Baixo com captadores de guitarra?
+6
allexcosta
Binão
siodoni
Mauricio Luiz Bertola
rodsom
Zubrycky
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Baixo com captadores de guitarra?
Ler este tópico me fez ficar com uma dúvida que gostaria de esclarecer com os luthiers daqui... O que acontece se usarmos captadores de guitarra em um baixo?
Sei que o alinhamento dos polos dos magnetos é diferente entre guitarras e contrabaixo, pois o espaçamento das cordas é menor nas guitarras do que nos contrabaixo, mas o que aconteceria se esse problema fosse resolvido fazendo, de modo experimental, um baixo com menos cordas?
Como seria a sonoridade de um instrumento desses?
Sei que o alinhamento dos polos dos magnetos é diferente entre guitarras e contrabaixo, pois o espaçamento das cordas é menor nas guitarras do que nos contrabaixo, mas o que aconteceria se esse problema fosse resolvido fazendo, de modo experimental, um baixo com menos cordas?
Como seria a sonoridade de um instrumento desses?
Re: Baixo com captadores de guitarra?
Vai captar do mesmo jeito.
Os Fenders Musicmaster tinham captadores de guitarra adaptados; e funcionava...
Vai ficar com um timbre de um Jazz Bass ou Precision? Não. Mas vai soar como baixo.
Os Fenders Musicmaster tinham captadores de guitarra adaptados; e funcionava...
Vai ficar com um timbre de um Jazz Bass ou Precision? Não. Mas vai soar como baixo.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
O captador não é de guitarra ou de baixo.
O que manda é a resistencia do mesmo.
Ja rolou aqui no forum uma vez um baixo D'Alegria (azul) que tinha um captador single de guitarra.
EDIT: Achei o topico: https://www.contrabaixobr.com/t4812-d-alegria-dynamo-ag-andre-gomes-signature
O que manda é a resistencia do mesmo.
Ja rolou aqui no forum uma vez um baixo D'Alegria (azul) que tinha um captador single de guitarra.
EDIT: Achei o topico: https://www.contrabaixobr.com/t4812-d-alegria-dynamo-ag-andre-gomes-signature
Última edição por siodoni em Sex Fev 24, 2012 11:00 pm, editado 1 vez(es)
É um querendo fazer um baixo de um corpo de guitarra.. outro colocar caps de guita no baixo...
Sei lá... hehe
Sei lá... hehe
Binão escreveu:É um querendo fazer um baixo de um corpo de guitarra.. outro colocar caps de guita no baixo...
Sei lá... hehe
É que essa dúvida me veio ao ler esse tópico e não quis perguntar por lá para não desvirtuar ( ainda mais ) o tópico... Além disso, achei mais proveitoso perguntar por aqui, já que esta é uma questão referente à área de luthieria...
Além disso, adoro uma experiência...
Não há problema. Já foi feito inúmeras vezes inclusive por fabricantes conhecidos. Como dito acima, o que determinará o som são as características do captador, como indutância, resistência, tipo de magneto, etc e não o fato de ser de guitarra ou baixo.
O meu Giannini Mirage (que tem uma review aqui no fórum) está com captadores de guitarra. A cavidade dele era o mesmo padrão das Stratocaster, e assim, coloquei um par de Sergio Rosar, entre 14-15K (são mini humbuckers, e que não tem polo definido e sim aquelas barrinhas magnéticas).
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Não sei se é o caso mas o captador desse fretless parece ser de guitarra.
^ Me parece ser um Bill Lawrence.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
^ Pensei o mesmo pois um colega tem um Bill Lawrence na ponte da guita dele e é bem parecido, mas como não manjo ficou a dúvida.
Parece mesmo, um XL500.
Os baixos Steinberger's tem um captador EMG HB "Hambucker" idêntico aos de guitarra. A capatação fica normal pois não tem polos, e sim 2 barras feitas de íma, captando toda a extensão. Não é isso?
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos