, achei melhor ter um Jaguar na mão e ter outras mais opções de compra futuramente.
Ontem eu fiz os primeiros trabalhos com o corpo. Serrei conforme um gabarito que imprimi e agora falta abaular a parte serrada, arredondar as beiradas, lixar... e aí por diante.
Infelizmente estava sem máquina fotográfica na hora (não fiz o 'serviço' na minha casa) e não registrei. Mas pretendo registrar os próximos passos da minha empreitada.
Grande abraço a todos!
Estou entrando em uma nova empreitada... Tenho um Giannini Stratossonic Bass encostadão por causa do braço, que já não está lá essas coisas.
Eu havia lixado ele inteiro já, pois tinha intenção de deixá-lo com acabamento natural (a madeira me parece ser Cedro). Porém, o tempo passou e mudei de ideia, já que ainda não havia colocado em prática meus planos.
Resolvi adequar o corpo dele para um Jaguar Bass. A maioria não gosta do Jaguar, ou prefere o Jazz ao Jaguar. Gosto dos dois modelos e, pela facilidade de se encontrar baixos razoáveis com o shape de Jazz Bass (haja vista os SX, dentre outras opções) versus a limitação de se encontrar baixos no shape Jaguar, achei melhor ter um Jaguar na mão e ter outras mais opções de compra futuramente.
Ontem eu fiz os primeiros trabalhos com o corpo. Serrei conforme um gabarito que imprimi e agora falta abaular a parte serrada, arredondar as beiradas, lixar... e aí por diante.
Infelizmente estava sem máquina fotográfica na hora (não fiz o 'serviço' na minha casa) e não registrei. Mas pretendo registrar os próximos passos da minha empreitada.
Grande abraço a todos!
joaoortiz- Membro
Re: Transformando um Jazz Bass em Jaguar Bass
Boa sorte na empreitada, se não der certo pelo menos já vai ter uns tocos pra usar na lareira no inverno,
edumoraes- Membro
HAHAHA com certeza edumoraes!
Montei esse gabarito só pra ter uma referência:
O contorno azul se refere ao JAZZBASS. O contorno vermelho se refere ao JAGUARBASS.
O preenchimento em amarelo é o que eu fiz com meu Jazz Bass pra transformá-lo. Vai ficar um Jaguar Bass com cutways mais 'escavados' que o original.
Montei esse gabarito só pra ter uma referência:
O contorno azul se refere ao JAZZBASS. O contorno vermelho se refere ao JAGUARBASS.
O preenchimento em amarelo é o que eu fiz com meu Jazz Bass pra transformá-lo. Vai ficar um Jaguar Bass com cutways mais 'escavados' que o original.
joaoortiz- Membro
E o braço, vai ter a marcação em blocos?
quero ver as fotos!
quero ver as fotos!
Eliseumohr- Membro
Antigamente a Gianinni fazia muitos shapes de"Jaguatiricas" . mais facil vc encontrar usado... Mas se vc curte a Carpintaria, boa sorte!
Pois é... gosto bastante e já me arrisquei muito nessa.
Inclusive, não fiz em casa porque preferi fazer numa oficina de tapeçaria de um amigo, que tem todas as ferramentas necessárias, além de uma mão de obra de primeira (explorar o s amigos ), mas em troca, tenho que ajudá-lo a fazer pequenos consertos no carro dele (sou formado em Física).
Quanto à marcação, ainda não decidi. Estou com um braço de Squier em casa. Maple com escala Rosewood (marcação bolinha). Não sei se vou ter a moral de fazer o inlay. Talvez peça pra algum luthier fazer o serviço ou então coloque aqueles adesivos imitando madreperola mesmo.
Hoje à noite vou ver se consigo tirar umas fotos de como está e posto por aqui
Inclusive, não fiz em casa porque preferi fazer numa oficina de tapeçaria de um amigo, que tem todas as ferramentas necessárias, além de uma mão de obra de primeira (explorar o s amigos ), mas em troca, tenho que ajudá-lo a fazer pequenos consertos no carro dele (sou formado em Física).
Quanto à marcação, ainda não decidi. Estou com um braço de Squier em casa. Maple com escala Rosewood (marcação bolinha). Não sei se vou ter a moral de fazer o inlay. Talvez peça pra algum luthier fazer o serviço ou então coloque aqueles adesivos imitando madreperola mesmo.
Hoje à noite vou ver se consigo tirar umas fotos de como está e posto por aqui
joaoortiz- Membro
Estamos aguardando!
Eliseumohr- Membro
Sou mais um curioso aguardando o resultado. E qto ao braço como vai fazer, visto q o ginaola tah ferrado ??
SMR- Membro
SMR escreveu:Sou mais um curioso aguardando o resultado. E qto ao braço como vai fazer, visto q o ginaola tah ferrado ??
Então... tenho um braço de Squier que comprei já com intenções de construir um corpo... agora to com esse corpo aí... 'dando bobeira'...
O amigo meu da oficina viajou e ferrou meus planos do fim de semana =/ vai ficar pra outro dia mesmo.. hehe
joaoortiz- Membro
Acho o shape do Jaguar lindão, curioso pra ver o resultado!
Tava pensando em fazer isso com meu Sonic-X, acho a aparência dele um pouco tosca e "infantil" - tanto é que agora eles fazem o modelo fiel à aparência do jazz bass -, quando fizer uns upgrades passo prum luthier transformá-lo num jaguar ou jazzmaster like.
Clube Adriano Engel #001 ; Clube Giannini #037 ; Clube dos não somente baixistas #001
Lucas_Panurge- Membro
Vou seguir esse projeto....
Clube Fender #107 - Clube GK #034 - Clube dos viciados em upgrade #029 - Clube do Precision Bass #026
Ronaldo.Bass- Membro
sou fã do Jaguar, e pretendo algum dia ter um...ansioso para ver os resultados dess e projeto!
Convidado- Convidado
Galera... tirei algumas fotos do que fiz até agora (bem pouco, por sinal):
"Chifres" serrados
Cutway
Cutway
No formato aproximado já
Detalhe no "sivíçu"
"Chifres" serrados
Cutway
Cutway
No formato aproximado já
Detalhe no "sivíçu"
joaoortiz- Membro
eita...já me deu vontade de fazer isso no meu hahahahha.... tenho um corpo giannini parado aqui...mas é pesadão !!! O braço foi pro trash. O meu jaguar vendi...estou com um Jazz Bass Geddy lee.... acho q vou acabar aderindo a esse mod no corpo gianola q tenho aki....
SMR- Membro
SMR, manda bala que é legal demais ver o shape 'surgindo' depois de muito pó (de madeira, claro) hehehe.
De que ano é esse corpo de Gianola seu? De repente é da mesma safra que o meu...
De que ano é esse corpo de Gianola seu? De repente é da mesma safra que o meu...
joaoortiz- Membro
Clube Fender #107 - Clube GK #034 - Clube dos viciados em upgrade #029 - Clube do Precision Bass #026
Ronaldo.Bass- Membro
Vai transformar o carro dele em um foguete ou em um acelerador de partículas??
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
SMR- Membro
Renato escreveu:joaoortiz escreveu:(...) mas em troca, tenho que ajudá-lo a fazer pequenos consertos no carro dele (sou formado em Física).
Vai transformar o carro dele em um foguete ou em um acelerador de partículas??
só alguns reparos elétricos e outros mecânicos...
não me arrisco em acelerar partículas (ainda)... prefiro não correr o risco de transformar minha cidade em um buraco negro
joaoortiz- Membro
Muito bom!
Olha ae:joaoortiz escreveu:SMR, manda bala que é legal demais ver o shape 'surgindo' depois de muito pó (de madeira, claro) hehehe.
SMR- Membro
Sei q o bicho é pesado. Não sei de q madeira é...acredito q seja 90´s.
SMR- Membro
^Cedro-rosa ou (em alguns casos) mogno.
Esse aí me parece mesmo do início dos anos 90.
Esse aí me parece mesmo do início dos anos 90.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Tem um lascadinho ali perto do control plate??
Imagino que seja cedro-rosa, mas vamos aguardar alguém que manja de verdade hehehe
Imagino que seja cedro-rosa, mas vamos aguardar alguém que manja de verdade hehehe
joaoortiz- Membro
Já falei acima... A maioría eram de cedro-rosa, alguns, em mogno....joaoortiz escreveu:Tem um lascadinho ali perto do control plate??
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Se der vou dar uma lixada para desvendar o mistério.
SMR- Membro
Galera... dei uma parada no projeto... enquanto estou meio sem tempo pra colocar a mão na massa, tenho pesquisado sobre hardware.
No caso do jaguar bass, existem 3 control plates. Já procurei em todos os meios imagináveis e, no Brasil, não encontrei. No ebay é razoavelmente fácil encontrar, mas tem os inconvenientes de se importar algo.
Pensando muito sobre isso, imaginei até a possibilidade de 'fabricar' esses control plates. Outra opção seria, de repente, fazê-los no material de escudo espelhado e o restante do escudo faria na cor normal. Não sei se visualmente chegaria a um nível próximo e se mecanicamente esse control plate seria estável a fim de suportar os controles todos (e o número de furos e cavidades).
Alguma sugestão??
No caso do jaguar bass, existem 3 control plates. Já procurei em todos os meios imagináveis e, no Brasil, não encontrei. No ebay é razoavelmente fácil encontrar, mas tem os inconvenientes de se importar algo.
Pensando muito sobre isso, imaginei até a possibilidade de 'fabricar' esses control plates. Outra opção seria, de repente, fazê-los no material de escudo espelhado e o restante do escudo faria na cor normal. Não sei se visualmente chegaria a um nível próximo e se mecanicamente esse control plate seria estável a fim de suportar os controles todos (e o número de furos e cavidades).
Alguma sugestão??
joaoortiz- Membro
Dá pra fazer escudo e control plate de acrílico, com corte preciso à laser, mas é importante ter o desenho em vetor, com a posição correta dos furos. Aqui em Belém fiz orçamento do escudo Rickenbacker e neckplate em fevereiro, a R$80,00 e R$20,00. Pelo ebay também é fácil, basta fazer os pedidos em separado, que não ultrapasse os U$50,00.
bom galera... comprei os control plates no ebay. Agora é esperar chegar... o escudo eu mesmo quero fazer. Vou comprar a chapa e confeccionar artesanalmente.... em breve
joaoortiz- Membro
É isso aí moçada... demorou mas chegou!
O preço da brincadeira: 61,61 dilmas
Bora colocar a mão na massa de novo!
O preço da brincadeira: 61,61 dilmas
Bora colocar a mão na massa de novo!
joaoortiz- Membro
Demorou? Nada mano, chegou rápido...
A sorte tá do teu lado, manda ver!
Saiu baratinho ainda..
matsegredo- Membro
afonsodecampos escreveu:Demorou? Nada mano, chegou rápido...
Na verdade, em se tratando de importação, veio rápido mesmo... mas é a pilha né?! pra mim demorou uma década
joaoortiz- Membro
que isso... bem baratinho eu achei... com frete e tudo mais... tranquilexmatsegredo escreveu:Saiu baratinho ainda..
joaoortiz- Membro
joaoortiz escreveu:que isso... bem baratinho eu achei... com frete e tudo mais... tranquilexmatsegredo escreveu:Saiu baratinho ainda..
realmente, e peças da fender todas originais... acho que so um plate simples deles aqui deve ser 120 reais
matsegredo- Membro
matsegredo escreveu:joaoortiz escreveu:que isso... bem baratinho eu achei... com frete e tudo mais... tranquilexmatsegredo escreveu:Saiu baratinho ainda..
realmente, e peças da fender todas originais... acho que so um plate simples deles aqui deve ser 120 reais
eu te desafio a encontrar um jogo com os 3 control plates assim no Brasil HEHEHEHE
Mas você tá certo com relação ao valor. Se fosse comprar aqui seria absurdamente mais caro.
joaoortiz- Membro