Desmotivação?
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Fernando Zadá
GusVCD
flauius
subgrave
Raphaelvis
9 participantes
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Desmotivação?
Bom, pessoal, é o seguinte:
Comecei a estudar contrabaixo acústico (erudito) há pouco mais de 3 meses. Mas, por mais que eu tenha paixão pela música erudita, desde pequeno sempre toquei popular. Há mais de 3 anos eu estudo o elétrico, sempre com uma evolução bem rápida, até.
No acústico eu não sinto essa evolução. Eu vou aprendendo as posições e tudo mais... Mas não sei, não sinto que cresço muito. Algumas vezes a afinação não fixa (nesse quesito eu sou bem perfeccionista), outras eu não consigo controlar bem o arco e acabo acentuando cada nota. Acontece, ainda, de não conseguir tirar o som desejado da corda, faltar aderência, essas coisas. Não sei se a rigidez suprema do meu professor contribui com isso, também.
Imagino que isso já possa ter acontecido com mais alguém daqui! Então, por favor, compartilhem de sua sabedoria e experiência!
Muito obrigado!
Comecei a estudar contrabaixo acústico (erudito) há pouco mais de 3 meses. Mas, por mais que eu tenha paixão pela música erudita, desde pequeno sempre toquei popular. Há mais de 3 anos eu estudo o elétrico, sempre com uma evolução bem rápida, até.
No acústico eu não sinto essa evolução. Eu vou aprendendo as posições e tudo mais... Mas não sei, não sinto que cresço muito. Algumas vezes a afinação não fixa (nesse quesito eu sou bem perfeccionista), outras eu não consigo controlar bem o arco e acabo acentuando cada nota. Acontece, ainda, de não conseguir tirar o som desejado da corda, faltar aderência, essas coisas. Não sei se a rigidez suprema do meu professor contribui com isso, também.
Imagino que isso já possa ter acontecido com mais alguém daqui! Então, por favor, compartilhem de sua sabedoria e experiência!
Muito obrigado!
Re: Desmotivação?
Raphaelvis escreveu: eu não consigo controlar bem o arco
Dizem que é difícil mesmo esse negócio de arco. Mete o dedo nesse baixo...
subgrave- Membro
- Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense
Re: Desmotivação?
subgrave escreveu:Raphaelvis escreveu: eu não consigo controlar bem o arco
Dizem que é difícil mesmo esse negócio de arco. Mete o dedo nesse baixo...
É... eu comecei a aprender apenas porque gosto de contrabaixos... E, como a idéia não é tocar em orquestra mesmo, abandonei o arco depois de uns 8 meses... aí a coisa fluiu.
Tive sorte com o professor também que sofreu com o rigor do professor dele e abriu mão do arco, mesmo sendo de formação erudita... Vai te agradar muito a idéia de só trabalhar a esquerda e depois resolver o problema do arco, quando a mão esquerda tiver bem segura nos saltos e tal...
Claro que é sugestão aleatória... pessoal que estuda erudito vai nem querer ouvir isso...
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Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)
Re: Desmotivação?
Rapha, o Acústico q vc possui seria tido como um instrumento de entrada, intermediário ou avançado?
Aqui tem um bate papo com o Claudio muito legal pra galera q está entrando no mundo dos Rabecões:
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/qpgVxLjQRLI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Algo q guardei pra mim dessa história é q se for entrar nesse mundo, não da pra querer exigir muito de um instrumento de entrada.. muita gente desanima pois o instrumento não colabora em questão de pegada e som...
Aqui tem um bate papo com o Claudio muito legal pra galera q está entrando no mundo dos Rabecões:
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/qpgVxLjQRLI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Algo q guardei pra mim dessa história é q se for entrar nesse mundo, não da pra querer exigir muito de um instrumento de entrada.. muita gente desanima pois o instrumento não colabora em questão de pegada e som...
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"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro
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GusVCD- Moderador
- Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.
Re: Desmotivação?
Cara 3 meses não é nada.
Insiste ai e procura alguém que te oriente e ajude nessa motivação.
O vídeo do Claudio ajuda pacas e acho que vale persistir mais.
Acústico é para os bravos mesmo e carece de ter uma certa determinação mas se o professor não for uma cara que te entenda e guie você diante das dificuldades pode se tornar uma martírio mesmo.
Uma coisa que me motivou muito foi pegar as primeiras posições e sair aplicando em linhas de blues e lendo cifras para aplicar na prática.
Insiste ai e procura alguém que te oriente e ajude nessa motivação.
O vídeo do Claudio ajuda pacas e acho que vale persistir mais.
Acústico é para os bravos mesmo e carece de ter uma certa determinação mas se o professor não for uma cara que te entenda e guie você diante das dificuldades pode se tornar uma martírio mesmo.
Uma coisa que me motivou muito foi pegar as primeiras posições e sair aplicando em linhas de blues e lendo cifras para aplicar na prática.
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14288
Re: Desmotivação?
Seja bem-vindo ao Fórum, Raphaelvis!
Entendo que você deva estar ansioso para tocar com o acústico mas, infelizmente, o resultado no acústico costuma demorar mais do que três meses para aparecer mesmo...
O contrabaixista não deve usar força para tocar, e tanto a mão esquerda, quanto a direita são responsáveis pela afinação.
Mãos desafinadas são cúmplices das "oiças", e mãos afinadas são parceiras delas, ou seja, a afinação é feita de ouvidos, mãos e muito "adestramento".
Uma mão esquerda sem peso não prende bem as cordas e faz a afinação oscilar.
Uma mão direita sem peso deixa as notas oscilantes e a afinação faz companhia para elas.
A acentuação inadequada das notas pode ser consequência da oscilação de peso e velocidade do arco, ou mesmo do ponto de contato: quanto mais perto do espelho, menos som; quanto mais perto do cavalete, mais som.
Para começar, procure fazer notas longas, com o arco no mesmo local da corda, com velocidade lenta e sem crescer a nota ao mudar a direção do arco.
Ao fazer uma arcada para baixo, não é preciso correr a mão quando chegar à ponta do arco, assim como ao fazer uma arcada para cima, não é preciso correr a mão ao chegar ao talão.
O arco não precisa ficar assustado com uma simples mudança de arco, ok?
Muita fé, autocontrole, disposição e paciência nessa hora...
A aderência do arco na corda é uma questão de peso do corpo e da resina adequada, usada sem excessos.
Um professor rígido pode ser bom para algumas coisas e ruim para outras.
Mas uma coisa é certa: não há perfeição nem nos professores, nem nos alunos.
O que existe é uma troca de informações, porque o professor passa os seus conhecimentos e o aluno absorve esses conhecimentos, mas tanto o professor aprende enquanto ensina, quanto o aluno ensina enquanto aprende, embora tudo em proporções diferenciadas.
Quando essa troca não acontece de forma satisfatória, penso que uma boa conversa é essencial pois, a partir dela, novos rumos podem ser tomados, sejam eles uma abordagem diferente da técnica, mais afinco nos estudos ou mesmo uma mudança de professor.
Primeiramente, eu apostaria num tempo maior seu no instrumento, porque três meses é um tempo muito curto para resultados tão visíveis.
Mas pode ter certeza de uma coisa: você pode não notar avanço, recuo ou diferença, mas o seu professor nota. Converse com ele sobre isso.
Boa sorte e abraços contrabaixísticos
Entendo que você deva estar ansioso para tocar com o acústico mas, infelizmente, o resultado no acústico costuma demorar mais do que três meses para aparecer mesmo...
O contrabaixista não deve usar força para tocar, e tanto a mão esquerda, quanto a direita são responsáveis pela afinação.
Mãos desafinadas são cúmplices das "oiças", e mãos afinadas são parceiras delas, ou seja, a afinação é feita de ouvidos, mãos e muito "adestramento".
Uma mão esquerda sem peso não prende bem as cordas e faz a afinação oscilar.
Uma mão direita sem peso deixa as notas oscilantes e a afinação faz companhia para elas.
A acentuação inadequada das notas pode ser consequência da oscilação de peso e velocidade do arco, ou mesmo do ponto de contato: quanto mais perto do espelho, menos som; quanto mais perto do cavalete, mais som.
Para começar, procure fazer notas longas, com o arco no mesmo local da corda, com velocidade lenta e sem crescer a nota ao mudar a direção do arco.
Ao fazer uma arcada para baixo, não é preciso correr a mão quando chegar à ponta do arco, assim como ao fazer uma arcada para cima, não é preciso correr a mão ao chegar ao talão.
O arco não precisa ficar assustado com uma simples mudança de arco, ok?
Muita fé, autocontrole, disposição e paciência nessa hora...
A aderência do arco na corda é uma questão de peso do corpo e da resina adequada, usada sem excessos.
Um professor rígido pode ser bom para algumas coisas e ruim para outras.
Mas uma coisa é certa: não há perfeição nem nos professores, nem nos alunos.
O que existe é uma troca de informações, porque o professor passa os seus conhecimentos e o aluno absorve esses conhecimentos, mas tanto o professor aprende enquanto ensina, quanto o aluno ensina enquanto aprende, embora tudo em proporções diferenciadas.
Quando essa troca não acontece de forma satisfatória, penso que uma boa conversa é essencial pois, a partir dela, novos rumos podem ser tomados, sejam eles uma abordagem diferente da técnica, mais afinco nos estudos ou mesmo uma mudança de professor.
Primeiramente, eu apostaria num tempo maior seu no instrumento, porque três meses é um tempo muito curto para resultados tão visíveis.
Mas pode ter certeza de uma coisa: você pode não notar avanço, recuo ou diferença, mas o seu professor nota. Converse com ele sobre isso.
Boa sorte e abraços contrabaixísticos
Última edição por Voila Marques em Qua Jun 06, 2012 12:28 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Troca de mãos)
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Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Re: Desmotivação?
Voila Marques escreveu:
Um professor rígido pode ser bom para algumas coisas e ruim para outras.
Mas uma coisa é certa: não há perfeição nem nos professores, nem nos alunos.
O que existe é uma troca de informações, porque o professor passa os seus conhecimentos e o aluno absorve esses conhecimentos, mas tanto o professor aprende enquanto ensina, quanto o aluno ensina enquanto aprende, embora tudo em proporções diferenciadas.
Quando essa troca não acontece de forma satisfatória, penso que uma boa conversa é essencial pois, a partir dela, novos rumos podem ser tomados, sejam eles uma abordagem diferente da técnica, mais afinco nos estudos ou mesmo uma mudança de professor.
Primeiramente, eu apostaria num tempo maior seu no instrumento, porque três meses é um tempo muito curto para resultados tão visíveis.
Mas pode ter certeza de uma coisa: você pode não notar avanço, recuo ou diferença, mas o seu professor nota. Converse com ele sobre isso.
Boa sorte e abraços contrabaixísticos
Além do inquestionável conhecimento técnico essa parte do texto foi de uma sensibilidade e sabedoria impressionantes.
Assino embaixo!
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Fernando Zadá- Moderador
- Mensagens : 14288
Re: Desmotivação?
Raphael,
Enquanto você estiver tocando elétrico e estudando acústico, sua evolução no acústico será lenta mesmo. Quer evoluir no acústico de verdade? então encoste o baixo elétrico por um tempo.... mais tarde você até pode voltar a tocar o elétrico, mas por hora aconselho a guardá-lo.
Pela memória física proporcionada pelo ele'trico ser muito diferente, isso acaba influenciando na afinação do acústico. E, como bem disse a Voila, 3 meses é muito pouco tempo.
Enquanto você estiver tocando elétrico e estudando acústico, sua evolução no acústico será lenta mesmo. Quer evoluir no acústico de verdade? então encoste o baixo elétrico por um tempo.... mais tarde você até pode voltar a tocar o elétrico, mas por hora aconselho a guardá-lo.
Pela memória física proporcionada pelo ele'trico ser muito diferente, isso acaba influenciando na afinação do acústico. E, como bem disse a Voila, 3 meses é muito pouco tempo.
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[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Professor
Rafael,
Concordo plenamente com oque a Voila disse sobre informações ou troca de conhecimentos no aprendizado...só pra voce ter uma ideia eu estudo teoria musical com uma professora de piano que já leciona a 40 anos. O nivel de exigencia é altissimo por exemplo: Escalas maiores e menores - ela não só ensina as escalas ela exige que voce saiba como construir a escalas apartir da escala modelo, seja ascendente (#) ou descendente (b) e apartir da construção da escala maior baseado na logica musical construir as escalas relativas menores........ela não permite que voce decore nada........tudo deve ser aprendido de maneira logica.......no inicio achei extremamente radical...mas depois de 1 ano de estudo e so depois desse tempo e que percebi como tinha avançado e a rapidez na qual apreendi o conhecimento musical..........voce precisa ver a execução de melodias.........eu vou no contra baixo e ela toca juntamente no piano.............ela corrige tudo......tempo, marcação, entonação, executa trechos para eu perceber a execução etc..........sofrido.....é.............mais com o tempo a gente percebe o quanto nos faz bem..............
Danilo catalão- Membro
- Mensagens : 55
Localização : Catalão
Re: Desmotivação?
Voila Marques escreveu:
Mas pode ter certeza de uma coisa: você pode não notar avanço, recuo ou diferença, mas o seu professor nota.
Concordo plenamente. Dia 19 fará três meses que eu estou estudando contrabaixo acústico, às vezes é frustrante porque parece que apesar do estudo não estou saindo do lugar, mas as aulas me dão novo ânimo pois meu professor mostra como estou evoluindo. Aula passada fiquei muito feliz, pois estamos tocando uns duetos e tanto o meu professor como um aluno da graduação em contrabaixo que assistiu o final da aula me fizeram elogios. Na minha opinião todo o aprendizado de algum instrumento traz um pouco de frustração no início, mas nada comparado à alegria e satisfação de tocar o instrumento.
Danilo Catalão, nunca vi um professor de teoria musical que ensinasse de forma diferente da tua professora. Penso que um professor de teoria musical que exigisse que o aluno decorasse as escalas em vez de aprender a formação delas não pode ser chamado de professor.
camilom- Membro
- Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS
Re: Desmotivação?
Muito obrigado a todos vocês! Não vou citar o post de ninguém, porque no final das contas todos ajudaram! Mas agradeço especialmente à Voila que me respondeu como aluna e professora, não dá pra descartar nada do que disse, de verdade!
Acho que talvez meu maior problema deva ser o meu contato com meu professor. Nos outros instrumentos que eu aprendi, eu sempre tive um contato bem íntimo com os professores, muita liberdade. E quando leciono, busco passar a mesma sensação de conforto.
Então eu acho que eu não tô muito confortavel com meu professor. Porque apesar dele ser um excelente contrabaixista (Max Ebert, não sei se conhecem, toca na OSESP), ele dá aula em uma escola municipal, o que faz com que ele tenha que aceitar o aluno (não sei, posso estar viajando, também).
Minha aula tem por volta de 20 min. É o tempo de ele ver o que eu estudei do método, apontar as dificuldades e tal e falar que falta ainda muito estudo e muito tempo de trabalho :S
Às vezes eu pergunto (acho importante pra auto estima haha) se tá pelo menos um pouco melhor do que a última aula e a resposta é sempre "um pouco, um pouco. Ainda tem que melhorar muito".
Bom, às vezes é falta de costume, mesmo.
E Claudio, vou tentar seguir o seu conselho. Vou tentar parar de ouvir os meus mestres pra não ter inspiração e tentar tirar alguma coisa deles
Acho que talvez meu maior problema deva ser o meu contato com meu professor. Nos outros instrumentos que eu aprendi, eu sempre tive um contato bem íntimo com os professores, muita liberdade. E quando leciono, busco passar a mesma sensação de conforto.
Então eu acho que eu não tô muito confortavel com meu professor. Porque apesar dele ser um excelente contrabaixista (Max Ebert, não sei se conhecem, toca na OSESP), ele dá aula em uma escola municipal, o que faz com que ele tenha que aceitar o aluno (não sei, posso estar viajando, também).
Minha aula tem por volta de 20 min. É o tempo de ele ver o que eu estudei do método, apontar as dificuldades e tal e falar que falta ainda muito estudo e muito tempo de trabalho :S
Às vezes eu pergunto (acho importante pra auto estima haha) se tá pelo menos um pouco melhor do que a última aula e a resposta é sempre "um pouco, um pouco. Ainda tem que melhorar muito".
Bom, às vezes é falta de costume, mesmo.
E Claudio, vou tentar seguir o seu conselho. Vou tentar parar de ouvir os meus mestres pra não ter inspiração e tentar tirar alguma coisa deles
Re: Desmotivação?
^ Pelo contrário... continue ouvindo seus meses, e tente tirar alguma coisa deles, só que no acústico!
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Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Desmotivação?
Raphaelvis escreveu:
Minha aula tem por volta de 20 min. É o tempo de ele ver o que eu estudei do método, apontar as dificuldades e tal e falar que falta ainda muito estudo e muito tempo de trabalho :S
20 minutos é muito pouco tempo. Talvez pra quem já domine o instrumento seja suficiente, mas pra que tá aprendendo acho que é muito pouco tempo. Minha aula tem 60 minutos e às vezes eu ainda acho pouco.
Com 20 minutos de aula nem dá para conversar com o professor. Ao menos quando tu chegas na aula já está tudo pronto? contrabaixo afinado, espigão regulado na altura pra ti, arco já preparado?
Não tem como aumentar esse tempo?
camilom- Membro
- Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS
Re: Desmotivação?
ClaudioBass escreveu:^ Pelo contrário... continue ouvindo seus meses, e tente tirar alguma coisa deles, só que no acústico!
Mestres Wooten e Miller vão ser um pouco difíceis no acústico :O Mas acho que com mais algumas posições fixadas e aprendidas, dá até pra arriscar um Jaco
camilom escreveu:
20 minutos é muito pouco tempo. Talvez pra quem já domine o instrumento seja suficiente, mas pra que tá aprendendo acho que é muito pouco tempo. Minha aula tem 60 minutos e às vezes eu ainda acho pouco.
Com 20 minutos de aula nem dá para conversar com o professor. Ao menos quando tu chegas na aula já está tudo pronto? contrabaixo afinado, espigão regulado na altura pra ti, arco já preparado?
Não tem como aumentar esse tempo?
Eu também acho muito pouco tempo! Mas às vezes, pela aula ser um pouco temida, eu até quero sair logo :S Dura um pouco quando eu tenho que estudar mais algumas páginas do método.
O contrabaixo tá sempre afinado e eu levo o meu arco. Só arrumo o espigão na hora. Mas o problema mesmo é esse: eu não tenho muito diálogo com o professor, sabe? Ele só vê o que eu estudei do método e aponta o que eu devo melhorar. Se tem alguma posição nova, ele só fala como é pronto; próximo aluno :S
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