Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Voltando as aulas/ estudos !

+7
Djabass
webercar
WALLY
nyebson
DUDUBASS
GilliamGatto
Jehy
11 participantes

Ir para baixo

Voltando as aulas/ estudos ! Empty Voltando as aulas/ estudos !

Mensagem por Jehy Qui Mar 29, 2012 5:22 pm

Bom, estive um tempinho longe do bass, mas agora estou voltando, e com tempo e dinheiro pra aulas.
ah 2 anos atraz fiz 7 meses de aula, e nao tenho muito conhecimento ainda de coisas teoricas.
Uma vez navegando pelo forum, vi algum usuario dizendo que é muito bom baxistas saberem tocar instrumentos do tipo violao/teclado , e eu nao sei nenhum, ai surgiu uma ideia de ao invez de eu pegar aulas de baixo, fazer aula de teclado. Ai alem de aprender outro instrumento, pegar o conhecimento que aprenderei no teclado, e passar pro baixo. E possivel isso? Ou é melhor eu eu pegar aulas com um professor pra baixo mesmo?
Que o meu foco mesmo é me aprimorar no baixo, mas pensei que talvez aprendendo teclado, podia ter um conhecimento mais amplo. sei la. rs

[font=Times New Roman]Clube Strinberg #26 |Clube Rock/Metal #037 | Clube dos Nerds, Geeks e Afins #46 |
Clube dos Baixistas de Minas Gerais #007 |
Jehy
Jehy
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Voltando as aulas/ estudos ! Empty Re: Voltando as aulas/ estudos !

Mensagem por GilliamGatto Qui Mar 29, 2012 5:38 pm

Na minha opinião, acho que você deva focar só no baixo, o tempo e o dinheiro que você vai gastar com aulas de teclado e violão, você pode aperfeiçoar só baixo.
Na parte prática outro instrumento não ajuda, já que o baixo tem suas técnicas próprias como slap, tapping entre outras.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagem por DUDUBASS Qui Mar 29, 2012 7:05 pm

Acho que nessa fase, só se vc tivesse uma dedicação de mais de 3 horas por dia de estudo no instrumento, senão é melhor investir só no baixo mesmo que já vai te tomar muito tempo.

Membro

Mensagem por nyebson Qui Mar 29, 2012 11:15 pm

que é bom saber tocar outros instrumentos, é
mas é muito melhor ser bom em um, do q razoavel em dois.

Membro

Mensagem por WALLY Sex Mar 30, 2012 11:24 am

Acho que você deve "mergulhar de cabeça" nas aulas de BAIXO... Mas arruma um professor que dê uma aula aprofundada em teoria, Escalas, Harmonização, Melodias.... Aí você vai passar a olhar para TODOS OS INSTRUMENTOs de uma maneira diferente, sabendo que todos eles fazem parte de uma mesma teoria... Eu falo isso, pois é uma espeeriência própria,! diferentemente de você, eu já tocava Guitarra, mas meu conhecimento era muito tosco, pois toda aula que eu já tive de Guitarra até hoje foi no esquema "VAMOS APRENDER A TOCAR TAL MÚSICA", e ptonto.... Eu decorava os acordes daquela melodia, as frazes daquele solo, mas não sabia o porquê daquilo.... Já hoje, depois de 7 meses de aula de Baixo com Teoria Musical, Harminização e Noção Rítmica eu já consigo olhar para a "MÚSICA" com outros olhos... Já sei o que é um ACORDE DOMINANTE, um DIMINUTO, enfim.... Estou simplesmente ADORANDO....!!!!

Edit.: erro de concordância... Português....

Última edição por WALLY em Sex Mar 30, 2012 4:37 pm, editado 1 vez(es)

Membro

http://tiagobezerra.com.br

Mensagem por webercar Sex Mar 30, 2012 11:59 am

^ +1. Professor q dá aula "hoje vamos tirar tal música" acho perda de tempo. O legal é vc ter um embasamento de teoria, aprender técnicas de condução e aplicá-la na prática, criando linhas de baixo dentro de uma melodia, aplicando tudo q for aprendendo. Assim vc vai aprendendo a criar o seu estilo. E não virar robô e tocar decorado sem saber o q está fazendo. O q eu acho necessário é vc aprender um violão ou teclado para tocar os acordes de uma música para um melhor entendimento da melodia da música e assim criar com mais facilidade uma linha de baixo. Mas não precisa virar um violonista ou pianista, basta saber tocar um pouco.

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagem por Jehy Sex Mar 30, 2012 2:50 pm

intendi, vou pegar mesmo aulas de baixo, que ue preciso aprender muita coisa ainda de teoria, hamonizaçao..
Violao eu sei tocar uns acordes, mas nada de mais.
Mas vou dedicar agora só no baixo mesmo.
abraços e obrigado pelas respostas Amigos

[font=Times New Roman]Clube Strinberg #26 |Clube Rock/Metal #037 | Clube dos Nerds, Geeks e Afins #46 |
Clube dos Baixistas de Minas Gerais #007 |
Jehy
Jehy
Membro

Mensagem por Djabass Sex Mar 30, 2012 2:52 pm

Gozado galera, comigo é o contrário eu manjo bem de tudo o que voces falaram ae, tipo teooria, escalas, pentatonica, campo harmonico etc. Mas o que me chateia mesmo é que não consigo tirar musica de ouvido. É paulera pra mim isso ...o duro que eu preciso urgente , pois a maioria que toca comigo só toca de ouvido. já viu né...
Djabass
Djabass
Membro

Mensagem por webercar Sex Mar 30, 2012 3:09 pm

^ O melhor estudo para o ouvido é o solfejo. Pratique q com o tempo vc vai notar a sua melhora.
webercar
webercar
Membro

Mensagem por Djabass Sex Mar 30, 2012 3:24 pm

valeu webercar, obrigado pela dica, vou fazer isso. up
Djabass
Djabass
Membro

Mensagem por NeyBass Sex Mar 30, 2012 3:41 pm

Djabass escreveu:Gozado galera, comigo é o contrário eu manjo bem de tudo o que voces falaram ae, tipo teooria, escalas, pentatonica, campo harmonico etc. Mas o que me chateia mesmo é que não consigo tirar musica de ouvido. É paulera pra mim isso ...o duro que eu preciso urgente , pois a maioria que toca comigo só toca de ouvido. já viu né...

uma técnica boa também para aprender a tocar de ouvido que eu sempre informo quando me perguntam é:

plug o baixo, coloque um CD pra tocar com musicas variadas, vários estilos, ou simplesmente ligue o rádio e tenta tocar tudo que vier, claro que não vai sair muita coisa se você tem dificuldade, mas vai te clareando a mente, faço isso até hoje, as vezes estou sem fazer nada, seleciono umas 200 musicas no PC e mando o baixo pra cima.

quanto ao violão ou teclado é interessante você saber alguma coisa mesmo, isso te dá noções de harmonia, acordes, etc.

bons estudos
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por nyebson Sáb Mar 31, 2012 12:26 pm

webercar escreveu:^ +1. Professor q dá aula "hoje vamos tirar tal música" acho perda de tempo. O legal é vc ter um embasamento de teoria, aprender técnicas de condução e aplicá-la na prática, criando linhas de baixo dentro de uma melodia, aplicando tudo q for aprendendo. Assim vc vai aprendendo a criar o seu estilo. E não virar robô e tocar decorado sem saber o q está fazendo. O q eu acho necessário é vc aprender um violão ou teclado para tocar os acordes de uma música para um melhor entendimento da melodia da música e assim criar com mais facilidade uma linha de baixo. Mas não precisa virar um violonista ou pianista, basta saber tocar um pouco.
Abraços...

Interessante! concordo em partes com vc, mas como no caso o amigo citou q ñ tem condições de pegar um professor pra ter aulas de violão ou teclado, ele pode muito bem estudar os acordes no contra baixo, q ao meu ver teria os mesmos resultados para a necessidade q vc citou, como ja ajudaria em um maior conhecimento do instrumento. Falo isso, pq ja tive um professor q ñ sabia absolutamente nada de violão e nem por isso deixava de tocar qualquer musica q vc pedisse no baixo (acordes)

Membro

Mensagem por VINIPRO7 Dom Abr 01, 2012 4:20 pm

Toco violão é isso é muito importante realmente, principalmente para o desenvolvimento harmonico, de improviso e também dos acordes entre outras coisas, mas com certeza é mais importante você aprender o seu instrumento do que se aventurar em outros; quer tocar violão pegue os modelos dos acordes e pratique em casa não precisa pagar uma aula já que é instrumento que vai aprender só para te dar uma base. Em relação a tocar de ouvido a dica do neybass é muito boa. Toco de ouvido e aprendi basicamente tirando musicas de cds e de pessoas cantando, o pessoal que tocas nas igreja desenvolve bem essa área pois tem sempre encontros onde agente têm que se virar para descobrir qual é o tom que eles tão cantando rsrsrsrs.
VINIPRO7
VINIPRO7
Membro

Mensagem por webercar Dom Abr 01, 2012 5:38 pm

nyebson escreveu:
webercar escreveu:^ +1. Professor q dá aula ... O q eu acho necessário é vc aprender um violão ou teclado para tocar os acordes de uma música para um melhor entendimento da melodia da música e assim criar com mais facilidade uma linha de baixo. Mas não precisa virar um violonista ou pianista, basta saber tocar um pouco.
Abraços...

Interessante! concordo em partes com vc, mas como no caso o amigo citou q ñ tem condições de pegar um professor pra ter aulas de violão ou teclado, ele pode muito bem estudar os acordes no contra baixo, q ao meu ver teria os mesmos resultados para a necessidade q vc citou, como ja ajudaria em um maior conhecimento do instrumento. Falo isso, pq ja tive um professor q ñ sabia absolutamente nada de violão e nem por isso deixava de tocar qualquer musica q vc pedisse no baixo (acordes)

Eu tbm não sabia nada de violão, mas a partir q fui me aprofundando no estudo de acordes e arpejos no baixo, senti a necessidade e vontade de aprender. Porque além do desenho do mesmo acorde serem diferentes, a sonoridade do baixo é mais tosca, no violão é mais melódica. Isto não quer dizer q não possa tocar no baixo. Não tive professor, aprendi pesquisando, estudando e treinando, principalmente as batidas do violão q são várias para cada ritmo. Hoje me facilita muito, pois olho e sei o q o guitarrista está fazendo, além de outras coisas.
webercar
webercar
Membro

Mensagem por BassPH Dom Abr 01, 2012 9:31 pm

WALLY escreveu:Acho que você deve "mergulhar de cabeça" nas aulas de BAIXO... Mas arruma um professor que dê uma aula aprofundada em teoria, Escalas, Harmonização, Melodias.... Aí você vai passar a olhar para TODOS OS INSTRUMENTOs de uma maneira diferente, sabendo que todos eles fazem parte de uma mesma teoria... Eu falo isso, pois é uma espeeriência própria,! diferentemente de você, eu já tocava Guitarra, mas meu conhecimento era muito tosco, pois toda aula que eu já tive de Guitarra até hoje foi no esquema "VAMOS APRENDER A TOCAR TAL MÚSICA", e ptonto.... Eu decorava os acordes daquela melodia, as frazes daquele solo, mas não sabia o porquê daquilo.... Já hoje, depois de 7 meses de aula de Baixo com Teoria Musical, Harminização e Noção Rítmica eu já consigo olhar para a "MÚSICA" com outros olhos... Já sei o que é um ACORDE DOMINANTE, um DIMINUTO, enfim.... Estou simplesmente ADORANDO....!!!!

Edit.: erro de concordância... Português....

^
Wally, me identifiquei com isso q vc falou... é... quando vc aprende a "manha" teórica vc passa a olhar simplesmente todo instrumento com olhos diferentes... Cmg foi assim tbm, eu arranhava guitarra, só que depois da "mudança de visão" melhorei minha performance nos dois intrumentos

-

Ao amigo da pergunta, envista nas suas aulas de baixo e em um bom instrumento pra voçê. As teorias são essencias e outros intrumentos tbm lhe ajudam, e muito... Se sentir vontade de estudar teclado também eu te aconselho a seguir por ai, o teclado e a teoria vao te ajudar a desenvolver algumas areas musicais mais rapidamente que o baixo com certeza e vc terá um visão mais ampla...

Clube Tagima #079 Clube dos Nerds, Geeks e Afins #062 Gospel Club #147
BassPH
BassPH
Membro

Mensagem por silvanoandrade Seg Abr 02, 2012 1:53 am

webercar escreveu:^ +1. Professor q dá aula "hoje vamos tirar tal música" acho perda de tempo.

concordo plenamente porém a maioria dos estudantes hoje em dia não querem aprender musica, querem sair tocando ... quando comecei a dar aulas custei a entender isso, perdia vários alunos por conta disso, gostaria de ensinar leitura, digitação, harmonia e aos poucos utilizar musicas para que o mesmo entendesse a importância dos estudos na música que ele faz porém 90% não tem paciência, querem tocar o restart, o luan santana e afins de qqer jeito .

Membro

Mensagem por WALLY Seg Abr 02, 2012 9:23 am

silvanoandrade escreveu:
webercar escreveu:^ +1. Professor q dá aula "hoje vamos tirar tal música" acho perda de tempo.

concordo plenamente porém a maioria dos estudantes hoje em dia não querem aprender musica, querem sair tocando ... quando comecei a dar aulas custei a entender isso, perdia vários alunos por conta disso, gostaria de ensinar leitura, digitação, harmonia e aos poucos utilizar musicas para que o mesmo entendesse a importância dos estudos na música que ele faz porém 90% não tem paciência, querem tocar o restart, o luan santana e afins de qqer jeito .

Sim,, Para fazer aulas de BAIXO (ou qualquer outro instrumento), querendo aprender a teoria da música, e não somente decorar umas músicas, é exigido MUITO mais paciência por parte do aluno.... nas primeiras aulas você terá que se conter com ficar fazendo escalas repetidamente, e talves a sua primeira MÚSICA mesmo, propriamente dita, será com uns 2 ou 3 meses de aula, mas aí, você já vai estar sabendo porque que aquele acorde é DOMINATE e aquele outro não é, porque que aquele RÉ é menor e não maior,.... e várias outras coisas...!!! E sua visão para a música estará muito mais AMPLA.... Aí sim, que venham as musiquinhas para você aprender, aí já não mais DECORADAS, mas sim, APRENDIDAS....!!!

Membro

http://tiagobezerra.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos