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"Abertura" de timbre ???

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Mensagem por murilouem Sex Jun 01, 2012 3:36 pm

Allex (ou alguma outra pessoa que possa responder, debater, discutir, etc.. o tema),

(OBS: procurei algum tópico relacionado mas não encontrei nada)

Estou querendo substituir meu atual amp (Peavey TKO 115s) que apesar de gostar muito do som dele, considero muito pesado e em alguns casos eu sinto que falta um pouco potência (volume) no palco.

Estou pensando (seriamente) em comprar um sistema: cabeçote GK MB 800 + caixa 4x10 Bergantino [ou alguma outra ainda a decidir], conforme muitos conselhos que vi aqui no FCBR.

Porém ouvi algumas pessoas comentando que se você utilizar sistema de potência elevada (500 watts nesse caso se utilizar uma caixa, se comparado com os 80 wattz que eu tenho no Peavey) em volume baixo, o sistema acaba por "não abrir o timbre".

Para exemplificar melhor: Quando eu toco com meu Peavey (80 watts) eu costumo trabalhar com o ganho em 7 e o volume em 8 (mais ou menos). Se eu estiver com um GK MB-800 + caixa (500watts) eu teria que trabalhar com o volume em torno de 2 ou 3.
O sistema não começaria a "abrir o timbre" na casa dos 4 ou 5 de volume ?

Essa informação procede ou seria apenas uma lenda ?

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Mensagem por Thales_Sr Sex Jun 01, 2012 3:46 pm

Pra mim, lenda.

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Mensagem por gobatto Sex Jun 01, 2012 3:50 pm

Isso parece estória de guitarrista com amplificador valvulado.
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Mensagem por Cantão Sex Jun 01, 2012 3:59 pm

Também acho que essa estória não procede.

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Mensagem por murilouem Sex Jun 01, 2012 4:13 pm

gobatto escreveu:Isso parece estória de guitarrista com amplificador valvulado.

Realmente, no caso de um amp valvulado, até faria algum sentido (não tenho certeza se na prática realmente se aplicaria).

Se fosse para apostar, eu jogaria que é lenda também....Mas em todo caso, é bom ouvir a opinião dos mais conhecedores do assunto.

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Mensagem por zanforlin Sex Jun 01, 2012 4:23 pm

Olha... Se nao me engano, os amps Solid state também fazem diferenca em volume alto. Além da distorção natural do amp, o falante passa a enviar um som mais comprimido quando a potência utilizada é muita. Tou errado?
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Mensagem por Thales_Sr Sex Jun 01, 2012 4:24 pm

A questão principal, pra mim, é a própria resposta do nosso ouvido: Em pressões sonoras mais baixas, nosso ouvido é um "filtro passa-faixa", que corta graves e agudos. À medida que aumenta o volume, passamos a ouvir melhor os graves e agudos.
Mas veja que no caso falei de volume sonoro puro, e isso não importa se o ampli tem 100w ou 1000.

"Abertura" de timbre ??? Fletcher-Munson
Aqui a sensibilidade do nosso ouvido de acordo com a pressão sonora.
Note que precisamos de pelo menos uns 50 dB pra ouvir 50 Hz, mas desde 0 dB já conseguimos ouvir 3 KHz.... Isso significa que você precisa de 100.000 vezes mais potência pra ouvir 50 Hz do que pra ouvir 3 KHz!

"Abertura" de timbre ??? Ear-freq-response010
Aqui o que nosso ouvido "sente".
Em 40 dB, parece que o equalizador tá atolado de médios, o som tá bem "fonhê". Chegando a 100 dB (1.000.000 de vezes mais potência que 40 dB), o equalizador fica mais "flat", comparando com a resposta a 40 dB parece que deram mais grave e agudo no "equalizador" do seu ouvido.

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Mensagem por Cantão Sex Jun 01, 2012 4:26 pm

^Show de bola isso Thales... up

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Mensagem por murilouem Sex Jun 01, 2012 5:02 pm

Então (dado esse raciocínio), independente do amplificador (50 wattz ou 900 wattz) teremos uma melhor qualidade de timbre e percepção dos sons em determinado volume.

Muito bem explicado e convincente, Thales....Faz muito sentido isso

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Mensagem por LeoSP Sáb Jun 02, 2012 12:43 am

Muito bons os gráficos colocados pelo Thales.

Com relação ao volume, só acrescento uma coisa: volume alto é algo relativo. Algo irritante pra alguns chega a ser "legal" pra outros. Isso deve gerar alguma diferença nessa melhor percepção sonora

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Mensagem por joabi Sáb Jun 02, 2012 1:14 am


Fletcher-Munson rulez!

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Mensagem por allexcosta Sáb Set 15, 2012 9:50 am

murilouem escreveu:Para exemplificar melhor: Quando eu toco com meu Peavey (80 watts) eu costumo trabalhar com o ganho em 7 e o volume em 8 (mais ou menos). Se eu estiver com um GK MB-800 + caixa (500watts) eu teria que trabalhar com o volume em torno de 2 ou 3.
O sistema não começaria a "abrir o timbre" na casa dos 4 ou 5 de volume ?

Essa informação procede ou seria apenas uma lenda ?

Acho que procede, inclusive muita gente opta pelo 700RB ao invés do 1001RBII por esse motivo, apesar de serem amps idênticos, fora a potência.
Quando um amp chega mais próximo do seu limite ele adiciona uma leve distorção no sinal que é agradável aos ouvidos de muitos músicos.
Isso é muito evidente em amps valvulados e de alguma evidência em transistorizados. O pessoal chama essa área em que o amp "abre" antes de "quebrar" de "sweet spot".

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Mensagem por gsfteodoro Qua Set 19, 2012 11:19 am

Eu estava pensando nisso estes dias... Eu abri 30% do volume do meu 1001 este fim de semana e o som ficou forte demais... Acho que nunca pensaria em utilizar algo acima disso...

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Mensagem por allexcosta Qua Set 19, 2012 11:49 am

gsfteodoro escreveu:Eu estava pensando nisso estes dias... Eu abri 30% do volume do meu 1001 este fim de semana e o som ficou forte demais... Acho que nunca pensaria em utilizar algo acima disso...

O 700RB em geral é uma opção melhor pra quem não precisa "matar passarinho".

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