Instalando Conectores JST (Utilidade Relativa)
+2
gpraxedes
Raul S.
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Instalando Conectores JST (Utilidade Relativa)
Em outubro de 2011 comprei um jogo de conectores JST de 2 pinos (10 unidades macho-fêmea) no eBay; aqueles usados em computadores, circuitos, etc. Minha intenção era instalar esses conectores para facilitar a troca de captadores e/ou da parte elétrica sem ter que desmontar os dois, e para não ter que refazer a solda dos potenciômetros no caso de trocar um captador.
Como alguns podem lembrar, tenho um PJ Eagle antigo que de original só tem o braço e o corpo, e hoje criei coragem para desmontá-lo e instalar os conectores. Detalhe: este contrabaixo não possui escudo.
Primeiro passo: tirar as cordas, desparafusar a tampa da parte elétrica e os captadores, cortar os fios dos captadores, e desroquear os potenciômetros do corpo para evitar acidentes.
Segundo passo: aumentar o orifício onde passam os fios, pois o conector, apesar de pequeno, não passava por eles. Aproveitei para deixar um pouco de folga para estender a blindagem com a fita de cobre, porque eu estava usando fios para ligar a blindagem entre as três cavidades. Em seguida, utilizei uma furadeira com uma broca de madeira sem o menor pudor, e ficou excelente, com espaço suficiente para colar a fita e passar o conector.
Terceiro passo: passar a fita de cobre pelo orifício recém-feito. Isso não exigiu nenhum tipo de habilidade, apenas enrolei a fita como um cilindro com a cola para fora e, para colar a fita, usei uma broca menor e pressionei nas laterais do orifício. Poderia ter usado qualquer coisa menor do que o orifício para fazer com que a cola entrasse em contato com suas laterais, mas as brocas estavam à mão.
Quarto passo: montar os conectores. Como não desfiz as soldas dos potenciômetros, tive apenas que prender os fios nos núcleos dos conectores e montá-los: fêmea para a parte elétrica e macho para a captação. Lixei as pontas dos fios e apliquei um pouco de solda para garantir que não soltem.
Quinto passo: ligar os conectores, parafusar os captadores e a tampa da parte elétrica, e colocar as cordas, ou seja, montar o contrabaixo.
Objetivo alcançado! O contrabaixo continua funcionando normalmente e não foi necessário mexer com solda a dos potenciômetros. Como resultado, agora é necessário apenas afrouxar as cordas para mexer com os captadores, e posso instalar o conector macho nos fios antes mesmo de olhar o contrabaixo.
Obs.: Essa instalação não possui nenhum tipo de utilidade vital para um contrabaixo, apenas gosto de mexer no meu velho e querido Eagle e não tenho medo de errar. Apesar de gostar de soldar, fico com dó de desfazer uma solda e ter que limpar um potenciômetro porque, por mais bem feita que seja a remoção da solda antiga, fica uma meleca!
Material: 2 dos conectores, pequenos pedaços de fita de cobre adesiva e estanho (solda).
Ferramentas: Furadeira elétrica, broca para madeira, parafusadeira elétrica e ferro de solda.
Tempo gasto: Em torno de 01 hora.
Valor gasto: R$ 7,00 (conectores)
Como alguns podem lembrar, tenho um PJ Eagle antigo que de original só tem o braço e o corpo, e hoje criei coragem para desmontá-lo e instalar os conectores. Detalhe: este contrabaixo não possui escudo.
Primeiro passo: tirar as cordas, desparafusar a tampa da parte elétrica e os captadores, cortar os fios dos captadores, e desroquear os potenciômetros do corpo para evitar acidentes.
Segundo passo: aumentar o orifício onde passam os fios, pois o conector, apesar de pequeno, não passava por eles. Aproveitei para deixar um pouco de folga para estender a blindagem com a fita de cobre, porque eu estava usando fios para ligar a blindagem entre as três cavidades. Em seguida, utilizei uma furadeira com uma broca de madeira sem o menor pudor, e ficou excelente, com espaço suficiente para colar a fita e passar o conector.
Terceiro passo: passar a fita de cobre pelo orifício recém-feito. Isso não exigiu nenhum tipo de habilidade, apenas enrolei a fita como um cilindro com a cola para fora e, para colar a fita, usei uma broca menor e pressionei nas laterais do orifício. Poderia ter usado qualquer coisa menor do que o orifício para fazer com que a cola entrasse em contato com suas laterais, mas as brocas estavam à mão.
Quarto passo: montar os conectores. Como não desfiz as soldas dos potenciômetros, tive apenas que prender os fios nos núcleos dos conectores e montá-los: fêmea para a parte elétrica e macho para a captação. Lixei as pontas dos fios e apliquei um pouco de solda para garantir que não soltem.
Quinto passo: ligar os conectores, parafusar os captadores e a tampa da parte elétrica, e colocar as cordas, ou seja, montar o contrabaixo.
Objetivo alcançado! O contrabaixo continua funcionando normalmente e não foi necessário mexer com solda a dos potenciômetros. Como resultado, agora é necessário apenas afrouxar as cordas para mexer com os captadores, e posso instalar o conector macho nos fios antes mesmo de olhar o contrabaixo.
Obs.: Essa instalação não possui nenhum tipo de utilidade vital para um contrabaixo, apenas gosto de mexer no meu velho e querido Eagle e não tenho medo de errar. Apesar de gostar de soldar, fico com dó de desfazer uma solda e ter que limpar um potenciômetro porque, por mais bem feita que seja a remoção da solda antiga, fica uma meleca!
Material: 2 dos conectores, pequenos pedaços de fita de cobre adesiva e estanho (solda).
Ferramentas: Furadeira elétrica, broca para madeira, parafusadeira elétrica e ferro de solda.
Tempo gasto: Em torno de 01 hora.
Valor gasto: R$ 7,00 (conectores)
Raul S.- Membro
Re: Instalando Conectores JST (Utilidade Relativa)
excelente trabalho para mim que gosto muito de modificar instrumentos me abriram novos horizontes! penso em fazer isso não com pickups mas com preamp...
Boa dica...
Recomendo para esse serviço os conectores Molex 50-57-9403 e 50-60-0202 que são menores que esses da JST. Usam terminais 16-02-0069.
Recomendo para esse serviço os conectores Molex 50-57-9403 e 50-60-0202 que são menores que esses da JST. Usam terminais 16-02-0069.
Não tenho, esses conectores estão em alguns projetos de retrovisores, são bem pequenos, tinha uma amostras do de 3 vias na minha mesa lá no trabalho. Não sei o custo em lojas de eletrônica. eu consigo por menos de R$0,80.
Tem o datasheet http://www.molex.com/
Tem o datasheet http://www.molex.com/
Me lembrei agora que nas lojas de materiais eletrônicos que fui sempre que perguntava sobre potenciômetros, eles mostravam os pra encaixe em placas e pra encaixes com fios. O espeto dos pots pra encaixe em placas são parecidos com esses conectores. Seria uma boa combinar essa característica?
Os pots que vi tinham os três pinos parecidos com esse pino central da imagem.
Editando:
Vi essa imagem com a aplicação, o conector segue o principio, mas é outro modelo:
Os pots que vi tinham os três pinos parecidos com esse pino central da imagem.
Editando:
Vi essa imagem com a aplicação, o conector segue o principio, mas é outro modelo:
Laysson- Membro
Laysson, esse é um potenciômetro para placa. essa segunda imagem é um 'gato' que o cara fez para conectar os pinos direto nos fios; ele deveria ter usado um pot para fios, aquele com os buraquinhos para passar os fios antes de soldar.
pot para placa:
pot para fios:
esses pinos do pot para placa não servem para conectores e coisas do gênero, apenas para encaixá-lo na placa.
pot para placa:
pot para fios:
esses pinos do pot para placa não servem para conectores e coisas do gênero, apenas para encaixá-lo na placa.
Raul S.- Membro
Da mais trabalho colocar esses conectores nos fios dos caps do que soldar direto no pot
eu também achei que dava trabalho, mas depois do 1º, você entende como fazer direito e mais rápido. e sim, soldar o fio no pot é mais fácil, mas sempre tenho problemas em limpar a parte de trás do pot para depois refazer a solda. como meu contrabaixo não tem escudo, tenho que desmontar todo ele para poder trocar um captador ou a parte elétrica, e agora só preciso montar um lado do conector no novo captador. minha idéia não é nem um pouco prática de início, e é mais experimental do que útil, mas agora vai me poupar de mexer com a solda dos pots. e, pelo que vi, dá para prender bem os conectores apenas usando um bom alicate, deste modo sequer preciso de solda no conector, o que foi excesso de zelo da minha parte.ct.colela escreveu:Da mais trabalho colocar esses conectores nos fios dos caps do que soldar direto no pot
quase estraguei a primeira ponta do conector quando fui prender o fio, mas consegui entender como funciona, arrumar e fixar direito. no último conector não demorei nem 1 min para cada fio. e, com essa instalação feita, demoraria no máx uns 2 mins para montar os dois fios do cap novo no conector. é um luxo de certa forma inútil, mas gostei bastante do resultado, que ficou limpíssimo.
Raul S.- Membro
Sim eu vi isso Raul. Seria um ponto de partida pra pensar em fazer algo comodo. Nunca experimentei essas possibilidades, mas vou pensar nisso.
Laysson- Membro
desculpe, siodoni, mas não tirei fotos porque a única coisa que muda é ter o conector no meio do fio, o resto é tudo normal. eu simplesmente cortei os fios no meio e instalei os conectores.siodoni escreveu:^Coloque fotos por favor.
é só imaginar esse conctor em preto nos fios branco e preto com o cap de um lado e o pot do outro:
Raul S.- Membro
então o cômodo é um pouco relativo. acho que só resolvi fazer isso, porque às vezes sinto mais prazer em modificar o contrabaixo do que tocar. nao sei, mas devo sofrer de GMS (Gear Modification Syndrome - uma brincadeira com a GAS). por sorte, a parte elétrica desse baixo é extremamente simples, e tudo saiu como o esperado.Laysson escreveu:Sim eu vi isso Raul. Seria um ponto de partida pra pensar em fazer algo comodo. Nunca experimentei essas possibilidades, mas vou pensar nisso.
provavelmente essa idéia dos conectores surgiu da primeira vez que vi os caps EMG, porque lembro de ter ficado maluco quando vi conectores em um cap:
a idéia de usar um conector me pareceu simples e prática, mas isso é tão prático e simples quanto soldar de novo os fios, o que foi bem observado pelo colela; só não concordo que um seja mais fácil que o outro, pois não tive nenhuma dificuldade.
se aquele pot para placa que você postou fosse do formato do conector, eu teria ficado maluco e trocado tudo também. hehehect.colela escreveu:Da mais trabalho colocar esses conectores nos fios dos caps do que soldar direto no pot
Raul S.- Membro
Só para constar, os Molex que me referí são esses dos captadores da EMG só que em 2 vias.