Improviso, como fazer ?
+8
danilo xarda
silvanoandrade
Zubrycky
Eudes Calazans
Edu Fettermann
matsegredo
allexcosta
Willian Sanches
12 participantes
Página 1 de 1
Improviso, como fazer ?
Procurei e não achei post para me responder, como faço para improvisar um solo ? Sempre que pratico com backing track ou em jam com meus amigos, eu só consigo fazer grooves e frases, mas nunca acerto um solo, alguém poderia me aconselhar o que devo treinar ? Obrigado
Willian Sanches- Membro
Re: Improviso, como fazer ?
Se vocês toca frases você faz um solo, que é justamente o conjunto de frases.
faço frases muito pequenas, de passagem apenas
Willian Sanches- Membro
A idéia é essa:
Se você sabe dizer "hoje está chovendo". Tente dizer "hoje está chovendo bastante, uma chuva refrescante que ajuda a dissipar o calor que tem feito nesses últimos dias. Espero contudo que não chova no fim de semana pois quero ir à praia."
Se você sabe dizer "hoje está chovendo". Tente dizer "hoje está chovendo bastante, uma chuva refrescante que ajuda a dissipar o calor que tem feito nesses últimos dias. Espero contudo que não chova no fim de semana pois quero ir à praia."
então, a ideia seria, fazer uma frase longa, dar uma leve parada, e fazer outra, até conseguir fazer seguidamente ?
Willian Sanches- Membro
Willian Sanches escreveu:então, a ideia seria, fazer uma frase longa, dar uma leve parada, e fazer outra, até conseguir fazer seguidamente ?
Creio que a ideia seria fazer a sua linha, os groover, o que quer que seja e ao invez de fazer uma frase so no solo, juntas algumas frazes com viradas e etc...
matsegredo- Membro
A ideia que entendo pelo post do Alex é você simplesmente desenvolver um pouco mais de fluência no seu fraseado. Você pode fazer perfeitamente um solo de poucas frases, mas tendo fluência nelas. Não tem muito a ver com o tamanho da frase, e sim o que você diz com ela.
estuda as pentatonicas, vê umas notas de passagem, de uma para a outra, varia nos intervalos inves de 12345, toca 13425 e ja vê qual nota vem pra cair em cima grunando uma na outra, é meio vaga mais vai clarear suas ideias...
Eudes Calazans- Membro
Eis um exemplo prático de improviso.
Esse é um dos maiores solos de todos os tempos, na minha opinião.
Solo de baixo ( Ou melhor, aula de bom gosto e de musicalidade sempre vinculada ao groove ) com o grande Willie Weeks a partir de 8:33, aproximadamente.
Note como ele vai desenvolvendo o solo gradualmente, sem pressa.
Esse é um dos maiores solos de todos os tempos, na minha opinião.
Solo de baixo ( Ou melhor, aula de bom gosto e de musicalidade sempre vinculada ao groove ) com o grande Willie Weeks a partir de 8:33, aproximadamente.
Note como ele vai desenvolvendo o solo gradualmente, sem pressa.
tem um G ali no começo .. tem outro G na oitava dele ... tem mais um ali no meio do braço, a oitava dele tbem (12 casa da corda G) , tem mais um ali depois da oitava do E ... por ai vai.. a unica frase que você acaba lhe dando mais possibilidades.. conhecer todas as notas do braço é fundamental para o improviso.
tem um G ali no começo .. tem outro G na oitava dele ... tem mais um ali no meio do braço, a oitava dele tbem (12 casa da corda G) , tem mais um ali depois da oitava do E ... por ai vai.. a unica frase que você acaba lhe dando mais possibilidades.. conhecer todas as notas do braço é fundamental para o improviso.
tem um livro bem legal que pode-lhe ajudar bastante!!!!!
livro:SEGREDOS DO IMPROVISO(por Nico Assumpção)
livro:SEGREDOS DO IMPROVISO(por Nico Assumpção)
danilo xarda- Membro
O que eu mais gosto de fazer para estudar improviso, walking bass ou qualquer outra coisa é tirar algum trecho ou música completa, transcrever e analisar.
Estou com um plano de fazer uma série de vídeos com análises de algumas transcrições que fiz aqui, com linhas de baixo e também solos... Vamos ver se sai alguma coisa essa semana que vou estar um pouco mais tranquilo.
Estou com um plano de fazer uma série de vídeos com análises de algumas transcrições que fiz aqui, com linhas de baixo e também solos... Vamos ver se sai alguma coisa essa semana que vou estar um pouco mais tranquilo.
Última edição por LuCaSbass em Dom 22 Abr 2012 - 21:39, editado 1 vez(es)
LuCaSbass- Membro
^Epa.... Faça sim essa série de Videos...!!!
Eu quero assistir.!
Abraços.!!!!!!!
Eu quero assistir.!
Abraços.!!!!!!!
wodtke- Membro
LuCaSbass escreveu:O que eu mais gosto de fazer para estudar improviso, walking bass ou qualquer outra coisa é tirar algum trecho ou música completa, transcrever e analisar.
Preciso muito disso cara. Por favor.
Ficarei muitíssimo grato.
Clube SX #107
Jazz Bass Clube #071
AlanCedraz- Membro