Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
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Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Prezados,
Visando o crescimento a área Didática e o apoio aos usuários que praticam o salutar hábito do estudo musical, criamos este tópico fixo que irá contar com a colaboração do amigo Sá Reston, na elaboração de textos e perguntas/respostas sobre Rítmica, Harmonia e estudos com o metrônomo. Esperamos que todos nós possamos aproveitar os ensinamentos e dicas do amigo.
Obrigado Sá.
Bons estudos a todos!
Administração e Moderação
Fórum Contrabaixo BR
Visando o crescimento a área Didática e o apoio aos usuários que praticam o salutar hábito do estudo musical, criamos este tópico fixo que irá contar com a colaboração do amigo Sá Reston, na elaboração de textos e perguntas/respostas sobre Rítmica, Harmonia e estudos com o metrônomo. Esperamos que todos nós possamos aproveitar os ensinamentos e dicas do amigo.
Obrigado Sá.
Bons estudos a todos!
Administração e Moderação
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Última edição por ClaudioBass em Sex 26 Ago 2011 - 9:45, editado 4 vez(es)
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
otima ideia
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Que beleza!!
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Renato- Membro
- Mensagens : 6252
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Galera,
me desculpem o atraso no início das postagens! Estou enrolado resolvendo alguns assuntos que tem tomado minha energia, mas não vejo a hora de começar!!
Espero que seja um espaço onde todos possamos aprender...
Abraços,
S@Reston
me desculpem o atraso no início das postagens! Estou enrolado resolvendo alguns assuntos que tem tomado minha energia, mas não vejo a hora de começar!!
Espero que seja um espaço onde todos possamos aprender...
Abraços,
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Estou na espera
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www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB- Membro
- Mensagens : 932
Localização : Brasilia
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Sa, como estudar pra se tocar em compassos impares com a mesma fluencia q a gente tocaria em 4/4? Sem precisar de raciocinio excessivo ou ficar contando os tempos?
Gracias.
Gracias.
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O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54816
Localização : Terra
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Obrigado pela pergunta Allex! Ótima forma de abrir as postagens por aqui...
O jeito que eu encontrei pra internalizar os compassos ímpares, foi estabelecer (criando ou extraindo de alguma música, linha etc...) células básicas para o compasso que eu estava estudando.
Utilizando essa célula base (ou clave) como fundamento, fica muito mais fácil (depois de muito tocar essa mesma célula*) criar idéias que se relacionem com ela sem citá-la, utilizando-a como "pano de fundo mental" (??!!) para que as idéias fluam com facilidade e sem que se perca o sentido rítmico do compasso em questão.
Outra ótima estratégia é aprender a cantar e/ou tocar melodias que apresentem esse tipo de rítmica. Ajuda a criar um repertório de idéias rítmicas dentro do compasso de uma forma bem intuitiva. Com tempo vou postar sugestões de músicas que podem ajudar nesse lado. De cara, recomendo uma música chamada "Misturada" do Quarteto Novo para quem quer estudar Samba em 7. O solo do Airto Moreira nessa música é uma síntese das idéias desse estilo.
Aproveito o tema pra botar na roda uma composição minha gravada pelo Acuri em 2007, na nossa última Demo. Chama-se "Taba Nova" e é em sua maior parte em 7, mas apresenta outros compassos (até 4/4!) e eles se alternam durante o tema:
<embed src="http://dc108.4shared.com/flash/flvplayer.swf" width="420" height="21" allowscriptaccess="always" flashvars="file=http://dc108.4shared.com/img/115682049/c9c869d/dlink__2Fdownload_2F115682049_2Fc9c869d_3Ftsid_3D20090703-015218-e884163a/preview.mp3&link=http://www.4shared.com/file/115682049/c9c869d/Taba_Nova.html&plugins=revolt-1&logo=http://dc108.4shared.com/images/logo.png&image=http://dc108.4shared.com/images/icons/misc/mp3_200x180.jpg"></embed>
Espero que ajude em alguma coisa!
Abraços,
S@Reston
* Tocar uma idéia rítmica pode/deve ser feito em qualquer instrumento, sobretudo de percussão ou batucando. Desenvolver uma habilidade em executar ritmos com as mãos é essencial para quem quer se aprimorar como músico. Afinal de contas, independente do instrumento que tocamos, somos todos percussionistas!
O jeito que eu encontrei pra internalizar os compassos ímpares, foi estabelecer (criando ou extraindo de alguma música, linha etc...) células básicas para o compasso que eu estava estudando.
Utilizando essa célula base (ou clave) como fundamento, fica muito mais fácil (depois de muito tocar essa mesma célula*) criar idéias que se relacionem com ela sem citá-la, utilizando-a como "pano de fundo mental" (??!!) para que as idéias fluam com facilidade e sem que se perca o sentido rítmico do compasso em questão.
Outra ótima estratégia é aprender a cantar e/ou tocar melodias que apresentem esse tipo de rítmica. Ajuda a criar um repertório de idéias rítmicas dentro do compasso de uma forma bem intuitiva. Com tempo vou postar sugestões de músicas que podem ajudar nesse lado. De cara, recomendo uma música chamada "Misturada" do Quarteto Novo para quem quer estudar Samba em 7. O solo do Airto Moreira nessa música é uma síntese das idéias desse estilo.
Aproveito o tema pra botar na roda uma composição minha gravada pelo Acuri em 2007, na nossa última Demo. Chama-se "Taba Nova" e é em sua maior parte em 7, mas apresenta outros compassos (até 4/4!) e eles se alternam durante o tema:
<embed src="http://dc108.4shared.com/flash/flvplayer.swf" width="420" height="21" allowscriptaccess="always" flashvars="file=http://dc108.4shared.com/img/115682049/c9c869d/dlink__2Fdownload_2F115682049_2Fc9c869d_3Ftsid_3D20090703-015218-e884163a/preview.mp3&link=http://www.4shared.com/file/115682049/c9c869d/Taba_Nova.html&plugins=revolt-1&logo=http://dc108.4shared.com/images/logo.png&image=http://dc108.4shared.com/images/icons/misc/mp3_200x180.jpg"></embed>
Espero que ajude em alguma coisa!
Abraços,
S@Reston
* Tocar uma idéia rítmica pode/deve ser feito em qualquer instrumento, sobretudo de percussão ou batucando. Desenvolver uma habilidade em executar ritmos com as mãos é essencial para quem quer se aprimorar como músico. Afinal de contas, independente do instrumento que tocamos, somos todos percussionistas!
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
muito bom sa gostei da musica tb
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Bacana Sá, atualmente estudo muito compassos em 5/4 e 7/4.
Costumo contar assim pra pegar a pulsação:
5/4 divido em 3/4 e 2/4
7/4 divido em 4/4 e 3/4
Costumo contar assim pra pegar a pulsação:
5/4 divido em 3/4 e 2/4
7/4 divido em 4/4 e 3/4
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Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Obrigado pela explicacao Sa. Interessante a ideia do "pano-de-fundo mental", era mais ou menos isso q eu tava querendo saber mesmo. Agora eh praticar.
____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54816
Localização : Terra
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Galera, estou em Juiz de Fora tocando até amanhã e por isso não pude responder antes...
Rdg, essa idéia de dividir o compasso em dois pode ser legal, mas o ideal é executar idéias e passar pra cabeça o som dos compassos ímpares mesmo, sem contar, o lance é incorporar isso de uma forma mais intuitiva...
Abraço a todos,
S@Reston
Rdg, essa idéia de dividir o compasso em dois pode ser legal, mas o ideal é executar idéias e passar pra cabeça o som dos compassos ímpares mesmo, sem contar, o lance é incorporar isso de uma forma mais intuitiva...
Abraço a todos,
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Fala galera,
não tenho postado nada ultimamente pois estou muito enrolado com os preparativos para uma turnê pela Ásia que vou fazer com meu grupo de música instrumental, o Acuri. Será uma viagem de 40 dias por várias cidades da Índia e do Sri Lanka. Pelo menos consigo entrar um pouco todo dia e participar de alguns tópicos... Na verdade já estou no fuso-horário asiático (8 horas e meia a mais), por conta de todos os acertos com o pessoal de lá. E de dia a correria dos ensaios com o grupo e outros compromissos realmente tem me ocupado demais.
A boa notícia é que (por incrível que pareça), terei muito tempo para postar durante a viagem, e estarei com os assuntos sempre fresquinhos na cabeça, pois vou tocar quase todo dia (já temos mais de 25 apresentações confirmadas)
Então aguardem que em breve a gente vai dar uma boa movimentada nesse tópico, beleza?
Abraços,
S@Reston
não tenho postado nada ultimamente pois estou muito enrolado com os preparativos para uma turnê pela Ásia que vou fazer com meu grupo de música instrumental, o Acuri. Será uma viagem de 40 dias por várias cidades da Índia e do Sri Lanka. Pelo menos consigo entrar um pouco todo dia e participar de alguns tópicos... Na verdade já estou no fuso-horário asiático (8 horas e meia a mais), por conta de todos os acertos com o pessoal de lá. E de dia a correria dos ensaios com o grupo e outros compromissos realmente tem me ocupado demais.
A boa notícia é que (por incrível que pareça), terei muito tempo para postar durante a viagem, e estarei com os assuntos sempre fresquinhos na cabeça, pois vou tocar quase todo dia (já temos mais de 25 apresentações confirmadas)
Então aguardem que em breve a gente vai dar uma boa movimentada nesse tópico, beleza?
Abraços,
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Parabens Sa! So errei o continente, hein?
http://bass.forumeiros.com/videos-f7/acuri-msica-instrumental-brazuca-t1911.htm#37788
Tomara q seja uma de centenas.
Abraco,
Alex.
http://bass.forumeiros.com/videos-f7/acuri-msica-instrumental-brazuca-t1911.htm#37788
Tomara q seja uma de centenas.
Abraco,
Alex.
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allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54816
Localização : Terra
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Fala profeta Allex!! Obrigado pela pilha boa, meu camarada!!
Torço também pra que seja só o começo, isso só motiva o grupo a se dedicar mais e a acreditar que dá pra seguir fazendo o som instrumental brazuca que a gente curte, apesar das dificuldades. Além disso, aqui no Brasil está cada vez mais de viabilizar um trabalho como o Acuri, então espero que estejamos no caminho certo...
Abraço grande,
S@Reston
Torço também pra que seja só o começo, isso só motiva o grupo a se dedicar mais e a acreditar que dá pra seguir fazendo o som instrumental brazuca que a gente curte, apesar das dificuldades. Além disso, aqui no Brasil está cada vez mais de viabilizar um trabalho como o Acuri, então espero que estejamos no caminho certo...
Abraço grande,
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Ola, gostaria de saber opiniao de vcs sobre como vcs percebem o ritmo xote,
estava converssando c um amigo batera e ele me disse que pensa em 2/4 eu ate hj pensei em 4/4
pesquisando em alguns livros vi as 2 opinioes o Giffoni escreve em 4/4 o Zaganin tb já o gilberto Syllos escreve em 2/4
e vcs como pensam ?
muito obrigado
estava converssando c um amigo batera e ele me disse que pensa em 2/4 eu ate hj pensei em 4/4
pesquisando em alguns livros vi as 2 opinioes o Giffoni escreve em 4/4 o Zaganin tb já o gilberto Syllos escreve em 2/4
e vcs como pensam ?
muito obrigado
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Cara, acho que qualquer um dos dois é bom.
Tomando como referência a dança, se escreveria em 2/4, com os dois acentos graves do final do compasso durando uma colcheia (meio tempo cada) - A dança do Xote divide o compasso em 2 tempos fortes, com 4 subdivisões cada. Ou seja, 2/4.
Mas também é tranquilo (apesar de eu achar um pouco menos relaxado), pensar em 4/4, aí os dois acentos do final do compasso duram 1 tempo cada (semínima).
Se você reparar, vai perceber que bate o pé em 2/4 (eu acho). Agora, a escrita é outra coisa, normalmente vejo escrito em 4/4 (Nos ótimos métodos do Adriano Giffoni, inclusive). Com os ritmos cubanos acontece a mesma coisa, escrevemos utilizando colcheias divisões que interpretamos como semi-colcheia (1/4 de tempo) em relação ao beat (a pulsação mais natural que marcamos com o pé ou dançando).
Abraços,
S@Reston
Tomando como referência a dança, se escreveria em 2/4, com os dois acentos graves do final do compasso durando uma colcheia (meio tempo cada) - A dança do Xote divide o compasso em 2 tempos fortes, com 4 subdivisões cada. Ou seja, 2/4.
Mas também é tranquilo (apesar de eu achar um pouco menos relaxado), pensar em 4/4, aí os dois acentos do final do compasso duram 1 tempo cada (semínima).
Se você reparar, vai perceber que bate o pé em 2/4 (eu acho). Agora, a escrita é outra coisa, normalmente vejo escrito em 4/4 (Nos ótimos métodos do Adriano Giffoni, inclusive). Com os ritmos cubanos acontece a mesma coisa, escrevemos utilizando colcheias divisões que interpretamos como semi-colcheia (1/4 de tempo) em relação ao beat (a pulsação mais natural que marcamos com o pé ou dançando).
Abraços,
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Mas também é tranquilo (apesar de eu achar um pouco menos relaxado), pensar em 4/4, aí os dois acentos do final do compasso duram 1 tempo cada (semínima).
Sa o que vc quiz dizer c um pouco menos relaxado ? ( menos swing mais quadrado é isso ?) eu estava pensando em 4/4 e acentuava os tempos 1, 3 e 4
Se você reparar, vai perceber que bate o pé em 2/4 (eu acho).
Depende se estiver lendo eu 4/4 ou 2/4 kk
fiz a pergunta pois nunca tinha prestado atencao no tipo de escrita, sua frase sobre a pulsacao mais favoravel de dancar ou bater c o pé foi muito boa (realmente é bem melhor marcar 70bpm do que 140 )
muito obrigado
Abraços 2 valeu
S@Reston[/quote]
Sa o que vc quiz dizer c um pouco menos relaxado ? ( menos swing mais quadrado é isso ?) eu estava pensando em 4/4 e acentuava os tempos 1, 3 e 4
Se você reparar, vai perceber que bate o pé em 2/4 (eu acho).
Depende se estiver lendo eu 4/4 ou 2/4 kk
fiz a pergunta pois nunca tinha prestado atencao no tipo de escrita, sua frase sobre a pulsacao mais favoravel de dancar ou bater c o pé foi muito boa (realmente é bem melhor marcar 70bpm do que 140 )
muito obrigado
Abraços 2 valeu
S@Reston[/quote]
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
dibass escreveu:
Sa o que vc quiz dizer c um pouco menos relaxado ? ( menos swing mais quadrado é isso ?) eu estava pensando em 4/4 e acentuava os tempos 1, 3 e 4
Não necessariamente, apesar de que na maioria das vezes sim. Isso depende da consciência de cada músico também.
dibass escreveu:
Depende se estiver lendo eu 4/4 ou 2/4 kk
É o que eu disse sobre consciência, pelo que entendi vc não precisa pulsar em 4/4 pra tocar, e pode transitar entre as duas, dependendo da ocasião. Eu já percebi que muitas vezes bato o pé marcando os quatro tempos, mas balanço o corpo no ritmo da dança, em 2/4. Acho que o ideal é isso, ter consciência e procurar sentir as duas formas de se relacionar com o groove do estilo.
Abração e valeu você pela pergunta!!
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Muito boas as suas dicas
se vc tiver tempo poderia indicar o ``caminho`` de como vc pensa ritmicamente
pelo que tenho acompanhado vc consegue explicar as coisas de um jeito que fique bem natural, interiorizado e nao mecanico e isso faz uma diferenca gigante em termos de musicalidade
abraco
se vc tiver tempo poderia indicar o ``caminho`` de como vc pensa ritmicamente
pelo que tenho acompanhado vc consegue explicar as coisas de um jeito que fique bem natural, interiorizado e nao mecanico e isso faz uma diferenca gigante em termos de musicalidade
abraco
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Uia! O nível aqui tá altíssimo, hein?
O Sá... que sonzaço é esse do Acuri, rapaz? Coisa linda, hein?
Há quanto tempo existe a banda?
Tentei comprar o CD, mas o processo é longo, não tenho muita paciência, não. Não tem jeito de eu depositar o dinheiro na conta de alguém e mandam aqui pra mim?
Estou em Ribeirão Preto - SP.
Valeu, abraço!
O Sá... que sonzaço é esse do Acuri, rapaz? Coisa linda, hein?
Há quanto tempo existe a banda?
Tentei comprar o CD, mas o processo é longo, não tenho muita paciência, não. Não tem jeito de eu depositar o dinheiro na conta de alguém e mandam aqui pra mim?
Estou em Ribeirão Preto - SP.
Valeu, abraço!
caipira bx- Membro
- Mensagens : 15
Localização : Ribeirão Preto - SP
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Muito bom o tópico! Bastante esclarecedor.
Por coincidência, estive conversando com meu professor sobre essa questão do xote há uns três mêses, justamente por conta do 4/4 utilizado pelo meu conterrâneo Giffoni. Ele também ressaltou o fato de a dança ter um "feeling" 2/4.
Daí pergunto: seria aceitável concluir que se uma das funções do contrabaixo é estimular as pessoas a dançar, mais vale a "pulsação do pé" do que o que está escrito?
Abraço!
Por coincidência, estive conversando com meu professor sobre essa questão do xote há uns três mêses, justamente por conta do 4/4 utilizado pelo meu conterrâneo Giffoni. Ele também ressaltou o fato de a dança ter um "feeling" 2/4.
Daí pergunto: seria aceitável concluir que se uma das funções do contrabaixo é estimular as pessoas a dançar, mais vale a "pulsação do pé" do que o que está escrito?
Abraço!
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maquiro- Membro
- Mensagens : 157
Localização : Fortaleza-CE
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
depois de pensar bastante vejo que a escritas em 4/4 é so p facilitar a leitura concordo c vc a funcao do baixo é fazer as pessoas terem vontade de dancar
tenho escrito em 4/4 e pensado em 2/4
tenho escrito em 4/4 e pensado em 2/4
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Tive aulas de prática de conjunto com Zaza Amorim na ULM e o mesmo me disse que quando queriam acabar com o baile, levavam o xote em 5/4 pois ninguém conseguia dançar. rsrsrsr
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Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Galera, estou de volta!
Em breve, voltarei às postagens...
Abraços!
Em breve, voltarei às postagens...
Abraços!
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Bem vindo sá Reston ...abraço brother...
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“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão- Moderador
- Mensagens : 21963
Localização : Bauru
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Wellcome back!!
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Renato- Membro
- Mensagens : 6252
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)
SINGLE-STRING PLAYING - Vizualização e Fraseado
SINGLE-STRING PLAYING - Vizualização e Fraseado
Oi galera!
Estou de volta às postagens aqui no Fórum com força total...
Hoje gostaria de propôr um estudo que aprendi em um método de guitarra do Mick Goodrick.
Já ouvi muitas vezes grandes improvisadores em instrumentos de corda falarem de sua capacidade de enxergar o braço do instrumento com a clareza de um piano, onde a vizualização das notas é muito mais fácil.
Um bom começo para o desenvolvimento dessa capacidade é estudar escalas, arpejos e intervalos em cordas individuais. O que acontece é que cada corda é um piano (uma plataforma onde a altura das notas varia de forma linear, horizontal), então temos (no baixo de 4 cordas) 4 pianos sobrepostos.
Para começar a mapear o instrumento dessa forma, fica aqui um exercício: encontrar todas as notas da escala de C maior (as notas naturais, ou as teclas brancas do piano - C D E F G A B) em cada corda. Após mapear cada corda, o próximo passo é improvisar com alguma base harmônica (algumas sugestões - Dm7(9) ou F7+(9), ou F/E) em cada corda de uma vez. O tipo de fraseado será bem diferente do que normalmente usamos, mas não importa. O objetivo é desenvolver a vizualição do braço e uma intimidade quase táctil com os intervalos da escala em relação ao acorde.
Depois repita esse segundo passo usando pares de cordas adjacentes (G e D, D e A, A e E). Se quiser um desafio a mais, experimente fazer o exercício usando pares de cordas não adjacentes (G e A, D e E).
Em breve posto mais exercícios sobre este tópico, e sobre outras abordagens para desenvolvermos nossa vizualização de notas, acordes e escalas no braço do instrumento.
Qualquer dúvida estamos aí, e por favor me digam se está ou não dando os resultados esperados (sempre com calma, muita calma...)
Abraço grande,
S@Reston
Oi galera!
Estou de volta às postagens aqui no Fórum com força total...
Hoje gostaria de propôr um estudo que aprendi em um método de guitarra do Mick Goodrick.
Já ouvi muitas vezes grandes improvisadores em instrumentos de corda falarem de sua capacidade de enxergar o braço do instrumento com a clareza de um piano, onde a vizualização das notas é muito mais fácil.
Um bom começo para o desenvolvimento dessa capacidade é estudar escalas, arpejos e intervalos em cordas individuais. O que acontece é que cada corda é um piano (uma plataforma onde a altura das notas varia de forma linear, horizontal), então temos (no baixo de 4 cordas) 4 pianos sobrepostos.
Para começar a mapear o instrumento dessa forma, fica aqui um exercício: encontrar todas as notas da escala de C maior (as notas naturais, ou as teclas brancas do piano - C D E F G A B) em cada corda. Após mapear cada corda, o próximo passo é improvisar com alguma base harmônica (algumas sugestões - Dm7(9) ou F7+(9), ou F/E) em cada corda de uma vez. O tipo de fraseado será bem diferente do que normalmente usamos, mas não importa. O objetivo é desenvolver a vizualição do braço e uma intimidade quase táctil com os intervalos da escala em relação ao acorde.
Depois repita esse segundo passo usando pares de cordas adjacentes (G e D, D e A, A e E). Se quiser um desafio a mais, experimente fazer o exercício usando pares de cordas não adjacentes (G e A, D e E).
Em breve posto mais exercícios sobre este tópico, e sobre outras abordagens para desenvolvermos nossa vizualização de notas, acordes e escalas no braço do instrumento.
Qualquer dúvida estamos aí, e por favor me digam se está ou não dando os resultados esperados (sempre com calma, muita calma...)
Abraço grande,
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Excelente Sá Reston...vou por em prática....abraço.
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Cantão- Moderador
- Mensagens : 21963
Localização : Bauru
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Manda ver meu irmão!
Espero que curta o estudo...
Espero que curta o estudo...
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Você recomenda o exercício "olhando" o braço, ou tentar, logo do começo, sem
olhar a escala?
olhar a escala?
Pedro Jack- Membro
- Mensagens : 563
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Os dois!
Primeiro olhando e memorizando as posições, depois sem olhar.
Quebra tudo aí!
Primeiro olhando e memorizando as posições, depois sem olhar.
Quebra tudo aí!
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Legal Sá Reston!!! No video do Workshop do Nico, se não me engano, ele fala deste exercício de tocar as cordas com uma visão de pianos sobrepostos.
Complementando. O legal tbm é cantar as notas conforme vai tocando-las. Assim vc vai treinando seu ouvido.
Abraços a todos....
Complementando. O legal tbm é cantar as notas conforme vai tocando-las. Assim vc vai treinando seu ouvido.
Abraços a todos....
webercar- Membro
- Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro
Reconhecimento e Vizualização II - Estudo em 4as
Fala moçada!!
Voltando aos nossos estudos de reconhecimento do braço, proponho um novo exercício com as mesmas notas do anterior (as notas da escala de C maior - C D E F G A B)
Vamos encarar o braço de forma vertical agora, encontrando e agrupando as notas através das cordas.
O exercício é o seguinte: A partir de cada nota da escala de C maior na corda E, vamos montar intervalos de 4a ascendente. Com isso, teremos 7 grupos de 4 notas (1 a partir de cada nota da escala). É importante ficar atento para manter as formas dentro da escala, ou seja, só usando as notas naturais (sem alteração). Para isso, alguns intervalos serão de 4a aumentada, e não de 4a justa. O importante é subir em 4as dentro da escala.
Começando pela nota mais grave do baixo de 4 cordas, teremos os seguintes resultados:
E A D G
F B E A
G C F B
A D G C
B E A D
C F B E
D G C F
Mapeie essas formações e acostume-se a agrupar as notas em intervalos de 4as, certamente esses shapes e suas sonoridades serão muito úteis para o reconhecimento do braço e para a sugestão de novas sonoridades. Como qualquer exercício de arpejos, é possível e recomendado praticar também alternando a direção dos desenhos (um ascendente e outro descendente e vice-versa).
Para quem estudou o exercíco do post anterior e mapeou as notas naturais em pares de cordas, esse estudo em 4as vai "linkar" os dois tipos de vizualização, vertical e horizontal.
Obviamente é possível utilizar esse conceito para mapear quaisquer outras escalas/tonalidades. Vou mostrar algumas aplicações desse tipo de estudo e das possibilidades de condução melódica dentro de uma harmonia em breve, fiquem ligados!
Mais uma vez peço que os camaradas me digam se os estudos estão ajudando e o que gostaríam que eu abordasse aqui no Fórum. Estou propondo alguns estudos que podem ser úteis a todos, independente do estilo musical, espero que gostem!
Abraços,
S@Reston
Voltando aos nossos estudos de reconhecimento do braço, proponho um novo exercício com as mesmas notas do anterior (as notas da escala de C maior - C D E F G A B)
Vamos encarar o braço de forma vertical agora, encontrando e agrupando as notas através das cordas.
O exercício é o seguinte: A partir de cada nota da escala de C maior na corda E, vamos montar intervalos de 4a ascendente. Com isso, teremos 7 grupos de 4 notas (1 a partir de cada nota da escala). É importante ficar atento para manter as formas dentro da escala, ou seja, só usando as notas naturais (sem alteração). Para isso, alguns intervalos serão de 4a aumentada, e não de 4a justa. O importante é subir em 4as dentro da escala.
Começando pela nota mais grave do baixo de 4 cordas, teremos os seguintes resultados:
E A D G
F B E A
G C F B
A D G C
B E A D
C F B E
D G C F
Mapeie essas formações e acostume-se a agrupar as notas em intervalos de 4as, certamente esses shapes e suas sonoridades serão muito úteis para o reconhecimento do braço e para a sugestão de novas sonoridades. Como qualquer exercício de arpejos, é possível e recomendado praticar também alternando a direção dos desenhos (um ascendente e outro descendente e vice-versa).
Para quem estudou o exercíco do post anterior e mapeou as notas naturais em pares de cordas, esse estudo em 4as vai "linkar" os dois tipos de vizualização, vertical e horizontal.
Obviamente é possível utilizar esse conceito para mapear quaisquer outras escalas/tonalidades. Vou mostrar algumas aplicações desse tipo de estudo e das possibilidades de condução melódica dentro de uma harmonia em breve, fiquem ligados!
Mais uma vez peço que os camaradas me digam se os estudos estão ajudando e o que gostaríam que eu abordasse aqui no Fórum. Estou propondo alguns estudos que podem ser úteis a todos, independente do estilo musical, espero que gostem!
Abraços,
S@Reston
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
po que legal, Sá!! Brigadão! não tinha visto esses exercícios ainda, vou colocar em prática com ceretza! e tbm passarei a acompanhar mais de perto esse super tópico!
____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres- Membro
- Mensagens : 285
Localização : Curitiba
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Valeu Rena, obrigado!! Fico lisonjeado com sua presença por aqui... Aos poucos vou postando mais coisas, tem um lance sobre formas diferentes de estudar com o click que eu estou devendo há um bom tempo!
Valeu!
Valeu!
Convidado- Convidado
Arpejos Criativos - Formas de acorde vindas do Piano
Hoje queria propor novas formas de estudar os arpejos (ou notas de um determinado acorde tocadas em sequência).
Nossos estudos não vão se basear em inversões ou shapes no braço. Os exercîcios de arpejos propostos aqui nesse tópico tem por objetivos treino auditivo, reconhecimento do braço e quebra das formas "contrabaixísticas".
Sempre quis aprender novas formas de enxergar os acordes no braço do instrumento, então naturalmente passei as formas que uso no piano pro nosso instrumento. Formas no piano, mas como é isso? Trata-se de formas não visuais, mas na formação intervalar de um determinado shape (ou voicing, como os arranjadores, pianistas e guitarristas dizem). Por exemplo, se tenho uma forma
1 5 7 3 para um acorde C7M, a forma será C G B E. Veja que não se trata de inversões, uma vez que o baixo do acorde permanece a cargo da fundamental. Esse estudo complementa as visões mais tradicionais de se estudar arpejos mas também se aplica a quem nunca estudou digitações de arpejos antes.
Para um maior esclarecimento nesses assuntos básicos de teoria musical como formação de acordes, intervalos e inversões, aconselho que busquem em outros tópicos da área didática ou busquem na Internet, material é o que não falta.
Vou deixar aqui os shapes para acordes maiores e menores (ficando os dominantes, meio diminutos e diminutos para a próxima), que devem ser estudados em todas as tonalidades. Aconselho pedir antes ou depois do ensaio pra que o pianista ou guitarrista passe 10 minutos com vc tocando os acordes pra que vc possa entendê-los auditivamente.
Abraços e até a próxima! Aguardo dúvidas, críticas e sugestões, aqui ou por MP, por favor!!
Acordes Maiores:
1 5 7 3
1 5 7 9 3
1 7 9 3 5
1 3 6 9 5
1 3 6 9 5 7
1 5 7 3 6 9
1 3 7 (6) 9 #11
Acordes Menores:
1 5 b7 b3
1 b7 9 b3 5
1 b3 6 9 5
1 11 b7 b3 5
1 b3 6 9 5 7 (ou 7+)
Para quem quiser se adiantar antes do próximo estudo: basta elevar a 5a dos acordes maiores para termos os shapes dos acordes 7a maior e 5a aumentada. Nos menores, sempre podemos elevar a 7a pra termos os acordes menores com 7a maior (adoro esses!). Se quiserem, podem alterar a 7a dos acordes maiores para achar alguns shapes de acordes dominantes, mas esses tem inúmeros shapes que não encontramos dessa forma.
Podemos aprender muito estudando materiais de piano (o estudo de 4as de um tópico anterior, por exemplo). Assim que puder posto mais exercícios desse tipo por aqui. Mas preciso saber se está agradando aos companheiros, tenho a impressão que ninguém está curtindo...
Qualquer dúvida é só dar um grito!
Nossos estudos não vão se basear em inversões ou shapes no braço. Os exercîcios de arpejos propostos aqui nesse tópico tem por objetivos treino auditivo, reconhecimento do braço e quebra das formas "contrabaixísticas".
Sempre quis aprender novas formas de enxergar os acordes no braço do instrumento, então naturalmente passei as formas que uso no piano pro nosso instrumento. Formas no piano, mas como é isso? Trata-se de formas não visuais, mas na formação intervalar de um determinado shape (ou voicing, como os arranjadores, pianistas e guitarristas dizem). Por exemplo, se tenho uma forma
1 5 7 3 para um acorde C7M, a forma será C G B E. Veja que não se trata de inversões, uma vez que o baixo do acorde permanece a cargo da fundamental. Esse estudo complementa as visões mais tradicionais de se estudar arpejos mas também se aplica a quem nunca estudou digitações de arpejos antes.
Para um maior esclarecimento nesses assuntos básicos de teoria musical como formação de acordes, intervalos e inversões, aconselho que busquem em outros tópicos da área didática ou busquem na Internet, material é o que não falta.
Vou deixar aqui os shapes para acordes maiores e menores (ficando os dominantes, meio diminutos e diminutos para a próxima), que devem ser estudados em todas as tonalidades. Aconselho pedir antes ou depois do ensaio pra que o pianista ou guitarrista passe 10 minutos com vc tocando os acordes pra que vc possa entendê-los auditivamente.
Abraços e até a próxima! Aguardo dúvidas, críticas e sugestões, aqui ou por MP, por favor!!
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1 3 6 9 5 7
1 5 7 3 6 9
1 3 7 (6) 9 #11
Acordes Menores:
1 5 b7 b3
1 b7 9 b3 5
1 b3 6 9 5
1 11 b7 b3 5
1 b3 6 9 5 7 (ou 7+)
Para quem quiser se adiantar antes do próximo estudo: basta elevar a 5a dos acordes maiores para termos os shapes dos acordes 7a maior e 5a aumentada. Nos menores, sempre podemos elevar a 7a pra termos os acordes menores com 7a maior (adoro esses!). Se quiserem, podem alterar a 7a dos acordes maiores para achar alguns shapes de acordes dominantes, mas esses tem inúmeros shapes que não encontramos dessa forma.
Podemos aprender muito estudando materiais de piano (o estudo de 4as de um tópico anterior, por exemplo). Assim que puder posto mais exercícios desse tipo por aqui. Mas preciso saber se está agradando aos companheiros, tenho a impressão que ninguém está curtindo...
Qualquer dúvida é só dar um grito!
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
como não gostar????????
está tudo sendo anotado e separado para devido estudo.. ainda não deu tempo de ver tudo, mas vamo que vamo
está tudo sendo anotado e separado para devido estudo.. ainda não deu tempo de ver tudo, mas vamo que vamo
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Rena Cáceres- Membro
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Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Fantático Sá...parabéns pela aula...
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“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
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Cantão- Moderador
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Localização : Bauru
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
acabei de conhecer esse tópico agora.... to mto curioso com os resultados q esses exercícios podem trazer... mto bom mesmo!!! Vlw Sá...
magallanes- Membro
- Mensagens : 123
Localização : Mantena
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Sá você não imagina o que é ler esse tópico estando longe do instrumento (estou viajando a trabalho há 2 meses)...
Mas em breve irei começar.
Valeu.
Mas em breve irei começar.
Valeu.
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"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo- Membro
- Mensagens : 1138
Localização : GPS
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Verdade...
Tô de plantão e meu baixo tá lá em casa...
Nem posso pegar pra aplicar essas técnicas de estudo!
Até tô com o violão aqui, pq de manhã tava gravando umas bases com um amigo! Mas num é a mesma coisa...
Tô doidim pra chegar em casa e estudar mais!
Tô sentindo falta disso....
Tô de plantão e meu baixo tá lá em casa...
Nem posso pegar pra aplicar essas técnicas de estudo!
Até tô com o violão aqui, pq de manhã tava gravando umas bases com um amigo! Mas num é a mesma coisa...
Tô doidim pra chegar em casa e estudar mais!
Tô sentindo falta disso....
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Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
- Mensagens : 3329
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Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Está tudo muito maneiro... valeu Sá.
Precisamos fazer essas aulas ao vivo cara rsrsrs... Abraços
Precisamos fazer essas aulas ao vivo cara rsrsrs... Abraços
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Enquanto uns choram, outros vem e nos devoram!
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Eu já conhecia e admirava a excelência desse camarada como contrabaixista, compositor e arranjador, agora fiquei de queixo caído com a didática de professor! Ricardo, tá demais esse tópico cara!
Tava pensando em alguma questão específica pensando nas suas músicas e arranjos, mas eu queria mesmo é te fazer uma pergunta mais abrangente e talvez até vaga. Como é que você pensa harmonicamente ao compor? Pensa em melodias e harmoniza ou ao contrário? Ou tudo junto? Pensa em tonalidade?
Tava pensando em alguma questão específica pensando nas suas músicas e arranjos, mas eu queria mesmo é te fazer uma pergunta mais abrangente e talvez até vaga. Como é que você pensa harmonicamente ao compor? Pensa em melodias e harmoniza ou ao contrário? Ou tudo junto? Pensa em tonalidade?
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www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Ô rapaz, assim você me deixa envergonhado...
Já cansei de te dizer que essa admiração é recíproca, já recomendei e faço novamente: Ouçam o Água Viva, grupo em que o Mayo toca, é um dos melhores sons na música brasileira atualmente - www.myspace.com/grupoaguaviva Eles estão gravando nesse momento o primeiro Cd que vai ser uma paulada. Além de tocar elétrico e acústico, o Pamplona compõe e arranja pro grupo. Ouçam e me digam se eu estiver errado...
Dito isso, vou tentar responder o que vc perguntou:
Cara, acho que o lance de criar a melodia ou harmonia primeiro, no meu caso, vai se alternando no decorrer da composição. Mas normalmente acho que começo com alguma idéia melódica (que pode já ter uma harmonia ou não), e a partir daí a harmonia contribui mais ativamente no processo. Por exemplo, terminada uma frase ou parte, o que vem depois pode ser provocado por um acorde que acho que dá um segmento bacana na música, ou a melodia pode já continuar e eu achar o acorde depois...
Ou se acho que em determinada parte da música cai bem um lance mais troncho ou mais suave, um acorde pode sugerir isso, ou pode dar uma vontade de criar uma parte utilizando "aquele" acorde, ou usando o mesmo acorde em várias tonalidades, etc...
O lance das tonalidades é o seguinte, quase nunca penso em uma quando estou compondo, e sim em encadeamentos de acordes e a função harmonica das notas da melodia em relação a ele... Mas como estudei bastante harmonia funcional, esse conhecimento está ali, e muitas vezes faço uso dele. É mais uma ferramenta, que muitas vezes se faz útil, quase que sem querer. Difícil é controlar a vontade de limar um acorde só porque ele tá dentro da tonalidade hehe
Me sinto envergonhado de escrever essas coisas pra um cara que eu sei que é um grande compositor e que domina essas ferramentas como ninguém... Mas vc perguntou, então mandei... :-)
E você? Se puder falar um pouco do seu processo, ficaremos felizes!
Já cansei de te dizer que essa admiração é recíproca, já recomendei e faço novamente: Ouçam o Água Viva, grupo em que o Mayo toca, é um dos melhores sons na música brasileira atualmente - www.myspace.com/grupoaguaviva Eles estão gravando nesse momento o primeiro Cd que vai ser uma paulada. Além de tocar elétrico e acústico, o Pamplona compõe e arranja pro grupo. Ouçam e me digam se eu estiver errado...
Dito isso, vou tentar responder o que vc perguntou:
Cara, acho que o lance de criar a melodia ou harmonia primeiro, no meu caso, vai se alternando no decorrer da composição. Mas normalmente acho que começo com alguma idéia melódica (que pode já ter uma harmonia ou não), e a partir daí a harmonia contribui mais ativamente no processo. Por exemplo, terminada uma frase ou parte, o que vem depois pode ser provocado por um acorde que acho que dá um segmento bacana na música, ou a melodia pode já continuar e eu achar o acorde depois...
Ou se acho que em determinada parte da música cai bem um lance mais troncho ou mais suave, um acorde pode sugerir isso, ou pode dar uma vontade de criar uma parte utilizando "aquele" acorde, ou usando o mesmo acorde em várias tonalidades, etc...
O lance das tonalidades é o seguinte, quase nunca penso em uma quando estou compondo, e sim em encadeamentos de acordes e a função harmonica das notas da melodia em relação a ele... Mas como estudei bastante harmonia funcional, esse conhecimento está ali, e muitas vezes faço uso dele. É mais uma ferramenta, que muitas vezes se faz útil, quase que sem querer. Difícil é controlar a vontade de limar um acorde só porque ele tá dentro da tonalidade hehe
Me sinto envergonhado de escrever essas coisas pra um cara que eu sei que é um grande compositor e que domina essas ferramentas como ninguém... Mas vc perguntou, então mandei... :-)
E você? Se puder falar um pouco do seu processo, ficaremos felizes!
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Caramba cara, fico mesmo muito lisongeado com os seus elogios! Elogio que vem de quem a gente admira é muito bom!
Mas ainda estou muito longe de ser um grande compositor e de dominar essas ferramentas... o bom é que o caminho é o que realmente importa! E afinal de contas, ninguém domina nada, não existe um ponto final, né não?
Indo à questão, acho que meu método é parecido com o seu. Mas o processo parece ser diferente, acho que por falta de estudo mais formal de minha parte. As tais ferramentas...
Comigo a composição acontece sempre a partir de uma brincadeira com acordes. Também não costumo pensar em tonalidades. Vai tomando uma forma, algumas melodias vão surgindo... e aí tudo se interrelaciona: a melodia às vezes sugere um outro acorde diferente do original, e esse outro acorde já não sugere o outro, tem que mudar e aí as coisas vão indo, se transformando.
E esse é o momento crucial pra sobrevivência ou morte de uma idéia. Se essas interrelações resultam num trecho coerente e instigante, eu continuo. E aí é um processo doloroso, hahaha... eu fico escravo da composição até chegar à barra dupla! O tempo varia muito, e eu já demorei mais de um mês (!) pra compor uma música. Quando demora muito assim, eu fico durante esse tempo distante, com o olhar vago, sem prestar atenção no que as pessoas falam... hehehe. Tenho que pensar duas vezes antes de compor.
Já tentei fazer de formas diferentes mas nunca deu certo. Quando eu penso em uma melodia definida e tento harmonizar, nunca deu certo. Aliás, uma melodia me persegue há tempos e eu nunca consegui harmonizá-la. A diabinha é cheia de cromáticos e eu não sei lidar com isso com a elegância necessária! Que inveja do Dori!
Também não dá certo quando eu penso funcionalmente, preparando as modulações, com consciência das tonalidades. Aí é que o bicho pega, que a falta de ferramentas faz falta! Quando eu faço assim, o resultado me parece falso. Daí, nunca consegui compor um frevo tradicional, por exemplo. Ou um choro. Como você faz com maestria! Eu já fiz, mas ficou tão falso que joguei fora.
Mas ainda estou muito longe de ser um grande compositor e de dominar essas ferramentas... o bom é que o caminho é o que realmente importa! E afinal de contas, ninguém domina nada, não existe um ponto final, né não?
Indo à questão, acho que meu método é parecido com o seu. Mas o processo parece ser diferente, acho que por falta de estudo mais formal de minha parte. As tais ferramentas...
Comigo a composição acontece sempre a partir de uma brincadeira com acordes. Também não costumo pensar em tonalidades. Vai tomando uma forma, algumas melodias vão surgindo... e aí tudo se interrelaciona: a melodia às vezes sugere um outro acorde diferente do original, e esse outro acorde já não sugere o outro, tem que mudar e aí as coisas vão indo, se transformando.
E esse é o momento crucial pra sobrevivência ou morte de uma idéia. Se essas interrelações resultam num trecho coerente e instigante, eu continuo. E aí é um processo doloroso, hahaha... eu fico escravo da composição até chegar à barra dupla! O tempo varia muito, e eu já demorei mais de um mês (!) pra compor uma música. Quando demora muito assim, eu fico durante esse tempo distante, com o olhar vago, sem prestar atenção no que as pessoas falam... hehehe. Tenho que pensar duas vezes antes de compor.
Já tentei fazer de formas diferentes mas nunca deu certo. Quando eu penso em uma melodia definida e tento harmonizar, nunca deu certo. Aliás, uma melodia me persegue há tempos e eu nunca consegui harmonizá-la. A diabinha é cheia de cromáticos e eu não sei lidar com isso com a elegância necessária! Que inveja do Dori!
Também não dá certo quando eu penso funcionalmente, preparando as modulações, com consciência das tonalidades. Aí é que o bicho pega, que a falta de ferramentas faz falta! Quando eu faço assim, o resultado me parece falso. Daí, nunca consegui compor um frevo tradicional, por exemplo. Ou um choro. Como você faz com maestria! Eu já fiz, mas ficou tão falso que joguei fora.
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www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Tem uma coisa que você escreveu sobre tocar em compassos assimétricos se baseando em "claves" que se aplica quando eu penso em uma composição, como você também deve fazer. É o "mote" que o Itiberê sempre repetia, seja pra falar de composição ou mesmo de cozinha.
Com esse mote, essa frase, a composição tem liga, faz sentido do começo ao fim.
Com esse mote, essa frase, a composição tem liga, faz sentido do começo ao fim.
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Mayo Pamplona escreveu:Tem uma coisa que você escreveu sobre tocar em compassos assimétricos se baseando em "claves" que se aplica quando eu penso em uma composição, como você também deve fazer. É o "mote" que o Itiberê sempre repetia, seja pra falar de composição ou mesmo de cozinha.
Com esse mote, essa frase, a composição tem liga, faz sentido do começo ao fim.
E improviso também, né? Uma coisa que eu faço muito quando estou dando aula é isso, crio um motivo e peço pro aluno improvisar na harmonia trabalhada só usando o motivo inicial. E quando estou estudando, tento fazer isso também. Inclusive o lance de quartas que eu falei sobre em um outro tópico, tem muita aplicação nesse sentido. Por exemplo, se temos uma harmonia assim: Dmaj7 | Bbmaj7
E temos um shape de 4as para o Dmaj7 que é C# F# B, quando mudar para o Bbmaj7, esse mesmo shape 1/2 tom acima (D G C) está dentro do segundo acorde. E esses "patterns" de 4as são legais pra criar desenhos melódicos. Dá pra aplicar essa idéia com tudo, tríades, intervalos... Tenho baseado meus estudos de improvisação nisso e em arpejos, aboli as escalas da minha vida!! hehe. Elas tem utilização teórica (como saber as notas "dentro" de um acorde), mas no instrumento não estudo mais.
Caraca, saí do tema composição descaradamente, foi mal!! Escreverei mais sobre isso mais pra frente.
Abração!!
Convidado- Convidado
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Sá Reston escreveu:Valeu Rena, obrigado!! Fico lisonjeado com sua presença por aqui... Aos poucos vou postando mais coisas, tem um lance sobre formas diferentes de estudar com o click que eu estou devendo há um bom tempo!
Valeu!
Bora rapá!! Não nos deixe órfãos do tópico! Tou precisando dessas dicas aí, juntar com a batera tá sinistro!!
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston
Bom, vamos chegando ao fim do ano e eu não poderia deixar de fazer um balanço... Espero que a partir daí possamos pensar a respeito daquilo que importa, que é a música.
Em primeiro lugar, um balanço financeiro... Esse ano foi uma verdadeira epopéia pra mim envolvendo venda e troca de instrumentos, algo que nunca tinha feito antes... Foi tanto baixo que passou na minha mão que eu nem lembro... Nesse processo, passei por uma grave dificuldade financeira, então acabei tendo que me desfazer de muita coisa. O que tirei de bom, foi que fiz alguns novos amigos. Além disso, pude testar e ver "ao vivo e a cores" uma série de instrumentos, e qual deles funcionava ou não pra mim. Mas pra resumir, sou músico e não comerciante. Tenho que dizer que ficar negociando instrumentos é chato pra burro. De um lado os "roleiros" profissionais, de outro algumas pessoas que não conhecem muito bem aquilo que (não) estão querendo comprar... Enfim, quando o "Feirão do Sá Reston" estiver fechado , vai ser uma maravilha. Sou músico e não vendedor, e esse ano frequentei (e ainda estou frequentando...) mais os posts dos Classificados do que eu gostaria. Quem me conhece sabe, o que eu quero mesmo é tocar!
Ah, falando em tocar , aprendi algumas lições muito importantes... Como tive oportunidade de gravar bastante, comecei a atentar mais para alguns detalhes que fazem toda a diferença no resultado final de uma linha de baixo e a sua forma de completar uma música. Basicamente, sinto que estou caminhando para uma execução mais simples, por estar aprendendo aos poucos (alguns desses processos são longos para alguns, instantâneo para outros) que na maioria das vezes tudo acaba ficando mais bonito e agradável dessa forma.
Com isso vem o outro aprendizado: de o quanto é difícil tocar simples! Não se trata de tocar menos notas apenas. Se trata de ocupar o seu espaço dentro da música com pouca coisa, o que faz com que o que vc toca tenha que funcionar, e funcionar e bem. Isso te força a buscar coisas mais interessantes, com mais personalidade. Os detalhes são inúmeros que envolvem tudo isso, mas sinto que se abrirmos a cabeça e os ouvidos pra que a música diga o que ela tem a dizer, esse processo vai se tornando mais e mais intuitivo. Assim espero!!
A partir daí surgem algumas questões... Como fazer para deixar a música usar vc como instrumento? Pois isso é real, e tenho certeza que a maioria de nós já vivenciou esse estado em que a gente está ali só "assistindo" e vira espectador da nossa própria performance... Muitos não sabem, mas na minha opinião vivemos e amamos a música pra vivenciar esse momento de quebra com a realidade cotidiana que nos obriga a encarnar tantos personagens diferentes (e nos leva a lidar com vibrações mais densas, menos sutis) para simplesmente estar ali, flutuando no som... Desculpe o tom "haribô" dessas palavras, mas pra mim isso tudo é muito concreto. Se música fosse só um bando de notas a gente não era doido por isso como a gente é hehe A história que ela conta e o que ela nos leva a sentir é o que importa nessa brincadeira levada a sério.
Uma das melhores coisas boas do ano foi o fato de o nosso Fórum ter se tornado uma realidade, certamente esse espaço ainda vai crescer muito e renderá muitos frutos pra nossa classe, nos mais variados "tópicos" e assuntos. Ter a honra de ter esse espaço aqui pra dividir conhecimento e aprender com vocês todos é uma honra e um prazer. Obrigado a todo mundo!!
Desejo a todos vocês ótimas festas e muito som pra 2010!!
Abraços,
S@Reston
Em primeiro lugar, um balanço financeiro... Esse ano foi uma verdadeira epopéia pra mim envolvendo venda e troca de instrumentos, algo que nunca tinha feito antes... Foi tanto baixo que passou na minha mão que eu nem lembro... Nesse processo, passei por uma grave dificuldade financeira, então acabei tendo que me desfazer de muita coisa. O que tirei de bom, foi que fiz alguns novos amigos. Além disso, pude testar e ver "ao vivo e a cores" uma série de instrumentos, e qual deles funcionava ou não pra mim. Mas pra resumir, sou músico e não comerciante. Tenho que dizer que ficar negociando instrumentos é chato pra burro. De um lado os "roleiros" profissionais, de outro algumas pessoas que não conhecem muito bem aquilo que (não) estão querendo comprar... Enfim, quando o "Feirão do Sá Reston" estiver fechado , vai ser uma maravilha. Sou músico e não vendedor, e esse ano frequentei (e ainda estou frequentando...) mais os posts dos Classificados do que eu gostaria. Quem me conhece sabe, o que eu quero mesmo é tocar!
Ah, falando em tocar , aprendi algumas lições muito importantes... Como tive oportunidade de gravar bastante, comecei a atentar mais para alguns detalhes que fazem toda a diferença no resultado final de uma linha de baixo e a sua forma de completar uma música. Basicamente, sinto que estou caminhando para uma execução mais simples, por estar aprendendo aos poucos (alguns desses processos são longos para alguns, instantâneo para outros) que na maioria das vezes tudo acaba ficando mais bonito e agradável dessa forma.
Com isso vem o outro aprendizado: de o quanto é difícil tocar simples! Não se trata de tocar menos notas apenas. Se trata de ocupar o seu espaço dentro da música com pouca coisa, o que faz com que o que vc toca tenha que funcionar, e funcionar e bem. Isso te força a buscar coisas mais interessantes, com mais personalidade. Os detalhes são inúmeros que envolvem tudo isso, mas sinto que se abrirmos a cabeça e os ouvidos pra que a música diga o que ela tem a dizer, esse processo vai se tornando mais e mais intuitivo. Assim espero!!
A partir daí surgem algumas questões... Como fazer para deixar a música usar vc como instrumento? Pois isso é real, e tenho certeza que a maioria de nós já vivenciou esse estado em que a gente está ali só "assistindo" e vira espectador da nossa própria performance... Muitos não sabem, mas na minha opinião vivemos e amamos a música pra vivenciar esse momento de quebra com a realidade cotidiana que nos obriga a encarnar tantos personagens diferentes (e nos leva a lidar com vibrações mais densas, menos sutis) para simplesmente estar ali, flutuando no som... Desculpe o tom "haribô" dessas palavras, mas pra mim isso tudo é muito concreto. Se música fosse só um bando de notas a gente não era doido por isso como a gente é hehe A história que ela conta e o que ela nos leva a sentir é o que importa nessa brincadeira levada a sério.
Uma das melhores coisas boas do ano foi o fato de o nosso Fórum ter se tornado uma realidade, certamente esse espaço ainda vai crescer muito e renderá muitos frutos pra nossa classe, nos mais variados "tópicos" e assuntos. Ter a honra de ter esse espaço aqui pra dividir conhecimento e aprender com vocês todos é uma honra e um prazer. Obrigado a todo mundo!!
Desejo a todos vocês ótimas festas e muito som pra 2010!!
Abraços,
S@Reston
Última edição por Sá Reston em Ter 22 Dez 2009 - 4:28, editado 2 vez(es)
Convidado- Convidado
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