Duvida sobre comprar ou não um baixo muito bom pra mim
+17
gazzola
zanforlin
tcraposo
Maurício_Expressão
Paulo Penna
leopeixoto
gpraxedes
BTNS
hectmans
subgrave
CG
RodrigoBorges
allexcosta
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Thales_Sr
demojr
21 participantes
Página 1 de 1
Duvida sobre comprar ou não um baixo muito bom pra mim
Comecei a tocar agora fazem 3 meses, comprei um Gianini, o mais barato que eu achei para sentir como era tocar.
Estou decidido a me dedicar e realmente começar a tocar o melhor possivel. Então decidi agora que já posso trocar para um melhorzinho.
Acontece que encontrei um Music Man Sting Ray 4 cordas novinho por 4200. Eu sei que é um absurdo total um cara como eu que não sabe tocar absolutamente nada, nem sequer ter a capacidade de reconhecer o quanto esse baixo é bom, comprar um baixo desse. Mas pelo que eu pesquisei parece ser uma boa oportunidade, já que encontrei varios baixos usados por esse valor.
Enfim, queria saber se devido a oportunidade, por mais iniciante que eu seja, vale a pena?
Estou decidido a me dedicar e realmente começar a tocar o melhor possivel. Então decidi agora que já posso trocar para um melhorzinho.
Acontece que encontrei um Music Man Sting Ray 4 cordas novinho por 4200. Eu sei que é um absurdo total um cara como eu que não sabe tocar absolutamente nada, nem sequer ter a capacidade de reconhecer o quanto esse baixo é bom, comprar um baixo desse. Mas pelo que eu pesquisei parece ser uma boa oportunidade, já que encontrei varios baixos usados por esse valor.
Enfim, queria saber se devido a oportunidade, por mais iniciante que eu seja, vale a pena?
demojr- Membro
Re: Duvida sobre comprar ou não um baixo muito bom pra mim
Não sou o Allex, mas peço a você pra ponderar alguns pontos.
Um baixo bom é legal, não ter que ficar lidando com limitações do instrumento sempre ajuda a evoluir mais rápido.
Por outro lado, gastar tanto dinheiro num instrumento assim, sendo que mais pra frente, à medida que você "refinar" seu gosto por timbres, você pode decidir que gosta mesmo é de Precision ou JB, e que o timbre do MM não é bem sua praia... Aí complica.
Por mais outro lado (rsrsrs), um baixo desse nível é relativamente fácil de repassar na base da troca (aqui no fórum acontece bastante..), apesar de não tão fácil de revender.
E por não ser tão fácil de revender (claro, se você oferecer bem barato -- perdendo bastante $$$ -- vende rápido), pode se tornar um problema caso você descubra que gosta de guitarra (blergh!!! kkk), e queira se livrar do instrumento.
Então, a dica que eu dou é: Se essa compra não for apertar seu orçamento, e você estiver decidido mesmo a estudar, comprar um instrumento caro não é uma idéia tão louca quanto parece. Mas tenha certeza do que você tá fazendo.
Um baixo bom é legal, não ter que ficar lidando com limitações do instrumento sempre ajuda a evoluir mais rápido.
Por outro lado, gastar tanto dinheiro num instrumento assim, sendo que mais pra frente, à medida que você "refinar" seu gosto por timbres, você pode decidir que gosta mesmo é de Precision ou JB, e que o timbre do MM não é bem sua praia... Aí complica.
Por mais outro lado (rsrsrs), um baixo desse nível é relativamente fácil de repassar na base da troca (aqui no fórum acontece bastante..), apesar de não tão fácil de revender.
E por não ser tão fácil de revender (claro, se você oferecer bem barato -- perdendo bastante $$$ -- vende rápido), pode se tornar um problema caso você descubra que gosta de guitarra (blergh!!! kkk), e queira se livrar do instrumento.
Então, a dica que eu dou é: Se essa compra não for apertar seu orçamento, e você estiver decidido mesmo a estudar, comprar um instrumento caro não é uma idéia tão louca quanto parece. Mas tenha certeza do que você tá fazendo.
Eu estou ponderando todos estes pontos. Eu sei que com certeza conforme eu for evoluindo eu vou saber distinguir melhor os sons de cada baixo e posso perceber que eu prefiro um Precision por exemplo.
Mas ai é que está, se eu não comprar esse MM, provavelmente vou ter que gastar entre 600-1000 ou ate mais pra comprar pelo menos um baixo decente que em algum momento vou trocar por um do nivel do MM (mesmo que nao seja o MM), e aí já vou perder dinheiro tambem.
Estou balançando nessa questão porque pelo que eu vi na internet pelo menos me parece dificil encontrar um MM SR novinho com case por esse preço, e me parece que caso me arrependa dessa compra nao vou perder uma quantidade absurda de dinheiro...
Por isso estou aqui, tenho conciencia que eu nao sei absolutamente nada. O dinheiro a principio nao fara falta porque é economia, mas nao porque eu tenho dinheiro de sobra.
Mas ai é que está, se eu não comprar esse MM, provavelmente vou ter que gastar entre 600-1000 ou ate mais pra comprar pelo menos um baixo decente que em algum momento vou trocar por um do nivel do MM (mesmo que nao seja o MM), e aí já vou perder dinheiro tambem.
Estou balançando nessa questão porque pelo que eu vi na internet pelo menos me parece dificil encontrar um MM SR novinho com case por esse preço, e me parece que caso me arrependa dessa compra nao vou perder uma quantidade absurda de dinheiro...
Por isso estou aqui, tenho conciencia que eu nao sei absolutamente nada. O dinheiro a principio nao fara falta porque é economia, mas nao porque eu tenho dinheiro de sobra.
demojr- Membro
Creio que ANTES de vc trocar de baixo, sería ideal conversar com um bom luthier para que ele, não apenas regule bem o seu instrumento (se vc ainda não o fez, faça imediatamente), mas também proponha alguns "up-grades" dentro de uma boa relação custo-benefício. Ademais, o investimento em um amplificador bom e potente (acima de 100WRMS) e mesmo alguns pedais de efeito (se for o caso), bem como aulas com um bom professor, devem ser considerados.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bem-vindo ao fórum Demojr...se você optar por esse MM , certifique-se da originalidade...abraço...
Cantão- Moderador
Obrigado, tenho certeza que é original, afinal quem esta intermediando a compra é meu professor
demojr- Membro
Um MM por 4200 e comum aqui no Forum.
Nao vejo nada errado em um iniciante comprar um baixo bom.
Nao vejo nada errado em um iniciante comprar um baixo bom.
Já que ele talvez não saiba o estilo de timbre que vai gostar no futuro, uma boa pedida seria um Music Man Sterling.
RodrigoBorges- Membro
Não tenho conhecimento suficiente pra afirmar o timbre que eu vou gostar no futuro.
Mas o que eu gosto mesmo é punk/ska.
Mas o que eu gosto mesmo é punk/ska.
demojr- Membro
Se a verba estiver sobrando e sobrar algum para estudo eu acho válido você iniciar com um baixo bom. Minha segunda guitarra foi uma Ibanez Jem 777DY, eu tocava a 7 meses.
Alias, aqui no forum MMs po 3500 ou 3800 sao comuns.
Jorgera tem alguns à venda aqui
RodrigoBorges- Membro
demojr escreveu:Enfim, queria saber se devido a oportunidade, por mais iniciante que eu seja, vale a pena?
Vale muito a pena, e que bom se todo inicante tivesse tido a oportunidade de começar com um baixo bom.
subgrave- Membro
Eu aprendi com um Giannini formigão, gostava muito dele e achava um bom baixo na época, me ajudou muito. O que matava era o "neck dive".
RodrigoBorges- Membro
Quando comecei, fazia aulas com um professor... e ele disponibilizava um Fender JB para o estudo na escola...
Eu chegava em casa e sentia uma baita diferença quando ia reproduzir oe exercícios no meu Golden...
Eu chegava em casa e sentia uma baita diferença quando ia reproduzir oe exercícios no meu Golden...
hectmans- Membro
Cara, se você tem a grana e sonha com um MM, compre. Eu comecei com um baixo barato e medíocre porque não tinha condições de comprar um baixo de primeira linha, só por isso. Vá em frente, procurando apenas a certificar da qualidade e do estado do instrumento com um luthier de confiança. Bom som prá você.
BTNS- Membro
Mano, você já respondeu quando falou que está disposto a estudar, um baixo bom facilita muito, um MM é maravilha!!!
Se teu orçamento tá folgado, não tem razão nenhuma pra não comprar.
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto- Membro
Cara, se pode compra e pronto!!!
Costuma ter muito baixo bacana aqui a venda... mas eu iria de fender.
Costuma ter muito baixo bacana aqui a venda... mas eu iria de fender.
Paulo Penna- Membro
Eu comecei com um baixo extremamente vagabundo. Quando comprei meu primeiro baixo "de verdade" senti uma diferença tremenda e tive que reaprender a tocar. No antigo, com som embolado e sempre igual não importava se eu tocava com palheta, dedo, forte, fraco... Já com o novo, descobri mil nuances de pegada, onde tocar (que região da corda), variações de timbre, sentir realmente os espaços entre os semi-tons e tons, enfim fui redescobrir o que era tocar um baixo.
Ou seja, perdi tempo pela baixa qualidade do meu primeiro baixo.
Se puder começar com um baixo honesto (e um MM Stringray é um baixo honesto) é muiiiito melhor!
Ou seja, perdi tempo pela baixa qualidade do meu primeiro baixo.
Se puder começar com um baixo honesto (e um MM Stringray é um baixo honesto) é muiiiito melhor!
Guardadas as devidas proporções também tive essa experiência.
No princípio eu tocava num Washburn Lion Series e totalmente desregulado.
Como disse o Mauricio Luiz Bertola, grande amigo e professor! Regular o instrumento também faz toda a diferença. Pra quem ainda tá começando não sabe da real diferença que faz um instrumento todo reguladinho. Mas pra quem sabe e conhece, se torna quase outro baixo.
Quando pulei pra um Yamaha ERB 300 II todo reguladinho eu achei que tava no céu... Aí aprendí a deixar sempre corda nova, sempre regulado, enfim...
Eu acompanho a opinião do Allex, não tenho nada contra iniciante comprando bons baixos não. Mas sejam quais for, que estejam bem acompanhados pela assistência de um bom luthier, com cordas novas e um bom cubo (ou caixa/ampli).
No princípio eu tocava num Washburn Lion Series e totalmente desregulado.
Como disse o Mauricio Luiz Bertola, grande amigo e professor! Regular o instrumento também faz toda a diferença. Pra quem ainda tá começando não sabe da real diferença que faz um instrumento todo reguladinho. Mas pra quem sabe e conhece, se torna quase outro baixo.
Quando pulei pra um Yamaha ERB 300 II todo reguladinho eu achei que tava no céu... Aí aprendí a deixar sempre corda nova, sempre regulado, enfim...
Eu acompanho a opinião do Allex, não tenho nada contra iniciante comprando bons baixos não. Mas sejam quais for, que estejam bem acompanhados pela assistência de um bom luthier, com cordas novas e um bom cubo (ou caixa/ampli).
tcraposo- Membro
Pois é... MM por 4200 é comum. O preço está + - na faixa, mas aqui no forum você encontra até mais barato que isso.
Então, se você está comprando pois está achando o baixo barato e é uma oportunidade, eu lhe digo que não é. É apenas normal.
Se você está disposto a estudar e tocar de verdade, e você tem a grana na mão, sugiro que você estude pelo menos uma semana o timbre dos contrabaixos e tente tocar em cada um deles pra ver o que mais te agrada.
Eu, por exemplo, se fosse ter apenas 1 baixo e tivesse 4200 na mão, compraria um bom fender jazz bass am standard usado (uns 3000 você acha) e um amp legal também usado (com 1200 você compra até um hartcke A70 ou um A100, se encontrasse). Isso porque já me decidi que o meu som é jazz bass ou rickenbacker. E com essa grana não compro nem metade do rick
Abraços
Léo
Então, se você está comprando pois está achando o baixo barato e é uma oportunidade, eu lhe digo que não é. É apenas normal.
Se você está disposto a estudar e tocar de verdade, e você tem a grana na mão, sugiro que você estude pelo menos uma semana o timbre dos contrabaixos e tente tocar em cada um deles pra ver o que mais te agrada.
Eu, por exemplo, se fosse ter apenas 1 baixo e tivesse 4200 na mão, compraria um bom fender jazz bass am standard usado (uns 3000 você acha) e um amp legal também usado (com 1200 você compra até um hartcke A70 ou um A100, se encontrasse). Isso porque já me decidi que o meu som é jazz bass ou rickenbacker. E com essa grana não compro nem metade do rick
Abraços
Léo
Olá! Sou novo no fórum e também iniciante com um pouco de conhecimento no contrabaixo elétrico.
Estou escrevendo aqui porque acho que esse é o tópico que mais se assemelha com a indecisão que me consome.
Toco há pouco tempo, e meus amigos que formaram uma banda pra curtir um rock, e futuramente quando a banda já estiver bem ensaiada, tocar em algumas casas da região, me convidaram pra tocar com eles, eu aceitei na hora. Já estamostocando ensaiando há quase dois meses e tá sendo bem produtivo e divertido. A minha indecisão é a seguinte:
Acabei de receber uma grana, e como estou curtindo essa nova vida de músico, já me deu aquele GAS maldito!
O problema é que eu não tenho um amplificador, e o meu baixo é o famoso "até R$500,00", um Eagle Jazz Bass. Essa grana que eu tenho é um pouco mais que R$2.000,00 e não sei se caso ou compro uma cabrita. hahaha... Brincadeira a parte, não sei se invisto essa grana em um amplificador, ou em um baixo melhor.
As minhas opções:
1ª O GAS, que está bem aqui> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-492740208-squier-classic-vibe-jazz-bass-60s-branco-loja-gtia--_JM, que por sinal está em um ótimo preço, comparando o que esse baixo custava há 2 anos atrás e o que está custando hoje em dia nas lojas do país.
2ª O amplificador bom, que tenho pra mim, essa ser a melhor opção, um GK MB200 vendido pelo usuário diegoantunes_bass> https://www.contrabaixobr.com/t28158-amplificador-cabecote-gk-mb200]https://www.contrabaixobr.com/t28158-amplificador-cabecote-gk-mb200, + uma caixa Teksound com 1X15 com cone de alumínio.
Agora vem a problemática:
Se eu optar pela 1ª, fico sem amplificador, ou pelo menos, sem um amplificador decente.
Se eu optar pela 2ª, farei o famoso de QUINHENTÃO falar mais alto e consequentemente um pouco mais bonito.
Tenho várias opções para uma solucionática, mas gostaria de saber a opinião de quem é mais experiente, e/ou já tenha passado por isso.
Valeu!
Estou escrevendo aqui porque acho que esse é o tópico que mais se assemelha com a indecisão que me consome.
Toco há pouco tempo, e meus amigos que formaram uma banda pra curtir um rock, e futuramente quando a banda já estiver bem ensaiada, tocar em algumas casas da região, me convidaram pra tocar com eles, eu aceitei na hora. Já estamos
Acabei de receber uma grana, e como estou curtindo essa nova vida de músico, já me deu aquele GAS maldito!
O problema é que eu não tenho um amplificador, e o meu baixo é o famoso "até R$500,00", um Eagle Jazz Bass. Essa grana que eu tenho é um pouco mais que R$2.000,00 e não sei se caso ou compro uma cabrita. hahaha... Brincadeira a parte, não sei se invisto essa grana em um amplificador, ou em um baixo melhor.
As minhas opções:
1ª O GAS, que está bem aqui> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-492740208-squier-classic-vibe-jazz-bass-60s-branco-loja-gtia--_JM, que por sinal está em um ótimo preço, comparando o que esse baixo custava há 2 anos atrás e o que está custando hoje em dia nas lojas do país.
2ª O amplificador bom, que tenho pra mim, essa ser a melhor opção, um GK MB200 vendido pelo usuário diegoantunes_bass> https://www.contrabaixobr.com/t28158-amplificador-cabecote-gk-mb200]https://www.contrabaixobr.com/t28158-amplificador-cabecote-gk-mb200, + uma caixa Teksound com 1X15 com cone de alumínio.
Agora vem a problemática:
Se eu optar pela 1ª, fico sem amplificador, ou pelo menos, sem um amplificador decente.
Se eu optar pela 2ª, farei o famoso de QUINHENTÃO falar mais alto e consequentemente um pouco mais bonito.
Tenho várias opções para uma solucionática, mas gostaria de saber a opinião de quem é mais experiente, e/ou já tenha passado por isso.
Valeu!
gazzola- Membro
Gazzola, eu trocaria a teksound de 1x15 com falante de alumínio por 1x12 com falante de celulose, creio que o preço seja mais baixo. Ou procuraria um Staner BX 200, que você encontra novo por cerca de 1200 e é um bom amplificador.
E tem um Squier sendo vendido aqui no fórum por 1200 reais.
E tem um Squier sendo vendido aqui no fórum por 1200 reais.
Rick Charles- Membro
gazzola escreveu:As minhas opções:
Já que você está tocando em uma banda, vai precisar de um amp para ensaios e show.
Compre o melhor amp que seu dinheiro puder pagar. O baixo Eagle é razoável, mantenha ele regulado e com cordas boas.
Baixo razoável com amp bom você faz um verão. O contrário é dor de cabeça.
Eu tentaria esticar um pouco a grana e pegar um MB500 com uma 1x12. Depois uma segunda 1x12 ou 2x10. Pra tocar rock você precisa de força e falantes.
Tem um 800RB por 1900 Reais no ML. Um baita de um amp.
Pois é Allex, essa opção de comprar um amplificador melhor e continuar com o Eagle reguladinho estava pesando mais, porém, é sempre bom ouvir segunda opinião de alguém com experiência. Vou dar uma olhada nesses que tu indicou.
E tu acha que seria uma boa eu dar uma tunadinha de leve o Eagle, alguma ponte melhor, captadores, etc., ou não vale a pena?
E obrigado pela ajuda.
Agradeço também ao Rick, eu tinha pensado no Staner, mas como o Allex falou, pra rock tem que ter mais força, então queria algo de 200W pra cima, mas valeu!
E tu acha que seria uma boa eu dar uma tunadinha de leve o Eagle, alguma ponte melhor, captadores, etc., ou não vale a pena?
E obrigado pela ajuda.
Agradeço também ao Rick, eu tinha pensado no Staner, mas como o Allex falou, pra rock tem que ter mais força, então queria algo de 200W pra cima, mas valeu!
gazzola- Membro
eu preferi continuar com meu tagima e comprar uma "cabeça" hartke. nao arrependo.
gazzola escreveu:E tu acha que seria uma boa eu dar uma tunadinha de leve o Eagle, alguma ponte melhor, captadores, etc., ou não vale a pena?
Agora, nada...
Pegue um amp de responsa primeiro. Depois disso coloque corda boa no Eagle e mande regular e blindar, se necessário. Depois disso feito, faltando algo, pense em um upgrade de baixo ou de captadores. Ponte não faz diferença.
allexcosta escreveu: Ponte não faz diferença.
Não mesmo? É que tem umas pontes (badass por exemplo) que são tão faladas, custam uma grana... é só pra sustentação?
^ Pra mim não faz, ou é desprezível.
Alguns dos melhores baixos que eu tive tinham pontes de um pedaço de latão dobrado.
Alguns dos melhores baixos que eu tive tinham pontes de um pedaço de latão dobrado.
^ O teu JB tem monorail chinesa, não é? Fala muito aquele baixo.
allexcosta escreveu:^ Pra mim não faz, ou é desprezível.
Entendi. Então, deve ser mais caça-níquel mesmo, certo?
Uma boa ponte não é caça níquel, mas um bom amp primeiro vai lhe ser muito mais útil.
BTNS- Membro
Um bom amp é fato! Tem muita gente que ignora isso, usa baixos fantásticos em sistemas que não correspondem.
...e um cabo bom.