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Mensagem por cicero moura Dom Mar 18, 2012 11:05 am

dizem que gosto é igual a umbigo ,esse som do nico era bem o que eu procurava. bendito emg.

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Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 18, 2012 11:59 am

Nos idos de 90.... meus ultimos shows foram com os emg PJ num pbass e te falo.... os graves extremeceram o placo, bem como massagearam o peito do público!!!! Era porrada pura.... não sei se os atuais emg são diferentes...
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Mensagem por ct.colela Dom Mar 18, 2012 3:03 pm

^são extremamente diferentes
o som dos emgs antigos é mais natural
o som dos emgs atuais é enlatado
eu ja vi as duas placas eletronicas dos caps
o antigo possue um unico opamp 4250
o atual tem um opamp 4250 e um transistor fet na saida
é diferente é como se o pre fosse ligado em outro pre

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Mensagem por NeyBass Seg Mar 19, 2012 8:08 am

ct.colela escreveu:o som dos emgs atuais é enlatado

os meus vieram numa latinha de sardinha.
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Mensagem por Pedro Jack Seg Mar 19, 2012 10:11 am

NeyBass escreveu:
ct.colela escreveu:o som dos emgs atuais é enlatado

os meus vieram numa latinha de sardinha.

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Mensagem por GusVCD Seg Mar 19, 2012 10:33 am

NeyBass escreveu:
ct.colela escreveu:o som dos emgs atuais é enlatado

os meus vieram numa latinha de sardinha.
Creio q o Colela está falando dos EMGs ativos, e não dos EMG-HZs, passivos.

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Mensagem por ct.colela Seg Mar 19, 2012 12:09 pm

GusVCD escreveu:
NeyBass escreveu:
ct.colela escreveu:o som dos emgs atuais é enlatado

os meus vieram numa latinha de sardinha.
Creio q o Colela está falando dos EMGs ativos, e não dos EMG-HZs, passivos.
Pelo que percebi tenho que desenhar

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Mensagem por NeyBass Seg Mar 19, 2012 1:19 pm

playing affraid
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Mensagem por André Souza Seg Mar 19, 2012 10:49 pm

Os meus são de 1998... Não sei se é bom ou mal. Rs... Rs...

O som me agrada muito. Shocked

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Mensagem por cicero moura Qua Mar 21, 2012 1:20 pm

https://youtu.be/LrBKP6geeiQ
isso ai que é som de lata?

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Mensagem por Colono Qui Ago 23, 2012 4:20 pm

"CHATO PASTORIUS!!!!!"

kkkkkkkkkkkkkkkkk

po.. bom saber q eu não sou o único sujeito no mundo que acha o Jaco um pé no saco!!!! cheers
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Mensagem por NeyBass Qui Ago 23, 2012 4:47 pm

cicero moura escreveu:https://youtu.be/LrBKP6geeiQ
isso ai que é som de lata?

Pois é Cicero, tem que coisa que temos que ler e ficar calado...rs
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Mensagem por inibass Qui Ago 23, 2012 6:39 pm


Eu uso EMG-45J com pré SD...o cap é bem coladinho na ponte e mesmo assim não tem som de lata não...tem sim bastante brilho, sem muito exagero, brilho tipo do Nico mesmo...e essa foi a intenção.

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Mensagem por ct.colela Qui Ago 23, 2012 7:06 pm

NeyBass escreveu:
cicero moura escreveu:https://youtu.be/LrBKP6geeiQ
isso ai que é som de lata?

Pois é Cicero, tem que coisa que temos que ler e ficar calado...rs

Pede para fazer o mesmo video e pede para abrir o agudo que esta fechado
ai acho que voce vai entender do assunto
pena que som não da para se desenhar colocar gravuras coloridas

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Mensagem por cicero moura Qui Ago 23, 2012 8:02 pm

^ colela que tal eu fui por esse video ai
to com aguilar obp3 e 45dc. o baixo nem tah montado aida
mas daqui ums dias eu montoe posto alguma coisa.


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Mensagem por Maniaky Sex Nov 02, 2012 10:41 am

ct.colela escreveu:... emg fala melhor com ação mediana para alta
Colela, a ação media alta a que voce se refere seria de quantos milimetros do braço? e você acha que cordas com o calibre de 0.40 e 0.45 dão muita diferença? Pergunta
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Mensagem por José Augusto Sex Nov 02, 2012 10:56 am

Eu sou da linha dos que acham que : som é dedo.
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Mensagem por carimbass Sex Nov 02, 2012 11:07 am

José Augusto escreveu:Eu sou da linha dos que acham que : som é dedo.

Nesse caso específico, uma coisa não tem nada a ver com a outra...

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Mensagem por cardozo Qua Mar 12, 2014 7:48 am

Pessoal,

para não abrir outro tópico, resolvi desenterrar este aqui.

Tenho um Ibanez SRA500 com caps EMG HZ e pré EMG BQS System. O amplificador é um GK MB200 com caixa Teksound de 12", cone de alumínio. Eu toco apenas em casa, acompanhando as músicas tocadas por um bom aparelho de som.

O baixo tem uma tocabilidade fabulosa, aliado ao baixo peso e a um corpo relativamente pequeno e fino.

O instrumento está regulado com ação mediana (3 mm no 12o. traste para a corda Mi, 2,5 mm para a corda sol), radiano respeitado (12") e tensor com espaço entre 0,35 a 0,40 mm, medido na corda Mi. A distância das cordas para os captadores, quando pressionada no último traste, se não me engano, varia de 2,5 a 2,0 mm, da corda Mi para a Sol.

O baixo é uma verdadeira delícia de se tocar. Mas o som...

Longe, muito longe de me agradar. Anasalado e magro são as duas primeiras palavras que me vem à mente. Fechado e opaco, "dark" e "2D" seriam outras. Também não gosto do som "certinho" destes captadores. É pasteurizado, meio sem vida.

Como nem tudo são espinhos, a grande vantagem deste setup é a modularidade que se consegue no ataque dos dedos da mão direita às cordas. Gosto de tocar leve e qualquer diferença de pegada é automaticamente transferida para o som. Esta é uma característica que eu gosto muito.

Levando em conta minha preferência pelo som de contrabaixo aberto, com vida, graves profundos que reverberam, mas sem embolar, além de algum roncado, uma leve sujeira no som, pergunto:

1 - Quais as regulagens no contrabaixo e/ou no amplificador eu devo tentar para "abrir" mais o som?

2 - Qual a influência da "falta de madeira" ou o baixo peso do instrumento neste som?

3 - Baixar um pouco os captadores em relação às cordas traria algum benefício para o timbre que procuro?

4 - Por fim e, mais importante: Qual modelo Ibanez SR teria as características sonoras que estou estou procurando?

Muito obrigado a todos.

Um abraço,

Peter
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Mensagem por djmmaster Qua Mar 12, 2014 10:32 am

que cordas voce usa? quando as trocou a ultima vez? acho isso muito importante também!
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 12, 2014 10:36 am

Grava um vídeo com o seu baixo e mostra um com o timbre que você busca.
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Mensagem por cardozo Qua Mar 12, 2014 10:45 am

djmmaster escreveu:que cordas voce usa? quando as trocou a ultima vez? acho isso muito importante também!

Pois é. Foi a única característica que esqueci de comentar...  Embarassed 

Cordas D'Addario .045 niquel. São novas, devem ter menos de dois meses de pouquíssimo uso. Eu gosto das .040, mas não quis colocá-las para não precisar mexer no nut.

Abraço!
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Mensagem por cardozo Qua Mar 12, 2014 11:28 am

allexcosta escreveu:Grava um vídeo com o seu baixo e mostra um com o timbre que você busca.

Allex, não tenho como gravar o baixo...

Timbre que procuro? Algo próximo do Precision.

Abraço!
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 12, 2014 11:37 am

cardozo escreveu:Timbre que procuro? Algo próximo do Precision.

Que tal vender seu Ibanez e comprar um Precision?
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Mensagem por cardozo Qua Mar 12, 2014 11:52 am

allexcosta escreveu:
cardozo escreveu:Timbre que procuro? Algo próximo do Precision.

Que tal vender seu Ibanez e comprar um Precision?

Allex,

É A opção. Desde que o baixo tenha o peso, braço e tocabilidade dos Ibanez SR.

Abraço!
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 12, 2014 12:23 pm

^ Ah tá, você curte o baixo mas não curte o som...

Tem que trocar a eletrônica mesmo, não tem jeito. EMG tem características muito fortes, que você não muda com EQ ou cordas.

Talvez esses Nordstrand que a Ibanez tem usado.
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Mensagem por cardozo Qua Mar 12, 2014 12:55 pm

allexcosta escreveu:^ Ah tá, você curte o baixo mas não curte o som...

Tem que trocar a eletrônica mesmo, não tem jeito. EMG tem características muito fortes, que você não muda com EQ ou cordas.

Talvez esses Nordstrand que a Ibanez tem usado.

É uma, vou pesquisar sobre este captador.

O som do baixo não é ruim, apenas não é minha praia. Devo vender este baixo e, conforme for, tentar um instrumento da série Premium, que usa captadores Nordstrand.

Enquanto ele não vai embora, você sugere alguma regulagem nos controles do baixo ou do amplificador, para "abrir" o som? Baixar os captadores é uma opção?

Abraço!

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Mensagem por allexcosta Qua Mar 12, 2014 1:02 pm

^ Não sugiro nada em específico, mas não custa tentar.
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Mensagem por djmmaster Qua Mar 12, 2014 1:30 pm

vish, ibanez com som de precision é complicado mesmo. sou fã do som do precision, mas a tocabilidade dos ibanez SR é fantastica mesmo
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Mensagem por cardozo Qua Mar 12, 2014 1:57 pm

djmmaster escreveu:vish, ibanez com som de precision é complicado mesmo. sou fã do som do precision, mas a tocabilidade dos ibanez SR é fantastica mesmo

Este seria o melhor exemplo de que madeira (ou a falta dela) interfere no som?
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Mensagem por djmmaster Qua Mar 12, 2014 2:35 pm

acho que o som do Precision vem muito da captação Split e da sua localização no corpo, a madeira acho que influencia bem menos, e o conforto dos ibanez acho que são varios fatores, o corpo menor, o perfil do braço. gosto bastante destes, mesmo o som não sendo o ideal pra mim
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Mensagem por cardozo Qua Mar 12, 2014 2:50 pm

Pois é. Existe uma alternativa com corpo estilo Ibanez SR e captação Precision? Difícil abrir mão de um baixo tão bom de tocar.
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Mensagem por GusVCD Qua Mar 12, 2014 3:02 pm

O Edumerino tem dois Ibanez, das séries mais tops, e um deles pelo q lembro possui captação PJ. Ele está usando captação Joe Barden (trocou a original) e está curtindo bastante:

https://www.contrabaixobr.com/t22441-qual-seu-pj-preferido#475791
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Mensagem por djmmaster Qua Mar 12, 2014 3:03 pm

existe uns ibanez com cap split, mas normalmente o captador esta invertido (parte mais proxima da escala nas cordas mais agudas)
assim:
Timbre com EMG - Página 2 Bs_eb_ibanez_sr-1000e

sendo que o precision é assim:
Timbre com EMG - Página 2 1979_Fender_Precision_Bass_S896443_front
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Mensagem por galegonobaixo Qua Mar 12, 2014 3:39 pm

Se fosse MEU baixo...

Eu não trocaria de baixo não, pessoalmente acho muito difícil achar baixos que eu realmente goste em termos de "pegada", peso e tocabilidade.

Eu acho que troquei os captadores do meu baixo uma 4 ou 5 vezes até achar algo que ficasse próximo ao que eu queria. Eu procuraria um luthier de confiança e veria a possibilidade de uma troca de captadores...
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Mensagem por edumerino Qua Mar 12, 2014 3:52 pm

cardozo escreveu:

4 - Por fim e, mais importante: Qual modelo Ibanez SR teria as características sonoras que estou estou procurando?

Muito obrigado a todos.

Um abraço,

Peter

Em primeiro lugar eu entendo perfeitamente o seu gosto pela tocabilidade dos SR. Já tive alguns até chegar aos meus dois atuais e com eles ficarei por muito tempo sem dúvida.

Só que, como sabe, existem SR que vão de 200 a 2.000 dólares. Incontáveis modelos de diversas origens e graus de qualidade, características de timbre etc...
Em modelos antigos você encontrará a configuração de captadores P/J. Sendo que o P é invertido.
Acredito que se busca "som de Precision" e não quer "um Precision" estes modelos podem fazer com que chegue perto mas ainda assim com modificações. Os captadores originais (sejam os AFR ativos dos japoneses ou os que vinham nos coreanos) não vão dar aquele "som de Precision" clássico.

Como exemplo: Tenho um SR 1300PM Custom Made. Tirei o circuito dele e troquei os captadores originais por um set de Joe Barden P/J. Ou seja, como a maioria dos Precisions, agora é um baixo passivo. Restes captadores são feitos como opção de substituição para Fenders, segundo o fabricante. E ainda assim se eu te falar que meu baixo "virou um Precision" eu vou estar mentindo. Aliás essa percepção é extremamente relativa. Mas enfim, no fim das contas o baixo apresenta as características que eu buscava e que se assemelham ao que descreveu.
Depois me passa MP pra eu te mandar sons que gravei com este baixo e ver se é o que imagina...

Não sei se os Premium vão te deixar feliz. Tenho o Prestige SR5000e que é o top de linha dos SR atualmente e ele é um baixo de outro mundo, maravilhoso, fantástico MAAS não me dá som de Precision. Me dá o som dele, que é sensacional. Então, com o Premium você vai ter um baixo muito bom, diria que é quase certo que vá gostar dele muito mais do que o seu SRA, mas sugiro testar antes pra não se arrepender.
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Mensagem por cardozo Qui Mar 13, 2014 6:58 am

Caro Edumerino,

excelente a sua resposta. É sempre bom encontrar pessoas que compartilham do mesmo gosto, ainda mais quando o instrumento em questão não é uma unanimidade.

Antes de mais nada, porque o gosto pelo Ibanez SR? Por que foi um dos poucos contrabaixos que me fizeram prestar atenção na música e teoria, ficando a técnica e instrumento em segundo plano, tão fácil e confortável é sua tocabilidade.

Quanto ao "som de Precision", é apenas um norte, uma referência. Não há como querer emular o som de dois equipamentos tão distintos. Um Jazz Bass com tone mais fechado pode ser incluído, neste meu caso, como "som de Precision", diferentemente do "som de Music Man", que é diametralmente o oposto e longe do que estou procurando. Resumindo, a procura é mais por um "tipo de som" do que qualquer coisa.

Edumerino, voltando à sua resposta e pensando bem, a solução mais econômica e lógica é manter meu contrabaixo e trocar a captação, quando for possível. Levei a resposta do Galegonobaixo em consideração, além dos fatores financeiros. Gosto do baixo, é muito bem construído, já está lá em casa e pago, então, vou dar uma sossegada...  Very Happy

Por fim, testando um pouco mais o setup, encontrei uma regulagem que me satisfez, pelo menos por agora. Não mexi nos controles do amplificador e mudei alguns parâmetros no pré do contrabaixo:

Blend: 100% o captador da ponte e 50% o captador do braço. O captador da ponte tem um som mais gordo que o do braço. Aliás, o que aconteceria ao som se eu os trocasse de posição, já que os captadores parecem ser diferentes?
Agudos: Incremento em 25%;
Graves: Incremento em 25%
Médios: Diminuição em 25%

Por enquanto é isso. Muitíssimo obrigado a todos.

Abraço!

Peter
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 13, 2014 7:57 am

cardozo escreveu:Blend: 100% o captador da ponte e 50% o captador do braço. O captador da ponte tem um som mais gordo que o do braço.

Sério? Bem estranho isso... E essa regulagem foge bastante de qualquer coisa que eu chamaria de "som de Precision" ou algo próximo disso.
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Mensagem por GusVCD Qui Mar 13, 2014 8:39 am

^Eu ia falar a mesma coisa. Grandes chances de se acabou indo na praia de Precision com essa regulagem, q a solda no Blend esteja invertida.
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Mensagem por cardozo Qui Mar 13, 2014 9:25 am

Humm... Pode ser que eu tenha invertido a ligação dos captadores no controle de blend do BQS System. Coisa fácil de resolver, se for o caso. Não há solda ali.

A tendência é que o captador do braço seja mais gordo que o da ponte, correto?

Vocês me atentaram para uns detalhes que não havia pensado. Muito obrigado.

Abraço!
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Mensagem por edumerino Qui Mar 13, 2014 9:27 am

Pois é, captador do braço "por definição" costuma ter som mais gordo...

Sobre a troca de captadores, dá uma pesquisada legal antes. Existem muitas opções de soapbar no mercado que podem atender. Esquecendo a questão do "som de Precision" e pensando nas características do som que descreveu como ideal, eu consideraria Bartolini como uma das opções. Mas o pessoal com certeza tem muito mais conhecimento neste campo pra te dar dicas.
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Mensagem por cardozo Qui Mar 13, 2014 9:28 am

Acho que está claro o bastante que nunca terei "som de Precision" com este setup, correto?

Parece implicância!  Very Happy 
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 13, 2014 9:30 am

Também daria uma pesquisada nos Barts.
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Mensagem por cardozo Qui Mar 13, 2014 9:30 am

edumerino escreveu:... Esquecendo a questão do "som de Precision" e pensando nas características do som que descreveu como ideal...

Será que só você entendeu o que eu quis dizer?
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Mensagem por cardozo Qui Mar 13, 2014 9:32 am

Allex e Edumerino,

acho que tenho que explorar um pouco mais as possibilidades deste setup, inclusive revisando a instalação.

Esta questão do som mais gordo na ponte, meu caso, acendeu a luz amarela por aqui...

Valeu!
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Mensagem por edumerino Qui Mar 13, 2014 9:56 am

cardozo escreveu:
edumerino escreveu:... Esquecendo a questão do "som de Precision" e pensando nas características do som que descreveu como ideal...

Será que só você entendeu o que eu quis dizer?


Acho que o pessoal também entendeu. É que nem todo mundo pensa como você quando procura um som. Tem pessoas que buscam "som de jazz", "som de precision", "som de Billy Sheehan" e não estão falando da característica do som, querem o som MESMO. Ou seja, só estariam satisfeitas com os instrumentos originais.
É algo que, se não me engano, já vi o Allex citando por aqui. Muita gente tem, por exemplo, o sonho de ter um Fender. Aí manda fazer o baixo em luthier ou compra um "similar". E o sonho continua. Por isso geralmente a primeira dica é "se quer som de precision, compre um Precision", "se quer um Fender, compre um Fender".

Mas acho que ficou claro que a sua questão está na característica do som. Explore tudo do seu baixo, se ainda assim não curtir algumas boas opções já foram expostas aqui!
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 13, 2014 10:20 am

Mudei de opinião quanto ao seu problema, cardozo...

Acho que você precisa conhecer mais seu baixo, os controles e as características de som das diversas cordas.

Em algum lugar nesse meio há um som próximo do que você busca com investimento zero ou muito baixo.

Se você não tem nem certeza de qual captador é qual, há um longo caminho a se trilhar antes de culpar o equipamento.
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Mensagem por cardozo Qui Mar 13, 2014 1:37 pm

Edumerino e Allex,

as respostas de vocês, se não iguais, foram complementares. Há um longo caminho a percorrer neste novo mundo musical e às vezes fico perdido, empacado. Agradeço muito a ajuda de vocês e dos outros membros que ajudaram neste tópico.

Não tenho tara por marca de instrumentos musicais, mas tenho uma boa ideia do que gosto ou não gosto ou o que funciona bem para mim. Tenho também um som de referência na cabeça, seja lá Precision ou o que for e este som é a base do que espero escutar quando toco. Meta, além de referência.

Allex, na hipótese, apenas liguei os captadores invertidos no controle de blend do pré. O caminho não será mais comprido ou árduo por conta deste engano...

Abraço a todos,

Peter
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Mensagem por GusVCD Qui Mar 13, 2014 2:51 pm

Apenas acrescentando, indo ainda na linha dos EMGs, eu lembrava q dentro dos SoapBars tinham uma série de modelos q tinha ligações e bobinas diferentes, alguns até buscando timbre mais clássicos como de Jb e Pb.

Dei um olhada no site (http://www.emgpickups.com/bass/extended-series.html) e vi q eles possuem dois soapbars para se ter som na praia dos Precisions, o 35PX  e o 35P4. Recomendo buscar informações, buscar videos demonstrativos no Youtube e ver se é isso mesmo, e se os mesmo tem as medidas q caberiam sem precisar mexer na furação do baixo.

Talvez um desses no braço, e um outro lá q tenha uma característica de Jazz Bass (tem vários) vc consegue chegar em algo como um PJ, sem ter q mexer nos buracos do baixo.

Abraços.
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Mensagem por cardozo Sex Mar 14, 2014 7:15 am

Tive aula de contrabaixo ontem e parece que a regulagem nos controles do baixo realmente surtiram efeito. Nada melhor que resolver um problema sem gastar dinheiro...  Very Happy 

Confirmo a excelente tocabilidade e conforto do Ibanez. A tensão vai embora, você fica mais rápido e focado na música. O instrumento passa a ser secundário na equação, o que é muito bom.

GusVCD,

eu não tinha considerado a EMG por achar que a característica sonora dos captadores HZ são uma "marca" da EMG, mas as alternativas indicadas são boas. O problema é que o pré do meu baixo (EMG BQS HZ) foi feito para captadores passivos e estes são ativos.

De toda sorte, como dito acima, achei uma regulagem que me satisfez, "corta" bem na mix do aparelho de som...  Wink

Muito obrigado e um abraço!

Peter
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