Ajuda - Leitura de partitura
+15
luizribeiro
Joca Street Miquinioty
Henrique Alencar
flipe
Wotan
Rdg Bass
lcalazans
Luciano Carvalho
Mago Mr. Kyle
dibass
Henrique Christ
Rafael FindanS
LuCaSbass
Mr_Arthur
AdrianoBSB
19 participantes
Página 1 de 1
Ajuda - Leitura de partitura
Sou leigo em ler partituras e quero saber se existe algum material voltado para o esse aprendizado.
Estou com um material do James Jamerson que estou doido pra estudar e como ele esta em partitura ja mato dois coelhos com uma cajadada só.
Valeu.
Estou com um material do James Jamerson que estou doido pra estudar e como ele esta em partitura ja mato dois coelhos com uma cajadada só.
Valeu.
Re: Ajuda - Leitura de partitura
Pega os Dan Dean!
Ótimo pra quem está iniciando.
Galera,
Ainda não mando muito bem na leitura a primeira vista não,
vocês acham que é algo que eu deva investir a fundo e estudar muito logo?
valeu!
Galera,
valeu!
Mr_Arthur- Membro
Cara, o melhor estudo de leitura é: estudar diariamente. Ler 8 compassos por dia é melhor do que ler 80 num dia e ficar uma semana sem ler nada! Qualquer coisa serve. Pegue linhas de walking bass, sao otimas pra começar pois são sempre em seminimas, depois vai variando os estilos... partitura em clave de fa é facil de acharMr_Arthur escreveu:Pega os Dan Dean!
Galera,
valeu!
Aprendi a ler partitura com o livro Teoria Musical de Bohumil Med e com Guitar Pro pra tirar as dúvidas. Mas como LuCaSBass, pra ler fluentemente só estudando diariamente pra tornar algo natual, como uma simples leitura de português.
Tenho muita dificuldades de me acostumar com as partituras pos jaa acostumei com tablaturas que são claras mas não tão completas...
aonde eu aprendo(auto-didatamente) a ler partituras numa linguagem mais "infantil-musical"
abraços
Henrique Christ
aonde eu aprendo(auto-didatamente) a ler partituras numa linguagem mais "infantil-musical"
abraços
Henrique Christ
Henrique Christ- Membro
o metodo do dan dean usa ele e so vc num olhar p a tab
dibass- Membro
da uma olhada do ultimo post do Lucas.
Com o tempo eu estou até me acostumando... não dá pra pegar de uma hora pra outra.
Com o tempo eu estou até me acostumando... não dá pra pegar de uma hora pra outra.
Mr_Arthur- Membro
Henrique Christ escreveu:Tenho muita dificuldades de me acostumar com as partituras pos jaa acostumei com tablaturas que são claras mas não tão completas...
abraços
Henrique Christ
Tem o modo que aprendi a ler - de maneira infantil -
Semibreve - pã-o-o-o(4 tempos cada nota)
Mínima - pã-o pã-o(2 tempos cada nota)
Seminima - Pão - Pão - Pão - Pão(1 tempo cada nota)
Colcheia - Ca-sa (meio tempo cada nota)
Semicolcheia - Cho-co-la-te(0,25 cada nota)
Em relação a pronuncia, é como se estivesse falando normal: "chocolate" mais para cada sílaba uma nota...
é engraçado, mais funciona...
Mago Mr. Kyle- Membro
Engraçado mesmo rsrsrsr
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
LuCaSBass escreveu:
Cara, o melhor estudo de leitura é: estudar diariamente. Ler 8 compassos por dia é melhor do que ler 80 num dia e ficar uma semana sem ler nada! Qualquer coisa serve. Pegue linhas de walking bass, sao otimas pra começar pois são sempre em seminimas, depois vai variando os estilos... partitura em clave de fa é facil de achar
Acrescento a essa recomendação, a prática de solfejo. No show q vi do Zimbo, o Itamar Collaço lia solfejando (de modo discreto é claro) mas vc percebe q ele tá lendo pq ele toca fazendo gestos com a boca e com a cabeça; então, é uma boa solfejar para q o cérebro se acostume com as notas e o som q elas fazem.
Abs
lcalazans escreveu:LuCaSBass escreveu:
Cara, o melhor estudo de leitura é: estudar diariamente. Ler 8 compassos por dia é melhor do que ler 80 num dia e ficar uma semana sem ler nada! Qualquer coisa serve. Pegue linhas de walking bass, sao otimas pra começar pois são sempre em seminimas, depois vai variando os estilos... partitura em clave de fa é facil de achar
Acrescento a essa recomendação, a prática de solfejo. No show q vi do Zimbo, o Itamar Collaço lia solfejando (de modo discreto é claro) mas vc percebe q ele tá lendo pq ele toca fazendo gestos com a boca e com a cabeça; então, é uma boa solfejar para q o cérebro se acostume com as notas e o som q elas fazem.
Abs
Já vi ele fazer isso também.
Experimente o livro de teoria de Maria Luiza de Matos Priolli.Henrique Christ escreveu:... aonde eu aprendo(auto-didatamente) a ler partituras numa linguagem mais "infantil-musical ..."
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
ler partituras é muito fácil, o difícil mesmo é conseguir dinamismo na leitura. na internet mesmo, você irá encontrar centenas de documentos e tutoriais ensinando leitura musical.
Primeiramente para se ler partitura é essencial um método de divisão musical tipo Pozzoli, nele você aprende sobre as durações das notas, e acaba aprendendo o rítmos das figuras só de olhar para elas, isso facilita muito na hora de ler. Sabendo o rítmo você só tem de se preocupar com a leitura das notas que não tem nada de difícil é só ir lendo como alguém disse aí em cima, todo dia.
Eu comecei com o livro do Dan Dean e depois peguei um de walkbass que leio até hoje, todos os dias. Comecei numa velocidade de 40 bpm e foi progredindo com o tempo. Depois de uma certa intimidade com a pauta peguei um livro de música barroca que se chama 77 músicas barrocas na clave de Fá, tem no blog do Nukebass. É muito bom ler outros tipos de músicas, eu sou músico popular mas leio o que for para melhorar e tambem tem um ebook com algumas músicas do Bach em clave de Fá.
Tudo isso você encontra, como já disse, no blog do nukebass.
Agora mãos a obra.
Eu comecei com o livro do Dan Dean e depois peguei um de walkbass que leio até hoje, todos os dias. Comecei numa velocidade de 40 bpm e foi progredindo com o tempo. Depois de uma certa intimidade com a pauta peguei um livro de música barroca que se chama 77 músicas barrocas na clave de Fá, tem no blog do Nukebass. É muito bom ler outros tipos de músicas, eu sou músico popular mas leio o que for para melhorar e tambem tem um ebook com algumas músicas do Bach em clave de Fá.
Tudo isso você encontra, como já disse, no blog do nukebass.
Agora mãos a obra.
uma vez zapeando pela net eu vi uns exercicios de partituras de baixo que mostrava as notas ,a pauta e rolava um midi junto ,quando a gente ia acompanhando dava pra entender direitinho as notas o tempo,tudo bem facil
mas nunca mais achei esse site ,alguem já viu esses exercicios e sabe informar em que site está?
mas nunca mais achei esse site ,alguem já viu esses exercicios e sabe informar em que site está?
Joca Street Miquinioty- Membro
Recomendo o método (muito bom e com uma didática bem progressiva) "Simplified Sight Reading for Bass", do Josquin des Pres:
http://www.amazon.com/Simplified-Sight-Reading-Bass-Instruction/dp/0793565189
http://www.amazon.com/Simplified-Sight-Reading-Bass-Instruction/dp/0793565189
Convidado- Convidado
Josquin Després era um compositor da renascença! Que engraçado ter outra pessoa com esse nome. Principalmente pois Des Prés não é o nome dele. Antigamente usava-se a cidade de nascimento como referência, era o Josquin que nasceus en Prés!
luizribeiro- Membro
Hehehe sempre achei engraçada essa coincidência... Ainda mais que tem um livro chamado Bach for Bass de Josqui Des Prés kkkkkkkkk
Também conhecido como Joaquim Deprê
Também conhecido como Joaquim Deprê
Convidado- Convidado
Josquin é o Highlander!
luizribeiro- Membro
eu tenho uma apostila do dan dean, na verdade uma xerox com todos os volumes da tal, e é melhor de aprender do que com meu professor...
Gospel Club #86 | Clube dos baixistas amantes de UFC #09 | Contrabaixo BR FC #11 | Jazz Bass Clube #20[i]
Luizão- Membro
Tenho também todos os volumes do Dan Dean é muito bom esse metódo.
GilliamGatto- Membro
cara, eu tenho pra mim (de cabeçada mesmo, porque não leio nadinha) que talvez seja interessante estudar a rítmica primeiro. Já tentei aprender antes e nada. Sendo assim, vou pegar o método do Adamo Prince (tem um na internet, de graça, "A tempo". Pode baixar no site do autor: http://www.adamoprince.com/publicacoes_6.html) e começar a entender melhor o funcionamento dos tempos e tal. Depois que estiver bem legal nisso, tento dar nome aos bois e começo a encaixar as coisas na pauta. Enquanto as notas estão dentro das linhas, não vejo muita dificuldade. No entanto, quando começam as linhas suplementares, aí a porca torce o rabo (e eu torço meu cérebro...)
lsardeiro- Membro
Henrique Alencar escreveu:Primeiramente para se ler partitura é essencial um método de divisão musical tipo Pozzoli, nele você aprende sobre as durações das notas, e acaba aprendendo o rítmos das figuras só de olhar para elas, isso facilita muito na hora de ler. ......
Isso, sou velhinho mesmo....aprendi no Pozzoli, pra mim o melhor.......