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Mensagem por williamgordon Sex Mar 23, 2012 3:00 pm

Boa tarde pessoal, a duvida eh a seguinte:

eu adquiri um Fender Precision 60th Anniversary e ele possui as duas opcoes para encordamento, entao desde que o comprei, optei por utilizar esse sistema (string thru body), pois dizem que o som vem mais encorpado, morno e aveludado. Recentemente eu resolvi comprar um jogo de cordas La Bella flats medium, durante a pesquisa eu me deparei com um aviso na embalagem da la bella de que as cordas la bella flats nao sao feitas pra intrumentos string thru body. Li no catalogo da la bella que eles ja disponibilizaram uma linha apenas pra intrumentos string thru body, mas soh consegui achar em 1 site, e como nao costumo comprar pela internet, fiquei meio com o pe atras.

String thru body realmente muda o som?
Alguem sabe onde vende La Bella flats aqui em SP? Fui na teodoro e soh achei as black nylon...


Grato, William

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 23, 2012 3:08 pm

williamgordon escreveu:String thru body realmente muda o som?

Pra mim não.

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Mensagem por L_Campos Dom Abr 29, 2012 4:19 pm

Cara,na minha opinião muda,dá mais sutento e um som mais macio (ao mesmo tempo encorpado)muda o som sim,mas não muito.
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Mensagem por Zuma Dom Abr 29, 2012 6:45 pm

Eu particularmente adoro este recurso de passar as cordas por dentro do corpo: dá mais sustein e deixa as cordas mais tensionadas.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 29, 2012 7:19 pm

A única coisa que percebo é uma ligeira modificação no "ataque". Nada mais...
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Mensagem por NESCAU Dom Abr 29, 2012 8:35 pm

Meu G & L tem esse sistema. Nao percebi nada de diferente a nao ser o fato de não precisar cortar as cordas quando troco o encordoamento
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Mensagem por ferabreu Seg Abr 30, 2012 11:54 am

Zuma escreveu:Eu particularmente adoro este recurso de passar as cordas por dentro do corpo: dá mais sustein e deixa as cordas mais tensionadas.

A tensão nas cordas não pode mudar.
Se ela mudar, mudará o tom gerado pela vibração.

É até possível que haja algum pequeno aumento na sustentação, pois o ângulo mais "fechado" na passagem das cordas sobre a ponte isola mais as cordas, reduzindo o acoplamento com a madeira (o "vazamento" de vibração da corda), mas alteração na tensão, não tem como. A não ser que o baixo esteja com problemas no nut ou na ponte e a corda esteja vibrando além destes pontos - mas isso é outra coisa.

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Mensagem por Travbass Seg Abr 30, 2012 12:35 pm

Ferabreu,eu acho que ele quis dizer que deixa as cordas mais firmes,não com uma tensão maior

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Mensagem por ferabreu Seg Abr 30, 2012 12:41 pm

Mas a única forma de deixar uma corda mais "firme" é aumentando a sua tensão...com isso, a amplitude da vibração diminui, e a freqüência aumenta.

Simplesmente aumentar o ângulo da corda após a passagem sobre o nut ou a ponte não aumenta "firmeza".

Chama o Sheldon Cooper pra explicar física pra esses músicos!
Eheheheheh... Very Happy

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Mensagem por JAZZigo Seg Abr 30, 2012 2:00 pm

String Thru Body Schaller_Takeuchi
Fiz a mudança ilustrada acima no meu 5-string (escala de 34'') e posso afirmar que foi especialmente significativa na definição do ataque das 4ª e 5ª cordas, mas não sei dizer se foi devido à mudança do tipo standard para thru body ou se foi pela ponte em si.

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Mensagem por ferabreu Seg Abr 30, 2012 2:34 pm

JAZZigo, vc chegou a comparar gravações para conferir se realmente houve mudança?

Além disso, seria preciso verificar se houve mudança na distância entre as cordas e os captadores...

(Quer vender esta Schaller?)

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Mensagem por williamgordon Seg Abr 30, 2012 4:19 pm

entao no fim, STB da mais sustain e muda o ataque, vcs acham isso significativo?

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Mensagem por Zuma Seg Abr 30, 2012 4:22 pm

ferabreu escreveu:
Zuma escreveu:Eu particularmente adoro este recurso de passar as cordas por dentro do corpo: dá mais sustein e deixa as cordas mais tensionadas.

A tensão nas cordas não pode mudar.
Se ela mudar, mudará o tom gerado pela vibração.

É até possível que haja algum pequeno aumento na sustentação, pois o ângulo mais "fechado" na passagem das cordas sobre a ponte isola mais as cordas, reduzindo o acoplamento com a madeira (o "vazamento" de vibração da corda), mas alteração na tensão, não tem como. A não ser que o baixo esteja com problemas no nut ou na ponte e a corda esteja vibrando além destes pontos - mas isso é outra coisa.

Cara, não duvido de você, mas falo da minha experiência. Para mim existe sim uma mudança na tensão das cordas. Elas ficam mais firmes quando passam por dentro do corpo, justamente pela formação deste ângulo. Já tive vários baixos com e sem este sistema (Fender, Music Man e G&L) e a diferença é bem nítida para mim. Testando as duas opções no mesmo baixo, dá para sentir claramente a diferença na pegada.
Eu toco com muita força, talvez isto faça com que eu sinta essa diferença e você não (mas não sei qual é a sua pegada, então não posso afirmar).
É óbvio que não há "mudança de tensão". Quando eu digo "mais tensionada", quero dizer "mais dura", como tentou explicar o nosso colega acima.
Por último, vou construir meu M.Laghus assim, e Jacimário confirmou que as cordas ficarão mais duras.
Abraço!
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Mensagem por ferabreu Ter maio 01, 2012 12:16 am

Eu também não duvido de você, mas falo com base em meus conhecimentos elementares de Física.

A mudança do ângulo da corda após a passagem sobre os apoios (nut e ponte) aumenta ou diminui a pressão da corda sobre estes apoios, mas não gera nenhuma alteração na tensão ou firmeza da corda entre os pontos de apoio.

A força da corda sobre os apoios consiste em um dos componentes vetoriais da força total na extremidade da corda. Este componente aumenta quanto maior é este ângulo. O outro componente da força total, que é um vetor em direção perpendicular ao primeiro, está apontado para a traseira do baixo, paralelo ao corpo. Este componente, quando a corda passa pelo corpo, diminui.

Lembra destes diagramas do segundo grau? É isso:

------- > (paralela ao corpo)
|.\
|..\
|...\
|....\
|.....\
|......\
V......V (total)
(pressão na ponte)

A força total (resultado da soma vetorial dos componentes supracitados) permanece constante independente do ângulo da corda sobre o apoio - mudam apenas os valores dos componentes.
E esta força total, que gera a tensão na corda, é idêntica ao longo de todo o comprimento dela.

A força total tem o mesmo módulo nas duas extremidades da corda, e é isso que mantém o sistema em equilíbrio. Há diferença na pressão exercida pela corda sobre o nut e sobre a ponte porque os módulos dos componentes vetoriais têm valores diferentes em cada extremidade. No lado do nut, o vetor paralelo ao braço é muito maior do que o que exerce pressão sobre o nut.

(paralela ao braço)
<----------------
................../..|
........../..........|
< /..................V
(total).............(pressão sobre o nut)

Sugiro a você que faça gravações com os dois modos para comparar o som. E, para sentir o lance da "tensão", testes cegos.

O único jeito da corda ficar mais dura é aumentando sua tensão. Mas isso muda o tom também.

MAS...cada um na sua.
Coisa que eu tenho aprendido a duras penas é que "nada supera o fator psicológico" - no mundo da música, então, nem se fala. É uma pena, porque o mercado (luthier incluído) se aproveita disso para criar mitos... :-(

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Mensagem por Zuma Ter maio 01, 2012 1:31 am

Massa, cara! Obrigado pela sua explicação baseada nas leis da física.
Quanto ao teste cego, eu não estou falando de mudança de sonoridade, mas sim na questão da corda ficar mais firme, mais dura. O som é o mesmo, a pegada é que muda. Você já testou? Achou a mesma coisa?
Se você souber, ou alguém souber, me responde uma coisa: para que serve este o sistema de passar as cordas por dentro do corpo se não tem diferença nenhuma em relação à passagem tradicional pela ponte?
Abraço!
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Mensagem por edumoraes Ter maio 01, 2012 1:51 am

Zuma escreveu:...para que serve este o sistema de passar as cordas por dentro do corpo se não tem diferença nenhuma em relação à passagem tradicional pela ponte?
Abraço!

Diz a lenda que é para dar mais sustain, o que do meu ponto de vista deve ser pouco, visto que me dá a impressão que a maior parte da vibração da corda é "absorvida" pelos sadles (carrinhos), sobrando pouquissima ou quase nenhuma vibração para o pedacinho de corda que vai do sadle até onde é presa, boto mais fé que uma ponte mais robusta onde os sadles tenham um contato maior com a base da ponte e essa um contato maior com o corpo do baixo possa proporcionar mais sustain, devido à maior transferência de vibração para o corpo do instrumento, mas mesmo assim acho q a diferença deva ser pouca pelas centenas de Reais investidas numa ponte dessas. Filosofo sobre isso baseado em impressões pessoais, posso estar redondamente enganado visto que não tenho como comprovar isso cientificamente, hehe. Se alguém tiver como comprovar o contrário baseado em experiências empíricas, mudo de idéia. Very Happy

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Mensagem por ferabreu Ter maio 01, 2012 3:04 pm

Zuma escreveu:Massa, cara! Obrigado pela sua explicação baseada nas leis da física.
Quanto ao teste cego, eu não estou falando de mudança de sonoridade, mas sim na questão da corda ficar mais firme, mais dura. O som é o mesmo, a pegada é que muda. Você já testou? Achou a mesma coisa?
Se você souber, ou alguém souber, me responde uma coisa: para que serve este o sistema de passar as cordas por dentro do corpo se não tem diferença nenhuma em relação à passagem tradicional pela ponte?
Abraço!

Olá!

Desculpa cara, eu pensei que você achasse que houvesse diferença no som tb, porque disse que "dava mais sustain". Isso é uma mudança de som...
ISSO eu até acho que possa acontecer um pouquinho. As diferenças entre prender a corda na ponte e prender a corda no corpo possibilitam alterações no som. Quanto maior a pressão das cordas sobre nut e ponte, menor é o acoplamento entre cordas e corpo, menor é a dispersão da vibração, e por mais tempo o som se mantém.

Quanto ao teste cego - serve para conferir o lance da pegada também!
É só pegar o mesmo baixo, com as mesmas cordas instaladas das duas formas, e tocar vendado. Teria que ter o auxílio de outra pessoa, é claro...
Ficaria ainda mais interessante se o assistente fizesse mudanças nos ajustes de equalização ao longo do teste. Já que, para você, não há diferença no som, seria capaz de identificar como a corda foi instalada independente do som produzido - só pela "pegada" mesmo.

Para quê serve o "string through"?
Acho que porque pode dar alguma pequena diferença no som.
Também acho que seja uma forma de dar uma "buticada" nos instrumentos de marca. O Mike Lull, por exemplo, constrói baixos em que apenas a quinta corda passa pelo corpo - as outras ficam na ponte mesmo. Diz ele que isso melhora o "Si".
Em alguns casos, é só característica de construção mesmo. Os Mustangs da Fender e Squier não são baixos caros, e neles as cordas passam pelo corpo - a ponte nem tem suporte para as bolinhas, é só string-through mesmo.

Mas, na real, acho que é por este motivo aqui:
"Ora, veja só amigo músico, nosso baixo é o melhor porque as cordas passam pelo corpo."
"Que maneiro velho, agora sim eu vou tocar bem! Pago o dobro por essa balaca, o que é bom custa caro mesmo!"

Enfim, como eu já disse: nada supera o "fator psi". Se você toca melhor com as cordas pelo corpo do baixo, vai nessa cara! Não critico isso. Cada um tem suas preferências.
Mas, sustento: não tem como isso alterar a firmeza da corda ou produzir qualquer modificação na "pegada", porque a tensão não muda, não pode mudar (a não ser que se queira afinar em outro tom), e é uniforme ao longo de toda a corda.

Bem, respondi tua pergunta. Agora me diga: por que passar as cordas pelo corpo do baixo aumenta a firmeza delas?

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Mensagem por williamgordon Qua maio 02, 2012 1:04 pm

Obrigado pelas respostas, é porque eu ia comprar um jogo de cordas que vem com um aviso dizendo que não é indicado pra instrumentos string thru. Na verdade a marca desenvolveu os modelos de corda pra string thru, mas como eu vou comprar provavelmente pela internet, queria saber se teria muita diferença comprar modelo normal ou se compensaria pedir pra alguém comprar de fora o modelo string thru, de qualquer modo obrigado pelas opiniões, continuem comentando porque eu tiro duvidas q nem sabia que tinha ahahah.

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Mensagem por Zuma Qua maio 02, 2012 11:07 pm

williamgordon escreveu:Obrigado pelas respostas, é porque eu ia comprar um jogo de cordas que vem com um aviso dizendo que não é indicado pra instrumentos string thru. Na verdade a marca desenvolveu os modelos de corda pra string thru, mas como eu vou comprar provavelmente pela internet, queria saber se teria muita diferença comprar modelo normal ou se compensaria pedir pra alguém comprar de fora o modelo string thru, de qualquer modo obrigado pelas opiniões, continuem comentando porque eu tiro duvidas q nem sabia que tinha ahahah.

Valeu!
No seu caso, eu acho que o fabricante não indica o uso por dentro do corpo por causa do comprimento da corda.
Por exemplo, no caso do G&L que já usei, as cordas D'addario Long Scale se passadas pelo corpo, a B começava a "afinar" antes de chegar no nut. Tinha que passar pela ponte, ou comprar a versão Super Long Scale, que tem um comprimento maior.
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Mensagem por Zuma Qua maio 02, 2012 11:15 pm

ferabreu escreveu:
Zuma escreveu:Massa, cara! Obrigado pela sua explicação baseada nas leis da física.
Quanto ao teste cego, eu não estou falando de mudança de sonoridade, mas sim na questão da corda ficar mais firme, mais dura. O som é o mesmo, a pegada é que muda. Você já testou? Achou a mesma coisa?
Se você souber, ou alguém souber, me responde uma coisa: para que serve este o sistema de passar as cordas por dentro do corpo se não tem diferença nenhuma em relação à passagem tradicional pela ponte?
Abraço!

Olá!

Desculpa cara, eu pensei que você achasse que houvesse diferença no som tb, porque disse que "dava mais sustain". Isso é uma mudança de som...
ISSO eu até acho que possa acontecer um pouquinho. As diferenças entre prender a corda na ponte e prender a corda no corpo possibilitam alterações no som. Quanto maior a pressão das cordas sobre nut e ponte, menor é o acoplamento entre cordas e corpo, menor é a dispersão da vibração, e por mais tempo o som se mantém.

Quanto ao teste cego - serve para conferir o lance da pegada também!
É só pegar o mesmo baixo, com as mesmas cordas instaladas das duas formas, e tocar vendado. Teria que ter o auxílio de outra pessoa, é claro...
Ficaria ainda mais interessante se o assistente fizesse mudanças nos ajustes de equalização ao longo do teste. Já que, para você, não há diferença no som, seria capaz de identificar como a corda foi instalada independente do som produzido - só pela "pegada" mesmo.

Para quê serve o "string through"?
Acho que porque pode dar alguma pequena diferença no som.
Também acho que seja uma forma de dar uma "buticada" nos instrumentos de marca. O Mike Lull, por exemplo, constrói baixos em que apenas a quinta corda passa pelo corpo - as outras ficam na ponte mesmo. Diz ele que isso melhora o "Si".
Em alguns casos, é só característica de construção mesmo. Os Mustangs da Fender e Squier não são baixos caros, e neles as cordas passam pelo corpo - a ponte nem tem suporte para as bolinhas, é só string-through mesmo.

Mas, na real, acho que é por este motivo aqui:
"Ora, veja só amigo músico, nosso baixo é o melhor porque as cordas passam pelo corpo."
"Que maneiro velho, agora sim eu vou tocar bem! Pago o dobro por essa balaca, o que é bom custa caro mesmo!"

Enfim, como eu já disse: nada supera o "fator psi". Se você toca melhor com as cordas pelo corpo do baixo, vai nessa cara! Não critico isso. Cada um tem suas preferências.
Mas, sustento: não tem como isso alterar a firmeza da corda ou produzir qualquer modificação na "pegada", porque a tensão não muda, não pode mudar (a não ser que se queira afinar em outro tom), e é uniforme ao longo de toda a corda.

Bem, respondi tua pergunta. Agora me diga: por que passar as cordas pelo corpo do baixo aumenta a firmeza delas?

Quando eu disse "mais sustein", só estou falando que a nota demora mais para morrer, ou seja, a corda dura mais tempo vibrando ao ser executada. Mas com isso não há nenhuma mudança de timbre ou sonoridade.
Respondendo à sua pergunta, eu não tenho evidências científicas para te provar que as cordas ficam mais firmes. Como disse antes, falo apenas pela minha experiência na prática.
Abraço!
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Mensagem por malka_aff Qua maio 02, 2012 11:55 pm

Zuma, acredito que seja efeito Placebo. To com o ferabreu nessa

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Mensagem por andremega Qui maio 03, 2012 12:04 am

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Mensagem por allexcosta Qui maio 03, 2012 12:14 am

Placebo!!!! up

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Mensagem por ferabreu Qui maio 03, 2012 9:49 pm

Zuma escreveu:
williamgordon escreveu:Obrigado pelas respostas, é porque eu ia comprar um jogo de cordas que vem com um aviso dizendo que não é indicado pra instrumentos string thru. Na verdade a marca desenvolveu os modelos de corda pra string thru, mas como eu vou comprar provavelmente pela internet, queria saber se teria muita diferença comprar modelo normal ou se compensaria pedir pra alguém comprar de fora o modelo string thru, de qualquer modo obrigado pelas opiniões, continuem comentando porque eu tiro duvidas q nem sabia que tinha ahahah.

Valeu!
No seu caso, eu acho que o fabricante não indica o uso por dentro do corpo por causa do comprimento da corda.
Por exemplo, no caso do G&L que já usei, as cordas D'addario Long Scale se passadas pelo corpo, a B começava a "afinar" antes de chegar no nut. Tinha que passar pela ponte, ou comprar a versão Super Long Scale, que tem um comprimento maior.

Pelo que sei, este problema existe para algumas cordas flatwound da LaBella.
Estas cordas são menos flexíveis que cordas roundwound, devido ao enrolamento "plano" em torno do núcleo. Como a corda "dobra" bem mais quando passada pelo corpo, o enrolamento pode se partir.

Zuma, sem problemas cara!
Como eu disse, cada um tem suas preferências e acredita nisso ou naquilo. O importante é tocar, heheh!

Abraço!

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Mensagem por Zuma Qui maio 03, 2012 11:47 pm

Eu tenho fé no string-thru-body!!! Hehehehe!
Abraço!
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Mensagem por ferabreu Sex maio 04, 2012 10:34 am

E eu tenho vontade de tocar um baixo com esse troço.

TANTO É que comprei os "ferrules".
Quero adaptar um para a "SI" do meu Ibanez - como faz o Lull em seus baixos, heheh.

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Mensagem por williamgordon Sex maio 04, 2012 4:08 pm

Pelo que sei, este problema existe para algumas cordas flatwound da LaBella.
Estas cordas são menos flexíveis que cordas roundwound, devido ao enrolamento "plano" em torno do núcleo. Como a corda "dobra" bem mais quando passada pelo corpo, o enrolamento pode se partir.

Zuma, sem problemas cara!
Como eu disse, cada um tem suas preferências e acredita nisso ou naquilo. O importante é tocar, heheh!

Abraço!

São exatamente essas, a flat 052:

http://www.ebay.com/itm/NEW-BELLA-760M-FLATWOUND-SET-4-STRING-52-110-BASS-PACK-FLAT-WOUND-LABELLA-/140747714966?pt=Guitar_Accessories&hash=item20c537b196

o modelo string thru eu nao axei no ebay, na vdd eu nunca comprei nada pela internet, vcs sabem algum site de confiança pelo qual eu possa comprar?

abraços

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String Thru Body Empty Re: String Thru Body

Mensagem por allexcosta Sex maio 04, 2012 4:20 pm

williamgordon escreveu:o modelo string thru eu nao axei no ebay, na vdd eu nunca comprei nada pela internet, vcs sabem algum site de confiança pelo qual eu possa comprar?

Qualquer site estrangeiro é de confiança. Os correios é que não são.

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String Thru Body Empty Re: String Thru Body

Mensagem por ferabreu Sex maio 04, 2012 4:35 pm

Que droga isso.
Se eu soubesse que a coisa estava tão preta nos Correios, não teria encomendado nada.

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Mensagem por williamgordon Sex maio 04, 2012 4:47 pm

mais ou menos quanto tempo leva pra chegar?

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String Thru Body Empty Re: String Thru Body

Mensagem por Zuma Sex maio 04, 2012 5:53 pm

30 dias é uma boa média. Mas tem coisa que atrasa mais de 2 meses, e tem coisa que simplesmente não chega...
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Mensagem por allexcosta Sex maio 04, 2012 6:01 pm

williamgordon escreveu:mais ou menos quanto tempo leva pra chegar?

Comprei umas cordas que demoraram 8 meses pra chegar.

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String Thru Body Empty Re: String Thru Body

Mensagem por JAZZigo Sex maio 04, 2012 6:21 pm

ferabreu escreveu:JAZZigo, vc chegou a comparar gravações para conferir se realmente houve mudança?

Além disso, seria preciso verificar se houve mudança na distância entre as cordas e os captadores...

(Quer vender esta Schaller?)
Infelizmente, não gravei nada. A altura das cordas para os captadores permaneceu a mesma. Acontece que eu estava ansioso para melhorar a resposta (ataque/definição) da sizona, então, assim que a ponte Takeuchi chegou, deixei-a imediatamente com o luthier Achiles para instalação. Aliás, o Achiles mesmo me disse que não gostava desse modelo de ponte da Schaller e, daí, não posso afirmar com certeza se a melhora se deveu ao fato da Takeuchi ser thru-body ou simplesmente por ser uma ponte melhor que a Schaller. ahn

A Schaller já foi vendida.

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Mensagem por ferabreu Sex maio 04, 2012 6:39 pm

JAZZigo escreveu:... luthier Achiles para instalação. Aliás, o Achiles mesmo me disse que não gostava desse modelo de ponte da Schaller...

Aposto que ele não gosta deste modelo da Schaller, nem das Hipshot A.

Para um luthier, quanto menos ajustes pra fazer, melhor.
Se o baixo tem uma ponte com o espaçamento entre cordas ajustável, seu dono vai querer que as cordas passem direitinho pelos pólos dos captadores, que elas estejam a "tal" distância uma da outra etc etc etc...mais coisa pro luthier fazer.

Laughing

Só não comprei uma destas Schaller porque o vendedor do eBay de quem comprei peças, na época, vendia apenas as Hipshot.

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Mensagem por J.Adalberto Dom maio 06, 2012 4:42 pm

pra mim deveria ser lei

todos os baixos deveriam ter escalas sem bolinhas e

sistema de ancoragem de cordas através do corpos!!!

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Mensagem por GusVCD Qua Fev 12, 2014 5:31 pm

A moda agora é agradar Gregos e Troianos:

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Mensagem por Zubrycky Qua Fev 12, 2014 5:59 pm

^
A ponte do Yamaha BB 424 permite estas duas possibilidades.
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Mensagem por DenisLM Qua Fev 12, 2014 6:41 pm

desde 2009 a linha american std da fender tem ponte que você pode escolher se vai passar pelo corpo ou ficar na ponte mesmo
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Mensagem por malka_aff Qua Fev 12, 2014 7:21 pm

por que sempre as mais graves thrubody e as agudas não?
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Mensagem por JAZZigo Qua Fev 12, 2014 11:51 pm

^
Aos meus ouvidos, as pontes thru-body proporcionam um ataque mais bem definido nas cordas mais graves, especialmente na "mizona" e na "sizona". Nas demais, tanto faz.
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Mensagem por Fernandão C Qui Fev 13, 2014 3:51 am

No meu BB424 eu notei apenas mais definição na corda E, mas cordas com o core exposto dão uma definição muito maior e não é necessário modificar o baixo. Sizona só se for Taper Core ou Contact Core, a definição fica absurda.
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Mensagem por JAZZigo Qui Fev 13, 2014 9:16 am

^
Concordo. IMO, as cordas tipo taper wound (core exposto para apoio no sadle) são ainda mais determinantes para um ataque mais definido e maior sustain, especialmente da "sizona" e da "mizona", do que as pontes thru-body. Particularmente, no caso do meu Warmoth Deluxe G5 (corpo em black korina, braço em wenge e escala em ébano), somente com a combinação de cordas taper wound com ponte thru-body é que obtive uma boa definição nas cordas mais graves. Aliás, diga-se de passagem, as únicas taper wound cujos cores alcançaram os sadles da ponte Takeuchi no meu Warmoth foram as Rotosound RS995LD 99 PSD Bass - Piano Sound Design, cuja extensão do core é ajustável.

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Mensagem por GusVCD Qui Fev 13, 2014 9:24 am

Zubrycky escreveu:^
A ponte do Yamaha BB 424 permite estas duas possibilidades.

DenisLM escreveu:desde 2009 a linha american std da fender tem ponte que você pode escolher se vai passar pelo corpo ou ficar na ponte mesmo
Postei pelo fato de fazerem agora um meio-a-meio, algo q eu não tinha reparado estarem fazendo. Ponte thru-body em si já é coisa antiga...
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Mensagem por Stormbringer Qui Fev 13, 2014 10:41 am

JAZZigo escreveu:^
https://2img.net/h/s27.postimg.cc/ohr9wojqr/DSC03393.jpg
Essa parte fininha das cordas apoiada numa area de pressão me da uma impressão de que vão arrebentar a qualquer momento.
Plus, que trem é esse que parece um captador piezzo atras do captador batolini? e aquele "trem" redondo pra onde o fio dele vai?
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Mensagem por J.Adalberto Qui Fev 13, 2014 10:48 am

Stormbringer escreveu:
JAZZigo escreveu:^
https://2img.net/h/s27.postimg.cc/ohr9wojqr/DSC03393.jpg
Essa parte fininha das cordas apoiada numa area de pressão me da uma impressão de que vão arrebentar a qualquer momento.
Plus, que trem é esse que parece um captador piezzo atras do captador batolini? e aquele "trem" redondo pra onde o fio dele vai?

Tratasse de um captador MIDI
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Mensagem por JAZZigo Qui Fev 13, 2014 11:12 am

Stormbringer escreveu:Essa parte fininha das cordas apoiada numa area de pressão me da uma impressão de que vão arrebentar a qualquer momento.
Posso garantir que é só impressão. Para você ter uma idéia, as cordas de piano também são assim e duram uma vida! Wink

Stormbringer escreveu:Plus, que trem é esse que parece um captador piezzo atras do captador batolini? e aquele "trem" redondo pra onde o fio dele vai?
Como disse o João, trata-se de um captador dividido Roland GK-3B (1 mini-dual coil independente para cada corda), que eu uso para controlar alguns sintetizadores (especialmente o Moog Minitaur), via interface MIDI.
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Mensagem por fheliojr Qui Fev 13, 2014 4:18 pm

malka_aff escreveu:por que sempre as mais graves thrubody e as agudas não?

acho q é p/ melhorar a tensão destas cordas e a definição das notas correspondentes.
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Mensagem por mrmadruga66 Ter Abr 05, 2022 6:34 pm

Ressuscitando o tópico...

Estou com um baixo Yamaha TRBX aqui comigo, especificamente o modelo 504. Tem me atendido muito bem, porém estou num outro projeto com afinações mais baixas, basicamente meio tom, e drop C#. Percebo que nestas afinações, não sei dizer o que acontece, o som fica mais "morto", e as cordas parecem perder a tensão (ou um pouco da vibração). Em recente conversa com um Luthier conceituado aqui da região, ele me sugeriu fazer o sistema de String thru body e também substituir a ponte por uma Gotoh. Segundo ele isso resolveria os meus "problemas". Vendo os relatos do fórum aqui, eu fico um pouco em dúvida.
Alguém já passou por isso do baixo responder diferente as afinações?
Reitero que o baixo está regulado, e inclusive eu levei em 3 luthiers diferentes pra tentar sanar os problemas (o que não ocorreu). Também usei um tempo cordas hibridas 0.45/0.50 da ernie ball, o que pareceu melhorar um pouco a questão. Qualquer idéia ou opinião é bem-vinda Very Happy
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Mensagem por deathenrique Ter Abr 05, 2022 8:03 pm

mrmadruga66 escreveu:Ressuscitando o tópico...

Estou com um baixo Yamaha TRBX aqui comigo, especificamente o modelo 504. Tem me atendido muito bem, porém estou num outro projeto com afinações mais baixas, basicamente meio tom, e drop C#. Percebo que nestas afinações, não sei dizer o que acontece, o som fica mais "morto", e as cordas parecem perder a tensão (ou um pouco da vibração). Em recente conversa com um Luthier conceituado aqui da região, ele me sugeriu fazer o sistema de String thru body e também substituir a ponte por uma Gotoh. Segundo ele isso resolveria os meus "problemas". Vendo os relatos do fórum aqui, eu fico um pouco em dúvida.
Alguém já passou por isso do baixo responder diferente as afinações?
Reitero que o baixo está regulado, e inclusive eu levei em 3 luthiers diferentes pra tentar sanar os problemas (o que não ocorreu). Também usei um tempo cordas hibridas 0.45/0.50 da ernie ball, o que pareceu melhorar um pouco a questão. Qualquer idéia ou opinião é bem-vinda Very Happy

Instalando esse sistema pode ajudar pouco no caso da afinação baixa, o que recomendaria é por cordas mais grossas ainda, acho que pra essa afinação, o bordão em 125. ficaria bom. Eu uso o yamaha bb424 afinado em C padrão, tenho usado as cordas da rotosound Drop Zone 4 cordas Set 65-130 passando por dentro do corpo, e quando coloco elas nova, o som fica uma paulada.
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Mensagem por patriciofernandes Ter Abr 05, 2022 10:01 pm

Suas cordas estão moles e sem definição porque elas estão afinadas abaixo da tensão "comum". É perfeitamente normal.
Além disso, duvido muito que o string through-body ajude em alguma coisa. Na minha experiencia (não é opinião, é experiencia) não muda absolutamente nada em tensão, sustentação, definição nem nada do tipo... só acho que melhora o ancoramento na ponte (diminui a tensão que a corda faz sobre a ponte). Não vejo como isso muda timbre ou algo parecido... já testei em vários instrumentos e não vi diferença alguma
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