Cheiro de Vida - André Gomes, Carlos Martau e Alexandre Fonseca.
+4
Polli
DUDUBASS
Claudio
Amagomes
8 participantes
Página 1 de 1
Cheiro de Vida - André Gomes, Carlos Martau e Alexandre Fonseca.
Um dos grupos mais sensacionais da música instrumental de todos os tempos IMHO. Esses caras quase me fizeram desistir de ser músico...hehe.
O Cheiro de Vida é composto por três grandes nomes da música instrumental do sul do Brasil: Alexandre Fonseca (bateria), André Gomes (baixo e sitar) e Carlos Martau (guitarra). Juntos formaram em 1978, em Porto Alegre, o lendário Cheiro de Vida, grupo instrumental de Jazz Rock progressivo. Na década de 80 foram para o Rio de Janeiro e rapidamente chamaram a atenção de nomes famosos do cenário musical do Brasil e desenvolveram trabalhos com artistas como Diana Pequeno, Pepeu Gomes, Marina Lima, Djavan, Nico Assumpção, entre outros.
Na Bagagem destes excelentes músicos, há muita esstória para contar: tours no exterior, participações especiais em estúdio e shows com vários artistas renomados, a fábrica de instrumentos de Martau... Como grupo, o Cheiro de Vida gravou dois álbuns históricos. O primeiro, em 1984, contou com participações de Paulo Supekóvia, Pedro Tagliani, Renato Alscher e Augusto Licks. O segundo álbum ao vivo (1988) contou com Dudu Trentin que participou do grupo por um período. Atualmente separados, André, Martau e Alex continuam sendo músicos altamente requisitados em estúdios e em shows por todo o país.
Ricardo Barão - extraído do site Música do Mundo
Alguns Vídeos:
O Cheiro de Vida é composto por três grandes nomes da música instrumental do sul do Brasil: Alexandre Fonseca (bateria), André Gomes (baixo e sitar) e Carlos Martau (guitarra). Juntos formaram em 1978, em Porto Alegre, o lendário Cheiro de Vida, grupo instrumental de Jazz Rock progressivo. Na década de 80 foram para o Rio de Janeiro e rapidamente chamaram a atenção de nomes famosos do cenário musical do Brasil e desenvolveram trabalhos com artistas como Diana Pequeno, Pepeu Gomes, Marina Lima, Djavan, Nico Assumpção, entre outros.
Na Bagagem destes excelentes músicos, há muita esstória para contar: tours no exterior, participações especiais em estúdio e shows com vários artistas renomados, a fábrica de instrumentos de Martau... Como grupo, o Cheiro de Vida gravou dois álbuns históricos. O primeiro, em 1984, contou com participações de Paulo Supekóvia, Pedro Tagliani, Renato Alscher e Augusto Licks. O segundo álbum ao vivo (1988) contou com Dudu Trentin que participou do grupo por um período. Atualmente separados, André, Martau e Alex continuam sendo músicos altamente requisitados em estúdios e em shows por todo o país.
Ricardo Barão - extraído do site Música do Mundo
Alguns Vídeos:
Amagomes- Membro
Re: Cheiro de Vida - André Gomes, Carlos Martau e Alexandre Fonseca.
Na década de 80 assisti a vários shows deles no antigo Rio Jazz Club. O Pepeu Gomes utilizava a banda Cheiro de Vida como suporte ao seu trabalho de música instrumental. Excelentes músicos!
Claudio- Membro
E em uma época em que ainda não era muito comum por aqui os músicos ostentarem instrumentos feitor por luthier, os fabricados pelo Martau estavam ente os mais requisitados,junto com o Cássio, Gravina e uns outros poucos.
Amagomes- Membro
^ O André utilizava um baixo do Cássio.
Claudio- Membro
ClaudioBass escreveu:^ O André utilizava um baixo do Cássio.
Acho que ainda usa... o forte da oficina do Martau eram as guitarras de todos os tipos, baiana,bandolin elétrico etc...
Amagomes- Membro
André Gomes é um ET tocando baixo, é um abuso.... Pelo que sei ele usa(va) um baixo feito para ele pela Wood.
O André toca muito mesmo,aliás a banda inteira.
Parece que usou um D'Alegria uma época,tem um tópico do Ivan sobre isso.
https://www.contrabaixobr.com/t4812-d-alegria-dynamo-ag-andre-gomes-signature.
Parece que usou um D'Alegria uma época,tem um tópico do Ivan sobre isso.
https://www.contrabaixobr.com/t4812-d-alegria-dynamo-ag-andre-gomes-signature.
Ultima vez que vi o andre tocando ele tava com um D'alegria headless, mas 34" 4c verde translucido. O vi num show do pepeu gomes.
Hoje ele usa esse modelo aqui, que é 32" com um compressor integrado.
Hoje ele usa esse modelo aqui, que é 32" com um compressor integrado.
Última edição por Gomba em Qua maio 23, 2012 1:42 pm, editado 1 vez(es)
^^ Este baixo é uma cópia de outro baixo antigo dele, que pelo que sei foi feito pela Wood.
O André era uma das atrações surpresas do III Encontro do Rio ... Infelizmente não deu pra rolar ...
Boss2K- Membro
Ele usou um ibanez todo modiicado tambem, um roxo rajado. Nao estou em casa, mas quando chegar procuro ibagens
Então é esse o baixo do video que acabei de postar.
"^"
Se não me engano, no making-off deste DVD o André fala sobre esse baixo.
Sobre o André, a técnica de slap dele é única, pois consegue incorporá-lo com naturalidade não só aos solos mas a toda e qualquer levada independente do estilo sem ficar cansativo de ouvir, o cara é mesmo um ET.
Se não me engano, no making-off deste DVD o André fala sobre esse baixo.
Sobre o André, a técnica de slap dele é única, pois consegue incorporá-lo com naturalidade não só aos solos mas a toda e qualquer levada independente do estilo sem ficar cansativo de ouvir, o cara é mesmo um ET.
Amagomes- Membro
Não pude ver o vídeo, mas acho que este show é mais recente, deve ser o D'alegria.
Achei uma foto do ibanez
Este é o Ibanez psicodélico, Lucas se possível tenta localizar aquele outro mais antigo que inspirou o D'alegria signature.
Seria o desse video?DUDUBASS escreveu:Este é o Ibanez psicodélico, Lucas se possível tenta localizar aquele outro mais antigo que inspirou o D'alegria signature.
Aliás, esse video é fantástico... Segura ai, Dirty Loops hehe
LuCaSbass- Membro
Mais um com o tecladista Luciano Alves e o Cheiro de Vida... Solo f*** do André!
LuCaSbass- Membro
"^"
Esse Luciano Alves é outro "animal"... Está nos planos para breve, fazer um curso na área de produção na escola dele, o CTMLA. O problema é que é um pouco longe da minha casa.
Esse Luciano Alves é outro "animal"... Está nos planos para breve, fazer um curso na área de produção na escola dele, o CTMLA. O problema é que é um pouco longe da minha casa.
Amagomes- Membro
O baixo antigo que me referi é este que o Lucas postou no vídeo logo acima e por incrível que pareça é este mesmo aqui
[/quote]
Que agora está todo alterado inclusive cor, marcação da escala, escudo dentre outras, reparem que é um pouco diferente do D'alegria signature por estes mesmos motivos elencados, tenho um LP do Pepeu "On the road" gravado ao vivo em 89 em que ele usa este baixo na configuração antiga.
[/quote]
Que agora está todo alterado inclusive cor, marcação da escala, escudo dentre outras, reparem que é um pouco diferente do D'alegria signature por estes mesmos motivos elencados, tenho um LP do Pepeu "On the road" gravado ao vivo em 89 em que ele usa este baixo na configuração antiga.
Gomba escreveu:
E esse baixo aqui, qual é? O.o
Esse é um Ibanez Muscian. Foi cortado na oficina do Martau e recebeu essa pintura, inspirada na cor do Tubarão Baleia.
André Monc- Membro
Achei uma foto que tirei em 2007, da para ver bem o Ibanez.
Esse é o mesmo que ele usou no Cheiro de Vida Live in 1988. Na época era tigrado.
Esse é o mesmo que ele usou no Cheiro de Vida Live in 1988. Na época era tigrado.
André Monc- Membro