Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o registro agudo do contrabaixo acústico / apresentado-me

+4
allexcosta
Claudio
joabi
albertocosta.his
8 participantes

Ir para baixo

Sobre o registro agudo do contrabaixo acústico / apresentado-me Empty Sobre o registro agudo do contrabaixo acústico / apresentado-me

Mensagem por albertocosta.his Sáb 09 Jun 2012, 00:26

Boa noite a todos os colegas do fórum!

Meu nome é Alberto, sou de São Paulo, não toco (ainda) baixo. Venho do clarinete e da gaita.

Nos últimos meses tenho me interessado muito pelos instrumentos de som grave. Quero migrar do clarinete, que é bastante agudo, para um instrumento grave e que, como o clarinete e outros instrumentos de sopro, possa sustentar a nota por bastante tempo, porque eu gosto muito de tocar peças que são escritas para cantores.

Por conta da necessidade de sustentação da nota, acredito que o baixo elétrico/baixolão não servem, por serem dedilhados.

A principal questão é, em todos vídeos sobre baixo acústico que vejo no youtube, e as partituras de solo para baixo acústico que leio, empregam principalmente o registro agudo do instrumento, de modo que o músico executa a melodia com a mão esquerda já na altura da caixa de ressonância.

Para executar melodias agudas assim, não seria mais conveniente executá-las ao violoncello, onde o músico teria uma posição mais confortável, com a mão esquerda próximo as tarraxas do instrumento?

O baixo acústico realmente é muito mais grave que o violoncello, mas parece que os músicos não gostam muito de solar no registro grave dele, especialmente com o arco.

O que vocês acham? No meu caso, seria mais interessante aprender o violoncello, ou eu apenas não vi os vídeos certos?

Um abraço a todos!

albertocosta.his
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o registro agudo do contrabaixo acústico / apresentado-me Empty Re: Sobre o registro agudo do contrabaixo acústico / apresentado-me

Mensagem por joabi Sáb 09 Jun 2012, 01:18

Olá Alberto, bem-vindo ao fórum.
O clarone não seria o passo natural para você? É um instrumento fantástico.

Acho que a maioria dos baixistas preferem solar na região mais aguda para dar maior clareza, já que o baixo está no extremo grave da orquestra. Uma melodia nessa região pode se confundir muito com um acompanhamento no grave, já que essa é a região mais convencional do instrumento. No jazz o uso dessa região já é um pouco mais comum, mas mesmo assim a maioria dos baixistas acabam indo pra parte mais aguda em muitos momentos.

Acredito que acima de tudo você deve escolher o instrumento pela sonoridade que mais gosta, pois a região de solar não vai importar tanto assim. Depois de um tempo e com a técnica dominada você escolhe qual região te agrada mais, quando o solo não estiver escrito.

Em quase todos os instrumentos de cordas é comum ir para a região mais aguda pra solar, procure por alguns solos de cello pra conferir.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Sobre o registro agudo do contrabaixo acústico / apresentado-me Empty Re: Sobre o registro agudo do contrabaixo acústico / apresentado-me

Mensagem por Claudio Sáb 09 Jun 2012, 10:28

Seja bem-vindo ao nosso Fórum.

Dá uma olhada no vídeo abaixo... são mais de 7 minutos de solo sem fazer uma nota além da sexta-posição. E esse não é um vídeo raro não, existem vários outros!

Assista também a esse Masterclass com Ron Carter, pra tirar um pouco dessa mística de que solos devem ser feitos a partir da sétima posição:

https://www.contrabaixobr.com/t22956-masterclass-com-ron-carter#482529

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por albertocosta.his Sáb 09 Jun 2012, 10:43

Bom dia! Obrigado Joabi, ClaudioBass!

Ron Carter sola muito mesmo! Não conhecia, vou pesquisá-lo.

Enquanto eu estudava clarinete, descobri a duras penas que não adianta estudar em instrumento chinês de plástico, porque instrumento chinês de plástico não serve pra tocar. Isso é muito válido para os instrumentos de sopro, não sei os de corda. Muitos alunos desistem antes de aprender, por conta de instrumentos ruins.

O caminho natural para mim seria o clarone, mas eu também poderia considerar o sax barítono ou o fagote. O problema é que modelos de qualidade desses instrumentos custam muito muito dinheiro.

Pesquisando por aí, observei que comprar um bom cello ou baixo de luthier seria muito mais barato do que comprar um clarone/sax barítono/fagote de estudante, por isso comecei a pensar em vir para as cordas.

E o baixo realmente é um instrumento F A N T A S T I CO !

Vocês teriam aí um vídeo de alguém solando na região grave com arco?

Obrigado novamente, bom sábado!

albertocosta.his
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb 09 Jun 2012, 13:44

albertocosta.his escreveu:Nos últimos meses tenho me interessado muito pelos instrumentos de som grave. Quero migrar do clarinete, que é bastante agudo, para um instrumento grave e que, como o clarinete e outros instrumentos de sopro, possa sustentar a nota por bastante tempo, porque eu gosto muito de tocar peças que são escritas para cantores.

Eu acho que o cello é mais apropriado para o que você busca. O Contrabaixo domina em uma região normalmente mais baixa que a voz humana. Na escola que você estuda o pessoal deve te orientar melhor e você deve poder experimentar os dois instrumentos.

Administrador

Mensagem por albertocosta.his Sáb 09 Jun 2012, 14:43

Eu acho que o único modo de sanar as minhas dúvidas, é experimentando o contra baixo. Aqui em São Paulo tem uma escola, a Companhia das Cordas, que tem professor de contra baixo. Vou dar uma ligada lá, ver se dá para fazer uma aula avulsa. Aí eu conta a minha impressão para vocês...

albertocosta.his
Membro

Mensagem por camilom Sáb 09 Jun 2012, 14:58

Nesse video aqui a peça é tocada com arco e sobe pouco pra região mais aguda.

Talvez se tu queres solar com arco o cello seja mais recomendável, mas também acredito que tu perdes a versatilidade do contrabaixo.
camilom
camilom
Membro

Mensagem por albertocosta.his Sáb 09 Jun 2012, 17:40

Acho que este é o peso do baixo que eu estou procurando. O que vocês acham?

https://www.youtube.com/watch?v=-Gzz7mlcnrA&feature=related

albertocosta.his
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb 09 Jun 2012, 20:30

Administrador

Mensagem por matsegredo Sáb 09 Jun 2012, 23:30

nossa, eu ouvi tudo uhahua

matsegredo
Membro

Mensagem por Claudio Dom 10 Jun 2012, 19:45

Veja mais esse vídeo, a partir de 9:10 um solo inteiro de contrabaixo na região dos graves. Aproveite pra assistir ao vídeo inteiro e curtir a genialidade de Chet Baker.

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Zubrycky Dom 10 Jun 2012, 22:35

Prezado albertocosta.his,

Li o seu tópico e darei a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal no contrabaixo acústico e no violoncelo (Embora atualmente eu não toque nenhum dos dois instrumentos, tenho noções de ambos).

Acredito, depois de ter vivenciado a prática dos dois instrumentos que, para o que você deseja, um cello seja mais interessante pois a mecânica deste instrumento (Afinação mais aguda, escala do braço com menor tamanho) faz com que ele seja um instrumento mais apropriado para solos do que o contrabaixo acústico. Sem contar que, pelo menos para mim, o aprendizado do violoncelo (Em relação à mão esquerda) foi fisicamente muito mais fácil do que o do contrabaixo acústico (Quanto ao arco, a dificuldade encontrada em ambos os instrumentos foi praticamente a mesma)

Repare que isso não quer dizer que solos não possam ser feitos no contrabaixo acústicos. Há muitos contrabaixistas que mostram que isso é possível... O que quero dizer é que o violoncelo é um instrumento cuja construção favorece a execução de músicas em registros mais agudos e que as dimensões mais avantajadas e o próprio registro do contrabaixo acústico tornam esta tarefa mais difícil.

Para provar que solos feitos para violoncelo podem muito bem ser feitos no baixo (Embora não sem uma dose considerável de estudo e empenho), eis duas composições de Johann Sebastian Bach para violoncelo solo, aqui tocadas com maestria no contrabaixo acústico pelo grande Edgar Meyer.

Outro fator que também pode influenciar a escolha é, ao meu ver, o preço. Acredito que um bom violoncelo para iniciante seja mais barato do que um contrabaixo acústico para iniciante, mas posso estar errado (Aceito aqui o veredito dos meus colegas mais experimentados no contrabaixo acústico)

De qualquer forma, boa Sorte!

P.S.: Eis um pouco mais de Edgar Meyer.

P.S.2: Não sou clarinetista, mas, em defesa dos instrumentos de plástico, sou obrigado a lembrar que o grande Paulo Moura tocava com um clarinete de plástico. Wink

P.S.3: É perfeitamente possível tocar notas no contrabaixo elétrico com sustain equivalente ao contrabaixo acústico tocado com arco... Basta tocá-lo com um ebow.

https://www.contrabaixobr.com/t19162-ebow

P.S.4: Outra opção a ser pensada, sem sair do reino dos instrumentos de sopro, seria o saxofone contrabaixo.

https://www.contrabaixobr.com/t19004-saxofone-contrabaixo

Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por albertocosta.his Ter 12 Jun 2012, 10:08

Bom dia a todos!

Tomei um aula particular de contrabaixo esta semana!
A conclusão: que instrumento fantástico!

O peso e o volume do som são assustadores!

O professor (de quem consegui esquecer o nome!) tocou uns estudos de Simandl, que usam arco e com a mão esquerda na primeira posição. Foi muito legal ver aquele instrumento tão grave tocar uma melodia tão fluida como se fosse tocada em um clarinete.

Como vocês bem observaram, o uso da mão esquerda no contrabaixo não é tão simples e confortável quanto é no violão ou no cello.

Vou experimentar um cello nas próximas semanas, e tentar me decidir.

Entrei em contato com um Luthier aqui de Sampa, que me alugaria um contrabaixo de assinatura por R$ 300,00/mês.

Vamos ver o que cello me diz.
Por agora, muito obrigado a todos e aquele abraço!

albertocosta.his
Membro

Mensagem por Danielz1000 Qua 13 Jun 2012, 11:36

Ola membros do fórum (acompanho o fórum à algum tempo mas essa é minha 1º mensagem).
Caro albertocosta.his, creio que um detalhe a ser levado em consideração é qual o tipo de música você quer tocar.
(Apesar de ambos os instrumentos terem possibilidades de tocar qualquer estilo musical e acredito que é sempre bom ter novos estilos e combinações)
É raro ver cello tocando Jazz ou contrabaixo acústico tocando Heavy Metal por exemplo...
Seja qual for a sua escolha, boa sorte nos estudos! Manda ver!

Membro

Mensagem por allexcosta Qua 13 Jun 2012, 11:39

albertocosta.his escreveu:Tomei um aula particular de contrabaixo esta semana!

(...)

Vou experimentar um cello nas próximas semanas, e tentar me decidir.

É isso aí, melhor que decidir baseado em opiniões alheias.

Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo