Circuito ativo e diminuição de ruído
5 participantes
Página 1 de 1
Circuito ativo e diminuição de ruído
Bom dia galera!
Seguinte, me surgiu a seguinte dúvida: Circuitos ativos, de qualidade, ajudam a diminuir o “HUM” de captadores single coil?
A dúvida surgiu por que eu estava tocando com o meu Jazz Bass passivo e ele tem esse HUM acentuado quando eu deixo apenas um dos captadores (característica relativamente normal de baixos passivos com captação single coil).
Depois fui tocar com meu Cort GB-95 que tem um J na posição do braço (Seymour Duncan SJB-3) e um MM na posição da ponte (Seymour Duncan SMB-D). O SJB-3 é um captador de saída bem alta e usado em modo passivo sem seu par da ponte também tem seu HUM, porém no Cort GB-95 ele é completamente silencioso.
Isso se deve ao circuito ativo, ou aterramento ou uma mistura dos dois?
Abraço!
Seguinte, me surgiu a seguinte dúvida: Circuitos ativos, de qualidade, ajudam a diminuir o “HUM” de captadores single coil?
A dúvida surgiu por que eu estava tocando com o meu Jazz Bass passivo e ele tem esse HUM acentuado quando eu deixo apenas um dos captadores (característica relativamente normal de baixos passivos com captação single coil).
Depois fui tocar com meu Cort GB-95 que tem um J na posição do braço (Seymour Duncan SJB-3) e um MM na posição da ponte (Seymour Duncan SMB-D). O SJB-3 é um captador de saída bem alta e usado em modo passivo sem seu par da ponte também tem seu HUM, porém no Cort GB-95 ele é completamente silencioso.
Isso se deve ao circuito ativo, ou aterramento ou uma mistura dos dois?
Abraço!
Clube Fender #016 - Squier Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi- Membro
rodsom- Membro
Re: Circuito ativo e diminuição de ruído
Realmente, esqueci de mencioo fato é que o jazz bass já é blindado com fita de cobre auto adesiva.
O ruído dele é menor que de outros instrumentos, porém não é zero.
O Jazz é um Fender Geddy Lee e o Cort é o GB 95 e mesmo blindado eu nunca ví um jazz bass com 2 singles passivos que tenha ruído zero igual ao GB-95.
Por isso a minha dúvida, teria o circuito ativo seu papel nessa diminuição de ruído?
O ruído dele é menor que de outros instrumentos, porém não é zero.
O Jazz é um Fender Geddy Lee e o Cort é o GB 95 e mesmo blindado eu nunca ví um jazz bass com 2 singles passivos que tenha ruído zero igual ao GB-95.
Por isso a minha dúvida, teria o circuito ativo seu papel nessa diminuição de ruído?
VictorLuigi- Membro
Eu acho que o que mais dá ruido é o captador Jazz da ponte. No caso do GB95 o Jazz é no braço e blindado. Acho que a blinda gem do Fender pode estar meio mal feita.
Tem um tópico que o JAZZiGo deu umas dicas bem legais sobre blindagem. Esse daqui: https://www.contrabaixobr.com/t22384-pickups-hum-cancelling-para-lakland-jo5-com-j-retro
Lucas94- Membro
O circuito ativo diminui os problemas de ruido por aterramento, mas nao elimina problemas de ruido por interferência.
Gomba, qual a diferença dos dois?
Imagino que a por aterramento seja aquele que cessa quando nós tocamos as cordas ou a ponte.
É isso mesmo?
Se sim, qual seria a por interferência?
Imagino que a por aterramento seja aquele que cessa quando nós tocamos as cordas ou a ponte.
É isso mesmo?
Se sim, qual seria a por interferência?
VictorLuigi- Membro
PositivoVictorLuigi escreveu:Imagino que a por aterramento seja aquele que cessa quando nós tocamos as cordas ou a ponte.
É isso mesmo?
Aquele que não cessa quando você toca as cordas. Normalmente acontece quando tem iluminação por perto ou algo assim.VictorLuigi escreveu:Se sim, qual seria a por interferência?
É no caso do Jazz Bass é o ruído por aterramento então.
Por que com a mão nas cordas ele é bem silencioso.
Já o com o circuito ativo eu nem preciso colocar a mão nas cordas, ele é silencioso naturalmente!
Por que com a mão nas cordas ele é bem silencioso.
Já o com o circuito ativo eu nem preciso colocar a mão nas cordas, ele é silencioso naturalmente!
VictorLuigi- Membro