A humanidade sempre gostou de som pesado ...COL LEGNO D'ARCO
+9
Tarcísio Caetano
Claudio
flauius
subgrave
Ricardo Petrone
Pedroswaldo
allexcosta
fgbass
SHIP ROOM ESTUDIO
13 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
A humanidade sempre gostou de som pesado ...COL LEGNO D'ARCO
Outro dia conversando com meu amigo Lyndon, guitarrista do SYNTAGMA TRIO, banda do PETRONE, veio a baila esta afirmação dele, que me pareceu deveras pertinente e apropriada.
E me deixou bem pensativo...
Disse ele:
"Daniel meu caro, A humanidade sempre gostou de som pesado ... O que não havia há 400, 200, 100 ... anos atrás eram os recursos de amplificação & distorção.
Mas se pararmos para analisar a pungência, a vibração e energia de algumas das grandes sinfonias dos mestres tipo:
WAGNER, Beethoven, e tantos outros que compunham e regiam com uma vibração e tenacidade digna de qualquer metaleiro.
Podemos afirma sem sombra de dúvida.
A humanidade sempre gostou de som pesado .. srsrsr.
A inclusive orientações deixadas nas partituras desses mestres, que determinam quais trechos das sinfonias devem ser tocados com o verso do arco "parte de madeira" afim de obter maior nível de "distorção"
Coisa aliás, que parece sempre deixou a galera das cordas "violino,chelos & afins" fulos da vida, pois parece que esta técnica danificava os instrumentos."
Não sei exatamente qual a aplicação pratica & veracidade da orientação, talvez a galera do acústico possa corroborar ou desmentir a afirmação.
Mas o termo era:
"COL LEGNO D'ARCO"
Ou seja:
Com a MADEIRA DO ARCO.
Não sei vcs, mas achei super hard core.
E me deixou bem pensativo...
Disse ele:
"Daniel meu caro, A humanidade sempre gostou de som pesado ... O que não havia há 400, 200, 100 ... anos atrás eram os recursos de amplificação & distorção.
Mas se pararmos para analisar a pungência, a vibração e energia de algumas das grandes sinfonias dos mestres tipo:
WAGNER, Beethoven, e tantos outros que compunham e regiam com uma vibração e tenacidade digna de qualquer metaleiro.
Podemos afirma sem sombra de dúvida.
A humanidade sempre gostou de som pesado .. srsrsr.
A inclusive orientações deixadas nas partituras desses mestres, que determinam quais trechos das sinfonias devem ser tocados com o verso do arco "parte de madeira" afim de obter maior nível de "distorção"
Coisa aliás, que parece sempre deixou a galera das cordas "violino,chelos & afins" fulos da vida, pois parece que esta técnica danificava os instrumentos."
Não sei exatamente qual a aplicação pratica & veracidade da orientação, talvez a galera do acústico possa corroborar ou desmentir a afirmação.
Mas o termo era:
"COL LEGNO D'ARCO"
Ou seja:
Com a MADEIRA DO ARCO.
Não sei vcs, mas achei super hard core.
Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Qui maio 31, 2012 6:43 pm, editado 1 vez(es)
SHIP ROOM ESTUDIO- FCBR-Parceiro
Re: A humanidade sempre gostou de som pesado ...COL LEGNO D'ARCO
Se a humanidade gostade um som pesado, entao eu devo ser um Super Humano! foi mal, tive que postar essa piada.
Concordo com o texto, nota-se uma semelhança entre as bandas ed musica pesada e as grandes obras classicas, Mozart e cia realmente imprimiam um grande peso às suas musicas, eram extremamente frenéticas.
Concordo com o texto, nota-se uma semelhança entre as bandas ed musica pesada e as grandes obras classicas, Mozart e cia realmente imprimiam um grande peso às suas musicas, eram extremamente frenéticas.
O som pesado não iniciou com o metal.
Os primeiros tambores fabricados pelos homens das cavernas soavam pesado e grave.
Sons dessa natureza sempre foram associados às características mais básicas dos seres humanos, como a relação com a terra, a caça, o sexo, etc...
Os sons mais leves e "aéreos" surgiram associados às características do espírito, como manifestações religiosas e filosóficas.
Os primeiros tambores fabricados pelos homens das cavernas soavam pesado e grave.
Sons dessa natureza sempre foram associados às características mais básicas dos seres humanos, como a relação com a terra, a caça, o sexo, etc...
Os sons mais leves e "aéreos" surgiram associados às características do espírito, como manifestações religiosas e filosóficas.
Sim, com certeza ! Certíssimo mestre.
E ambas as vertentes nos acompanham até hoje.
Haja vista àquela máxima que diz:
Bandas de heavy quando fazem balada, sai de baixo. srsrsrsrsr.
Precisamos disso... é a dualidade de estados de espirito e percepções que nos equilibra e norteia nossas ações.
E ambas as vertentes nos acompanham até hoje.
Haja vista àquela máxima que diz:
Bandas de heavy quando fazem balada, sai de baixo. srsrsrsrsr.
Precisamos disso... é a dualidade de estados de espirito e percepções que nos equilibra e norteia nossas ações.
COL LEGNO D'ARCO
Vero. Achei essa referencia em alguns lugares.
Pode ser percutindo, ou fricçionando...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Col_legno
http://andrewhugill.com/manuals/cello/bowing.html
col legno
with the wood of the bow
col legno battuto (for striking the string)
col legno tratto (for bowing the string)
When only col legno is indicated, players often use tratto but engaging an amount of the hair of the bow. It is best to specify the method. Battuto is best used quietly to minimise bow damage.
Vero. Achei essa referencia em alguns lugares.
Pode ser percutindo, ou fricçionando...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Col_legno
http://andrewhugill.com/manuals/cello/bowing.html
col legno
with the wood of the bow
col legno battuto (for striking the string)
col legno tratto (for bowing the string)
When only col legno is indicated, players often use tratto but engaging an amount of the hair of the bow. It is best to specify the method. Battuto is best used quietly to minimise bow damage.
Haydn...
Um dos eruditos que mais soube se utilizar do "peso" na musica foi Bach, todas as suas obras que ja ouvi soam encorpadas, pesadas, mesmo que sem um numero grande de notas, cada nota tocada tinha uma pegada agressiva.
imagina se esses eruditos tivessem amplificadores e distorções a sua disposição...
subgrave- Membro
Nem precisa distorcer para parecer pesado
Black Metal da década de 20...
Black Metal da década de 20...
Acho que ficaria mais ou menos assim se dessem um overdrive pro Mozart.
allexcosta escreveu:
Inclusive, Maurício_Expressão pode confirmar essa afirmação!
Claudio- Membro
^
A 5ª de Beethoven é bem pesada...ouvindo-a por várias vezes, já imaginei guitarras, baixo e bateria descendo a lenha...
Agora Mendelssohn, Dvorak e Schumann têm muita coisa de peso, mesmo, IMO. Para não falar em Mahler...
A 5ª de Beethoven é bem pesada...ouvindo-a por várias vezes, já imaginei guitarras, baixo e bateria descendo a lenha...
Agora Mendelssohn, Dvorak e Schumann têm muita coisa de peso, mesmo, IMO. Para não falar em Mahler...
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
As harmonias das obras do Stravinsk são mais pesadas, "demoníacas" e passam uma tensão bem maior do que muita banda de BLACK/DEATH METAL por aí.
O tanto é que não costumo escutar a noite...
O tanto é que não costumo escutar a noite...
ClaudioBass escreveu:allexcosta escreveu:
Inclusive, Maurício_Expressão pode confirmar essa afirmação!
O difícil na época era caçar esses bichos pra aproveitar as peles. rsrsrsrs
Além do col legno, tem também o pizzicato Bartok, que é um slap no violino rsrsrs
Acho que a própria existência do contrabaixo dá razão a sua afirmação de que a humanidade sempre gostou de som pesado, porque muitas vezes ele foi usado apenas para reforçar o cello.
Ouve esse som do Mussorgsky... mais pesado que Slayer rsrs
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/iCEDfZgDPS8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Acho que a própria existência do contrabaixo dá razão a sua afirmação de que a humanidade sempre gostou de som pesado, porque muitas vezes ele foi usado apenas para reforçar o cello.
Ouve esse som do Mussorgsky... mais pesado que Slayer rsrs
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/iCEDfZgDPS8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
fma- Membro
Erudito e metal combinam bem. Existem as bandas de metal sinfônico, que puxam muito dos instrumentos de orquestra.
Tem que não goste, mas eu gosto bastante. Dá um contraste bem legal.
Tem que não goste, mas eu gosto bastante. Dá um contraste bem legal.
"Se você leva a música a sério, a música te leva a sério" - Thalles Roberto | Clube Strinberg #064 - Clube Giannini # 067
777MathBass- Membro
se nao houvesse baixas frequencias, provavelmente, eu nao gostaria de musica.
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos